Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário em Mato Grosso DFDA/MT.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ministério do Desenvolvimento Agrário
Advertisements

Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica - PLANAPO BRASIL AGROECOLÓGICO Cássio Trovatto Câmara Interministerial de Agroecologia e Produção Orgânica.
Plano Safra da Agricultura Familiar 2016/2017 Alimentos Saudáveis para o campo e a cidade.
Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aquícola: trajetória, desafios e perspectivas. Alexandre Luís Giehl Coordenador Geral de Assistência Técnica,
Monitoramento do I Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional V Reunião Plenária do CONSEA 14 e 15 de agosto de 2012.
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Cadastro Único Para Programas Sociais Secretaria Nacional de Renda.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR Facilitação Comercial para Atração de Investimentos MANAUS,
PROGRAMA ESCOLA DE CONSELHOS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
Comissão de Agricultura Senado Federal 13 de novembro de 2014.
CADASTRO AMBIENTAL RURAL: ANÁLISE DA SUA INFLUÊNCIA NA DINÂMICA DO DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA LEGAL Andrea Azevedo 1 Raoni Rajão 2 Marcelo Costa 2 Marcelo.
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
11 Ministério da Pesca e Aquicultura “O papel da Pesca Artesanal e da Aquicultura Familiar na Segurança Alimentar e Nutricional” XIV Plenária do CONSEA.
Disciplina: Extensão Rural Professora: Nazaré Cavalcanti 2º Período do curso de Medicina Veterinária.
Área de Inclusão Social - BNDES PMAE – Linha de Apoio à Modernização da Administração das Receitas e da Gestão Fiscal, Financeira e Patrimonial das Administrações.
Audiência Pública Senado Federal Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária – Pronater Brasília.
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Programas Usuários do Cadastro Único Secretaria Nacional de Renda de.
A Cadeia de Valor da PGFN IV Encontro de Gestão da Advocacia-Geral da União 10 e
Segurança Alimentar e Nutricional: Caminhos para a alimentação saudável Sistematização do I Simpósio.
AS NOVAS DIRETRIZES DO PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO.
PROGRAMA DE AGROINDUSTRIALIZAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR
Auditoria Operacional nas ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) Acórdão 2.395/2013 – TCU – Plenário Ministro-Relator: André de Carvalho.
Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Contexto Os centros urbanos do mundo crescem em um ritmo acelerado. A projeção das Nações Unidas é que mais de 2,5.
Movimento Sindical Brasileiro na construção da Agenda do Trabalho Decente Gleides Sodré – secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
S E D S Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social.
I ENCONTRO UASF NA REGIÃO NORTE. AÇÕES DESENVOLVIDAS  Informação sobre as linhas de crédito disponíveis.  Elaboração de Projetos de Viabilidade Técnico,
Minicurso Inclusão Socioeconômica Paula Montagner Abril 2015.
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Brasília - DF Outubro de 2009 COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS.
Papel do cooperativismo no desenvolvimento local/regional.
Captação de Parceiros para abertura de pontos de vendas (PDV’s)
Diálogo Florestal para a Mata Atlântica e Pampa: unindo forças e compartilhando resultados para a conservação Diálogo Florestal para a Mata Atlântica.
Senado Federal Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo 05 de novembro de 2015 Financiamento da universalização dos serviços de saneamento básico.
II INTERAGRO – Encontro Brasileiro para Integração Agro Empresarial O BNDES e as Cooperativas Jaldir Freire Lima 05 de maio de 2010.
A ERRADICAÇÃO DE LIXÕES E INCLUSÃO SOCIAL DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS. O papel das instituições federais e do Ministério das Cidades MINISTÉRIO.
Convênio: Alimentação Escolar nas Mãos da Agricultura Familiar.
Desdobramento do Plano Brasil Maior – PBM na Política de Arranjos Produtivos Locais Rede APL Mineral 16 de agosto de 2011.
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE - SEMAS Grupo de Trabalho Permanente do ICMS Verde (Portaria nº317)
Ademir de Lucas ESALQ/2012. Política Nacional de ATER Financiamento e Seguro da Produção Agregação de Valor e Geração de Renda Formação de Agentes de.
DESENVOLVIMENTO RURAL DESENVOLVIMENTO DESENVOLVIMENTO.
Diretoria de Financiamento e Proteção à Produção Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO.
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO - MAPA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO E COOPERATIVISMO – SDC DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE.
Patricia Santin Brasília, 11 de outubro de Fundação Telefônica | Vivo A Fundação Telefônica | Vivo QUEM SOMOS:  Presença em 14 países  13 anos.
Ademir de Lucas ESALQ/2012. Política Nacional de ATER Financiamento e Seguro da Produção Agregação de Valor e Geração de Renda Formação de Agentes de.
A Rede de Proteção e Promoção Social Brasileira como Estratégia de Promoção do Desenvolvimento e de Enfrentamento da Crise Patrus Ananias de Sousa Ministro.
Artesanato Políticas Culturais.
TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA: por um turismo mais solidário, menos perverso e mais justo.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
Como usar CT&I para promover a inclusão social? Políticas Públicas – Transporte Urbano Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência,
Potencial do Extrativismo Sustentável
Praça da Sociobiodiversidade.  Parcerias com Setor Empresarial (Castanha-do-Brasil e Borracha)  Fóruns de Diálogo com Setor Empresarial  Manuais de.
63º Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina São Francisco do Sul/SC 1º/04/2016 Como efetivar os Consórcios na política pública de.
Brasil Plano Estrategico e o desenvolvimento territorial rural Adaptado pelo prof. floriano.
AUDIENCIA PÚBLICA (05 de novembro de 2013) “Mecanismos de Financiamento de Políticas de Universalização do Saneamento Básico no Brasil” Newton L. Azevedo.
Ações de Educação Alimentar e Nutricional Educação e Intervenção Nutricional – Profa. Léo.
A organização e Gestão do SUAS Adriana Lima Barros Diretora de Gestão do SUAS.
“A FORÇA DOS MUNICÍPIOS CATARINENSES NA DEFESA DO SUS” Dr. Celso Luiz Dellagiustina Presidente do COSEMS/SC.
Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico SDE Finalidade Segundo o Decreto Nº /2013, a SDE tem por finalidade implementar ações estratégicas.
24/6/20161 Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do CDES e de 71 Organizações da Sociedade.
PROJETO DE RECUPERAÇÃO AMBIENTAL E DE APOIO AO PEQUENO PRODUTOR PRAPEM/MICROBACIAS 2 GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA.
Portal da Agricultura Familiar Andre Marchetti Coordenação de Relações Institucionais e Gestão do Sibrater.
1 Eletrobrás A energia que movimenta o Brasil COMISSÃO DA AMAZONIA, INTEGRAÇÃO NACIONAL E NACIONAL E DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO "Conhecer, zelar e garantir que cada imóvel da União cumpra sua função socioambiental, em harmonia com a função arrecadadora,
Um novo paradigma para o Desenvolvimento rural : PNATER.
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA ECONOMIA BRASILEIRA O MILAGRE ECONÔMICO AULA 4 CURSO COMEX-UNIS Prof. Ms. Frade.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Panorama do Calcário Agrícola no Brasil Secretaria de Política Agrícola 31 de maio de 2011 Wilson Vaz.
Um novo paradigma para o Desenvolvimento rural : PNATER.
Aquisição dos Gêneros Alimentícios da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural para Alimentação Escolar, Lei n.º , de 16/06/2009. Maria.
FÓRUM DESAFIOS À GESTÃO NA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL 21 a 22 de novembro de 2005 Palácio do Itamaraty Brasília - DF.
O Banco da Amazônia e as oportunidades para investimentos na Região SUDAM ITINERANTE.
Transcrição da apresentação:

Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário em Mato Grosso DFDA/MT

Tem o objetivo de Coordenar os Programas e as Políticas Públicas do MDA para a Agricultura Familiar em Mato Grosso

Programas  Rede Brasil Rural Rede Brasil Rural Rede Brasil Rural  Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)  Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)  Programa Talentos do Brasil  Programa Talentos do Brasil Programa Talentos do Brasil Programa Talentos do Brasil  Política Setorial do Leite Política Setorial do Leite Política Setorial do Leite  Política Setorial do Café Política Setorial do Café Política Setorial do Café  Agroindústria Agroindústria  Plano da Sociobiodiversidade Plano da Sociobiodiversidade Plano da Sociobiodiversidade  Plantas Medicinais Plantas Medicinais Plantas Medicinais  Feiras e Eventos Comerciais Feiras e Eventos Comerciais Feiras e Eventos Comerciais  Turismo Rural Turismo Rural Turismo Rural  Artesanato Artesanato  Produtos e Mercados Diferenciados/Orgânicos Produtos e Mercados Diferenciados/Orgânicos Produtos e Mercados Diferenciados/Orgânicos  Sistema Único de Inspeção Sanitária (SUASA) Sistema Único de Inspeção Sanitária (SUASA) Sistema Único de Inspeção Sanitária (SUASA)  Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB) Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB) Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB)  Selo Combustível Social Selo Combustível Social Selo Combustível Social  Selo da Agricultura Familiar (Sipaf) Selo da Agricultura Familiar (Sipaf) Selo da Agricultura Familiar (Sipaf)  Terra Legal Terra Legal Terra Legal

TERRITÓRIOS DA CIDADANIA  O Governo Federal lançou, em 2008, o Programa Territórios da Cidadania.  O Territórios da Cidadania tem como objetivos promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. A participação social e a integração de ações entre Governo Federal, estados e municípios são fundamentais para a construção dessa estratégia.

Programa Nacional de Alimentação Escolar..

 A Lei nº /2009 determina a utilização de, no mínimo, 30% dos recursos repassados pelo FNDE para alimentação escolar, na compra de produtos da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, priorizando os assentamentos de reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e comunidades quilombolas (de acordo com o Artigo 14). Lei nº /2009 FNDELei nº /2009 FNDE

Produzir mais alimentos, com mais renda e mais sustentabilidade Produzir mais alimentos, com mais renda e mais sustentabilidade   A ampliação da capacidade de investimento, a proteção e melhoria da renda, o incremento da produtividade, a articulação de políticas públicas, o acesso aos mercados, o estímulo à sustentabilidade e o apoio à juventude rural são estratégias que têm como foco fortalecer as organizações econômicas da agricultura familiar e estimular a produção sustentável. Para tanto, o total em recursos disponíveis é recorde. São R$ 22,3 bilhões a serem aplicados na safra 2012/2013. Um incentivo tamanho família para o desenvolvimento do Brasil Rural. A ampliação da capacidade de investimento, a proteção e melhoria da renda, o incremento da produtividade, a articulação de políticas públicas, o acesso aos mercados, o estímulo à sustentabilidade e o apoio à juventude rural são estratégias que têm como foco fortalecer as organizações econômicas da agricultura familiar e estimular a produção sustentável. Para tanto, o total em recursos disponíveis é recorde. São R$ 22,3 bilhões a serem aplicados na safra 2012/2013. Um incentivo tamanho família para o desenvolvimento do Brasil Rural. A ampliação da capacidade de investimento, a proteção e melhoria da renda, o incremento da produtividade, a articulação de políticas públicas, o acesso aos mercados, o estímulo à sustentabilidade e o apoio à juventude rural são estratégias que têm como foco fortalecer as organizações econômicas da agricultura familiar e estimular a produção sustentável. Para tanto, o total em recursos disponíveis é recorde. São R$ 22,3 bilhões a serem aplicados na safra 2012/2013. Um incentivo tamanho família para o desenvolvimento do Brasil Rural.

PRONAF  Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf)  Financia projetos individuais ou coletivos, que gerem renda aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária. O programa possui as mais baixas taxas de juros dos financiamentos rurais, além das menores taxas de inadimplência entre os sistemas de crédito do País.

Mais Alimentos  O Mais Alimentos é uma linha de crédito do Pronaf que financia investimentos para a modernização da propriedade rural familiar.  A linha permite ao agricultor familiar investir em modernização e aquisição de máquinas e de novos equipamentos, correção e recuperação de solos, resfriadores de leite, melhoria genética, irrigação, implantação de pomares e estufas e armazenagem.  A linha permite ao agricultor familiar investir em modernização e aquisição de máquinas e de novos equipamentos, correção e recuperação de solos, resfriadores de leite, melhoria genética, irrigação, implantação de pomares e estufas e armazenagem.

Programa Nacional de Credito Fundiário

 Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) oferece condições para que os trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra possam comprar um imóvel rural por meio de um financiamento.  O recurso ainda é usado na estruturação da infra-estrutura necessária para a produção e assistência técnica e extensão rural. Além da terra, o agricultor pode construir sua casa, preparar o solo, comprar implementos, ter acompanhamento técnico e o que mais for necessário para se desenvolver de forma independente e autônoma. O financiamento pode tanto ser individual quanto coletivo.

ATER  O principal objetivo dos serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater) é melhorar a renda e a qualidade de vida das famílias rurais, por meio do aperfeiçoamento dos sistemas de produção, de mecanismo de acesso a recursos, serviços e renda, de forma sustentável.  O principal objetivo dos serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater) é melhorar a renda e a qualidade de vida das famílias rurais, por meio do aperfeiçoamento dos sistemas de produção, de mecanismo de acesso a recursos, serviços e renda, de forma sustentável.

Documentação da Trabalhadora Rural

Programa Terra Legal

 O mutirão Arco Verde Terra Legal uniu ministérios e órgãos federais para a preservação da Amazônia. O mutirão combinou acesso a direitos e cidadania para milhares de brasileiros com ações de regularização fundiária e combate à grilagem e se concentrou, prioritariamente, em 43 municípios nos estados do Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima, considerados os campeões do desmatamento.

Aquisição de Retro escavadeira

ARCA DAS LETRAS

 Chamadas Públicas de ATER(05/2012 Brasil Sem Miséria  Ater para gestão de Mercados Institucionais  Ater para gestão do PNPU de Biodiesel  de Sustentabilidade PNCF  Acompanhar e Monitorar os 04 Territórios da Cidadania e 02 de Identidade Rural: Proinfs, PTDRS, Colegiados e Rede Estadual dos Colegiados. E a articulação de novos Territórios. Encontros e Reuniões dos Colegiados.  Coordenar e monitorar as ações dos Mutirões do Programa Nacional da Documentação da Trabalhadora Rural – PNDTR

-Políticas Institucionais de Comercialização (PAA, PNAE e Central de Comercialização da Agricultura Familiar). -Coordenar a implementação Programa Arca das Letras Arca das Letras Monitorar e apoiar as Ações da SAF – Coordenar a Implantação do Pronatec Campo, Comitê Estadual. Organizar o lançamento do Plano Safra 2013/2014, Apoiar e monitorar as Ações do Programa Nacional de Bio Diesel e Selo Combustível Social, Participar da Câmera de Bio Energia junto a Sedraf e EMBRAPA

Solidários, aos Agricultores (as) Familiares que escolheram como princípio de vida fazer brotar na terra o sustento de todas as gerações.