Comunicação – VIII Encontro Nacional de Arquivos Municipais “Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra” Fernanda Maria do Ó Rodrigues Vila Real, 2007.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IMPACTO DO PISO NOS ESTADOS E MUNICÍPIOS SESSÃO ESPECIAL NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CAMARA DOS DEPUTADOS BRASÍLIA MILTON CANUTO DE ALMEIDA.
Advertisements

PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão.
IPL – Benchmark de Modernização da Administração Pública.
Ações da CGOV/SECONT para emissão do Relatório e Parecer Conclusivo Giovani Loss Pugnal – Contas de Governo Fevereiro/2016 SECONT NA ESTRADA
Este documento é propriedade intelectual da PT e fica proibida a sua utilização ou propagação sem expressa autorização escrita. Cidadania Empresarial O.
A CPA ESAMC tem como objetivo implementar o processo de auto avaliação da ESAMC de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Sistema Nacional da Educação.
A DGARQ na rota da qualificação dos Arquivos Municipais Cecília Henriques Pedro Penteado.
Minicurso: A utilização dos recursos do cofinanciamento federal no pagamento das equipes de referência do SUAS: passo a passo Fundo Nacional de Assistência.
Comunicação – IX Encontro Nacional de Arquivos Municipais de Évora “Gestão de Informação e a Tomada de Decisão” Fernanda Maria do Ó Rodrigues Évora, 2008.
A Cadeia de Valor da PGFN IV Encontro de Gestão da Advocacia-Geral da União 10 e
PATRIMÔNIO DOCUMENTAL, CIDADANIA E O INSTITUTO DO INQUÉRITO CIVIL PATRIMÔNIO DOCUMENTAL, CIDADANIA E O INSTITUTO DO INQUÉRITO CIVIL X Encontro Paulista.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE CACOAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO Adm. Flávio de São Pedro Filho, Dr. CRA / BA número 2758 O PEPEL.
A QUALIDADE NA GESTÃO DO ARQUIVO Uma experiência na Câmara Municipal do Porto (Julho 2005 – Julho 2006) VII Encontro Nacional de Arquivos Municipais
As funções do IFDR no QREN As exigências do Compliance Assessment Conversas ao almoço de 9 de Julho Joana do Ó.
Controladoria Geral da União / Regional Paraíba Rodrigo Márcio Medeiros Paiva A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO NOS MUNICIPIOS.
XXX Fórum Permanente de Controle Interno 29/08/2013.
II. O SECRETÁRIO DA MESA DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL ENQUANTO MEMBRO DA MESA DO ÓRGÃO DELIBERATIVO MUNICIPAL: MIGUEL RAMOS, Advogado & Consultor Jurídico.
PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA Secretaria de Administração Subsecretaria de Desenvolvimento de Pessoas Gerência de Cargos, Salários e Avaliação de Desempenho.
LEGISLAÇÃO E EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA. Modelo Orçamentário Modelo Orçamentário é o conjunto de procedimentos padronizados que devem ser seguidos pelos entes.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
Aplicacoes.mds.gov.br/cneas. Instrumento eletrônico de gestão e monitoramento das ofertas prestadas por entidades privadas no âmbito do SUAS. Compartilhado.
Arquivo Municipal de Loures - Da qualificação à certificação.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE SOCIOEDUCADORES MATO GROSSO DO SUL Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP Secretaria de Estado de Trabalho.
Aulas previstas: 1.Poder, normas e pessoas (11 slides) 2.Fiéis cristãos (11 slides) 3.Organização hierárquica (12 slides) 4. Vida consagrada ( 7 slides)
Mapa de Pessoal 2016 Cargo/CategoriaGrupo de pessoal/Carreira N.º de postos de trabalho Dirigente Presidente Vice-Presidente Diretor de Serviços Chefe.
LEI DECRETO Dificuldades, Desafios, Oportunidades Entidades de Saúde.
Declaração de Caracas Documento que marca as reformas na atenção à saúde mental nas Américas. ESUDA, 12 de maio de 2014 Rossana Rameh
Brunno Carrijo Ministério da Saúde GESTÃO DA FILANTROPIA CEBAS.
AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA.
0 ABONO PARA FALHAS. 1.CONCEITO 2.QUEM PODE AUFERIR? 3.MONTANTE PECUNIÁRIO 4. ATRIBUIÇÃO DO ABONO ABONO PARA FALHAS Programa.
Freguesia Concelho Distrito
Diálogo Florestal para a Mata Atlântica e Pampa: unindo forças e compartilhando resultados para a conservação Diálogo Florestal para a Mata Atlântica.
EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença. ESCOPO  Programa de âmbito nacional;  Portaria MF/MEC Nº 413 /2002;  Secretarias Estaduais de Fazenda.
Carlos Eduardo Sanches Assessor da Undime Impacto do Piso Salarial Nacional do Magistério.
Prontuário do Paciente Prontuário O prontuário é um documento elaborado pelo profissional e é uma ferramenta fundamental para seu trabalho. Nele constam,
TEMA 9 Aula 24. AULA 22, 23 E 24 Políticas do setor turístico nas esferas municipal e estadual  Políticas nas esferas (o município e o turismo)  Gestão.
PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE INFRAESTRUTURA GERÊNCIA DE PLANEJAMENTO E OBRAS DICAS DE ACESSIBILIDADE.
DIRETRIZES PARA CONFORMAÇÃO DO MAPA DA SAÚDE E DO PLANEJAMENTO DO SUS 23ª OFICINA DE TRABALHO DA RIPSA.
Sociedade em Conta de Participação Esta sociedade não possui patrimônio próprio e nem personalidade jurídica, pois este patrimônio e a personalidade jurídica.
Governador Valadares/MG – IMPOSTOS MUNICIPAIS Direito Tributário Prof. Amanda Sá
Os instrumentos de recuperação do(s) Arquivo(s) da PIDE/DGS Paulo Tremoceiro |Abril|26 Fundo PIDE/DGS | Paulo Tremoceiro|
Comunicação – VII Encontro Nacional de Arquivos Municipais “Gestão de Informação e a Tomada de Decisão” Fernanda Maria do Ó Rodrigues Torres Vedras, 2006.
NAF: NÚCLEO DE APOIO CONTÁBIL E FISCAL 1º Sem DIFUSÃO E VALORIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CONTÁBIL, APOIO E ATENDIMENTO A CONTRIBUINTES DE BAIXA RENDA.
Veris Faculdade 1 Prof.Ronaldo Harada Folha de Pagamento 29/10/2010.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CORONEL FABRICIANO ESTADO DE MINAS GERAIS. Assessoria de Controle Interno. A Assessoria Municipal de Controle Interno: AUDIÊNCIA.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 16.
Projeto Recompensar Gerente do projeto: Beatriz Bueres Batista Patrocinador: Maria Cristina G. Discacciati Data de status: 15/03/ Grupo de trabalho.
Além do livro de reclamações, o consumidor dos sectores regulados pela ARE (Água, Electricidade, Combustíveis, Transportes Colectivos Urbanos e Transportes.
COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA Objetivo da Coordenação Administrativa Prover e gerenciar o bom funcionamento do prédio da Aedi, buscando integração entre.
“FUNDEB: REFORMULAÇÕES NECESSÁRIAS, PERSPECTIVAS DE PRORROGAÇÃO E DESAFIOS A VENCER ” Raquel Teixeira.
Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DEL REI AUDIÊNCIA PÚBLICA AVALIAÇÃO E CUMPRIMENTO DE METAS 1º QUADRIMESTRE 2013.
DOCUMENTOS IMPRESCINDÍVEIS OU ESSENCIAIS APOSENTADORIA POR IDADE APOSENTADORIA POR IDADE O benefício pode ser solicitado nas Agências da Previdência Social.
Implantação e Gerenciamento de Avaliação de Desempenho – Experiência do Município de Vitória.
De onde vem o direito? (Fontes do direito) Prof. Rafael Mafei Instituições de Direito Aula 2.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
Gerenciamento Financeiro de seu Acordo Cooperativo Pretoria, África do Sul 30 de novembro – 3 de dezembro de 2009.
Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida no Transporte Aéreo.
CÂMARA MUNICIPAL DE CACOAL DESPESA EXECUTADA NO 1º QUADRIMESTRE DE 2012.
C RIAÇÃO, I NCORPORAÇÃO, F USÃO E D ESMEMBRAMENTO DE M UNICÍPIOS: Alguns aportes técnicos para o debate.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE SOMBRIO,
Arquivos e Métodos de Acesso SEMTAS – IDECAM – 2015 Prof. Jefferson Ferreira Natal/2015.
Ouvidoria O que é o SOU. É um ferramenta informatizada de Gestão em Ouvidoria do Estado do Ceará desenvolvida para otimizar o fluxo das informações,
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITUMBIARA GESTÃO 2013/2016 Gilson Almeida Teixeira Secretário de Finanças Francisco Domingues de Faria Prefeito Municipal.
Avaliação de Políticas Públicas e Programas Governamentais: a Experiência do TCE-PR Alexandre Faila Coelho Diretoria de Auditorias - DAUD.
PROFª Mauro Junior  O.M.S. como elemento de uma organização de caráter medico social, cuja a função consiste em assegurar.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA REUNIÃO COM CONSELHO FECAM SECRETÁRIO MARCO TEBALDI LAGES, 16 JUNHO DE 2011.
MUNICÍPIO DE IJUÍ – PODER EXECUTIVO SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA AUDIÊNCIA PÚBLICA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E GESTÃO FISCAL 29 de Fevereiro de º.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

Comunicação – VIII Encontro Nacional de Arquivos Municipais “Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra” Fernanda Maria do Ó Rodrigues Vila Real, 2007

Caracterização do Arquivo Municipal de Sesimbra Divisão de Arquivo Municipal e Gestão Documental- DAMGD (criada após reestruturação de 2002). Detém os Serviços : Arquivo Histórico/ Intermédio/Corrente/Secção de Expediente. Recursos Humanos : 1 Chefe de Divisão; 1 Chefe de Secção; a) Arquivo Municipal - 1 Técnico Superior de Arquivo; 1Técnico Superior de História;2 Administrativos;5 Auxiliares de Serviços Gerais; 1 Conservadora Restauradora. b) Secção de Expediente - 3 Administrativos; 2 Técnicos Profissionais; 1 Auxiliar de Serviços Gerais. Instalações : 3 edifícios separados; 1 onde se encontra instalado o Arquivo Histórico/Intermédio; 1 outro se encontra instalada a Secção de Expediente;1 Depósito de Urbanismo.

Caracterização do Arquivo Municipal de Sesimbra Serviços que Presta: A) Arquivo Histórico - estudo, e divulgação do património documental;organização e tratamento, arquivístico;atendimento e acompanhamento dos utilizadores. B) Arquivo Intermédio - Inventariação, organização da documentação; avaliação e selecção das espécies documentais; incorporação documental;atendimento e acompanhamento dos utilizadores internos/externos; C) Arquivo Corrente - Coordenação da Secção de Expediente; Implementação do sistema de gestão documental, de Arquivo e Escritório Electrónico; Plano de Classificação Documental; Racionalização dos circuitos documentais e das tarefas administrativas;

Caracterização do Arquivo Municipal de Sesimbra Publicações em que participa com assiduidade: -Boletim Municipal de Sesimbra; -Sesimbra Acontece -Artigos em conferencias nacionais e internacionais -“Forais de Sesimbra” -“Revista Sesimbra Cultural” -“Guia do Arquivo Histórico de Sesimbra” -“ Inventário do Arquivo Histórico de Sesimbra” -“Brochura do Fundo da Santa Casada Misericórdia de Sesimbra” -“ Brochura do Espólio Rafael Monteiro” -“ Inventário do Arquivo Fotográfico Histórico “( em fase de conclusão) - “ Tombo da Vila de Sesimbra” ( em fase de conclusão)

Comunicação – VIII Encontro Nacional de Arquivos Municipais “Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra” Com base no art.8º- (Aquisição da Documentação) alíneas 1 a 3 do Regulamento do Arquivo Municipal de Sesimbra, este serviço, entre outras tem como função a recolha de fundos particulares, empresariais e associativos do concelho de Sesimbra; O estado de conservação da documentação, as condições ambientais do edifício, a falta de condições técnicas e inacessibilidade à mesma, permitiram concretização do protocolo entre as duas organizações e a transferência desta para o Arquivo Municipal em 2001;

Comunicação – VIII Encontro Nacional de Arquivos Municipais “Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra”  Estabelecimento de Protocolo entre a Câmara Municipal de Sesimbra e a Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra por 50 anos;  Datas Extremas da documentação1669/1910  Metros lineares – 10 ml  Criação de projecto de recuperação do Fundo da Santa Casa da Misericórdia organização, higienização, conservação e restauro do fundo documental:  Equipa técnica para organização do fundo -2 arquivistas gestores do projecto  Equipa de higienização/conservação e restauro -3 auxiliares de serviços –gerais coordenados por um técnico de conservação e restauro;  Equipa geral para acondicionamento dos suportes de informação– 2 administrativos +1 auxiliar de serviços gerais -coordenados por 1 arquivista;  Equipa grafica-1 arquivista +1 gráfico.

Comunicação – VIII Encontro Nacional de Arquivos Municipais “Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra”  Divulgação do Fundo documental:  Realização de brochura;  Promoção junto da comunidade educativa local;  Realização de Colóquios temáticos;  Realização de artigos no Boletim Municipal e “Sesimbra Acontece”;  Realização de Exposições documentais.

Leitores tipo deste fundo documental; Alunos e professores do ensino secundário; Estudiosos locais, regionais e nacionais; Mestrandos e Doutorandos. Comunicação – VIII Encontro Nacional de Arquivos Municipais “Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra”

Comunicação – VIII Encontro Nacional de Arquivos Municipais “Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra”  A Misericórdia tem os seguintes objectivos de assistência social; Constitui a grande instituição de assistência social da Idade Média, integrando-se numa sociedade de grandes diferenças sócio/económicas profundas. Assistência aos enfermos e pobres; Albergarias para dar apoio aos viajantes e peregrinos; Hospitais para tratar os doentes e os enfermos; Gafarias para tratar os leprosos; Confrarias de irmãos que prestam assistência social aos necessitados; Merecerias para apoiar os velhos e entrevados; Igrejas/abadias para receber expostos; Dão apoio a donzelas, órfãos, e presos;

 Principais SR:  Constituição e Regulamentação;  Órgãos do governo;  Gestão Financeira;  Gestão do Património;  Gestão de Pessoal;  Saúde e Assistência Social  Contaria  Livros Religiosos  Sentenças Comunicação – VIII Encontro Nacional de Arquivos Municipais “Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra”

SR A -Constituição e Regulamentação Detém documentação de 1592/1870 Constitui-se por documentação de organização da própria Misericórdia, dispondo dentro esta cartas de posse, termos de eleição e nomeação, compromissos, acordos e sentenças, decretos e decisões regias;

Comunicação – VIII Encontro Nacional de Arquivos Municipais “Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra” SCMS/A/B/01-Compromisso -1881

Comunicação – VIII Encontro Nacional de Arquivos Municipais “Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra” SR B- Órgãos do Governo Detém documentação de 1744/1968 Constitui-se por documentação de carácter administrativo da instituição, designadamente, actas, correspondência recebida e expedida, representações do Provedor, e requerimentos.

Comunicação – VIII Encontro Nacional de Arquivos Municipais “Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra” SCMS/B/A/01/Lv /95-Actas

Comunicação – VIII Encontro Nacional de Arquivos Municipais “Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra” Sr. C- Gestão Financeira informação Detém documentação de 1615/1912 Constitui-se por documentação da área financeira, designadamente, receita e despesa, livros de registo, orçamentos, ordens de pagamentos, seguros, impostos, décima, contribuição predial, dívidas e capitais.

Comunicação – VIII Encontro Nacional de Arquivos Municipais “Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra” SCMS/C/A/03/Lv /61-Livro de Registo de Receita e Despesa

Comunicação – VIII Encontro Nacional de Arquivos Municipais “Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra” Sr. D – Gestão de Património Detém documentação de 1554/1972 Constitui-se por documentação referente ao património desta organização, designadamente, Foros, Inventários de bens, livros de registos de foros,. Documentos sobre foros, informação sobre foros, livro de notas de foros, património arrendado, legados pios, legados relativos ao cumprimento de obrigações de Legados; Autos de contas de Legados Pios, Partilhas de bens, Testamentos, cartório

Comunicação – VIII Encontro Nacional de Arquivos Municipais “Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra” SCMS/D/C/01/Mç /50- Processo de Legado Pio

Comunicação – VIII Encontro Nacional de Arquivos Municipais “Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra” SR. E –Gestão de Pessoal Detém de documentação de 1763/1917 Constitui-se por documentação relativa à gestão dos associados/irmãos da Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra, designadamente, livro de inscrição dos irmãos, livro de registo dos associados, e dos pagamentos.

Comunicação – VIII Encontro Nacional de Arquivos Municipais “Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra” SCMS/E/B/01/Lv Livro de Registo de Matriculas dos Associados

Comunicação – VIII Encontro Nacional de Arquivos Municipais “Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra” SR.F. Saúde e Assistência Social Detém documentação de 1817/1913 Constituí-se por documentação de diversos tipos de assistência social, designadamente, de saúde assim como de hospital, e óbito.

Comunicação – VIII Encontro Nacional de Arquivos Municipais “Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra” SCMS/F/B/04/Lv Livro de Registo de óbitos

Comunicação – VIII Encontro Nacional de Arquivos Municipais “Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra” SR.G –Confraria Detém documentação de 1807/1909 Constitui-se por documentação da Confraria do Santíssimo Rosário da Capela da Misericórdia, designadamente livros de registo, licenças e outras regalias.

Comunicação – VIII Encontro Nacional de Arquivos Municipais “Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra” SCMS//G/A/02/Mç Licenças e outras Regalias

Comunicação – VIII Encontro Nacional de Arquivos Municipais “Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra” SR.H – Livros Religiosos Detém documentação de 1696/1907 Constituí-se por documentação de livros religiosos, designadamente cânticos religiosos, missais de defuntos, missais romanos,, missais festivos, missais diversos, doutrina, e periódicos.

Comunicação – VIII Encontro Nacional de Arquivos Municipais “Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra” SCMS/H/A/03/Lv Missal de Santos

Comunicação – VIII Encontro Nacional de Arquivos Municipais “Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra” SR.I- Sentenças Detém documentação de 1616/1864 Constitui-se por documentação de sentenças cíveis e documentos judiciais diversos.

Comunicação – VIII Encontro Nacional de Arquivos Municipais “Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra” SCMS/I/D/01/P.s Pena dos Marchantes da Vila

Comunicação – VIII Encontro Nacional de Arquivos Municipais “Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra” Bibliografia -Nova Enciclopédia Labrouse nºº16, Circulo de Leitores -História de Portugal em Datas, Circulo de Leitores -Serrão, Joel. Dicionário de História de Portugal -Serrão, Joaquim Veríssimo História de Portugal - Dicionário Enciclopédico de História de Portugal. Alfa