CRTIC de Pombal 2012/2013 CENTRO DE RECURSOS T I C PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL DE POMBAL
Tecnologias de Apoio As Tecnologias de Apoio são tecnologias especiais (hardware e software) utilizadas por pessoas com diversos tipos de incapacidade, com vista a possibilitar o acesso ao desempenho de determinadas atividades. São úteis aos alunos com Necessidades Educativas Especiais, aos professores, aos técnicos e terapeutas, com vista a: Permitir a execução de funções que não seriam possíveis de outro modo; Permitir alcançar determinada fluência ou nível de desempenho; Permitir o acesso à participação em programas e atividades; Permitir a concentração em tarefas de aprendizagem, em vez de tarefas mecânicas; Permitir melhor acesso à informação; Ajudar à interação entre colegas e pares. (adaptado de SNOW, OCAD University, Canadá) CRTIC de Pombal 2012/2013
Tecnologias de Apoio CRTIC de Pombal 2012/2013 As Tecnologias de Apoio são “produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que visam promover a funcionalidade relacionada com a atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidade ou mobilidade reduzida, visando a sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social”; “uma ampla gama de equipamentos, serviços, estratégias e práticas concebidas e aplicadas para minorar os problemas encontrados pelos indivíduos com deficiência.” (Cook e Hussey, Assistive Tecnologies: Principles and Pratices, Mosby – Year Book Inc Vídeo sobre Tecnologias Assistivas
Tecnologias de Apoio As Tecnologias de Apoio são "dispositivos facilitadores que se destinam a melhorar a funcionalidade e a reduzir a incapacidade do aluno, tendo como impacto permitir o desempenho de atividades e a participação nos domínios da aprendizagem e da vida profissional e social" (Decreto-Lei N.º 3/2008, artigo 22.º). As tecnologias de apoio poderão ser um meio necessário para certos alunos acederem a um computador (por exemplo: ecrã tátil, ponteiro de cabeça, acesso pelo olhar) ou conseguirem comunicar (por exemplo: sistemas de símbolos, sintetizadores de fala) ou participarem na atividade escolar (por exemplo: plano inclinado, suporte de mão para escrita). CRTIC de Pombal 2012/2013
Tecnologias de Apoio Avaliação das Necessidades CRTIC de Pombal 2012/2013
Tecnologias de Apoio Avaliação das Necessidades Os CRTIC têm como principal finalidade avaliar as necessidades dos alunos com NEE, de caráter permanente, no que respeita a tecnologias de apoio. Os pedidos de avaliação são solicitados pelas escolas, da sua área de influência, através do preenchimento de formulários disponibilizados pelos CRTIC. O agendamento das avaliações decorre por mútuo acordo entre os CRTIC e as escolas. A participação nas avaliações deve ser articulada com o docente de educação especial que acompanha o aluno e, sempre que possível, com o encarregado de educação e com o técnico/terapeuta que, eventualmente, apoie o aluno. A escola do deve facultar os elementos de avaliação por referência à CIF (relatórios, PEI) de forma a que o CRTIC possa testar os dispositivos mais adequados e a encontrar a melhor solução tecnológica que ajude o aluno superar as suas limitações. CRTIC de Pombal 2012/2013
Tecnologias de Apoio Avaliação das Necessidades Após a avaliação, o CRTIC elabora um relatório que entrega à escola/professor do aluno. Anualmente, a DGE faz um levantamento, através de formulário online, junto dos CRTIC, sobre os alunos avaliados e as tecnologias de apoio recomendadas. Os produtos de apoio são atribuídos aos alunos em função da disponibilidade financeira. É comunicado às escolas dos alunos avaliados o montante e os produtos de apoio a financiar para utilização comum e/ou individual dos alunos. As escolas têm de requisitar a verba aos serviços financeiros do MEC, com vista a adquirir os produtos. CRTIC de Pombal 2012/2013
Mapa Síntese da Avaliação das Necessidades CRTIC de Pombal e sua área de influência Tecnologias de Apoio Avaliação das Necessidades In, Guia dos CRTIC e das Tecnologias de Apoio DSEEASE Moodle CRTIC de Pombal m.ccems.pt/course/view.php?id=194 m.ccems.pt/course/view.php?id=194 Página Web pais.rcts.pt/images/stories/pdf/2010_2 011/WebCRTIC/index.htmlhttp:// pais.rcts.pt/images/stories/pdf/2010_2 011/WebCRTIC/index.html CRTIC de Pombal 2012/2013
Tecnologias de Apoio para a Visão Cegueira e Baixa Visão CRTIC de Pombal 2012/2013
Tecnologias de Apoio para a Visão Cegueira e Baixa Visão CRTIC de Pombal 2012/2013
Tecnologias de Apoio para a Audição Aplicações Livres: Vídeo sobre tecnologias de apoio para a Audição: Tecnologias Comercializadas para a Audição : Surdez CRTIC de Pombal 2012/2013
Tecnologias de Apoio para a Comunicação Curso Online - Inclusão e Acesso às Tecnologias Equipa F ww.yout ube.com /watch? v=aLTYI 8JXPaM Vídeo – Criação de Tabelas em CAA / Vídeo – Construção de Materiais Adaptados em CAA no Invento /
Tecnologias de Apoio para a Comunicação Curso Online - Inclusão e Acesso às Tecnologias Equipa F Vídeo sobre Comunicadores em: Vídeo com História Adaptada com Símbolos e Sintetizador de Voz – CRTIC de Cinfães
Tecnologias de Apoio Acesso ao Computador Vídeo sobre Acesso pelo Olhar O9G8rBcI&list=UUDKX_PtRSi7rnyR Ma6GiFAg&index=1&feature=plcp
Tecnologias de Apoio à Aprendizagem CRTIC de Pombal 2012/2013
Tecnologias de Apoio à Aprendizagem e às Necessidades Educativas Especiais Os tabletes são computadores leves e portáteis, que funcionam com o toque no ecrã e possuem várias aplicações de acessibilidade (ampliador de ecrã, leitor de ecrã, calculadora falante) e podem transportar tabelas de símbolos e voz. Software Livre para as NEE e de Apoio à Aprendizagem em: CRTIC de Pombal 2012/2013
Tecnologias de Apoio “Para a maioria das pessoas, a tecnologia torna a vida mais fácil; para a pessoa deficiente, a tecnologia torna as coisas possíveis”. SANCHES (1991) CRTIC de Pombal Centro de Recurso TIC para a Educação Especial de Pombal Escola Básica Integrada Gualdim Pais Agrupamento de Escolas Gualdim Pais Pombal Contactos : Elisabete Salgueiro CRTIC de Pombal 2012/2013