A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTÁGIO SUPERVISIONADO 4° Período de Matemática ESTÁGIO SUPERVISIONADO 4° Período de Matemática Professora Dalva Câmara de Oliveira O Ato de planejar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTÁGIO SUPERVISIONADO 4° Período de Matemática ESTÁGIO SUPERVISIONADO 4° Período de Matemática Professora Dalva Câmara de Oliveira O Ato de planejar."— Transcrição da apresentação:

1 ESTÁGIO SUPERVISIONADO 4° Período de Matemática ESTÁGIO SUPERVISIONADO 4° Período de Matemática Professora Dalva Câmara de Oliveira O Ato de planejar. Planejar o processo educativo Jonisario, Jesse, Robson, Juliana, Raiane Santa Maria de Jetib á/ 2009

2 Planejamento educativo como processo reconstrutivo do homem. Planejamento educativo como processo reconstrutivo do homem. Ação educativa como superação de obstáculos. Ação educativa como superação de obstáculos.

3 Planejar como encaminhamento para o desconhecido. Planejar como encaminhamento para o desconhecido. Planejamento do homem através da ação educativa. Planejamento do homem através da ação educativa. Planejar o processo educativo é planejar, o indefinido. Planejar o processo educativo é planejar, o indefinido.

4 Segundo Edgar Faure: Primeiro ministro da frança (1952)

5 “Finalidades(...) são também o produto das vontades e das escolhas subjetivas dos participantes no ato educativo como dos fins comuns para que atende a coletividade. “

6 Para Pierre Furter: Para Pierre Furter: “ A finalidade não consiste em aprender metas postuladas, nem repetir generalidades sem conteúdo, mas a se engajar num autêntico “êxodo para frente” num constante aperfeiçoamento da realidade num esforço nunca acabado, sempre intenso.”

7 O planejamento educacional não pode estar limitado por uma visão individualista, que procure conformar o ser humano a um sistema de restrita visões, sem que as suas necessidades básicas sejam satisfeitas.

8 Porque a filosofia como orientadora do planejamento?

9 Planejamento educacional O planejamento não é um oráculo inspirador de todas as soluções para os problemas que se referem educação e ao ensino. Não é um ditador de normas e de esquemas rígidos e inflexíveis, que podem e devem ser aplicados universalmente em todas as situações e lugares

10 A educação como processo de transformação e de aperfeiçoamento da cultura e do viver humano, por exigência da sua própria essência, é uma visão que se projeta além do momento presente. Sendo que a educação não se limita e não tem por objetivo apenas conhecer e analisar o presente, ou querer conservar o “status quo” da cultura e do saber, ela tende pensar o futuro, a buscar novos horizontes e novas perspectivas para o homem.

11 a) Uma Abordagem racional e científica dos problemas sondagem da realidade educacional sondagem da realidade educacional embasada e orientada cientificamente embasada e orientada cientificamente

12 b) Determinação dos objetivos e dos recursos materiais disponíveis materiais disponíveis disposição de recursos disposição de recursos

13 c) Análise das conseqüências que advirão das diversas atuações possíveis, a escolha entre essas possibilidades.  analisar as conseqüências.

14 d) A determinação de metas especificas a atingir em prazos bem definidos. metas que se quer atingir metas que se quer atingir determinar os objetivos determinar os objetivos

15 e) O desenvolvimento dos meios mais eficazes para implantar a política escolhida.  condições para o emprego dos melhores meios e recursos das diversas ordens

16 Pensamento A educação faz com que as pessoas sejam fáceis de guiar, mas difíceis de arrastar; fáceis de governar, mas impossíveis de escravizar. (Henry Peter)


Carregar ppt "ESTÁGIO SUPERVISIONADO 4° Período de Matemática ESTÁGIO SUPERVISIONADO 4° Período de Matemática Professora Dalva Câmara de Oliveira O Ato de planejar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google