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Gestão de Pessoas I Prof. José Pereira de Oliveira.

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1 Gestão de Pessoas I Prof. José Pereira de Oliveira

2 A importância das habilidades interpessoais  Reconhecer a importância de desenvolver habilidades interpessoais em gerentes está diretamente relacionado com a necessidade das organizações em atrair e manter pessoal de qualidade e alto desempenho.  “Força de trabalho como única vantagem competitiva”  O papel dos gerentes  Conseguir que as tarefas sejam cumpridas pelas pessoas. Tomam decisões, administram os recursos e dirigem atividades.

3 Funções gerenciais (Fayol):  Planejar – Definir metas para a organização, estabelecendo quais as estratégias e desenvolvendo planos de interação e atividades.  Organizar – Conceber a estrutura da organização; Determinação das tarefas que devem ser executadas e quem vai operacionalizar, definir ainda como e quais tarefas devem ser agrupadas, e a hierarquia de decisões.  Coordenar e Comandar - Principal enfoque das gerencias; consiste na liderança.  Controle - Depois de tudo organizado, treinado, formulado, há a possibilidade de dar errado, daí a necessidade da monitoração.

4 Papéis gerenciais Definidos por Mintzberg (1960) em estudo com 5 executivos: PapelDescriçãoExemplos Interpessoal Figura principal Chefe simbólico; desempenha obrigações rotineiras e de natureza legais ou social Cerimônias, requisições de status, solicitações LíderResponsável pela motivação e direção de subordinados Atividades gerencias com subordinados LigaçãoMantém rede de contatos, fornecem informações e favores Reconhecimento, trabalho externo

5 PapelDescriçãoExemplos Informacional MonitorRecebe muitas informações (centro nervoso) internas e externas Lida com todos os tipos de contatos e dados DisseminadorTransmite informação de fora, e de outros subordinados e superiores Expedição de comunicados, contatos verbais, etc Porta-vozTransmite informação sobre planos, políticas, resultados e ações Reuniões com o Conselho; lida com contatos transmitindo informações para os de fora

6 PapelDescriçãoExemplos Decisório EmpreendedorBusca oportunidade na organização, inicia projetos que tragam mudanças Reuniões de estratégia e revisão, planejamento de projetos Administrador de problemas Responsável por ação corretiva, principalmente diante de problemas inesperados Reuniões de estratégia e revisão envolvendo problemas e crises Alocador de recursos Toma e aprova decisões significativas Programação; autorizações; orçamentos; programação de trabalho dos subordinados NegociadorRepresenta a organização em reuniões e negociações importantes Negociação de contratos

7 Habilidades Gerenciais  Robert Katz identificou 3 em seus estudos:  Técnicas – Habilidade de aplicar um conhecimento especializado ou perícia. Ex.: Engenheiro civil, médico, dentista.  Humanas – Capacidade de trabalhar com outras pessoas, entender e motivar, tanto individualmente como em grupos. Ex.: Conseguir que as pessoas façam o que deve ser feito.  Conceituais – Capacidade cognitiva para analisar informações e diagnosticar situações complexas. Ex.: Localizar problemas e identificar alternativas para corrigir.

8 Generalizações sobre o Comportamento  A observação pode levar à desenvolver generalizações para explicar e prever o que alguém faz ou vai fazer.  Considere as seguintes afirmações:  Trabalhadores felizes são trabalhadores produtivos;  Quando o chefe é amigável, confiável e acessível, os trabalhadores são produtivos;  O melhor líder é aquele que não se altera com situações diversas;  As entrevistas de seleção separam os profissionais de alto e baixo desempenho;  Todos querem um trabalho desafiador;

9 Generalizações sobre o Comportamento  Nada como um pouco de medo para que as pessoas façam o seu trabalho;  As pessoas trabalham melhor quando de pede que façam o melhor que puder;  Todo mundo é motivado por dinheiro;  A preocupação principal é com o próprio salário e não com o dos outros;  Equipes de trabalho eficazes estão livres de conflitos. Quais são verdadeiras? Todas são falsas? O importante é que todos os pontos de vista que você tem, estão baseados mais em intuição do que em fatos.

10 Desafios e Oportunidades para o CO  Em uma olhada rápida pelas organizações podemos observar:  Empregados mais velhos;  Pessoas de raças diferentes;  Mais e mais mulheres;  Cortes de pessoal rompendo “laços”;  Empregados flexíveis;  Mudanças rápidas.

11 Aldeia Global AntesHoje Pesadas tarifas de importação Abertura de fronteiras e formação de blocos econômicos Economias controladas (URSS, Iugoslávia,...) Grande ramificação de filiais (Burger King, Mc Donalds, Ford, Shell, Petrobras) Baixa capacidade de produção e qualidade (Oriente) Disseminação da mão de obra qualificada

12 Aldeia Global  A globalização afeta as habilidades pessoais de um gerente de pelo menos duas formas:  Vai se deparar com tarefas fora do seu país; pode ser transferido, etc.  Vai se trabalhar com chefes e colegas que nasceram e/ou foram criados em culturas diferentes. O que é correto e comum para você, pode ser totalmente estranho para outro.

13 Diversidade da força de trabalho  Significa que as organizações estão se tornando mais heterogêneas (raça, etnia...)  mulheres, afro-americanos, hispânicos, asiáticos, niseis,  fisicamente incapacitados, idosos, homossexuais, etc.

14 Diversidade da força de trabalho  A diversidade:  Se bem administrada, pode aumentar a criatividade e a inovação, bem como aprimorar a tomada de decisões, oferecendo perspectivas diferentes dos problemas.  Se não administrada, existe um potencial maior para a rotatividade, mais dificuldade de comunicação e mais conflitos interpessoais.

15  TQM / Reengenharia  Os gerentes têm de reconsiderar como trabalho seria feito e como seria estruturada a organização. A qualidade tem implicações para o CO porque exige que os empregados repensem o que fazem e que se tornem mais envolvidos nas decisões no local de trabalho.  Empowerment  Colocação dos empregados no controle do que fazem  Delegação de poder  Tomar decisões apropriadas  Mudando os estilos de liderança, as relações de poder, o modo como o trabalho é projetado e a forma como as organizações estão sendo estruturadas.

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17 Modelos de Comportamento Organizacional  É uma abstração da realidade, uma representação simplificada de alguns fenômenos do mundo real. Loja  Manequim Contador  Ativo = Passivo + capital líquido CO 

18 Variáveis dependentes  São os fatores-chave que você quer explicar ou prever e que são afetados por outro fator:  Produtividade: Alcançar resultados a baixo custo. Saber que fatores influenciam a eficácia e a eficiência de indivíduos, grupos e toda organização.  Absenteísmo: Tem um impacto direto na eficiência e eficácia. Nem toda falta tem impacto negativo (ex.: piloto, médico).

19 Variáveis dependentes  Rotatividade: Resulta em grandes custos com recrutamento e treinamento e pode interromper o funcionamento eficiente de uma organização. Pode envolver empregados valiosos e pode substituir um empregado de baixo desempenho.  Satisfação com o trabalho: Mensurada pela diferença entre a quantidade de premiações recebidas e a quantidade que acham que deveriam receber. Crença de que empregados satisfeitos são mais produtivos.

20 Variáveis independentes  Variáveis do nível individual: Fundamentada na experiência e vivências de cada pessoa e a gerencia pouco pode fazer para alterar (valores, atitudes, habilidades, percepção, aprendizagem, motivação, etc).  Variáveis do nível de grupo: O comportamento das pessoas quando estão em grupo é diferente de quando se está só. Ênfase no trabalho em equipe, padrões de comunicação, estilos de liderança, poder, níveis de conflitos, etc.  Variáveis do nível de sistemas de organização: Fundamentado quando se está envolvido por uma estrutura formal. Destaque para a cultura interna, políticas e práticas, processos de trabalho, etc.

21 Colocando em prática  Milhões de trabalhadores perderam o emprego devido ao enxugamento das empresas. Ao mesmo tempo, muitas organizações estão reclamando que não encontram pessoas para preencher suas vagas. Como você explica esta contradição?  O que é eficácia e eficiência e como estão relacionadas com o comportamento organizacional?


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