Tendências do Consumidor Responsabilidade TécnicaCoordenação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Índice Nielsen/ACATS 1º Bimestre 2011 Title of Presentation.
Advertisements

Marcas Próprias Abmapro.
1 Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Índice ACATS/Nielsen Dezembro de 2012 Acum 2011: 03/01/2011 a 06/11/2011 Acum 2012:
CONHECENDO O COMPORTAMENTO DE COMPRA DO SHOPPER
TENDÊNCIAS DO BIMESTRE
Princípios de Marketing, 12/E
Comportamento do Consumidor Prof Rosana Augusto1.
PLANO NACIONAL DE VENDAS: LANÇAMENTO DO SUCO do bem™ SABOR UVA UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Equipe: Adriana Jackson Bernardo Serrado.
Aquecimento solar em Belo Horizonte Secretaria Municipal de Meio Ambiente SMMA/PBH Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência – CMMCE/PBH.
O RETRATO DOS NOVOS CONSUMIDORES BRASILEIROS Pesquisa da Revista EXAME (Abril / 2008) Nos dá Conta Das Transformações Ocorridas no Perfil Dos Consumidores.
© Kantar Worldpanel BRASIL A LARGADA PARA O 2º SEMESTRE JÁ FOI DADA E A CORRIDA PARA A RETOMADA DO CONSUMO CONTINUA!
O CONSUMO DA CLASSE MÉDIA BRASILEIRA Qual a Visão do Banco Mundial Sobre a Classe Média Dos Países Emergentes? O Que Pensam os Analistas Brasileiros Sobre.
ESTRATÉGIAS DE MKT PARA LÍDERES, DESAFIANTES, SEGUIDORES E NICHOS
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
Senado Federal COMISSÃO DE SERVIC ̧ OS DE INFRAESTRUTURA Audiência Pública 15/04/2013 Energia e Desenvolvimento do Brasil Prof. Luiz A. Horta Nogueira.
PNAD 2013 Trajetória da Extrema Pobreza. Todas as taxas de extrema pobreza calculadas por diferentes instituições convergem ao longo dos anos.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES ESTUDO DO MERCADO Objetivo – quantificar o total dos bens e serviços gerados pelo empreendimento, objeto do estudo,
Considerações sobre o primeiro emprego na Rais e sobre o perfil do beneficiário do seguro-desemprego Fevereiro/2015.
DADOS E TENDÊNCIAS SOBRE E-COMMERCE OUTUBRO DE 2015.
M A R K E T I N G REVOLUÇÃO INDUSTRIAL :O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL ERA MÍNIMO Os Primeiros Produtores Vendiam Seus Produtos Diretamente aos Consumidores.
Marketing Mix Professor Geovani Carvalho. “O cliente está disposto a consumir o produto que lhe convier, pelo preço que achar justo, no local que desejar,
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 10 Administração de marketing.
© Kantar Worldpanel BRASIL AS APOSTAS PARA UM FINAL DE ANO DE MAIOR CONSUMO.
Desenvolvendo Estratégias e Planos de Marketing Mercadologia I Introdução;
Brasília-DF, 26 de novembro de 2013 Diagnóstico do Setor Aéreo Brasileiro e Alternativas para o Aumento da Competitividade - EMBRATUR.
1 26 de março de 2015 Senado Federal Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática- CCT Audiência Pública 28 de Abril 2015.
Análise do Mercado – Oferta e Demanda AULA 4 PROF. ANTONIO ELDER Rio de Janeiro, 13 de Maio de 2011 AULA 3.
Globalização e Mercado Financeiro Global Prof. Glauco Carvalho.
Audiência Pública - CDEIC Tíquete-Alimentação -20/06/2013.
 Talvez um dos maiores mitos a respeito de novas idéias de negócios é que ela devam ser únicas.  O fato de uma idéia ser ou não única não importa.
BRASIL 1ºTrimestre NÃO SERÁ UM ANO FÁCIL... -1,18% Crescimento PIB 2015 (vs previsão de 2,8% em jan/14) FMI Projeção ,18% Crescimento.
Aula 3 – Oferta e Demanda.
Métodos de ressuprimento Estoques de Segurança
CDE 04_ Estudo de Viabilidade de Projetos – Prof. Wanderley Carneiro 1 Critérios para escolha do melhor projeto? Como escolher o melhor projeto? Em alguma.
Análise do Comportamento do Consumidor Bruno Ricardo Winzewski Rodrigo Costa Laurindo.
Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Administração Mercadológica Prof. Alexandre Melo Administrador de Empresas Mestre em Administração.
Adriano Mendonça Dante Guilherme Diego Juvêncio Eduardo Coelho Márcio R. Oliveira CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA.
ESPECIALISTAS EM PEQUENOS NEGÓCIOS. MICRO E PEQUENAS NA ECONOMIA BRASILEIRA Mais de 95% do total de empresas no País.
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Análise de Investimentos A Decisão de Investir As decisões de investimento envolvem a elaboração, avaliação e.
Contributo da Alimentação para uma Vida Saudável DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO 16 de Outubro de 2013.
PREFEITURA MUNICIPAL DE IMBITUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA PAES LEME.
Métodos Quantitativos Aplicados em Marketing Introdução.
COOPERCARDS.COM.BR o seu cartão de descontos no Brasil !!! o seu cartão de descontos no Brasil !!! Apresentação: CELESTIANO VALDECIR SEBASTIÃO.
ESTRATÉGIAS DE PREÇO. PAPEL DO PREÇO NA ESTRATÉGIA DO PRODUTO O preço transmite uma informação ao consumidor. O fabricante usa o preço para comunicar.
Uma empresa que oferece à você, os benefícios de vender na internet seus próprios produtos, divulgar serviços, criar anúncios.
Quem Sou Grinaldo Lopes de Oliveira Professor Universitário Consultor de Tecnologia Mestre em Redes de Computadores Especialista em Administração de Empresas.
Capitalista Socialista Misto
DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS 4T15 e DE MARÇO DE 2016.
Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança Sami Hassuani Presidente AUDIÊNCIA PÚBLICA CRE- Comissão de Relações Exteriores.
Aula 3: Teoria do Capital Humano.  Retomar aula anterior  Educação e economia  Valor econômico da educação  Custos da educação  Retornos da educação.
FINANÇAS BÁSICA GLAUCO J. CARVALHO. Oportunidade de negócio ou simples idéia? Qual a diferença? Pode-se dizer que, se tem alguém querendo comprar o que.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Disc.: Administração da Produção IProf. Marcos Cassas 1 E - PLANEJAMENTO AGREGADO POSIÇÃO DE ESTOQUE LISTA DE MATERIAIS PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO PLANO.
Apresentação Semanal De 28 de março a 08 de abril de Matheus Rosignoli
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
Determinação do nível de renda e produto nacional Aula 6.
Aula 3 Kalecki Profa. Eliana Tadeu Terci. Kalecki Recebe influência de Marx e Keynes, preocupado em entender a dinâmica econômica: desemprego, distribuição.
Conquistas Recentes da Economia Brasileira Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Henrique Meirelles Dezembro de 2003.
Esalq/USP Curso de Ciências dos Alimentos Les 144-Introdução à Economia Teoria do funcionamento do mercado.
Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova Daniel Ramos Nogueira
Oração Nossos Valores Simplicidade Transparência.
GRUPO: Augusto Monteiro, Igor Dias e Tais Ucinski PROFº CESAR AUGUSTO KRUGER CASO 2: A MODA.
Canais de Distribuição
Conceituação de marketing “A empresa orientada para marketing, está voltada para as necessidades do comprador / cliente”. (Levitt) “O marketing deve ser.
PIB. .. O PIB (Produto Interno Bruto) é uma das mais importantes estatísticas de um país, por destinar-se ao estudo dos valores agregados da produção,
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA ECONOMIA BRASILEIRA O MILAGRE ECONÔMICO AULA 4 CURSO COMEX-UNIS Prof. Ms. Frade.
A alimentação da mãe que amamenta (nutriz)
Economia 2009 Prof. Fabiana. Conceito Origem – grego. Economia, ciência social que estuda os processos de produção, distribuição, comercialização e consumo.
Investimento – Modelo Acelerador Investimento mede a variação no estoque de capital ocorrida em determinado ponto do tempo. Def. A formação bruta de capital.
Transcrição da apresentação:

Tendências do Consumidor Responsabilidade TécnicaCoordenação

O SETOR DE AUTOSSERVIÇOS SEGUE COM MESMA REPRESENTATIVIDADE NO PIB, PORÉM CENÁRIO REAL, COM DESCONTO DE INFLAÇÃO REVELA QUEDA EM VALOR Fonte: Nielsen Estrutura do Varejo (ABRAS) 2015 Brasil - Total Autosserviços Faturamento em bilhões/nº de lojas em ‘ 000 Inflação 2015: 10,67 / PIB: 5,4 trilhões -3,6% Variação real +7,1 Crescimento nominal 5,3% Participação PIB (estável vs 2014) Performance do Autosserviço no Brasil vs 2014:

Fonte: Nielsen Estrutura do Varejo 2015 O SETOR DE AUTOSSERVIÇOS SEGUE COM MESMA REPRESENTATIVIDADE NO PIB, PORÉM CENÁRIO REAL, COM DESCONTO DE INFLAÇÃO REVELA QUEDA EM VALOR CRESCIMENTO NOMINAL: 7,1% VARIAÇÃO REAL: -3,6% CRESCIMENTO DE LOJAS: 1,1%

Fonte: Nielsen Estrutura do Varejo 2015 O ESTADO DE SÃO PAULO SEGUE A MESMA TENDÊNCIA, COM LIGEIRO AUMENTO EM LOJAS E VARIAÇÃO REAL NEGATIVA CRESCIMENTO NOMINAL: 6,9% VARIAÇÃO REAL: -3,8% CRESCIMENTO DE LOJAS: 1,8%

ÍNDICE DE VENDAS NOS SUPERMERCADOS Fonte: APAS – Associação Paulista de Supermercados

ESTA É A PRIMEIRA VARIAÇÃO NEGATIVA PARA 12 MESES EM TODA SÉRIE HISTÓRICA INICIADA EM Fonte: APAS – Associação Paulista de Supermercados 3,80% 0,28%

PESQUISA DE CONFIANÇA DOS SUPERMERCADISTAS Fonte: APAS – Associação Paulista de Supermercados

INFLAÇÃO OFICIAL DESACELERA, MAS PREÇOS DOS ALIMENTOS E BEBIDAS SE MANTÉM ELEVADOS Fonte: APAS – Associação Paulista de Supermercados

DESTAQUE PARA OS PRODUTOS FRESCOS Fonte: APAS – Associação Paulista de Supermercados

COMPRAS CONCENTRADAS Fonte: KANTAR WORLDPANEL Fonte: NIELSEN BRASIL

MAS…HÁ OPORTUNIDADES AO LONGO DO MÊS ATRAVÉS DE PROMOÇÕES Tradicionais datas de pagamentos  5° útil do mês  Dia 20  Dia 30 Oportunidades 1º final de semana após dia 30 1º final de semana após dia 5 1º final de semana após dia 20 (Dia 20 é fim de semana: salários antecipados)

PARA Fonte: APAS – Associação Paulista de Supermercados Vendas – São Paulo R$ 98 bilhões 6% nominal -1,5% real Inflação IPS/APAS/FIPE São Paulo 7,5% Emprego – São Paulo 515 mil Vendas - Brasil R$ 335 bilhões 6% nominal -1,5% real Inflação IPCA/IBGE Brazil 7,5% Emprego – Brasil 1.9 mil

Mudanças do consumidor, impacto no varejo e perspectivas

-2,0-0,3-1,2-2,0-1,2-4,1-3,7-2,7-1,6 -3,1-2,4-5,6-1,0-1,7-3,3-3,8-1,8-5,4 VARIAÇÃO % VALOR (Deflacionado) VARIAÇÃO % PREÇO (Deflacionado) IPCA: 10,67% Variação de Volume e Preço – 2015 x 2014 – Total Brasil – TOTAL BRASIL Base 131 Categorias de Produto – Total Brasil – Fonte: Nielsen | Retail Index 2015 FOI O ANO DE RETRAÇÃO Todas as cestas desaceleraram ou retraíram 15 Importância Var% Volume

ONDE CATEGORIAS CONQUISTADAS NOS ÚLTIMOS ANOS DERAM LUGAR AO BÁSICO Industrializado de Carne Leite Asseptico Desodorante Água Mineral Leite Condensado Café em Pó e Grãos Biscoito Carne Congelada Açúcar Molho de Tomate Goma de Mascar Whisky Salgadinho para Aperitivos Bebida a Base de Soja Aguardente de Cana Sorvete Chocolate Cerveja Cigarro Refrigerante... Enquanto categorias de consumo fora do lar e por impulso estão entre as que mais retraíram em 2015 Categorias de uso básico e/ou familiar voltaram a se destacar em Contribuição em volume – 2015 x 2014 – Total Brasil – TOTAL BRASIL Base 131 Categorias de Produto – Total Brasil – Fonte: Nielsen | Retail Index Top 10

Importância em Valor% T. BRASIL AS T. BRASIL AS HIPER T. BRASIL AS SUPER T. BRASIL AS VIZINHANÇA TOTAL 100,0 MERCEARIA 24,024,120,220,325,125,031,931,5 PERECÍVEIS 15,516,312,813,519,019,89,910,4 ELETRO 9,68,116,113,45,54,95,86,2 LIQUIDA 12,112,710,311,112,813,315,114,7 BAZAR 6,86,29,99,64,84,34,64,2 LIMPEZA E DESCARTAVEIS 9,19,38,89,18,9 10,9 PERECIVEL COMPLEMENTAR 10,310,28,58,611,611,310,510,0 PERFUMARIA 5,0 4,84,95,05,15,3 TEXTIL 3,02,84,94,61,71,61,92,1 PADARIA E ROTISSERIA 3,53,62,93,14,2 2,92,8 OUTROS 1,21,80,91,81,41,71,22,0 Fonte: Nielsen Scantrack E NO HIPER, SETORES QUE SÃO SINÔNIMO DO CANAL PERDEM RELEVÂNCIA: ELETRO, BAZAR E TÊXTIL

E 2016 TRAZ UM CENÁRIO DESAFIADOR...

Reduz suas idas ao ponto de venda COMPRA DO MÊS Tamanhos de embalagens OPÇÕES DE DESEMBOLSO Troca por marcas mais baratas TRADE DOWN Reduz volume RACIONA A COMPRA Diversifica canais BUSCA POR CUSTO BENEFÍCIO REDUZ CONSUMO FORA DO LAR e busca economia Análise das Top 20 categorias para “Opções de desembolso” Fonte: Nielsen Estudo Global Confiança do Consumidor (4Tri 2015); Nielsen Retail Index, ScanTrack e Homescan – Brasil (2015) Reduz suas idas ao ponto de venda COMPRA DO MÊS Tamanhos de embalagens OPÇÕES DE DESEMBOLSO Troca por marcas mais baratas TRADE DOWN Reduz volume RACIONA A COMPRA Diversifica canais BUSCA POR CUSTO BENEFÍCIO REDUZ CONSUMO FORA DO LAR e busca economia Atacarejo cresce +12,1% em 2015 Frequência cai -4,3% em 2015 vs % das categorias crescem por embalagens econômicas Metade das categorias apresentam Troca por marcas mais baratas Volume da cesta Nielsen cai -1,2% 61% dos consumidores economizam com entretenimento fora do lar PARA DRIBLAR O CENÁRIO DE PRESSÃO NO BOLSO, OS CONSUMIDORES BUSCAM OPÇÕES QUE SE ENQUADREM EM SUA NOVA REALIDADE:

E COM ESSE CENÁRIO CESTA NIELSEN DEVE SEGUIR EM RETRAÇÃO EM 2016! 20% DOS QUE TROCAM MARCAS DE ALIMENTOS PRETENDEM MANTER ESSE COMPORTAMENTO QUANDO O CENÁRIO MELHORAR Variação de Volume da Cesta Nielsen (%) 2015 vs mesmos períodos de 2014 Fonte: Nielsen Retail Index – 131 categorias – Total Brasil 20 Desemprego deve representar 38% da desaceleração da Cesta Nielsen em 2016 !

Mas há 5 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CONSUMIDOR para atender as novas demandas

CONSUMIDOR ADAPTA SEU JOGO EM 2016 ESTÁ MAIS ATENTO AOS PREÇOS

Fonte: Nielsen ScanTrack – Número de categorias que aumentam importância de TPR - Base 161 categorias (YTD até Per11) / Nielsen Price and Promo realizados no Brasil (2015) COM A INFLAÇÃO, CONSUMIDOR COMPARA MAIS PREÇOS. PORÉM NEM TODA PROMOÇÃO REPRESENTA INCREMENTO EM VENDAS! 23 Redução Temporária de Preço BEBIDASMERCEARIA Embalagens Promocionais HIGIENE & BELEZA LIMPEZA CASEIRA TIPOS DE PROMOÇÕES BEM SUCEDIDAS: Consumidor tem volume de compra subsidiado, pois levaria produtos das cestas mesmo sem o incentivo dos descontos De 100% do volume promocionado, qual % seria vendido sem baixa de preço? CESTAS ONDE FORAM BEM EXECUTADAS

CONSUMIDOR ADAPTA SEU JOGO EM 2016 TROCA CONVENIÊNCIA POR ECONOMIA

MAIOR PLANEJAMENTO É A RESPOSTA DO BRASILEIRO *Base ScanTrack – 122 categorias Fonte: Nielsen Retail Index – Variação em volume dos canais (Base: 131 categorias de produto) / Nielsen Homescan – Representatividade das missões nas ocasiões de consumo (2015 vs 2014) VARIAÇÃO DOS CANAIS EM VOLUME (%) Missões de compra por canal (% do faturamento): Novo consumidor do Atacarejo gasta 12% menos e leva 9% mais itens OUTRAS A compra de Abastecimento cresce de forma geral para todos os canais e torna-se ainda mais importante na primeira semana do mês. Em 2014, as compras de Abastecimento representavam 42% do volume nos Autosserviços. Em 2015 essa importância saltou para 45%

SUPER É CONVENIÊNCIA COMPLETA Consegue se destacar entre formatos oferecendo sortimento e proximidade Fonte: Nielsen Homescan - Penetração dos canais / Nielsen ScanTrack - Crescimento orgânico vs total dos formatos; Nº médio de itens/loja e número de lojas – T. Brasil (2015 vs 2014) SUPER TEM... % dos compradores de Super também compram no Hiper % do crescimento orgânico do Autosserviço vem do formato Super VIZINHANÇA VS. 2 X itens HIPER 7 X lojas VS.

VIZINHANÇA É EXTENSÃO DA DESPENSA DO BRASILEIRO T. Brasil (2015 vs. 2014) Fonte: Nielsen Total Store - Crescimento por expansão de lojas / Nielsen Homescan – Ticket médio e intensidade de compra / Nielsen ScanTrack – Crescimento em valor das categorias por canal FLV +6 % SUPER VIZINHANÇA R$ 66 R$ 38 TICKET MÉDIO 14 itens 11 itens ITENS POR OCASIÃO 48 % do crescimento do vizinhança vem por abertura de novas lojas Variação em valor % (2015 vs 2014) Canal tem a maior concentração de compras de reposição: 67% (vs 56% Total) Farinha +3 % Café +23 % Biscoito +17 %

CONSUMIDOR ADAPTA SEU JOGO EM 2016 ESTÁ DISPOSTO A TROCAR DE MARCA

TROCA POR MARCAS BARATAS REFLETE NOVA DINÂMICA Fonte: Nielsen ScanTrack – Número de categorias que sofrem trade down: volume dos itens mais baratos ganhando importância na categoria (2015 vs 2014) % DE CATEGORIAS QUE SOFREM COM TROCA DE MARCAS MAIS CARAS POR BARATAS TOTAL ALIMENTOSBEBIDASLIMPEZAHIGIENE E BELEZA

CONSUMIDOR ADAPTA SEU JOGO EM 2016 É CONECTADO E NÃO ABRE MÃO DO QUE GOSTA BRASILEIRO GOSTA, MAS COM RESSALVAS

Millennials : A nova cara do consumo Fonte: Nielsen Homescan – Evolução dos gastos nos domicílios (supérfluas = categoria com menos de 50% de penetração) – (2015 vs 2014) dos consumidores de 26 a 30 anos não pretendem economizar (média 31%) Compram por impulso Vivem o momento

NOVA GERAÇÃO NÃO ABRE MÃO DO QUE GOSTA Fonte: Nielsen Homescan – Variação dos gastos nos domicílios entre as categorias básicas e superfluas e categoria de maior alocação em gasto% nos Millennials (2015 vs 2014) 15,7% 9,1% 12,1% 5,3% BásicasSupérfluas Variação total do gasto nos domicílios: Variação do Gasto nos Lares liderados por Millennials (26 a 30 anos) O novo básico? Água de coco Cappuccino Mistura alcoólica Maquiagem Higiene Íntima 32 CATEGORIAS MAIS CONCENTRADAS NOS LARES LIDERADOS POR MILLENNIALS: Comportamento dos Millennials no Autosserviço:

BRASILEIROS JÁ TEM CULTURA DE E-COMMERCE Fonte: Nielsen Global survey - Connected Commerce (Jan. 2016) – Brasileiros com acesso a internet 83% dos lares que compraram produtos de rápido consumo pela internet, compraram Higiene e Beleza Comentários online influenciam na decisão de compra de mantimentos (57% vs 50% global) % de pessoas que comprou pela internet: Produtos de rápido consumo MUNDO DIGITAL É REALIDADE PARA ESTE PÚBLICO

Perspectivas e Oportunidades

ADAPTE O SEU JOGO EM 2016 PREÇO É FATOR FUNDAMENTAL Defina reajustes levando em consideração o preço de seus principais concorrentes, planejando todo o portfolio e entendendo quais as melhores promoções para vender mais com margens saudáveis. ENTENDA O QUE O BRASILEIRO VAI BUSCAR EM CADA LOJA Colaboração entre varejo e indústria é fundamental, garantindo a melhor oferta para os consumidores em cada canal. Leve em consideração a dinâmica e as tendências de mudança de missão de compra de acordo com o tipo de loja. ENCANTE SEU CONSUMIDOR PARA GARANTIR LEALDADE Excelência em execução: não permita a experimentação de seu concorrente por indisponibilidade Mídia: mensagens customizadas, eficientes e ativação de vários meios de comunicação geram um consumidor mais engajado O FUTURO COMEÇA AGORA Planeje seu portfolio entendendo as preferências dos Millenials desde já Invista em campanhas digitais Supere as barreiras do e-commerce para sair na frente nesse canal de vendas que já é realidade no Brasil para outros segmentos

O SHOPPER E SUAS “Escolhas Inteligentes” Christine Pereira Commercial Director

UMA NOVA REALIDADE BRASILEIRA APÓS O BOOM DO CONSUMO VOLTA AOS ÍNDICES DE 2010 EM VOLUME Renda Real cai 5,36% (2015vx 2014) Total FMCG – Fast Moving Consumer Goods | Cestas Kantar Worldpanel 96 categorias Holistic View 2015 vs Fonte: Kantar Worldpanel 10,7% Inflação IPCA 2015 Fonte: IBGE 10,7% Inflação IPCA 2015 Fonte: IBGE 9% Taxa de Desemprego Trimestre terminad novembro % Taxa de Desemprego Trimestre terminad novembro 2015

VOLUME MÉDIO (UNIDADES) -3,4% FREQUÊNCIA DE COMPRAS -4 visitas TICKET MÉDIOFREQUÊNCIA -4 visitas UNIDADES POR VIAGEM +1,1% GASTO MEDIO -1,8% +2,7% COMPRADORES +2,0% VALOR +8,3% PREÇO MÉDIO -1,5% UNIDADES Evolução CONSUMO | Cesta Kantar Worldpanel 96 categorias % Variação 2015 x ,5% VOLUME Lares foram ao ponto de venda 81x em 2015 versus 85x em 2014 OCORRE QUEDA DE FREQUÊNCIA E UNIDADES POR VIAGEM

“RACIONALIZAÇÃO DO CONSUMO - A VOLTA AO LAR” AS FAMÍLIAS BUSCAM OPÇÕES PARA EQUILÍBRIO DO ORÇAMENTO Holistic View 2015 vs * Gasto médio mensal **ComTech – 2015 vs 2014 Gasto mensal com celular é de R$ 55 Renda mensal é de R$ GASTOS COM COMUNICAÇÃO Cresce penetração e gasto médio Internet: + 1,5 MM e R$ 64* Tv por assinatura: + 1,8 MM e R$ 86* LAZER EM CASA +1 MM com festas em casa nos últimos anos MAIS DESPESAS EM CASA Cresce posse de Pós Pago com mensalidades mais baratas e cresce plano controle em posse e gasto médio 11%** PLANO PÓS PAGO E CONTROLE +1/2 milhão de lares deixaram de jantar fora de casa Queda de 8% nos gastos 2015 vs 2014 REFEIÇÕES FORA DE CASA Cães passam a comer comidas caseiras, rações industrializadas perdem importância, COMIDA PARA CACHORRO ENTRAM RACIONALIZAM Fonte: Kantar Worldpanel

CONSUMIDORES NÃO QUEREM ABRIR MÃO DE SUAS CONQUISTAS! AS CATEGORIAS NÃO PERDERAM PENETRAÇÃO Cestas Kantar Worldpanel 96 categorias Consumer Insights – Variação 2015 x 2014 Fonte: Kantar Worldpanel CARRINHO SE AJUSTANDO AO CENÁRIO ATUAL Número de categorias compradas + 70% de penetração anual Base: 84 categorias AB C DE O número de categorias adotadas pelas diferentes classes é muito próximo no ano, o diferencial entre elas é a quantidade comprada e a frequência de compra.

E AS FAMILIAS ESTÃO FICANDO MENORES... População % 1-2 PESSOAS 3-4 PESSOAS 5+ PESSOAS E entre os lares de 1-2 pessoas, se destacam os que não têm crianças (até 12 anos): 30% da população (+3pp) LARES 1-2 ADULTOS COM DONAS DE CASA ATÉ 50 ANOS (13%) 72 IDAS AO PONTO DE VENDA R$ 37,57 TICKET LARES 1-2 ADULTOS COM DONAS DE CASA + 50 ANOS (17%) 83 IDAS AO PONTO DE VENDA R$ 31,54 TICKET Total População Lares com 1-2 Adultos até 50 anos A+B C+D+E Donas de casa acima de 50 anos vão mais ao ponto de venda, mas gastam menos por compra. Cestas Kantar Worldpanel 96 categorias Fonte: Kantar Worldpanel

LARES 1-2 ADULTOS COM DONAS DE CASA ATÉ 50 ANOS (13%) LARES 1-2 ADULTOS COM DONAS DE CASA + 50 ANOS (17%) DESTAQUES EM FREQUÊNCIA DE COMPRA VS MÉDIA POPULAÇÃO Sobremesa Pronta Lanche Pronto Polpa+ Pure Prod. p/ barba Cream Cheese Torrada Indust. Água de coco Cream Cheese Adoçante Tintura p/ cabelos Cestas Kantar Worldpanel 96 categorias Fonte: Kantar Worldpanel

LARES 1-2 ADULTOS COM DONAS DE CASA ATÉ 50 ANOS (13%) LARES 1-2 ADULTOS COM DONAS DE CASA + 50 ANOS (17%) Supermercado de Rede Porta a Porta Supermercado de Rede Supermercado Independente OPORTUNIDADES Embalagens menores Produtos práticos Apelo à saudabilidade CANAIS DE COMPRA DESTAQUES EM VALOR VS MÉDIA POPULAÇÃO Cestas Kantar Worldpanel 96 categorias Fonte: Kantar Worldpanel

PLANEJAMENTO O SHOPPER RACIONALIZA E SE PLANEJA PARA COMPRAR VALOR Busca a entrega de valor entre categorias e segmentos SAUDABILIDADE Procura integração do saudável e do saboroso CUSTO x BENEFÍCIO 3 P’s: Produtos, Promoção, Praça O MOMENTO DAS ESCOLHAS INTELIGENTES OFERECER O QUE O SHOPPER QUER, DE MANEIRA ORGANIZADA

1. PLANEJAMENTO O SHOPPER RACIONALIZA E SE PLANEJA PARA COMPRAR ESPAÇA AS COMPRAS Idas ao pdv/ano (2014/2015) MANTEM UNIDADES POR IDA 14 Itens por ocasião de compra (2015) Fonte: Kantar Worldpanel T. Brasil | T. Alimentar sem Pão Caseiro (MAT NOV15 x 14)

2. VALOR O SHOPPER TAMBÉM BUSCA ENTREGA DE VALOR ENTRE CATEGORIAS E SEGMENTOS Spreads Bebidas Cremes p/ Rosto Limpadores Margarina -1,2% Manteiga +10% Cream Cheese +12% Refrigerantes -5% Agua de Coco +11% Básicos -4,2% Clareadores +27% Total categorias -7,5% Simples -7% Desengordurantes +7,2% *1º Sem’15 x 1º Sem’14 / Importância em Volume / variação Volume Fonte: Kantar Worldpanel

Leite UHT Leite Baixa Lactose -2% +78% Açúcar -6,4% 27% Óleo Azeite -3% +3% Pães Industrializados Pão Integral -3,5% +7% Demerara 3. SAUDABILIDADE A PREOCUPAÇÃO COM SAÚDE E BEM ESTAR ESTÁ CRESCENDO SAUDÁVEIS E SABOROSOS SAÚDE Gastos com saúde consomem 7% do orçamento (6% em 2014) PREOCUPAÇÃO 2ª MAIOR PREOCUPAÇÃO DO BRASILEIRO É COM A SAÚDE 49% Fonte: Kantar Worldpanel Estudo Consumer Watch 2015

3. SAUDABILIDADE ESTUDO RELEVA RAIO X DO BRASILEIRO 79% Trocou sua alimentação para comidas mais saudáveis 60% Caminha 17% Corre ao ar livre 16% Faz academia 76% Peso 75% Colesterol 75% Pressão Arterial Hábitos Exercícios Preocupações Porque não Diet/Light? 37% Preferem naturais (vs 24% 2011) 35% Preço é caro (vs 30% 2011) LINKQ – THINK FIT- SAUDABILIDADE – JUL 2015 Fonte: Kantar Worldpanel

4. CUSTO BENEFICIO: PRODUTO A DECISÃO DE COMPRA CONSIDERA O CUSTO/BENEFÍCIO Formatos e Embalagens Refrigerante Maionese ECONÔMICA (3 litros) DESEMBOLSO (Até 260 ml) USUAL (2 Litros) + 1 p.p + 3 p.p - 2 p.p ECONÔMICA (1 Kg) DESEMBOLSO (Doypack) USUAL (500g) + 1 p.p + 2,4 p.p - 1 p.p TAMANHOS ALTERNATIVAS Fonte: Kantar Worldpanel

+ 21% na Promoção ”Leve+ Pague –” em % dos shoppers, antes de irem de compras, consultam os tabloides Desafio no Brasil é ampliar as demais promoções, além de redução de preço 4. CUSTO BENEFICIO: PROMOÇÃO DESCONTO DE PREÇO SEGUE SENDO A PROMOÇÃO MAIS PERCEBIDA PELOS SHOPPERS

4. CUSTO BENEFICIO: PRAÇA / CANAIS DESTAQUE PELO CRESCIMENTO DO ATACAREJO Est Variação Valor (%) – 2015 X 2014 Fonte: Kantar Worldpanel T. Brasil | T. Bens de Consumo Não Duráveis (FMCG)

E PROPORCIONAR EXPERIÊNCIAS NO PDV É FUNDAMENTAL! O SHOPPER SABE O QUE QUER… Questionamento sobre atitude no PDV Estudo: Shopper Dinamics Latam / Kantar WorldPanel 75% “Sempre compro produtos em ofertas e promoções” PROMOÇÕES 71% “Quando vou às compras tento ser o mais planejada e racional possível para evitar o desperdício de tempo ” ORGANIZAÇÃO 68% “Quando eu vou comprar um produto, se não encontro a marca que compro normalmente, procuro outras opções” SORTIMENTO 59% “Gosto de caminhar pela loja e encontrar novidades” NOVIDADES

LEALDADE DO SHOPPER CONVERSÃO DO SHOPPER O DESAFIO É AUMENTAR... SORTIMENTO É A BASE

SORTIMENTO É A CHAVE NESTE MOMENTO E OS CONSUMIDORES ESTÃO INDO CADA VEZ MENOS AO PONTO DE VENDA (-4 IDAS) PORÉM O CARRINHO SE MANTÉM COM 56 CATEGORIAS/ ANO Ou seja, a quantidade de lançamentos NÃO AUMENTA O CONSUMO… mas o CONSUMIDOR FAZ ESCOLHAS DIFERENTES LANÇAMENTOS DE SKUS

MAS APESAR DE TODO ACESSO, HÁ AINDA MUITO A CONQUISTAR Base 96 categorias 24 categorias Lista considerando penetração Antissépticos bucais Sobremesa pronta Água de Coco Molho para Salada Água mineral Leite fermentado Azeites Tintura para cabelo Penetração anual Inferior a 30% Penetração anual > 30% a 50% Penetração anual > 50% a 70% Extrato de tomate Sobremesa em pó Escova dental Leite aromatizado 12 categorias 14 categorias Período: ano fechado 2015 Fonte: Kantar Worldpanel

Perspectivas e Oportunidades

PALAVRAS DE ORDEM PARA VAREJISTAS VENCEDORES CONHECER SEUS consumidores e NÃO consumidores PLANEJAR Loja Abastecida na 1ª Semana e aos Sábados. Opções para pagamento SAÚDE Destaque Funcionais, Integrais, Com ou Sem Ingredientes INOVAR com diferenciação FACILITAR A vida do consumidor CUSTO-BENEFÍCIO Promoções Inteligentes e Sortimento com Opções VALOR Acesso para Desenvolver Sofisticação para Desenvolvidas