A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão de Operações Comunicação Estratégica.  SCM.....

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão de Operações Comunicação Estratégica.  SCM....."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Operações Comunicação Estratégica

2  SCM.....

3 É a gestão da rede das organizações envolvidas, através de elos nos dois extremos, nos diferentes processos e atividades que produzem valor na forma de produtos e serviços nas mãos do cliente final.

4 Supply Chain Management involves the flows between and among stages in a supply chain to maximize total profitability. S. Chopra and P. Meindl “Supply Chain Management: Strategy, Planning and Operation” Prentice Hall: Upper Saddle River, NJ, 2001.

5  Estratégia de Comunicação  Imagem  Reputação

6 logísticasuprimentos processos processos de produção logísticadistribuição MktgVendas Cadeia física de valor Quando a empresa integra a informação capturada através dos estágios da cadeia de valor, a informação se concentra numa subcamada do negócio. Esta informação integrada permite que os administradores vejam a cadeia de valor por inteiro. Cadeia virtual de valor fornecimentodemanda *Rayport & : Exploiting the Virtual Value Chain. HBR, (nov/dec 95) Fluxo de informação

7  Custo  Reputação  Vantagem Competitiva

8 2005: Custos logísticos mundiais US$ 6,1 tri

9 Material desenvolvido por: Prof. J. Miguel Sacramento  CADEIA DE VALORES É UM MÉTODO QUE DESAGREGA A EMPRESA NAS SUAS ATIVIDADES DE RELEVÂNCIA ESTRATÉGICA PARA QUE SE POSSA COMPREENDER O COMPORTAMENTO DOS CUSTOS E DESCOBRIR E EXPLORAR AS FONTES DE VANTAGENS COMPETITIVAS.

10 Material desenvolvido por: Prof. J. Miguel Sacramento OPERAÇÕESLOGÍSTICA INTERNA MARKETING & VENDAS LOGÍSTICA EXTERNA SERVIÇOS AQUISIÇÃO INFRA ESTRUTURA DA EMPRESA DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA MARGEM GERÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS ATIVIDADES PRIMÁRIAS ATIVIDADES DE APOIO

11 manufacturersuppliersdistributorsretailerscustomers supplier DC supplier R R R R R R plant customerscustomers

12  Segundo um estudo de benchmarking realizado em 1997 pelo “The Performance Measurement Group”, companhias líderes em excelência no gerenciamento da cadeia de suprimentos:  Gozam de uma vantagem de custo no gerenciamento da cadeia de produção de 3% a 6% da sua receita.  Possuem de 50% a 80% menos estoque do que seus concorrentes.  Apresentam de 40% a 65% de vantagem no tempo de fechamento do ciclo “cash-to-cash” sobre a média das companhias.

13  Gerenciar a empresa estendida com sucesso implicará no domínio desta três melhores práticas:  Gerenciamento da rede física.  Gerenciamento da rede de informação e do conhecimento.  Gerenciamento da infra-estrutura baseada no computador. EX: Sistema Alfandegário,Sistema EDI nacional, Sistema intermodal integrado e com menos manuseio, Sistema de Tráfico, Telecomunicações,....

14  Evolução de tecnologias;  Empresas centrando-se nas “core competencies”;  Necessidade de interagir muito mais com outras empresas;  100 anos de desenvolvimentos nos “nós”, não nos relacionamentos;  Resultado: custos marginais das melhorias incrementais maiores nos “nós” que nas empresas relacionadas.  Mas cuidado: agora tudo é chamado SCM...

15 1. Integração 2. Redução do Número de fornecedores 3. Foco na Operação 4. Terceirização 5. Just-in-Time 6. Relacionamentos de Parceria

16 Just-in-Time (JIT):  Eliminação de gastos desnecessários.  Exige a entrega em perfeita condições de qualidade e tempo.  Isso exige desenvolvimento de relacionamentos mais duradouros e rápidos com fornecedores.

17 Relacionamentos de Parceria:  Relacionamento onde ambos os agentes envolvidos ganham: “Win-Win“ Aquisição Mercado Puro Joint Venture Aliança Estratégica Acionista Minoritário Vida do produto Mesmo Destino (produto) Parceria Ordem de Compra no Mercado à vista

18

19  O crescimento da economia mundial não se dará pelos países ricos ou de maior poder aquisitivo (PPP).  O crescimento será através do mercado existente em países com renda baixa ou mal distribuída ou com grandes populações.

20  As empresas serão obrigadas a empreender grande esforço para diminuir a distância entre países ricos e pobres.  É um mercado potencial de mais de 4 bilhões de pessoas.  O lucro da empresas será afetado no médio e longo prazo se não houver geração de empregos, luta contra a exclusão social e o caos político, redução do terrorismo e da degradação ambiental.

21  Obter informação  Fila de espera  Preparação da máquina  Produção de peças p/ contentor  Inspeção de qualidade  Manutenção do equipamento  Transporte

22  OPERAÇÃO INDIVIDUAL  OPERAÇÕES CONJUNTAS  CÉLULA  GRUPO DE CÉLULAS  MINI FÁBRICA  FÁBRICA DENTRO DO CLIENTE ...


Carregar ppt "Gestão de Operações Comunicação Estratégica.  SCM....."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google