SINTEEP N OROESTE - RS Faça parte desta construção coletiva!

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PRO-SOCIAL Situação Nacional. EIXOS DISCURSIVOSPROPOSTAS TERCEIRIZAÇÃO DA ASSSISTÊNCIA DIRETA À SAÚDE Art. 8º parágrafo 2º Os profissionais referidos.
Advertisements

IMPACTO DO PISO NOS ESTADOS E MUNICÍPIOS SESSÃO ESPECIAL NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CAMARA DOS DEPUTADOS BRASÍLIA MILTON CANUTO DE ALMEIDA.
Principais resultados do Censo da Educação Superior 2014 BRASÍLIA – DF | NOVENBRO 2015 Censo da Educação Superior 2014.
Serviço Público FederalFiscalização de Contratos Contratos Públicos Fiscalização de Documentação para Atesto de Notas Fiscais.
SENGE-PR Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná.
Edivaldo Moura (91) Coordenação Geral de Educação Superior.
TERCEIRIZAÇÃO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO: PERSPECTIVA CONSTITUCIONAL E DIREITOS FUNDAMENTAIS Gabriela Neves Delgado Professora Adjunta de Direito do Trabalho.
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
Enfermagem 30 horas: A conquista no Estado do Tocantins Profa. Msc. Enfa.: Dayana Franco 2012.
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
E STÁGIO : LEGISLAÇÃO CBD Estágio Supervisionado em Unidades de Informação 2. semestre 2014 Profa Dra. Vânia Mara Alves Lima 1.
Flexibilidade do tempo de trabalho. Tempo de trabalho Tempo de trabalho: qualquer período durante o qual o trabalhador está a desempenhar a actividade.
Estado de Alagoas SECRETARIA EXECUTIVA DE ADMINISTRAÇÃO, RECURSOS HUMANOS E PATRIMÔNIO Estado de Alagoas SECRETARIA EXECUTIVA DE ADMINISTRAÇÃO, RECURSOS.
Residência Pedagógica e processos de valorização e formação de professores para a educação básica: impasses e desafios Comissão de Educação, Cultura e.
Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais FIEMG.
SINDICATOS CATEGORIAS E CONTRIBUIÇÕES. CATEGORIAS ECONÔMICAS Congregam empregadores de setores econômicos: indústrias, bancos,empregadoresindústriasbancos.
Informe Nacional do Brasil para o Curso “Formación Sindical sobre organización y desarrollo sindical” (A2 – 04025)
ATIVIDADES ACADÊMICO- CIENTÍFICO-CULTURAIS Professor Domingos Aguiar.
4º Encontro de Secretários Executivos de Sindicatos – FIESC – 15/9/2010 Visão estratégica e projetos futuros 4° Encontro de Secretários Executivos de Sindicatos.
Proposta do ANDES-SN. ANTECEDENTES PUCRCE E CONSTITUIÇÃO 88.
Audiência Pública Estruturação dos Destinos Turísticos Brasileiros.
PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA Secretaria de Administração Subsecretaria de Desenvolvimento de Pessoas Gerência de Cargos, Salários e Avaliação de Desempenho.
LEGISLAÇÃO E EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA. Modelo Orçamentário Modelo Orçamentário é o conjunto de procedimentos padronizados que devem ser seguidos pelos entes.
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO FEDERAL 11 DE DEZEMBRO DE
PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO SST.
O SINDICATO COMO ORGANIZAÇÃO A RAZÃO DE SER. 2 A história do sindicalismo: Revolução Industrial. QUAIS ERAM AS CONDIÇÕES DE TRABALHO? QUAL FOI A REAÇÃO.
Captação de Parceiros para abertura de pontos de vendas (PDV’s)
CURITIBA Gestão Sindical Gestão Financeira.
Carlos Eduardo Sanches Assessor da Undime Impacto do Piso Salarial Nacional do Magistério.
Principais motivos sobre a viabilidade e sustentabilidade dos RPPS: Favoráveis ao Executivo: 1º - No caso de extinção, o art. 5º da portaria nº 2/09 do.
JUDICIALIZAÇÃO QUAIS AS PRINCIPAIS CAUSAS E COMO O SISTEMA UNIMED ESTÁ SE PREPARANDO.
FACULDADE DE MEDICINA DE ITAJUBÁ M.G ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE O.A.S.S2011.
AVANÇOS DO PL 4330 de 2004 CDEIC - Aprovado com Substitutivo CTASP - Aprovado com Substitutivo Comissão Especial – Aprovado com Substitutivo 23 de novembro.
A Campanha Apae Noel consiste no sorteio nacional de 05 prêmios logo após o período natalino, pela extração da Loteria Federal, ao custo de R$ 5,00 cada.
Universidade Federal do Pará Instituto de Letras e Comunicação Faculdade de Letras Disciplina: Política e Legislação Educacional Prof.ª Sônia Rodrigues.
Aula 1 Gestão Ambiental Disciplina: Gestão de Cooperativas
Previdência Complementar. Economus BD com déficit equacionado e déficit adicional em torno de R$ 90milhões (valor dezembro /08) BD com déficit equacionado.
Mini Curso: GESTÃO DO BOLSA FAMÍLIA 28 a 30 de abril de 2015 CONGEMAS NACIONAL “A implementação do SUAS na prática cotidiana da gestão pública”
TAXAS E CONTRIBUIÇÕES. Contribuição Sindical (Imposto Sindical) Cobrança Anual Obrigatória Um dia de Trabalho (3,33% do salário) Descontado em Folha ou.
DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO II. Jornada de Trabalho No princípio das regulamentações sobre jornada de trabalho, havia fixação de jornada de 10 horas.
VOLUNTARIADO e TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. SITE: Missão Incentivar e consolidar a cultura e o trabalho voluntário na cidade de São Paulo.
Acidentes de Trabalho Profª. Michele Barboza.
Veris Faculdade 1 Prof.Ronaldo Harada Folha de Pagamento 29/10/2010.
2/6/2016 Regime de Trabalho 1 Regimes de Trabalho e Afastamento Docente Prof. Dr. Carlos Roberto Grandini Comissão Permanente de Avaliação UNESP2009.
CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não.
Engº Eduardo Ulisses Perobelli Chefe do Departamento de Compras.
ROTEIRO PARA ANÁLISE INSTITUCIONAL
Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional - CAINDR CÂMARA DOS DEPUTADOS Brasília, 5 de maio de 2009.
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: MESA 2 - JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
André Santos Jornalista, Especialista em Política e Representação Parlamentar e Assessor Parlamentar do DIAP e da CNPL.
AULA 4 O tratamento do meio ambiente na Constituição Federal O tratamento do meio ambiente na Constituição Federal.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
Universidade Federal do Pampa Engenharia de Alimentos Introdução a Engenharia de Alimentos Profa. Valéria Terra Crexi.
DOCUMENTOS IMPRESCINDÍVEIS OU ESSENCIAIS APOSENTADORIA POR IDADE APOSENTADORIA POR IDADE O benefício pode ser solicitado nas Agências da Previdência Social.
Implantação e Gerenciamento de Avaliação de Desempenho – Experiência do Município de Vitória.
ELEIÇÕES 2012 Obrigações Partidárias. Formatar Alianças Compor Coligação Discutir Programa de Governo Tarefas políticas da direção partidária.
Índice A empresa Parceiros Metodologia Benefícios Práticas Internas para Melhoria Contínua Dados Cadastrais Nossa Localização BETEL COMERCIAL E LOGÍSTICA.
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
Unidade III – Regime Geral de Previdência Social – Características e sujeitos. 2.Beneficiários (cont.). 4.Dependentes 5.Qualidade de segurado – instituição,
Medidas para o Fortalecimento da Assistência Farmacêutica e a Qualificação da Judicialização da Saúde Caroline Cabral Zonta Promotora de Justiça Coordenadora-Adjunta.
Maria Edineide de Almeida Batista Dirigente Municipal de Educação de Lagoa de Pedras/ RN Secretária de Finanças da Undime Alternativas para o financiamento.
Benefícios previdenciários na Lei nº 8.112/90 e seu embasamento constitucional.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE SOMBRIO,
1 Internacional de Trabalhadores da Construção e da Madeira Relações laborais nas empresas multinacionais.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ ESCOLA DE VERÃO LEIS EDUCACIONAIS Iracema Pinho
DECLARAÇÃO TRIPARTIDA DE PRINCÍPIOS SOBRE EMPRESAS MULTINACIONAIS E POLÍTICA SOCIAL ACTRAV Bureau para as Atividades dos Trabalhadores.
Nova Metodologia de Cálculo do SAT-Seguro de Acidente de Trabalho Eng. Jaques Sherique Presidente da SOBES-RJ 1º Vice-Presidente do CREA-RJ Ex-Presidente.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA REUNIÃO COM CONSELHO FECAM SECRETÁRIO MARCO TEBALDI LAGES, 16 JUNHO DE 2011.
Transcrição da apresentação:

SINTEEP N OROESTE - RS Faça parte desta construção coletiva!

O QUE É SINDICATO ? Os sindicatos surgiram para defender os interesses dos trabalhadores, como melhoria salarial, redução da jornada de trabalho e melhores condições de trabalho. As condições de vida e as de trabalho dos primeiros trabalhadores do Brasil eram precárias, pois trabalhavam até 15 horas por dia, sem descanso semanal remunerado, sem feriados ou férias, não possuíam garantias quanto ao recebimento dos salários, além de, em caso de doença, não ter amparo legal.

Essas condições foram amenizadas a partir de 1930 com o surgimento das Leis Trabalhistas, fruto das reivindicações do operariado e como forma de “manter a ordem social” no país. Procurando unificar toda a legislação trabalhista então existente no Brasil, em 1º de maio de 1943, Getúlio Vargas, cria a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) está prevista no artigo 611 da CLT desde 1967, sendo um acordo com força de lei firmado entre dois sindicatos e garantem direitos aplicáveis as relações de trabalho além dos já previstos na CLT.

O sindicato, apesar das dificuldades, é o único órgão capaz de fazer a defesa dos direitos do trabalhador. Q UAL O PAPEL DO SINDICATO ?  Lutar por melhorias nas co ndições de vida e de trabalho do conjunto dos trabalhadores;  Defender a independência e a autonomia sindical;  Atuar na manutenção e na defesa das instituições democráticas.

ORGANIZAÇÃO SINDICAL: Sinteep O Sinteep está ligado à:  Central Única dos Trabalhadores – CUT  Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – CONTEE  Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino do Estado do Rio Grande do Sul – FETEE-SUL O coordenador geral do Sinteep, Daniel Santos de Oliveira, ocupa o cargo de diretor de organização na Coordenação Executiva da Fetee-Sul; A diretora Lúcia Hendges e o diretor Antonio Milton da Luz representam o Sinteep junto à CUT Microrregional Noroeste.

O Sinteep, num primeiro momento, restringia-se ao município de Ijuí, mas em 1983 iniciou a sua primeira extensão de base. Em 21 de março de 1986 o Sinteep conquistou mais 28 municípios. Com a reformulação estatutária aprovada no dia 17 de julho de 2004, o Sinteep passou a abranger 128 municípios. Área de atuação do SINTEEP ÁREA DE ATUAÇÃO DO SINTEEP: Possui na sua base, aproximadamente: -150 escolas trabalhadores sócios do sindicato O Sinteep-Noroeste/RS, representa os profissionais que exercem atividades laborais, nas instituições de ensino de qualquer grau ou natureza, educação profissional e cursos livres. E, representa também a categoria dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Educação Infantil, que exercem as funções de auxiliar de educação infantil, auxiliares administrativos, serviços de apoio especializados e empregados em geral.

A LGUMAS C ONQUISTAS DO SINTEEP

O S INTEEP TEM COMO PRINCIPAIS DESAFIOS : DEFENDER os DIREITOS DOS TRABALHADORES frente à classe patronal; CONSOLIDAR a democracia sindical; AMPLIAR o número de SÓCIOS, garantindo a sustentabilidade econômica e política do sindicato na luta pelos interesses dos trabalhadores do ensino privado; PROMOVER a UNIDADE dos trabalhadores com o objetivo do FORTALECIMENTO do SINTEEP na luta por novas conquistas aos trabalhadores; TRABALHAR a consciência de classe junto à categoria dos trabalhadores do ensino privado;

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL: É o desconto de 01 dia de trabalho (1/30) de cada trabalhador, sócio ou não sócio do sindicato, efetuado uma vez ao ano. Este desconto é compulsório e está previsto no Capítulo III da CLT. A arrecadação da contribuição sindical dos trabalhadores em estabelecimentos de ensino privado é distribuída pela Caixa Econômica Federal da seguinte forma (Art. 589,II,CLT): 5% para a CONTEE; 10% para a CUT; 15% para a FETEE-SUL; 60% para o SINTEEP; 10% para a Conta Especial Emprego e Salário;Exemplo: Trabalhador que ganha o piso hoje R$ 735,80/30 = R$ 24,52 - valor descontado do trabalhador R$ 24,52 x 60% = R$ 14,71 – quota cabível ao Sinteep conforme CLT

CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL: É o desconto efetuado aos trabalhadores sócios e não sócios quando a Convenção Coletiva é firmada, pois o valor a ser descontado é definido na assembleia da categoria, por ocasião da Negociação Salarial.Exemplo: Desconto do ano 2011 – 3% do salário de maio/2011 e 3% do salário de julho/2011 Salário de R$ 735,80 (piso): R$ 735,80 x 3%= 22,07 em maio R$ 735,80 x 3%= 22,07 em julho Total de desc. Cont. assist.= R$ 44,14

M ENSALIDADE S INDICAL : É o valor descontado de cada trabalhador que se associar ao sindicato. Esta contribuição é de 0,5% do salário base e está prevista no Estatuto da entidade sindical, sendo que em algumas instâncias da entidade somente sócios podem participar.Exemplo: Salário de R$ 735,80 (piso): R$ 735,80 x 0,5%= 3,67 Total de desconto referente a mensalidades (ex.12meses): R$ 44,04

NEGOCIAÇÕES SALARIAIS: As negociações Salariais com o sindicato patronal são realizadas pelo Sinteep juntamente com os sindicatos filiados à FETEE-SUL de forma unitária, resultando na convenção coletiva de trabalho que contém as normas de direitos e deveres que deverão ser cumpridas pelos empregadores.

CLÁUSULAS NOVAS – PAUTA DE REIVINDICAÇÕES 1. IMPLANTAÇÃO DE PLANOS DE CARREIRA. Instituir plano de carreira, no prazo de 1 ano. 2. ULTRATIVIDADE DA CONVENÇÃO COLETIVA. As cláusulas constantes da presente permanecerão em vigor até a celebração de nova convenção pelas partes. 3. FÉRIAS PROFISSIONAIS E ESCOLARES. As férias dos empregados devem coincidir com as escolares. 4. ASSÉDIO MORAL Os estabelecimentos serão responsabilizados pelas condutas de assédio moral, e, na reparação dos danos. 5. GARANTIAS NA SUSPENSÃO DO CONTRATO DE TRABALHO Benefício assegurado ao trabalhador e seus dependentes, desde que permaneçam vigindo as condições que justifiquem a manutenção das mesmas.

6. VALE ALIMENTAÇÃO/REFEIÇÃO 22 vales, em valor equivalente a 1,5% do piso salarial. 7. SEGURANÇA DO TRABALHO Os estabelecimentos ficam obrigados a: - entregar cópia ao sindicato, no mês de abril, do Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais (PPRA) e do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, e sua atualização (análise global), no mesmo período; entregar ao sindicato as comunicações de acidente do trabalho (CAT) até 72 horas após sua emissão; informar ao sindicato a data das eleições da CIPA, até o último dia útil do mês de dezembro do ano anterior à sua realização; entregar ao sindicato a listagem dos componentes da CIPA, com seus respectivos cargos, até 72 horas após a realização da eleição; comunicar ao sindicato o afastamento do trabalhador por motivo de doença, quando superior a 15 (quinze) dias.

8. JORNADA DE 40 HORAS Sem redução salarial, a CH semanal máxima de 40h. 9. TRATAMENTO MÉDICO Fica vedada a dispensa, ainda que apto para o trabalho, esteja em tratamento em face de doença ocupacional. 10. RETORNO DE AUXÍLIO-DOENÇA Garantia de 180 dias, contados a partir da data de retorno. 11. APRIMORAMENTO ACADÊMICO a) especialização- 5% (cinco por cento); b) mestrado – 10% (dez por cento); c) doutorado - 15% (quinze por cento).

REFORMULAÇÃO DE CLÁUSULAS EXISTENTES 12. REAJUSTE SALARIAL 1° de março de 2012 pelo índice do INPC + 50% do PIB, incidente sobre os salários efetivamente devidos em 1º de janeiro de REEMBOLSO CRECHE Os estabelecimentos que não dispuserem de creches reembolsarão, no limite de R$ 159,48 (para cada filho de até 5 anos), a partir do mês de março/2011. Se ambos os progenitores atuarem na mesma entidade, ficará limitado o valor de R$ 318,96 para cada filho. 14. PLANO DE SAÚDE Deverá ser oferecido aos empregados à opção de um Plano de Saúde, gratuitamente, que garanta atendimento-base em consultas com médicos especializados e exames diagnósticos, atendimento de pronto socorro e atendimento fisiátrico, correspondente ao plano básico oferecido no mercado.

15. ABONO DE FALTAS POR MOTIVO DE DOENÇA Serão abonadas, mediante apresentação de atestado médico, as faltas por motivo de doença do trabalhador. Em caso de doença de filho(a), cônjuge, pai ou mãe, que necessite acompanhamento do trabalhador em administração escolar, serão abonados, mediante atestado médico, até 10 turnos de trabalho por ano para aqueles trabalhadores com jornada superior a 6h diárias. Para os trabalhadores com jornada inferior a 6h diárias serão abonados, mediante atestado médico, até 5 turnos por ano. 16. LICENÇA REMUNERADA Do dia 24 até o dia 31 de dezembro. 16. CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL Índice do INPC + 50% do valor do PIB dividido em 02 parcelas – maio/2012 e julho/2012.

CAMPANHA DE SINDICALIZAÇÃO 2011/2012

O sindicato é feito pela união dos trabalhadores. Venha fazer parte desta construção coletiva. Com o objetivo de proporcionar à classe trabalhadora melhores condições de trabalho, o Sinteep luta arduamente nas negociações salariais com a classe patronal visando a ampliação dos direitos conquistados na Convenção Coletiva. O sindicato conta com a categoria para manter os direitos já adquiridos e conclama a todos para esta campanha de sindicalização, pois somente com um sindicato forte e unido poderemos enfrentar as dificuldades impostas aos trabalhadores.

Associe-se ou associe os colegas!

NOVO ASSOCIADO Associe-se e ganhe um guarda- chuva personalizado, uma camiseta e uma caneta. SINDICALIZADOR Ao indicar 2 novos sócios você ganha um guarda-chuva personalizado e uma cartela adicional para concorrer a prêmios. GANHE MAIS... Todos os sócios receberão uma cartela com 3 números para concorrer pela Loteria Federal aos prêmios, os quais serão sorteados às 18 horas do dia 14 de abril de 2012.

Rua Tiradentes, Ijuí - RS Tel./Fax (55) Novo site: