Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMateus Caires Borges Alterado mais de 8 anos atrás
1
Gestão de Pessoas I Prof. José Pereira de Oliveira
2
A importância das habilidades interpessoais Reconhecer a importância de desenvolver habilidades interpessoais em gerentes está diretamente relacionado com a necessidade das organizações em atrair e manter pessoal de qualidade e alto desempenho. “Força de trabalho como única vantagem competitiva” O papel dos gerentes Conseguir que as tarefas sejam cumpridas pelas pessoas. Tomam decisões, administram os recursos e dirigem atividades.
3
Funções gerenciais (Fayol): Planejar – Definir metas para a organização, estabelecendo quais as estratégias e desenvolvendo planos de interação e atividades. Organizar – Conceber a estrutura da organização; Determinação das tarefas que devem ser executadas e quem vai operacionalizar, definir ainda como e quais tarefas devem ser agrupadas, e a hierarquia de decisões. Coordenar e Comandar - Principal enfoque das gerencias; consiste na liderança. Controle - Depois de tudo organizado, treinado, formulado, há a possibilidade de dar errado, daí a necessidade da monitoração.
4
Papéis gerenciais Definidos por Mintzberg (1960) em estudo com 5 executivos: PapelDescriçãoExemplos Interpessoal Figura principal Chefe simbólico; desempenha obrigações rotineiras e de natureza legais ou social Cerimônias, requisições de status, solicitações LíderResponsável pela motivação e direção de subordinados Atividades gerencias com subordinados LigaçãoMantém rede de contatos, fornecem informações e favores Reconhecimento, trabalho externo
5
PapelDescriçãoExemplos Informacional MonitorRecebe muitas informações (centro nervoso) internas e externas Lida com todos os tipos de contatos e dados DisseminadorTransmite informação de fora, e de outros subordinados e superiores Expedição de comunicados, contatos verbais, etc Porta-vozTransmite informação sobre planos, políticas, resultados e ações Reuniões com o Conselho; lida com contatos transmitindo informações para os de fora
6
PapelDescriçãoExemplos Decisório EmpreendedorBusca oportunidade na organização, inicia projetos que tragam mudanças Reuniões de estratégia e revisão, planejamento de projetos Administrador de problemas Responsável por ação corretiva, principalmente diante de problemas inesperados Reuniões de estratégia e revisão envolvendo problemas e crises Alocador de recursos Toma e aprova decisões significativas Programação; autorizações; orçamentos; programação de trabalho dos subordinados NegociadorRepresenta a organização em reuniões e negociações importantes Negociação de contratos
7
Habilidades Gerenciais Robert Katz identificou 3 em seus estudos: Técnicas – Habilidade de aplicar um conhecimento especializado ou perícia. Ex.: Engenheiro civil, médico, dentista. Humanas – Capacidade de trabalhar com outras pessoas, entender e motivar, tanto individualmente como em grupos. Ex.: Conseguir que as pessoas façam o que deve ser feito. Conceituais – Capacidade cognitiva para analisar informações e diagnosticar situações complexas. Ex.: Localizar problemas e identificar alternativas para corrigir.
8
Generalizações sobre o Comportamento A observação pode levar à desenvolver generalizações para explicar e prever o que alguém faz ou vai fazer. Considere as seguintes afirmações: Trabalhadores felizes são trabalhadores produtivos; Quando o chefe é amigável, confiável e acessível, os trabalhadores são produtivos; O melhor líder é aquele que não se altera com situações diversas; As entrevistas de seleção separam os profissionais de alto e baixo desempenho; Todos querem um trabalho desafiador;
9
Generalizações sobre o Comportamento Nada como um pouco de medo para que as pessoas façam o seu trabalho; As pessoas trabalham melhor quando de pede que façam o melhor que puder; Todo mundo é motivado por dinheiro; A preocupação principal é com o próprio salário e não com o dos outros; Equipes de trabalho eficazes estão livres de conflitos. Quais são verdadeiras? Todas são falsas? O importante é que todos os pontos de vista que você tem, estão baseados mais em intuição do que em fatos.
10
Desafios e Oportunidades para o CO Em uma olhada rápida pelas organizações podemos observar: Empregados mais velhos; Pessoas de raças diferentes; Mais e mais mulheres; Cortes de pessoal rompendo “laços”; Empregados flexíveis; Mudanças rápidas.
11
Aldeia Global AntesHoje Pesadas tarifas de importação Abertura de fronteiras e formação de blocos econômicos Economias controladas (URSS, Iugoslávia,...) Grande ramificação de filiais (Burger King, Mc Donalds, Ford, Shell, Petrobras) Baixa capacidade de produção e qualidade (Oriente) Disseminação da mão de obra qualificada
12
Aldeia Global A globalização afeta as habilidades pessoais de um gerente de pelo menos duas formas: Vai se deparar com tarefas fora do seu país; pode ser transferido, etc. Vai se trabalhar com chefes e colegas que nasceram e/ou foram criados em culturas diferentes. O que é correto e comum para você, pode ser totalmente estranho para outro.
13
Diversidade da força de trabalho Significa que as organizações estão se tornando mais heterogêneas (raça, etnia...) mulheres, afro-americanos, hispânicos, asiáticos, niseis, fisicamente incapacitados, idosos, homossexuais, etc.
14
Diversidade da força de trabalho A diversidade: Se bem administrada, pode aumentar a criatividade e a inovação, bem como aprimorar a tomada de decisões, oferecendo perspectivas diferentes dos problemas. Se não administrada, existe um potencial maior para a rotatividade, mais dificuldade de comunicação e mais conflitos interpessoais.
15
TQM / Reengenharia Os gerentes têm de reconsiderar como trabalho seria feito e como seria estruturada a organização. A qualidade tem implicações para o CO porque exige que os empregados repensem o que fazem e que se tornem mais envolvidos nas decisões no local de trabalho. Empowerment Colocação dos empregados no controle do que fazem Delegação de poder Tomar decisões apropriadas Mudando os estilos de liderança, as relações de poder, o modo como o trabalho é projetado e a forma como as organizações estão sendo estruturadas.
17
Modelos de Comportamento Organizacional É uma abstração da realidade, uma representação simplificada de alguns fenômenos do mundo real. Loja Manequim Contador Ativo = Passivo + capital líquido CO
18
Variáveis dependentes São os fatores-chave que você quer explicar ou prever e que são afetados por outro fator: Produtividade: Alcançar resultados a baixo custo. Saber que fatores influenciam a eficácia e a eficiência de indivíduos, grupos e toda organização. Absenteísmo: Tem um impacto direto na eficiência e eficácia. Nem toda falta tem impacto negativo (ex.: piloto, médico).
19
Variáveis dependentes Rotatividade: Resulta em grandes custos com recrutamento e treinamento e pode interromper o funcionamento eficiente de uma organização. Pode envolver empregados valiosos e pode substituir um empregado de baixo desempenho. Satisfação com o trabalho: Mensurada pela diferença entre a quantidade de premiações recebidas e a quantidade que acham que deveriam receber. Crença de que empregados satisfeitos são mais produtivos.
20
Variáveis independentes Variáveis do nível individual: Fundamentada na experiência e vivências de cada pessoa e a gerencia pouco pode fazer para alterar (valores, atitudes, habilidades, percepção, aprendizagem, motivação, etc). Variáveis do nível de grupo: O comportamento das pessoas quando estão em grupo é diferente de quando se está só. Ênfase no trabalho em equipe, padrões de comunicação, estilos de liderança, poder, níveis de conflitos, etc. Variáveis do nível de sistemas de organização: Fundamentado quando se está envolvido por uma estrutura formal. Destaque para a cultura interna, políticas e práticas, processos de trabalho, etc.
21
Colocando em prática Milhões de trabalhadores perderam o emprego devido ao enxugamento das empresas. Ao mesmo tempo, muitas organizações estão reclamando que não encontram pessoas para preencher suas vagas. Como você explica esta contradição? O que é eficácia e eficiência e como estão relacionadas com o comportamento organizacional?
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.