Robinson dos Santos y Antônio Inácio Andrioli Mestrado em Tecnologias e Metodologias em e-learning Educação na Socidade do Conhecimento Professora Idalina.

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Transcrição da apresentação:

Robinson dos Santos y Antônio Inácio Andrioli Mestrado em Tecnologias e Metodologias em e-learning Educação na Socidade do Conhecimento Professora Idalina Jorge Mestrado em Tecnologias e Metodologias em e-learning Educação na Socidade do Conhecimento Professora Idalina Jorge Carla Oliveira Nuno Dorotea Outubro 2011 Carla Oliveira Nuno Dorotea Outubro 2011

A reflexão sobre o impacto da Globalização e do Neoliberalismo na educação não é recente. ACTUALMENTE Não se está a dar enfoque às reais consequências e começa a ser visto como algo “normal”. PORQUÊ ?

Criação de um mercado global; Intervenção mínima do estado na área económica e social; Aumento das privatizações em detrimento do social; É um tendência do capitalismo; Integração económica, social, cultural e política entre pessoas e países; Livre circulação de produtos, capitais e pessoas, apesar da maioria da população mundial permanecer excluída (áfrica e asia); Liberdade total para o fluxo de Capital no mundo.

Positivos Aproximação entre pessoas e países Livre comércio de produtos e serviços Diversidade e diminuição do custo dos produtos Maior competitividade empresarial Negativos Exclusão Social e desemprego Miséria Aumento do fosso entre os países pobres e ricos por incapacidade de concorrência Concentração da riqueza

O liberalismo é um sistema político-económico baseado na defesa da liberdade individual, no campos económico, político, religioso e intelectual, contra as interferências e atitudes coercitivas do poder do governo. Neo não se refere a uma nova corrente do Liberalismo, mas à aplicação de alguns dos princípios liberais consagrados (restrições à liberdade).

Defesa da propriedade privada; Livre competitividade no mercado; Livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização; Mínima participação do Estado na economia; Igualdade perante a lei; Política de privatização de empresas estatais; A base da economia deve ser formada por empresas privadas; Aumento da produção, com o objetivo de atingir o desenvolvimento económico; Contra o controlo de preços dos produtos e serviços por parte do estado;

Globalização Estado refém do neoliberalismo e da globalização Aprofundamento da divisão internacional do trabalho e da concorrência Crise de endividamento dos países Problema Social da Globalização Neoliberal Concentração do capital e o crescente abismo entre os países ricos e pobres, ficando os pobres na dependência dos ricos

O aumento da “distância” entre os países pobres e ricos. Quem tem mais poder económico também têm mais poder político. Politicas educacionais de acordo com exigências da produção e do mercado, com o predomínio dos interesses dos países ricos Fundo Monetário InternacionalBanco Mundial Qualidade total na Educação, onde os investimentos e benefícios são projetados e calculados como numa empresa < <

Mercado Global exige Pessoas FlexíveisÁgeisCom conhecimentos técnicos Falem, leiam e escrevam em vários idiomas Habilidades MúltiplasPolivalentesDomínio na área da Informática Quem não estiver capacitado é excluído do processo produtivo Desemprego, fome, miséria,...

Educação e Conhecimento Produti- vidade Economia A Educação é um problema económico, por ser o elemento central do desenvolvimento económico

Segundo Libâneo e Oliveira (1998) a escola orienta-se por um negócio que se rege pela lógica do mercado referindo os seguintes aspetos: Flexibilização e diversificação dos sistemas de ensino (profissionalização do ensino); Atenção à eficiência, à qualidade, ao desempenho e às necessidades básicas da aprendizagem; Avaliação constante dos resultados/desempenho obtidos pelos alunos que comprovam a qualidade do trabalho desenvolvido na escola; Implementação dos rankings das escolas;Competição entre escolas; Ênfase na gestão e organização escolar para a qualidade total;

Valorização de algumas disciplinas devido à competitividade tecnológica mundial;Promoção de métodos inovadores na formação docente;Parcerias com o tecido empresarial; Transferência das funções do Estado para a comunidade (pais) e para as empresas; Existe uma ambiguidade nos aspetos apresentados. Manter uma educação atualizada e de qualidade Pode contribuir para a segregação e exclusão social (custos)

Básica Universal Obrigatória GratuitaLaica No que se refere à Educação o neoliberalismo defende uma Escola… Mão de obra para o mercado

É certo que nem todos terão sucesso CompetitividadeEmpregabilidade Empreendedorismo Iniciativa Criatividade EDUCAÇÃO

“As escolas são obrigadas a produzir um percentual de fracassados, para fornecer trabalhadores desqualificados dos quais a economia necessita” (Gorz, 1973). Fracassados Mão de obra desqualificada que a economia necessita Vencedores Diplomados que formam uma elite superior à classe trabalhadora “Só os mais aptos sobrevivem”, DARWIN, C. (1859). A seleção natural. A Origem das Espécies

Menos recursos disponíveis Foco no ensino básico e da responsabilidade do estado e municípios Eficiência = rápido e barato Ênfase ao ensino profissional => mais mão de obra Privatização do ensino Facilitismo no ensino => menor qualidade Programas Curriculares obsoletos; CONSEQUÊNCIAS

LUCRO Eficiência Competitividade Produtividade Desigualdade Social Exclusão Analfabetismo Desemprego Miséria

A educação é da responsabilidade do Governo, mas também dos seus principais intervenientes. Professores Alunos Pais Para se construir uma nova educação é necessário construir uma nova sociedade

Modernização dos recursos humanos, centrada na formação constante dos professores; Criação e desenvolvimento de padrões descentralizados e modernos de administração e gestão escolares; Adequação dos currículos escolares ao contexto socioeconómico com maior ênfase à aprendizagem ao longo da vida; Modernização dos recursos materiais de modo a servir melhor as transformações no sistema educativo;

Aprender a: ConhecerFazer Viver na sociedade Ser