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GESTÃO DE PESSOAS FINANÇAS. “Questionar e estar consciente: estes são os mais preciosos mestres. Eles moram no coração de todo ser humano que começa a.

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1 GESTÃO DE PESSOAS FINANÇAS

2 “Questionar e estar consciente: estes são os mais preciosos mestres. Eles moram no coração de todo ser humano que começa a acordar para o desperdício e o perigo de uma vida não examinada.” Tarthang Tulku Livro: Conhecimento da Liberdade - Tempo de mudança

3 PROCESSO EVOLUTIVO DA GESTÃO DE PESSOAS E O SIGNIFICADO DO TRABALHO TEMA 1

4 Pré-história Era Agrícola Era Industrial Era Tecnológica Era do Conhecimento Caçador/guerreiro Camponês/escravo/ militar Profissional liberal/ empregado Especialista Generalista/ Polivalente/ Capital Intelectual PESSOAS ATRAVÉS DA HISTÓRIA

5 Segunda Terceira Quarta Onda Onda Onda (1860-1970)(1975-1995) (2000-.....) IndustrialTecnológicaConhecimento

6 Faça tudo você mesmo Faça apenas aquilo que você faz melhor e faça “outsourcing” das outras operações, para firmas especializadas Seja capaz de fazer qualquer coisa, a qualquer tempo, em qualquer lugar Seja melhor, tornando-se maior Seja melhor, aumentando o relacionamento com fornecedores, clientes e parceiros Seja melhor, competindo e colaborando, simultaneamente Segunda Terceira Quarta Onda Onda Onda

7 Segunda Terceira Quarta Onda Onda Onda (1860-1970)(1975-1995) (2000-...) Gerencie, usando mecanismos como: regras, procedimentos e supervisão constante Gerencie, usando mecanismos do mercado: o lucro como centro e preços competitivos Auto-gerenciamento por meio do aumento progressivo do conhecimento e do “empowerment” Miles e Snow (1996)

8 s Maior ênfase no trabalho em equipes e em projetos multifuncionais s Intensificação dos canais de comunicação laterais s Conhecimento: fator-chave na geração de valor s Maior autonomia e responsabilidade s Conexões: redes intra e inter-organizacionais ORGANIZAÇÕES - NOVAS FORMAS

9 O SIGNIFICADO DO TRABALHO POR QUE VOCÊ TRABALHA?

10 OBJETIVO INDIVIDUALOBJETIVO DA TAREFA s REALIZAÇÃO DE COISAS IMPORTANTES s SENTIMENTO DE FAZER DIFERENÇA s PRODUÇÃO DE VALOR O SIGNIFICADO DO TRABALHO

11 sQUANDO O TRABALHO, COMO UMA ATIVIDADE, NÃO É VALORIZADO POR SI, RARAMENTE TRABALHAMOS COM REAL SATISFAÇÃO OU COM UM SENTIDO DE PROFUNDA REALIZAÇÃO. sO TRABALHO CONFERE UM GRAU DE SEGURANÇA E CONFORTO MATERIAL, MAS... sSERÁ QUE AJUDA NO SEU DESENVOLVIMENTO PESSOAL? sPERMITE O ALCANCE DE SUAS METAS DE VIDA? TRABALHO SIGNIFICATIVO

12 sQuais são as minhas competências? sQuais são os meus valores? sComo é o meu desempenho? QUEM SOU EU

13 PARA ONDE VOU ? sEstabelecer metas e prioridades sDefinir estratégias de ação sDefinir prazos

14 PROFISSIONAL FAMILIAR SOCIAL PESSOAL SUCESSO CARREIRA X SUCESSO

15 BASE PARA O SUCESSO “ ENQUANTO FOCALIZAMOS O PASSADO OU O FUTURO, NUNCA LIDAMOS PLENAMENTE COM O PRESENTE E, ASSIM SENDO, ELE NUNCA NOS DÁ UMA SATISFAÇÃO VERDADEIRA.” REALIDADE EU AÇÃO VISÃO OBJETIVO

16 Para reflexão: l “Era uma vez, um casal chamado Adão e Eva....” l Eles foram expulsos do paraíso porque conheceram. Sua consciência se expandiu. Não coube mais no estado anterior. l O que nos diz o mito....?

17 Conseqüências do aumento da de novas e fascinantes regalias. nos levar a regiões promissoras insegurança, mas também pode Isso pode gerar medo, l O abandono ou sacrifício de posições anteriores, que tinham adaptação relativamente assegurada, para posições novas, que abrigam regiões desconhecidas. l Consciência

18 PROJETO DE AUTO-DESENVOLVIMENTO

19 s Transformar a evolução da carreira em oportunidades de desafio e aprendizagem s Ser flexível e estar aberto às oportunidades s Desenvolver a identidade de empregador independente RESUMINDO...

20 sDesenvolver a capacidade de percepção e adaptação sEstar pronto para atender a demanda de profissionais altamente competentes sManter a empregabilidade

21 A importância das competências para a gestão empresarial TEMA 2

22 A Proposta da Gestão por Competências é compreender quais são as competências comportamentais críticas para o sucesso empresarial, desdobrá-las em termos de competências profissionais e desenvolvê-las junto ao quadro de funcionários internos. Uma empresa só se mantém viva se consegue alinhar as competências de seus funcionários às reais necessidades do mercado. Ela direciona sua ação prioritariamente para o gerenciamento do gap ou lacuna lacuna de competências eventualmente existente na organização ou na equipe, procurando eliminá-lo ou minimizá-los.

23 CONHECIMENTOS, HABILIDADES, EXPERIÊNCIAS, ATITUDES, USADAS E DESENVOLVIDAS PARA O ALCANCE DE RESULTADOS É O CONJUNTO DE: O QUE É COMPETÊNCIA ?

24 COMPETÊNCIAS TÉCNICAS COMPORTAMENTAIS CONCEITUAIS CH. OPER.CH. MÉDIA ALTA CHEFIA

25 CONJUNTO DE CONHECIMENTOS, HABILIDADES E EXPERIÊNCIAS DE UMA ESPECIALIZAÇÃO REQUERIDA PARA A REALIZAÇÃO TÉCNICA DE UMA DETERMINADA OPERAÇÃO OU ATIVIDADE Ex.: formação em engenharia, habilidade em cálculos numéricos, conhecimento de matemática financeira, domínio de idiomas COMPETÊNCIAS TÉCNICAS

26 CONJUNTO DE CONHECIMENTOS, HABILIDADES E EXPERIÊNCIAS EXPRESSOS NO COMPORTAMENTO INDIVIDUAL E QUE PERMEIAM OS CONTATOS INTERNOS E EXTERNOS DA EMPRESA Ex.: Comunicação, Iniciativa, Orientação para Aprender, Autoconfiança, Tenacidade, Tomada de Decisões Difíceis, Raciocínio Crítico, Proatividade, Colaboração COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS

27 CONJUNTO DE CONHECIMENTOS, HABILIDADES E EXPERIÊNCIAS QUE IMPACTAM NO “BUSINESS”, NAS TOMADAS DE DECISÃO MAIS AMPLAS, NO CONTEXTO DO MERCADO - CLIENTE, CONCORRENTE, FORNECEDOR - E DOS AMBIENTES INTERNOS E EXTERNOS. Ex.: Visão Global, Planejamento Estratégico, Política Internacional, Macroeconomia COMPETÊNCIAS CONCEITUAIS

28 CARGO DEFINIÇÃO DE COMPETÊNCIAS BÁSICAS DEFINIÇÃO DE COMPETÊNCIAS CRÍTICAS/ DIFERENCIADORAS COMPETÊNCIAS DO NEGÓCIO COMPETÊNCIAS DA EMPRESA DEFINIÇÃO DE COMPETÊNCIAS

29 ÁRVORE DAS COMPETÊNCIAS GERENCIAS CAPACIDADES TÉCNICAS TALENTOS INFORMAÇÕES PROCEDIMENTOS FATOS E CONCEITOS VALORES PRINCÍPIOS PONTOS DE VISTA OPINIÕES PERCEPÇÕES


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