Didactica de Ensino Técnico 1 A Didáctica de Ensino Técnico Por Jacinto Costa, MEd CONCEITOS BÁSICOS E RELAÇÃO ENTRE ELES.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Advertisements

Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Relação professor/aluno
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Organização Curricular da Escola
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Plano de Trabalho Docente
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Didática e Metodologia no Ensino Superior
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE. 1 - DIMENSÃO HISTÓRICA Levantamento de como o ensino de Arte se constituiu no Brasil e no Paraná.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
O Estado necessita da Educação, e a Educação do Estado.
A Modelagem Matemática como Ambiente Educacional
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Vera Maria Candau (Org.) 2011
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
Situação de Aprendizagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino
PLANEJAMENTO DE ENSINO
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Concepções em Educação Matemática
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
Elementos do plano de aula
Crítica à concepção de currículo cristalizado
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Metodologia do Ensino de Física PONTOS DE PARTIDA Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Mar/2014.
O objeto de estudo da Didática: o processo ensino-aprendizagem
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
Transcrição da apresentação:

Didactica de Ensino Técnico 1 A Didáctica de Ensino Técnico Por Jacinto Costa, MEd CONCEITOS BÁSICOS E RELAÇÃO ENTRE ELES

DIDÁCTICA: Aspectos conceituais: fundamentos, trajetória e tendências trajetória e tendências Qual sua contribuição para a formação do professor? 2 Didactica de Ensino Técnico Aula -01

Um olhar à A DIDÁCTICA O que é Didática? De que assuntos ela trata? Para que serve? Qual sua contribuição para a formação do professor? 3 Didactica de Ensino Técnico

4 A palavra foi empregue pela primeira vez por Ratke em seu livro – “Principais Afprismas didácticos” em Conceito inicial - Arte de ensinar (dependente da maneira/ jeito, da intuição de quem ensina – advem da empatia do professor face a sua sensibilidade ) Posteriormente- Ciência e arte de ensinar (prestando-se as pesquisas referentes como melhor ensinar. Sentido Amplo - Procedimentos que levem o educando a aprender Sentido Pedagágico - Procedimentos que visam formar cidadãos competentes DIDÁCTICA

O termo Didáctica foi sendo abordado a partir de diferentes concepções ao longo do tempo: O dicionário Aurélio define o verbete “Didáctica” como a técnica de dirigir e orientar a aprendizagem; No decorrer do tempo, segundo Amélia Domingues de Castro, a Didáctica “passou a reunir os conhecimentos que cada época valoriza sobre o processo de ensinar.” Para Vera Maria Candau, a Didáctica pode ser entendida como “ reflexão sistemática e busca de alternativas para os problemas da prática pedagógica.” 5 Didactica de Ensino Técnico

DIDÁCTICA É a disciplina que vai direcionar seu enfoque para a educação investigando os fundamentos, condições e modos de realização da instrução e do ensino. (LIBÂNEO,1991) 6 Didactica de Ensino Técnico

A QUE CAMPO DO CONHECIMENTO PERTENCE A DIDÁCTICA? A Pedagogia é a ciência que se dedica ao estudo da educação, investigando a natureza de suas finalidades numa determinada sociedade. Seu campo de ação é bastante amplo. A Didáctica é um dos ramos de estudos da Pedagogia. É uma disciplina fundamental nos cursos de formação de professores. 7 Didactica de Ensino Técnico

Estão presentes no estudo da Didáctica: Várias áreas do conhecimento que pesquisam o desenvolvimento humano como: Filosofia, Sociologia, Psicologia, Antropologia, História, Política, Estatística, Biologia, Teorias da Comunicação, entre outras; 8 Didactica de Ensino Técnico

9 Didática Geral Didática especial ou metodológica Ciências que favorecem o entendimento da didática e a construção dos seus fundamentos e aplicações. Divisão da didática na educação

Didactica de Ensino Técnico 10 EDUCAÇÃO: acto ou efeito de educar, processo de desenvolvimento das pessoas; PEDAGOGIA: teoria e ciência da educação e do ensino, conjunto de doutrinas, princípios e métodos de educação e instrução que tendem a um objetivo prático. ENSINO: Transmissão de conhecimentos, informações ou esclarecimentos úteis e indispensáveis à educação ou fim determinado. Alguns conceitos da base da Didáctica:

Por APRENDIZAGEM entendemos o desenvolvimento da pessoa como um todo: - inteligência, afetividade; - padrões de comportamento moral, - relacionamento com a família, amigos cidade, país, - a comunidade; - desenvolvimento da coordenação motora, capacidades artísticas, comunicação. 11 Didactica de Ensino Técnico APRENDIZAGEM: Processo pelo qual o indivíduo aprende algo tanto teórico como prático, e de acordo com suas necessidades.

DIDÁCTICA COMO REFLEXÃO SISTEMÁTICA A Didática como reflexão sistemática é o estudo das teorias de ensino e de aprendizagem aplicadas ao processo educativo que se realiza na escola, bem como dos resultados obtidos; Deve aplicar os conhecimentos que produz, para resolver problemas e questões que surgem no dia-a-dia da escola e do espaço de aula; Comportamentos do aprendiz e mestre. 12 Didactica de Ensino Técnico

Mais questões... Como a criança e o adolescente aprendem; Como é a atividade do professor em aula; Como os alunos de uma turma se relacionam entre si e com o professor; Como o professor ajuda os alunos a aprenderem; Qual a influência dos governos e da sociedade sobre a escola; Como organizar o currículo de uma escola; Como desenvolver a capacitação de professores; Como motivar os alunos; Como fazer um processo de avaliação mais justo e coerente, etc. 13 Didactica de Ensino Técnico

As teorias se apresentam válidas enquanto solucionam problemas da prática pedagógica. Caso contrário, a própria realidade questiona a teoria exigindo novos aprofundamentos, pesquisas e estudos. As teorias educacionais se desenvolvem em confronto com a prática pedagógica. 14 Didactica de Ensino Técnico

DIDÁCTICA E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM Interessa à Didáctica tudo o que o aluno aprende na relação com o professor e com o grupo-classe, bem como o processo de aprendizagem através do qual isso ocorre. 15 Didactica de Ensino Técnico Quais as características do processo da aprendizagem?

Didactica de Ensino Técnico 16 o Processo dinâmico o Processo contínuo o Processo global o Processo pessoal o Processo gradativo o Processo cumulativo Características do processo da aprendizagem

A MULTIDIMENSIONALIDADE DA DIDÁCTICA O objeto de estudo da didática é o processo de ensino-aprendizagem. Para ser adequadamente compreendido, ele precisa ser analisado de tal modo que articule consistentemente as dimensões humana, técnica e político-social. 17 Didactica de Ensino Técnico

DIMENSÃO HUMANA Ensino-aprendizagem é um processo em que está sempre presente, de forma direta ou indireta, o relacionamento humano. O processo de aprendizagem se realiza através do relacionamento interpessoal muito forte entre: alunos e professores, alunos e alunos, professores e professores; enfim: entre alunos, professores e direção. O componente afetivo é fator essencial nesse processo. 18 Didactica de Ensino Técnico

DIMENSÃO POLÍTICO-SOCIAL A prática educativa não é um processo neutro; Todo o processo de ensino-aprendizagem é "situado". Acontece num local determinado, numa certa época histórica. Acontece numa cultura específica, trata com pessoas concretas que têm uma posição de classe definida na organização social em que vivem. 19 Didactica de Ensino Técnico

Segue orientações e diretrizes de profissionais da Educação e das políticas governamentais. Políticas Governamentais: têm uma influência muito grande através da legislação e normas que afetam a escola. Grande parte dos estabelecimentos de ensino básico está diretamente subordinada ao Estado. 20 Didactica de Ensino Técnico DIMENSÃO POLÍTICO-SOCIAL (cont)

DIMENSÃO TÉCNICA Interessa a esse processo que os alunos consigam aprender bem o que se propõe, através da organização de condições apropriadas. Aspectos como definição de objetivos, seleção de conteúdos, técnicas e recursos de ensino, organização do processo de avaliação e escolha de técnicas avaliativas, planejamento de curso e de aulas constitui o núcleo da dimensão técnica do processo de aprendizagem. 21 Didactica de Ensino Técnico

Em nosso trabalho docente somos frequentemente assaltados por uma série de dúvidas... Como fazer com que os alunos se interessem pela matéria? Como motivar os alunos para que eles estudem? Como resolver os casos dos alunos indisciplinados ou descontentes? Como despertar e manter sua atenção? Como avaliar os alunos? Como nos comunicar para que eles nos entendam? O que fazer para que aprendam? Como preparar bem uma aula? 22 Didactica de Ensino Técnico

COMO A DIDÁCTICA PODE AJUDAR O PEA? Colocando ao alcance do professor as pesquisas e os conhecimentos produzidos. Incentivando os professores a pesquisarem sobre novos problemas que afetam sua atividade. Criando oportunidades para os professores trocarem entre si e com especialistas suas experiências sucessos ou fracassos 23 Didactica de Ensino Técnico

A articulação entre as três dimensões é o centro configurador da concepção do processo de ensino-aprendizagem. Nesta perspectiva de uma “multidimensionalidade” que articula organicamente, as diferentes dimensões do processo de ensino-aprendizagem é que se propõe que a Didática se situe. 24 Didactica de Ensino Técnico

Bibliografia: AZEVEDO, Aldina Pereira. Treinamento de professores. Tarefas metódicas. Estágio Supervisionado. Rio de Janeiro, Ao Livro Técnico, (1979). HUB, W. P. Didáctica de Ensino Técnico Springer Editor.(2000) MASETTO, Marcos. Didática a Aula como Centro – Ed. F.T.D. – São Paulo, PERRENOUD, Philippe; PAQUAY, Léopold; ALTET, Marguerite e CHARLIER, Évelyne (orgs). Formando professores profissionais. Quais estratégias? Quais competências?. 2.ed. Porto Alegre, Artmed, Didactica de Ensino Técnico