Administração Estratégica. MISSÃO  É A FINALIDADE PRÓPRIA DA EMPRESA, O QUE A DIFERENCIA DE SUAS SEMELHANTES.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudo de Mercados.
Advertisements

Análise das cinco forças de Porter
ANÁLISE ESTRUTURAL DA INDÚSTRIA
CONCORRENCIA 1. Conceito Concorrencia perfeita Rivalidade Ampliada
ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS
5. ANÁLISE ESTRUTURAL DENTRO DAS INDÚSTRIAS
Plano de Marketing. O CONCEITO DE MARKETING O CONCEITO DE MARKETING.
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Módulo 4 Formulação de Estratégias
Análise do Meio Ambiente
Planejamento Estratégico
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
GEI – Gestão Estratégica da Informação Posicionamento
Prof. Everton Lopes Bonifácio
MARKETING.
Cadeia de Suprimento Uma cadeia que engloba todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento de um pedido de um cliente. A cadeia.
Unidade 4 REPENSANDO A LOGÍSTICA
Estratégias do agronegócio
Marketing Internacional
ESTRATÉGIA DA PRODUÇÃO
Estratégia Competitiva.
Gestão De Estoque Na Cadeia De Logística Integrada
GESTÃO ESTRATÉGICA 5 FORÇAS DE PORTER
GESTÃO ESTRATÉGICA Prof. Marcelo Lisboa Luz.
Aula 05 – Gestão de Estratégica aplicada ao Marketing
Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira
O Plano Estratégico Planejamento e Estratégia Organizacional
Conquistando Vantagem Competitiva com os Sistemas de Informação
Estratégias Empresariais Internacionais
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
1. Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Setorial
Planejamento Estratégico
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
Planejamento Estratégico
Planejamento Estratégico
A Empresa - Cultura Missão: Visão (Maior para Melhor):
ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS E COMPETITIVIDADE PARA PEQUENAS EMPRESAS
Barreiras A atratividade do setor depende da existência de barreiras de entrada e de saída.
BARREIRAS A atratividade do setor depende da existência de barreiras de entrada e de saída.
Iniciando na logística empresarial
Modelo Porter Introdução o Que é o modelo?
GESTÃO ESTRATÉGICA Profª. Jaqueline Leite.
MATRIZ BCG.
Novos Modelos de Empresa
UNIDADE OITO Subgrupo 2. Logística de Distribuição A logística de produção trata das relações empresa-cliente-consumidor, sendo responsável pela distribuição.
Planejamento Estratégico e Processos de Marketing
Novos Modelos de Empresa
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
Sistemas de Informações em Recursos Humanos
3.1 © 2007 by Prentice Hall Conquistando Vantagem Competitiva com os Sistemas de Informação.
Estratégias Competitivas Genéricas
Micros e Pequenas Empresas
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
Gestão da Tecnologia da Informação
Estratégias de Marketing
Estratégia Competitiva
Canais de Distribuição
Análise do Ambiente Competitivo. Compreensão do setor onde a organização atua e da multiplicidade de interações existentes neste ambiente. Compreende.
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
Ferramentas de Gestão: 5 Forças Porter e VRIO
Análise do Ambiente Competitivo
Planejamento Estratégico de Marketing
Michael A. Hitt R. Duane Ireland Robert E. Hoskisson
Por que as Organizações constroem Sistemas de Informação?
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
Prof.: Maurício Neves Planejamento Estratégico
Estratégia – Antecedentes Strategia – Grécia Antiga – significava um magistrado ou comandante-chefe militar. Ao longo dos séculos continuou a ter uma interpretação.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ESTRATÉGIA COMPETITIVA - Desenvolvimento de produtos, Serviços e capacidades que confiram a uma empresa vantagens estratégicas sobre.
Transcrição da apresentação:

Administração Estratégica

MISSÃO  É A FINALIDADE PRÓPRIA DA EMPRESA, O QUE A DIFERENCIA DE SUAS SEMELHANTES.

OBJETIVO  É UM ALVO QUE PRECISA SER ATINGIDO, PARA QUE A EMPRESA POSSA ATINGIR SUAS METAS. TRADUZ A MISSÃO PARA TERMOS ESPECÍFICOS E MENSURÁVEIS.

ESTRATÉGIA  É O PROGRAMA GERAL PARA A CONSECUÇÃO DOS OBJETIVOS DA EMPRESA E PARA O DESEMPENHO DE SUA MISSÃO. ESTRATÉGIA É O PADRÃO DE RESPOSTA DA ORGANIZAÇÃO AO SEU AMBIENTE.

DESAFIOS PARA A ADOÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA 1. CONVENCER A GERÊNCIA A PENSAR EM TERMOS ESTRATÉGICOS. 2. GARANTIR A RESPOSTA ORGANIZACIONAL – DESENVOLVER FORMAS DE ACOMPANHAMENTO E CONTROLE

ÚLTIMO DESAFIO 3. ENFRENTAR O AMBIENTE – ALÉM DE ENFRENTAR DESAFIOS E OPORTUNIDADES TAMBÉM DEVE CONSIDERAR: CLIENTES, CONSUMIDORES, POLÍTICA, ECONOMIA, AGENTES GOVERNAMENTAIS, ETC.

Funções da Análise do Ambiente 1) Função orientada para a política: - Melhorar o desempenho organizacional simplesmente mantendo a administração informada sobre as principais tendências emergentes no ambiente.

2)Planejamento Estratégico Integrado: - melhorar o desempenho organizacional, tornando cientes os administradores quanto as questões que surgem no ambiente, tendo impacto direto sobre o planejamento estratégico. 3) Orientado para Função: - melhorar o desempenho organizacional, fornecendo informações do ambiente para funções específicas.

FORÇAS COMPETITIVAS (PORTER)  FORNECEDORES  CLIENTES  PRODUTOS SUBSTITUTOS  NOVOS ENTRANTES POTENCIAIS  CONCORRENTES NA INDÚSTRIA - RIVALIDADE

Ameaças de Novos Entrantes  Identificar novos concorrentes  Novo entrante sempre possui uma capacidade adicional de produção. BARREIRA DE ENTRADA Economia de escala Diferenciação do Produto Requisitos de Capital Custo de Mudança Canais de Distribuição RETALIAÇÃO ESPERADA

O Poder de Barganha dos Fornecedores  Influências: Aumento de preços e redução da qualidade de produtos Fornecedor (poder) - não há produtos substitutos satisfatórios para as empresas do setor

Poder de barganha dos compradores  Estiver adquirindo grande parte do total da produção;  O comprador tiver possibilidade de mudar para outro produto a custo reduzido;

Produtos e Serviços Substitutos  São diferentes bens ou serviços que se originam fora de um determinado setor e que desempenham as mesmas funções ou funções semelhantes.  Plástico x vidro  Chá x café  Dimensões: preço, qualidade, pós-venda, localização.

Rivalidade entre os concorrentes Ações dos concorrentes Qualidade/Preço/Inovação Fatores: - Concorrentes numerosos - Custos fixos elevados (armazenagem) - Ausência de diferenciação

FORÇAS COMPETITIVAS TV A CABO

4 ESTRATÉGIAS BÁSICAS PARA ENFRENTAR A FORÇAS COMPETITIVAS 1. LIDERANÇA A BAIXO CUSTO PRODUZIR PRODUTOS E SERVIÇOS A UM PREÇO MAIS BAIXO QUE SEUS CONCORRENTES 2. FOCO EM UM NICHO DE MERCADO CRIAR FOCO EM UM NICHO DE MERCADO ONDE A EMPRESA POSSA ATENDER MELHOR QUE SEUS CONCORRENTES.

3.DIFERENCIAÇÃO DO PRODUTO DESENVOLVER PRODUTOS OU SERVIÇOS DIFERENCIADOS 4. LIGAÇÕES DESENVOLVER LIGAÇÕES COM CLIENTES E FORNECEDORES DE UMA MANEIRA QUE “PRENDAM “OS CLIENTES AOS PRODUTOS DA EMPRESA E OS FORNECEDORES À ESTRUTURA DE PREÇOS E PLANEJAMENTO.

EXERCÍCIO 1. SELECIONE UM TIPO DE EMPRESA 2. TRABALHE COM TODAS AS FORÇAS COMPETITIVAS PARA ESTA ORGANIZAÇÃO 3. APRESENTE SEUS RESULTADOS