DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO: PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL. Foz do Iguaçu – PR, 15 de Abril de 2015.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Pelotas
Advertisements

PROPOSTA REGIMENTO DA CIB/BA
Caravana Nacional em Defesa do SUS
PROJETO LINHA ECOLÓGICA.
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE
PLANO DE GESTÃO.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
MODELO DE GESTÃO PÚBLICA PARTICIPATIVA
Diretoria de PlanejamentoControle e Avaliação do SUS
Rio de Janeiro, Agosto de 2006
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
PREFEITURA MUNICIPAL DE ERECHIM
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
Origens da Política de Gestão de Pessoas Grupos de Trabalhos da Área de RH
Fortalecer a articulação no âmbito do SUS, buscando a universalização e a eqüidade do acesso à saúde da população indígena; Discutir as necessidades de.
1ª OFICINA ESTADUAL DE GESTORES MUNICIPAIS
Profª MS Maria Salete Ribeiro - UFMT
REUNIÃO PLENÁRIA LOCAL
Ministério da Cultura.
TEMA – “Participação e Controle Social no SUAS”
Julho de 2007.
Orçamento Participativo de Fortaleza Novembro de 2012.
2004 Fórum Nacional de Controle Interno 2007 Alteração: Conselho Nacional de Controle Interno (Estatuto define regras) 2010 Aprovação, pelo CONACI, das.
SISTEMA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO: DESAFIOS
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
ASSEMBLEIA METROPOLITANA DA RMBH Belo Horizonte, 20 de março de 2013.
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
COSEMS/MT E O PACTO RESPONSÁVEL
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
SÃO SEBASTIÃO FEVEREIRO DE 2011 PLANO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL.
FÓRUNS REGIONAIS E NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Apreciação para aprovação.
MANUAL ORIENTADOR DA VIII CONFERÊNCIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores Valdete de Barros Martins Coordenadora.
Formas de controle Publico Tribunal de contas Ministerio Publico CONFERENCIA Audiência Publica Ação Popular.
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
Seminário Descentralização das Políticas e Ações em Saúde: Impactos e desafios para o HIV/AIDS Fortaleza – CE Renilson Rehem Renilson Rehem.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Curso Nacional de Qualificação dos Gestores do SUS
Programa de Inclusão Digital
G P I Gerência-Geral de Projetos Institucionais. ALMG / GPI EVENTOS INSTITUCIONAIS - Busca pelo aperfeiçoamento da interlocução da ALMG com a sociedade.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Existência de canais.
Atuação dos agentes de Controle Social
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL n0 SUS
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
CONFERÊNCIA DA CIDADE Desenvolvimento Urbano com participação popular Avançando na gestão democrática das cidades.
ACOLHIMENTO HUMANIZADO
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Própria construção do.
Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS/Santos
CONSELHO LOCAL DE SAÚDE
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO FUNDAMENTO DO PACTO FEDERATIVO NO SUAS.
CÂMARA TÉCNICA DA EDUCAÇÃO Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria.
Alba Regina Silva Medeiros¹ Lidianni Cruz Souza² Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Saúde Coletiva Núcleo de Desenvolvimento em Saúde ¹ Enfermeira.
Mobilização Social nas PECs. Participantes: comunidade local – moradores, trabalhadores, entidades locais, especialmente aqueles já atuantes na comunidade.
Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
Dra. Luciana Laureano Paiva – Curso de Fisioterapia UFRGS Dra. Cristianne Maria Famer Rocha – Curso de Saúde Coletiva UFRGS Abril, 2014.
RETROSPECTIVA DO M&A DA APS EM MATO GROSSO Cuiabá 2011.
Camila Maia Valente Fábio Silva de Azevedo João Victor Fonseca Ribeiro Karlla Sebasthyanna Miranda Matias.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Descentralização das.
Projeto Pólos de Biodiesel Centro-Sul e Norte. Apresentação Parceria entre Plural Consultoria, Pesquisa e Serviços e Ministério do Desenvolvimento Agrário;
REDE INTERAGENCIAL DE INFORMAÇÕES PARA A SAÚDE RIPSA INICIATIVA “RIPSA NO ESTADO”
PACTUAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE NO ESTADO
Transcrição da apresentação:

DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO: PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL. Foz do Iguaçu – PR, 15 de Abril de 2015

DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO: PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL. FABIO HENRIQUE LAGO SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE DE PRIMAVERA DO LESTE VICE-PRESIDENTE DO COSEMS/MT SECRETÁRIO EXTRAORDINÁRIO DE PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE DA REGIÃO CENTRO-OESTE/CONASEMS

PRIMAVERA DO LESTE

DESCRIÇÃO DO MUNICÍPIO Primavera do Leste é um Município do Estado de Mato Grosso, distante 230km da capital, Cuiabá. Com área de Km², 636 m de altitude e população de habitantes, sendo a maior parte da população composta por migrantes provenientes dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e Goiás. A localização estratégica da cidade, no entroncamento das rodovias MT-130 e BR- 070, bem como as terras férteis e agricultáveis, aliado ao fortalecimento do setor comercial e empresarial, são fatores que contribuem e aceleram o progresso da cidade (IBGE, 2010).

CONTEXTUALIZAÇÃO E DEFINIÇÃO DOS PROBLEMAS A atual gestão municipal iniciou seus trabalhos no ano de 2013 com o desafio de inserir a população e os servidores da saúde no processo de decisão das estratégias da Política Municipal de Saúde, através da Gestão Participativa. As decisões em sua grande maioria eram tomadas pelo gestor e equipe técnica, não envolvendo os servidores e a população no processo.

SOLUÇÕES

CONSELHO EM REVISTA/ MIDIAS

TRABALHOS EXPOSTOS NO CONGRESSO DO CONASEMS

SEMINÁRIO DE INCIDÊNCIAS POLÍTICAS COMISSAÕE DST/AIDS

REUNIÕES DE COMISSÕES

I Jornada Regional de Gestão Participativa de Primavera do Leste/MT Estruturada para receber representantes dos 19 municípios da regional sul do estado, o evento superou as expectativas, e contou com 150 inscritos de várias regiões do estado. Durante a abertura o secretário de saúde de Primavera do Leste, Fábio Lago, também secretário extraordinário de participação e controle social do CONASEMS e vice- presidente do COSEMS/MT, destacou a relevância do tema para promover a inclusão social e garantir a efetivação dos princípios e diretrizes do SUS.

I Jornada Regional de Gestão Participativa de Primavera do Leste/MT

Primavera do Leste implanta atendimento de Saúde na Feira Municipal A Secretaria de Saúde iniciou no último sábado, 14/03, um serviço de atendimento ao público na Feira Livre Municipal. Em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, todos os sábados, técnicos da secretaria realizam atendimentos básicos e informa a população sobre os programas de Saúde desenvolvidos pelo município.

AÇÕES DO CONSELHO E OUVIDORIA EM PARCERIA COM A SECRETARIA DE SAÚDE

IMPLANTAÇÃO DAS SUB-OUVIDORIAS E OUVIDORIA ITINERANTE

OUVIDORIA ITINERANTE NA ZONA RURAL

AÇÕES DA OUVIDORIA - Pesquisas  Pesquisa de Grau de Satisfação dos Usuários SUS.  Trabalhos na feira Municipal, conscientização da população sobre Importância da Participação Popular.  Ouvidoria Itinerante na Zona Rural.

INÍCIOS DOS TRABALHOS DA ETAPA MUNICIPAL DA XV CONFERENCIA

PESQUISA COM A POPULAÇÃO SOBRE A ETAPA MUNICIPAL DA XV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE - PRIMAVERA DO LESTE 01- Para sua participação na pré-conferência que será realizada em seu bairro, qual o melhor horário para sua participação? a) ( ) período vespertino b) ( ) período noturno 02- Para sua participação na Etapa Municipal da XV Conferência Nacional de Saúde, qual seria o melhor horário para sua participação? a) ( ) Abertura no dia 01/07 (período noturno) e durante todo o dia 02/07. b) ( ) Abertura no dia 03/07 (período noturno) e durante todo o dia 04/ Qual o local adequado para realização para a Conferência Municipal de Saúde? a) ( ) Câmara Municipal b) ( ) Hotel Agulhon c) ( ) Sallas Buffet D) ( ) Outros

AÇÕES DOS CONSELHOS LOCAIS

Conselho Gestor Local de Saúde e Ciclo de Integração Saúde e Comunidade.

ELEIÇÃO PARA CLS

CONSELHO LOCAL DE SAÚDE Os Membros Representantes de Usuários do CLS, serão escolhidos pelos moradores da área de abrangência da Unidade de Saúde, através de eleição direta.

RESULTADOS Participação atuante dos Conselheiros Municipais de Saúde não somente nas reuniões do Conselho, mas também em ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde, possibilitando desta forma aproximação com a população usuária dos serviços, favorecendo as tomadas de decisões.

RESULTADOS Motivação dos Conselheiros de seu papel fundamental no fortalecimento e construção de uma política de saúde eficaz, mediante o reconhecimento de sua importância como campo de promoção e proteção da saúde, Buscando planejar, desenvolver e executar as ações propostas.

RESULTADOS Fortalecimento da Ouvidoria. Capacitação dos Conselheiros. Participação Popular.

DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO: PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL. FABIO HENRIQUE LAGO SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE DE PRIMAVERA DO LESTE VICE-PRESIDENTE DO COSEMS/MT SECRETÁRIO EXTRAORDINÁRIO DE PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE DA REGIÃO CENTRO-OESTE/CONASEMS