ANALISE TEXTUAL Aula 8: Raciocínio argumentativo.

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ANALISE TEXTUAL Aula 8: Raciocínio argumentativo

ANALISE TEXTUAL Aula 8: Raciocínio argumentativo ANALISE TEXTUAL AULA 2 Conteúdo Programático desta aula Analisar o raciocínio argumentativo Raciocínio indutivo Raciocínio dedutivo BAÚ

ANALISE TEXTUAL Aula 8: Raciocínio argumentativo. Raciocínio indutivo O raciocínio indutivo parte de premissas para chegar a uma conclusão. Premissas são proposições, afirmativas que servem de base para uma conclusão. exemplo: o ferro conduz eletricidade o ferro é metal o ouro conduz eletricidade o ouro é metal o cobre conduz eletricidade o cobre é metal logo os metais conduzem eletricidade.

ANALISE TEXTUAL Aula 8: Raciocínio argumentativo Podemos deduzir que o raciocínio indutivo resulta de inferências e conclusões a partir de premissas baseadas no real, exatamente para ser construída a conclusão. Se as premissas não fossem baseadas no real, a conclusão poderia vir pronta.

ANALISE TEXTUAL Aula 8: Raciocínio argumentativo Como podemos montar um raciocínio argumentativo baseado na indução a partir da figura a seguir?

ANALISE TEXTUAL Aula 8: Raciocínio argumentativo. Raciocínio dedutivo raciocínio que faz uso da dedução para obter uma conclusão a respeito de determinada (s) premissa(s). os raciocínios dedutivos se caracterizam por apresentar conclusões que devem, necessariamente, ser verdadeiras caso todas as premissas sejam verdadeiras. exemplo todos os homens são mortais - premissa 1 Sócrates é homem - premissa 2 logo, Sócrates é mortal - premissa conclusão

ANALISE TEXTUAL Aula 8: Raciocínio argumentativo. Silogismo Silogismo: "raciocínio";. Aristóteles designou silogismo a argumentação lógica perfeita, constituída de três proposições declarativas que se conectam de tal modo que a partir das primeiras duas, chamadas premissas, é possível deduzir uma conclusão.ristótelespremissas O exemplo anterior pode ser utilizado para ilustrar a noção de silogismo.

ANALISE TEXTUAL Aula 8: Raciocínio argumentativo Note que a conclusão só pode ser deduzida a partir das premissas existentes. A conclusão por dedução é extraída a partir de premissas A conclusão por indução é construída a partir de particularidades para chegar a uma espécie de ideia geral.

ANALISE TEXTUAL Aula 8: Raciocínio argumentativo Nos dois tipos de raciocínio, necessitamos de fazer inferências, porém na dedução as inferências são organizadas a partir das premissas, a conclusão é dependente das premissas. se houver premissas falsas, corre-se o risco de haver conclusão falsa. Na indução as inferências são organizadas a partir do real. pode-se dizer que se examina a informação específica para se chegar à generalização.

ANALISE TEXTUAL Aula 8: Raciocínio argumentativo Argumento Baseado na lógica (ciência do raciocínio), um argumento é um conjunto de uma ou mais proposições ou premissas juntamente com outra conhecida como conclusão. Um argumento dedutivo afirma que a verdade de uma conclusão é uma consequência lógica das premissas que o antecedem.premissas

ANALISE TEXTUAL Aula 8: Raciocínio argumentativo Um argumento indutivo afirma que a verdade da conclusão é apenas apoiada pelas premissas. Argumentação informal - linguagem informal Argumentação formal - linguagem formal - Inferências - deduções a partir das situações.

ANALISE TEXTUAL Aula 8: Raciocínio argumentativo TIPOS DE ARGUMENTO: ARGUMENTO DE AUTORIDADE ARGUMENTO DE AUTORIDADE: a conclusão é sustentada pela citação de uma fonte confiável: especialista no assunto, dados de pesquisa, pensamento de alguém com representatividade social respeitável, líder ou político, algum artista famoso ou algum pensador, enfim, uma autoridade no assunto abordado.

ANALISE TEXTUAL Aula 8: Raciocínio argumentativo EXEMPLO : O cinema nacional conquistou nos últimos anos qualidade e faturamento nunca vistos antes. “Uma câmera na mão e uma idéia na cabeça” - a famosa frase-conceito do diretor Gláuber Rocha – virou uma fórmula eficiente para explicar os R$ 130 milhões que o cinema brasileiro faturou no ano passado. (Adaptado de Época, 14/04/2004) portugues/redacao/dissertacao_e_narracao/argumentos

ANALISE TEXTUAL Aula 8: Raciocínio argumentativo ARGUMENTO POR CAUSA E CONSEQÜÊNCIA: Para comprovar uma tese, você pode buscar as relações de causa (os motivos, os porquês) e de consequência (os efeitos). EXEMPLO: Ao se desesperar num questionamento em São Paulo, daqueles em que o automóvel não se move nem quando o sinal está verde, o indivíduo deve saber que, por trás de sua irritação crônica e cotidiana, está uma monumental ignorância histórica.

ANALISE TEXTUAL Aula 8: Raciocínio argumentativo. RESUMINDO São Paulo só chegou a esse caos porque um seleto grupo de dirigentes decidiu, no início do século, que não deveríamos ter metrô. Como cresce dia a dia o número de veículos, a tendência é piorar ainda mais o congestionamento – o que leva técnicos a preverem como inevitável a implantação de perigos. (Adaptado de Folha de S. Paulo. 01/10/2000) gues/redacao/dissertacao_e_narracao/argumentos

ANALISE TEXTUAL Aula 8: Raciocínio argumentativo ARGUMENTO DE EXEMPLIFICAÇÃO OU ILUSTRAÇÃO: a exemplificação consiste no relato de um pequeno fato (real ou fictício). esse recurso argumentativo é amplamente utilizado quando a tese defendida é muito teórica e necessita de esclarecimentos com dados concretos. EXEMPLO: A condescendência com que os brasileiros têm convivido com a corrupção não é propriamente algo que fale bem de nosso caráter. Conviver e condescender com a corrupção não é, contudo, praticá-la, como queria um líder empresarial que assegurava sermos todos corruptos.Somos mesmo? máquina, papel e tempo que deveriam servir à instituição. Os chefes justificam esses pequenos Os chefes justificam esses pequenos desvios com a alegação de que os salários públicos são baixos.

ANALISE TEXTUAL Aula 8: Raciocínio argumentativo RESUMINDO Assim, estabelece-se um pacto: o chefe não luta por melhores salários de seus funcionários, enquanto estes, por sua vez, não “funcionam”. O outro exemplo é o do policial que entra na padaria do bairro em que faz ronda e toma de graça um café com coxinha. Em troca, garante proteção extra ao estabelecimento comercial, o que inclui, eventualmente, a liquidação física de algum ladrão pé-de-chinelo. (Jaime Pinksky/Luzia Nagib Eluf.. Brasileiro(a) é Assim Mesmo, Ed.Contexto) /portugues/redacao/dissertacao_e_narracao/argumentos

ANALISE TEXTUAL Aula 8: Raciocínio argumentativo Argumento de Provas Concretas ou Princípio: Ao empregarmos os argumentos baseados em provas concretas, buscamos evidenciar nossa tese por meio de informações concretas, extraídas da realidade EXEMPLO: São expedientes bem eficientes, pois, diante de fatos, não há o que questionar... No caso do Brasil, homicídios estão assumindo uma dimensão terrivelmente grave. De acordo com os mais recentes dados divulgados pelo IBGE, sua taxa mais que dobrou ao longo dos últimos 20 anos, tendo chegado à absurda cifra anual de 27 por mil habitantes. Entre homens jovens (de 15 a 24 anos), o índice sobe a incríveis 95,6 por mil habitantes. (Folha de S. Paulo. 14/04/2004) dacao/dissertacao_e_narracao/argumentos

ANALISE TEXTUAL Aula 8: Raciocínio argumentativo Resumindo os pontos abordados: -Raciocínio argumentativo -Raciocínio dedutivo -- Silogismo, premissas -- Raciocínio indutivo -- Argumento e tipos de argumento

ANALISE TEXTUAL Aula 8: Raciocínio argumentativo OBRIGADA ATÉ A PRÓXIMA AULA!