Diferentes tipos de mídia e de texto IFRN – Campus Natal Cidade Alta Curso de Produção Cultural Seminário de orientação à prática profissional Professor:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Advertisements

Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III
Professora: Rosana Santos
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
O que é Assessoria de Imprensa
Comunicação e Linguagem
SENGE-PR Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná.
Professor: Gerson Leiria Nunes.  Tempo contínuo vs. Discreto  Sinal Determinístico vs. Aleatório  Conceito de frequência  Amostragem.
O texto pode ser visto como um tecido estruturado, uma entidade significativa, uma entidade de comunicação e um artefato sociohistórico. Pode-se dizer.
Relatório de Imprensa e Atividades Novembro 2013 a Março 2014 Ribeirão Preto / SP Abril 2014.
Bruna Giglio e Giovana Castro 9 m 1 Produção Textual Professora : Karla Faria.
O PAPEL DA MÍDIA NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES Lynara Ojeda PAIR CAPACITAÇÃO DA REDE LOCAL Ladário, 10 de maio de.
Os recursos e ferramentas utilizadas em EaD
GÊNEROS TEXTUAIS PROF. ROMIM. RESENHA 1. DEFINIÇÕES 1.1 Resenha Resumo É um texto que se limita a resumir o conteúdo de um livro, de um capítulo, de.
Reflexões Gerais. A importância do livro na sociedade atual “O livro é de fundamental importância para o desenvolvimento e para o crescimento intelectual.
KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher (Orgs.). Gêneros textuais: Reflexões e ensino. 4. ed. São Paulo: Parábola Editorial,
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
ROGÉRIO SAMPAIO - ASSESSOR DE IMPRENSA - CNPL Comunicação Sindical.
Redação de Texto Científico Acadêmico
AULA DO DIA 23 DE ABRIL DE 2013 MESTRADO EM EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TECNOLOGIAS DISCIPLINA – METODOLOGIA DA PESQUISA PROFESSORAS – KÊNIA E MIRZA MÉTODO METODOLOGIA.
A SIGNIFICAÇÃO DAS PALAVRAS
PLP nº 366/2013 Lista de Serviços – Interesses dos Estados Substitutivo n.º 02 apresentado pelo Dep. Guilherme Campos na CDEIC em
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
Professora: Janaina Rigo Caierão.  Este, esta, estes, estas, isto → indicam o que está próximo de quem fala/escreve (locutor)  No texto → referem-se.
LÍNGUA PORTUGUESA COMUNICAÇÃO, LINGUAGEM E LÍNGUA 1.
Estrutura de Projetos de Pesquisa Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia.
Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA.
O quê? Quando? Quem? Como? Onde? Porquê?. Uma Reportagem (notícia) Novidade Enfoque: O que se sabe? O que não se sabe?
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
Projeto de pesquisa : A abordagem cultural da educação física na educação infantil Elina Elias de Macedo.
Os impactos ambientais e os problemas sociais Dionelma da Conceição Silva Sousa Santarém – Pará Março 2016.
Gêneros textuais – Gêneros do discurso Professor: Marcel Matias.
Project Charter Documento que reconhece formalmente a necessidade de um projeto e suas premissas. Conteúdo do Project Charter de modo geral: 1. Objetivo/escopo.
O uso de blogs no ensino de ciências TATIANA NAHAS
RESUMOS UNIRIO Profª.: Maria Lucia Costa de Vasconcelos Chaves Disciplina: Metodologia da Pesquisa I NUTRIÇÃO/ INTEGRAL 1º semestre/2015.
CONQUISTANDO SUA VAGA NO MERCADO DE TRABALHO Entrar no mercado de trabalho, para algumas pessoas, é a coisa mais fácil do mundo. Para outras, a pior.
A ANÁLISE DO DISCURSO. ORIGENS Atualmente o estudo da língua sob a perspectiva discursiva está bastante difundido, havendo várias correntes teóricas.
Clipping de Notícias É o canal utilizado para processar a coleta, armazenamento e indexação de notícias divulgadas e publicadas nos âmbitos locais, na.
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
Visão Cognitiva e Informação Peter Ingwersen. Visão cognitiva da informação A visão cognitiva apresenta as seguintes características: 1. Trata computadores.
COMUNICAÇÃO OS GERENTES PASSAM MAIS DE 75% DO SEU TEMPO SE COMUNICANDO; A COMUNICAÇÃO É FREQUENTEMENTE DEFINIDA COMO A TROCA DE INFORMAÇÕES ENTRE UM TRANSMISSOR.
Sessão de Formação. Programa da Sessão de Formação Introdução ● História do projecto ● Mais-valias da plataforma Plataforma ● Formatos finais ● Integração.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Linguagem, língua e variação linguística.
LER Legislação, Ética Profissional e Responsabilidade Social. Profª Maria Menegasso.
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
Projeto de Pesquisa em Psicologia Social – PPPS MÉTODOS DE COLETA DE DADOS na Pesquisa Qualitativa 06/06/2011 2o Bimestre.
UMA ASSOCIAÇÃO MODERNA NÃO PODE DEIXAR DE ESTAR NA REDE 2.0.
L ITERATURA E ESTUDOS CULTURAIS Pontos para debate sobre a obra Teoria literária: uma introdução, de Jonathan Culler. Professor: Marcel Lúcio Matias Ribeiro.
Retomando o conceito de texto Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I Professor: Marcel Matias.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Júlia Venâncio.
Veículos de comunicação
Trabalhando com produção textual
II JUNIC II SEMINÁRIO DE PESQUISA
ANÁLISE DO DISCURSO Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA Programa de Pós-Graduação em Administração.
Lingüística Aplicada ao ensino de língua portuguesa Primeira Aula – Valesca Brasi lrala
Doutorado Programa de Pós-Graduação da UFMG, 2011 Orientação: Profa. Dra. Silvania Sousa do Nascimento Valkiria Santos, Paula Lameu, Claudia Bergamini.
TIC 1. Informática  A palavra informática tem origem na junção das palavras informação e automática  Informática significa, portanto, tratamento da.
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA Educação a Distância Nosso Contrato Didático CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO.
Coesão e coerência textuais Porto Editora. A palavra texto deriva do latim textu- (tecido). Um texto é, assim, um entrelaçamento, ou seja, um conjunto.
PERCEPÇÃO, ESTÉTICA E PLÁSTICA
- Introdução à Semiótica - Prof. Marcel Matias. Primeiros passos para a Semiótica O nome Semiótica vem da raiz grega semeion, que quer dizer signo. Semiótica.
Marco muitíssimo significativo a edição 2000 do JB News. São dois mil dias seguidos e ininterruptos que este periódico eletrônico está na web desde.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE A CRÔNICA ALÉM DA SALA DE AULA Ana Paula Fidelis RUFINO (UFRN)
OFICINA DE MÉTODO CIENTÍFICO
A Interculturalidade na Formação do Secretário Executivo
RET-SUS os significados do trabalho em rede REDE Emaranhado de elos que se relacionam, trocam e dependem uns dos outros, como uma comunidade não-geográfica.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
Disciplina: Língua Portuguesa Professor: Marcel Matias
Transcrição da apresentação:

Diferentes tipos de mídia e de texto IFRN – Campus Natal Cidade Alta Curso de Produção Cultural Seminário de orientação à prática profissional Professor: Marcel Matias

Seminário de orientação à prática profissional - Relacionamento com a imprensa 1. Diferentes tipos de mídia e de texto (blog, facebook, impresso e TV) – 20.02, das 8:30 às 12:30; 2. Relacionamento com a imprensa e mailing list – 23.02, das 8:30 às 12:30; 3. Prática de entrevista – 24.02, das 8:30 às 12:30; 4. Bate-papo com jornalistas – 26.02, das 19h às 22h.

Estrutura de nossa aula Conceito de texto; Elementos da comunicação; Gêneros textuais; Texto Jornalístico (estrutura geral); Texto Jornalístico adaptado às diferentes mídias; Release.

Conceito de texto Texto é um todo organizado de sentido, delimitado por dois brancos e produzido por um sujeito num dado espaço e num dado tempo (verbal, visual, auditivo). No texto, o significado de uma parte não é autônomo, pois depende das outras partes com as quais se relaciona. O significado global de um texto não é simplesmente o resultado soma de suas partes, mas de uma combinação geradora de sentidos que inclui aspectos linguísticos e aspectos externos ao texto.

Propriedades do texto 1. Coerência: frases que se relacionam entre si e geram uma continuidade de sentido dentro do texto. 2. Coesão: elementos linguísticos que ligam as partes do texto. 3. A necessidade de se relacionar texto e contexto histórico para se ter uma noção mais completa do significado do texto.

Competências necessárias à leitura e à produção de um texto competência linguística; competência enciclopédica (conhecimento de mundo); competência comunicativa (interativa).

Elementos da comunicação Sempre que ocorre a comunicação, pode-se perceber a existência de seis elementos da comunicação: emissor (aquele que envia a informação), receptor (aquele que recebe a informação), mensagem (aspecto formal da informação transmitida), referente (conteúdo, contexto da informação), código (conjunto de signos que possibilitam a comunicação) e canal (meio pelo qual a comunicação ocorre)

Quadro descritivo do processo de comunicação

Intencionalidade discursiva Todo ato comunicativo tem sempre uma intencionalidade discursiva. A percepção dessa intenção está diretamente associada ao destaque dado a certos elementos da comunicação.

Gêneros textuais Os gêneros textuais são fenômenos históricos, profundamente vinculados à vida cultural e social; Caracterizam-se muito mais por suas funções comunicativas, cognitivas e institucionais do que por suas peculiaridades linguísticas e estruturais; Embora não se caracterizem nem se definam por aspectos formais, isso não quer dizer que se despreze as formas. Em muitos casos são as formas que determinam o gênero. Em outros casos ainda, será o próprio suporte ou o ambiente em que os textos aparecem que determinam o gênero.

Texto jornalístico Lead: relato sucinto dos aspectos essenciais do fato. Expressão inglesa que significa "guia" ou "o que vem à frente". Estrutura do Lead: o quê, quem, quando, onde, como e por quê. Textos informativos e textos opinativos.

Para uma boa redação jornalística: Construa períodos curtos, evitando frases intercaladas e ordem inversa; Utilize a ordem direta: sujeito, verbo e complemento; Empregue vocabulário usual, transite entre o formal e o informal, explique termos técnicos e gírias; Evite adjetivos desnecessários; Use a voz ativa.

Mídia Em comunicação, mídia são os canais ou ferramentas usadas para armazenamento e transmissão de informação ou dados. Mídia muitas vezes é usado como sinônimo de meios de comunicação de massa ou agências de notícias, mas pode se referir a um único meio utilizado para comunicar os dados para qualquer finalidade.

Mídias e veículos para o texto jornalístico Mídia impressa: jornais e revistas. Mídia televisiva: emissoras de TV. Mídia radiofônica: emissoras de rádio e radioweb. Mídia digital: portais, websites, , vídeos para sites, jornais digitais, blogs jornalísticos, redes sociais (cibercultura, ciberspaço, hipermídia, hipertexto).

Assessoria de imprensa A assessoria de imprensa é composta somente por jornalistas que têm a função de lidar diretamente com repórteres, além de conhecer as atividades, projetos, propostas e ideais da instituição ou cliente para, assim, elaborar releases e sugerir pautas noticiáveis para a mídia. Deve ainda divulgar eventos, montar clippings, dar orientações sobre como executivos e colaboradores devem se relacionar com a mídia e possuir mailing atualizado. Mas seu principal papel é a divulgação.

Assessoria de comunicação A Ascom é constituída por, pelo menos, um profissional de cada área da comunicação, ou seja, jornalista, publicitário, relações públicas e marqueteiro. Por ser mais completa, já se subentende que o trabalho exercido também seja mais aprofundado. Esses profissionais precisam conhecer detalhadamente o produto ou cliente que assessoram e, além das funções da assessoria de imprensa, devem ainda saber quais são os pontos negativos da instituição e tentar apresentar meios para solucioná-los e também criar um ambiente harmônico entre colaboradores, proprietários e executivos.

Release O release é uma das principais ferramentas de divulgação utilizada pela assessoria de imprensa, é através dele que os veículos de comunicação conseguem conhecer a empresa, seu produto, informações sobre determinado evento, entre outros.

Referências LAGE, Nelson. Linguagem jornalística. 7. ed., São Paulo: Ática, MENEGHETTI, Sylvia Bojunga. Comunicação e marketing: fazendo a diferença no dia-a-dia de organizações da sociedade civil. 2. ed., São Paulo: Global, Site do Observatório da imprensa.