Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouFátima Valverde Vilaverde Alterado mais de 8 anos atrás
1
Balanced Scorecard (BSC) Disciplina: Tecnologias de Gestão Prof. Eduardo M. Borba
2
BSC
3
Introdução O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta que mede o desempenho operacional usando indicadores: - Financeiros; - De satisfação do cliente; - De processos internos; - Aprendizado, conhecimento e inovação.
4
BSC (indicadores)
5
Balanced Scorecard X Estratégia - O BSC é mecanismo para implementação da estratégia e não para sua formulação. - Ex: Um estudo realizado em 1999, com 30 empresas de médio e grande porte, identificou que menos de 10% das estratégias empresariais são eficientemente formuladas e executadas.
6
Definições, objetivos, componentes Kaplan e Norton(2000) identificam quatro passos na implementação do BSC: - Esclarecer e traduzir a visão (posição futura, como a empresa quer ser reconhecida no mercado) e a estratégia;
7
Definições, objetivos, componentes - Comunicar e criar vinculações; - Planejar e estabelecer metas; - Aprender e receber feedback (retorno) estratégico.
8
Definições, objetivos, componentes Os componentes do BSC são: - Mapa estratégico; - Objetivo estratégico; - Indicador; - Meta; - Plano de ação.
9
Definições, objetivos, componentes - Para implantação correta do BSC é preciso alinhar os objetivos estratégicos nas suas quatro perspectivas (Financeira, Clientes, Processos internos e Aprendizado)
10
BSC e suas perspectivas - Perspectiva Financeira: contribui para melhoria dos resultados financeiros. Leva em consideração os objetivos financeiros de longo prazo.
11
BSC e suas perspectivas - Perspectiva dos Clientes: adotam-se medidas essenciais como nível de satisfação, índice de retenção de clientes, aquisição de novos clientes, lucratividade dos clientes e participação nos segmentos-alvo.
12
BSC e suas perspectivas - Perspectiva dos Processos Internos: inclui a identificação dos recursos e das capacidades necessárias para elevar o nível interno de qualidade.
13
BSC e suas perspectivas - Perspectiva de Aprendizado e Crescimento: habilidade em inovar, melhorar e aprender relacionar-se. Está direcionada à capacidade dos colaboradores, bem como à motivação e à participação dos funcionários nas decisões.
14
Considerações finais - O BSC pode ser usado por qualquer organização: desde públicas, privadas e ONG’s, pois permite um visão balanceada e integrada da organização.
15
Considerações finais - Para que todas as organizações desenvolvam essa ferramenta de maneira correta, faz-se necessário o envolvimento da alta administração no momento da construção dos indicadores empresariais.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.