Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouGeraldo César Festas Alterado mais de 8 anos atrás
1
DESAFIOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS Cristiane Barroso
2
TRANSFORMAÇÕES QUE A EDUCAÇÃO PRECISA PASSAR CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFESSORES
3
O PROFESSOR DE CIÊNCIAS DEVE TER DOMÍNIO DE TEORIAS CIENTÍFICAS E VINCULAÇÕES COM AS TECNOLOGIAS MAS NÃO É O SUFICIENTE PARA UM BOM DESEMPENHO DOCENTE.
4
É NECESSÁRIO VENCER O SENSO COMUM PEDAGÓGICO * * TRANSMISSÃO DE UMA CIÊNCIA ACABADA E INQUESTIONÁVEL. Classificações taxonômicas, repetição de definições e funções... CIÊNCIA MORTA
5
CIÊNCIA PARA TODOS MUDAR O MODO / ROMPER COM O VELHO CONTEXTUALIZAÇÃO PARA A CIÊNCIA SE DE FATO DE TODOS O CONTINGENTE ESTUDANTIL AUMENTOU, AS FORMAS DE EXPRESSÃO, AS CRENÇAS, OS VALORES, AS RELAÇÕES SOCIOFAMILIAR...
6
CIÊNCIA COMO CULTURA DIRECIONAR O TRABALHO DOCENTE PARA APROPRIAÇÃO CRÍTICA PELOS ALUNOS, DE MODO EFETIVAMENTE SE INCORPORE NO UNIVERSO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E SE CONSTITUA COMO CULTURA. O PROCESSO DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO QUE CARACTERIZA A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA CONSTITUI UMA ATIVIDADE HUMANA, SÓCIO- HISTORICAMENTE DETERMINADA.
7
LIVRO DIDÁTICO – CONTINUA PREVALECENDO COMO PRINCIPAL INSTRUMENTO DE TRABALHO DO PROFESSOR. SENDO A PRINCIPAL REFERÊNCIA DA GRANDE MAIORIA DOS PROFESSORES. ALTERNATIVAS POSITIVAS: Paradidáticos, revistas, museus, CD-ROMs... É preciso incorporá-los na prática do cotidiano escolar, em favor da melhoria do ensino e da aprendizagem.
8
Os cursos de formação de professores de Ciências constituem locus privilegiado para que essa disseminação se intensifique, à medida que, sistemática e criticamente, o novo conhecimento produzido pela área de ensino de Ciências passe a permear as ações docentes e se torne objeto de estudo e discussão no currículo dos cursos.
9
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM UMA DISCIPLINA CIENTÍFICA COMO REFERÊNCIA FORMATIVA PARA A DOCÊNCIA DE FUTUROS PROFESSORES DE BIOLOGIA
10
Como fazer a mediação? Insuficiência de preparação dos licenciados no domínio dos conteúdos a ensinar; conteúdo Elaboração pedagógica dos conhecimentos, tornando-os disponíveis.
11
As disciplinas científicas específicas dos cursos de licenciatura em Biologia, Física e Química, contribuem pouco ou nada para elaboração pedagógica facilitadora de aprendizagem.
12
O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE CONHECIMENTO OCORRE COM A PRÁTICA SOCIAL, ENVOLVENDO A RELAÇÃO SUJEITO E OBJETO DE CONHECIMENTO MEDIADA POR OUTRO SUJEITO
13
ELABORAÇÃO CONCEITUAL ATENÇÃO VOLUNTÁRIA; MEMÓRIA LÓGICA; ABSTRAÇÃO; COMPARAÇÃO; DEDUÇÃO; SÍNTESE.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.