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Curso de Administração Disciplina: TGA

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Apresentação em tema: "Curso de Administração Disciplina: TGA"— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Administração Disciplina: TGA
ABORDAGEM COMPORTAMENTAL Prof. M.Sc. Glauber Pereira

2 TEORIA COMPORTAMENTAL ou BEHAVIORISMO
Origem Enfoque nas pessoas. Rejeição às concepções ingênuas da teoria das Relações Humanas. Crítica à Teoria Clássica. Percepção de que nem sempre os funcionários seguem comportamentos essencialmente baseados em sua satisfação, ao contrário do que pregava a Teoria de Relações Humanas: satisfação do trabalhador = eficiência do trabalho Características Ênfase no comportamento humano. Busca da eficácia através da motivação. Privilegia os aspectos intra-organizacionais: liderança; aceitação da autoridade e do processo decisório; Visão do Homem Administrativo: racionais, tomadores de decisões

3 As teorias da Motivação
As teorias de conteúdo: Hierarquia das necessidades (Maslow) ERC (Alderfer) Dois fatores (Herzberg) Realização ou necessidades adquiridas (McClelland) As teorias de processo: Expectação (Vroom) Eqüidade (Stacy Adams) Teoria do reforço (Skinner)

4 Hierarquia das Necessidades (Maslow)
Auto- Realização Auto-Estima Participativas/Sociais Segurança/Estabilidade Fisiológicas/Higiênicas Primárias Secundárias

5 Hierarquia das Necessidades (Maslow)
As necessidades humanas estão dispostas hierarquicamente (importância e diferenciação); - Necessidades básicas ou fisiológicas: comida, água, sexo, sono e repouso. No trabalho: horário de trabalho, intervalos de descanso, conforto físico. - Necessidades de segurança: proteção contra o perigo físico e emocional. No trabalho: remuneração e benefícios, estabilidade. - Necessidades sociais: incluem afeição, aceitação social, amizade. No trabalho: relacionamento com os colegas, interação com clientes. - Necessidade de estima: aprovação da família e amigos, atenção e consideração, senso de competência. No trabalho: orgulho e reconhecimento, responsabilidades. - Necessidade de auto-realização: impulso de ser aquilo que é capaz de ser e de maximizar as aptidões e capacidades potenciais. No trabalho: trabalho desafiante, autonomia e participação nas decisões, crescimento profissional.

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7 Teoria ERC (Alderfer) Três motivos na dinâmica do comportamento humano: Necessidade de existência Desejo de bem-estar fisiológico e material. Necessidade de relacionamento Desejo de satisfação das necessidades pessoais. Necessidade de crescimento Desejo de crescimento continuado e desenvolvimento pessoal. As necessidades de níveis mais baixos podem ser ativadas quando as de níveis mais altos não podem ser satisfeitas (frustração-regressão); mais de uma necessidade pode ser ativada ao mesmo tempo.

8 Teoria dos Dois Fatores (Herzberg)
Realizou uma pesquisa com 500 engenheiros e contadores (profissionais da média gerência) sobre as questões que lhes traziam satisfação e insatisfação no trabalho. Questões propostas: Pense em uma situação em que você se sentiu especialmente bem relativamente a seu trabalho. Por que você se sentiu assim? Pense em uma situação em que você se sentiu especialmente ruim com relação a seu trabalho. Por que você se sentiu assim?

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10 Teoria dos Dois Fatores (Herzberg)

11 Teoria das Necessidades adquiridas (McClelland)
Três motivos (fatores motivacionais) na dinâmica do comportamento humano: Necessidade de realização Sucesso pessoal; padrão individual de excelência. Necessidade de afiliação Relacionamento próximo, cordial e afetuoso com outras pessoas. Necessidade de poder Controlar ou gerar influência sobre outras pessoas Algumas pessoas têm um desejo intenso de realização, enquanto outras não estão tão interessadas nisso. Certas necessidades são aprendidas e socialmente adquiridas assim que o indivíduo interage com o ambiente

12 Quadro Comparativo

13 Teorias X e Y (McGregor - 1960)
Nova concepção de administração, fundamentando-se no aspecto motivacional; Comparou dois estilos antagônicos de administrar: - Estilo baseado nas concepções modernas, a respeito do comportamento humano Teoria Y - Estilo baseado na teoria tradicional, excessivamente pragmática, mecanicista Teoria X 13

14 Teorias X e Y (McGregor)
RIA X TEORIA Y O homem primariamente é motivado por incentivos econômicos. O homem não tem desprazer inerente em trabalhar O homem precisa ser administrado, motivado e controlado. O controle externo e ameaças não são os únicos meios de obter esforços As emoções não devem interferir no auto-interesse do individuo Confiar objetivos e premiar está associada como o seu alcance efetivo O homem é essencialmente preguiçoso e deve ser estimulado por incentivos externos A capacidade de aplicar imaginação e criatividade na solução de problemas é amplamente distribuída na organização Objetivos individuais, em geral, opõem-se aos objetivos da organização O homem médio busca a responsabilidade O homem é basicamente incapaz de autocontrole e autodisciplina O homem exercerá autocontrole e auto-direção se suas necessidades forem atendidas A natureza do homem leva-o a resistir às mudanças e falta-lhe ambição Na vida industrial moderna as potencialidades do homem médio são apenas parcialmente utilizadas 14

15 Teoria da Expectativa ou Expectância (Victor Vroom)
A teoria vê as pessoas como tendo suas próprias necessidades e expectativas do que desejam A teoria é apoiada em três conceitos: Valência: é o valor pessoal que os trabalhadores colocam nas recompensas que eles acreditam que receberão pelo bom desempenho Expectativa: refere-se ao relacionamento entre um dado nível de esforço e um dado nível de desempenho. Instrumentalidade: refere-se ao relacionamento entre desempenho e recompensa. “A recompensa será boa se o desempenho for bom?”. Para Vroom, força (motivação)=valência+expectativa. O modelo mostra a motivação como a força sobre os indivíduos para desprender esforços.

16 Teoria da Expectativa ou Expectância (Victor Vroom)

17 Teoria das Decisões (Herbert Simon)
Organização – sistema de decisões Toda decisão envolve seis elementos: 1. Tomador de decisão – a pessoa; 2. Objetivos – que pretende alcançar; 3. Preferências – critérios para a escolha; 4. Estratégia – ação/ações para atingir os objetivos; 5. Situação – aspectos do ambiente; 6. Resultado – a conseqüência da estratégia.

18 Teoria das Decisões (Herbert Simon)
Etapas do processo de decisão: Percepção da situação que envolve algum problema; Análise e definição do problema; Definição dos objetivos; Procura de alternativas de solução ou de cursos de ação; Escolha (Seleção) da alternativa mais adequada ao alcance dos objetivos; Avaliação e comparação das alternativas; Implementação da alternativa escolhida.

19 Teoria da Eqüidade (Adams)
É baseada no fenômeno de comparação social aplicada no local de trabalho. Em síntese, concentra-se no sentimento do indivíduo de quão justamente ele tem sido tratado em relação aos outros. Ineqüidade negativa e positiva: mudança nos insumos de trabalho; mudanças nos resultados distorção cognitiva; abandono da situação tomada de ação sobre outros; mudança no objeto de comparação

20 Teoria do Reforço (Skinner)
Os reforços controlam o comportamento. Reforço positivo: motiva o funcionário pelo alto desempenho. Reforço negativo: motiva os funcionários pelo encorajamento dos comportamentos que evitem conseqüências desagradáveis.

21 Críticas Pontuais TEORIA DE MASLOW
Existem pessoas que conseguem alcançar a auto-realização sem que as necessidades mais baixas sejam satisfeitas. A hierarquia das necessidades pode não se apresentar sempre na mesma ordem. Algumas necessidades podem ter mais influência no comportamento do que outras. TEORIA DE HERZBERG Amostra reduzida (500 profissionais) e todos tinham funções de média gerência. TEORIA DA EXPECTÂNCIA A teoria não foi completamente testada de modo empírico; é excessivamente racional e imprecisa no que diz respeito a quantidade de esforços desprendida pelo indivíduo. TEORIA DA EQÜIDADE O que pode parecer justo para o líder de uma equipe, pode ser percebido como injusto e não-eqüitativo para um membro da equipe.

22 Críticas à Teoria Comportamental
Abordagem mais descritiva/explicativa (preocupação em descrever e explicar ao invés de construir modelos e princípios de aplicação prática) e menos prescritiva (enfatizar o que é “melhor”) A relatividade das teorias de motivação: a Teoria Clássica produziu as principais teorias da motivação que influenciaram a Teoria Administrativa. As teorias de motivação apresentadas por Maslow e Herzberg são relativas e não absolutas;

23 Críticas à Teoria Comportamental
A organização como um sistema de decisões: a teoria das decisões refere-se mais aos efeitos dos processos formais sobre a tomada de decisões, deixando de lado os processos interpessoais que não estão incluídos na organização formal; Visão tendenciosa: a escola comportamental também incorreu no equívoco de padronizar as suas proposições, não levando em consideração as diferenças individuais de personalidade das pessoas.

24 Teoria do Reforço (Skinner); Teoria da Eqüidade (Adams); Teoria da Expectação (Vroom); Teoria das Necessidades Adquiridas (McClelland); Teoria dos Dois Fatores (Herzberg); Teoria ERC (Alderfer); Teoria da Hierarquia das Necessidades (Maslow).

25 QUESTÕES 01 – Descreva os principais aspectos das origens da teoria comportamental da administração. 02 – O que significa a pirâmide de Maslow e qual foi sua contribuição para a gestão de pessoas? 03 – Quais foram as contribuições da teoria dos dois fatores de Herzberg? 04 – Compare a hierarquia das necessidades de Maslow com a teoria ERC (existência, relacionamento e crescimento) de Alderfer.


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