Planejamento pedagógico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

CURRÍCULO EM FOCO.
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
O papel do professor frente às mudanças
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Plano de Trabalho Docente
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
ELABORAÇÃO DE PROJETOS FERNANDO SANTIAGO DOS SANTOS
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Currículo por Competências e Habilidades.
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
A ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
“Aprender conteúdos & desenvolver capacidades” Cesar Coll e outros
Currículo por Competências e Habilidades. ETAPAS DO TRABALHO ORGANIZAÇÃO 1ª Fase – Discussão / Reflexão Qual o papel da escola dentro do novo modelo de.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA NOVA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO.
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Gerenciamento de Sala de Aula
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Atuais Propostas Curriculares.
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE Profº Walber Rodrigues da Silva
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Os PCN e o Ensino Médio.
1ª Formação de Professores Coordenadores
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Docência universitária: repensando a aula
Concepções em Educação Matemática
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Aula 6_IEEC_2015 Profa. Joana Andrade.  Homem Mundo Homem mundo conhecimento Reflexão epistemológica e formação de professores de ciências.
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

Planejamento pedagógico CEJA Paulo Freire

A Escola de Ensino Médio e o ENEM Ideias centrais do ENEM Domínio dos princípios científicos, tecnológicos que orientam a produção moderna  Compreensão do conhecimento das formas contemporâneas de uso a aplicação das linguagens e da utilização dos código Domínio e aquisição da organização da reflexão filosófica e sociológica para a vida cotidiana.

A Escola de Ensino Médio e o ENEM O ENEM foi amparado em suas bases por seis documentos que alicerçam as concepções embutidas sobre o conteúdo da avaliação: Diretrizes Nacionais do Ensino Médio – 1998; PCN do Ensino Médio - 2000; Matriz de referência do SAEB - 2001; PCN do Ensino Médio - 2002; Orientações Curriculares para o Ensino Médio - 2006; Matriz de referência do Novo Ensino Médio - 2009.

A Escola de Ensino Médio e o ENEM Princípio Pedagógico Competências e Habilidades Mobilização de recursos, enquanto modalidades estruturais da inteligência, para o desenvolvimento de ações para operacionalização do conhecimento das relações entre objetos, situações, fenômenos e pessoas. O conceito de habilidade parte do reconhecimento do domínio e da aplicação de um saber-fazer específico decorrente do desenvolvimento de competência.

O currículo por competências... De um modelo de transmissão de informações – Processo de transferência de informações, fatos, dados ou eventos PROFESSOR TRANSMISSOR INFORMAÇÕES ALUNO Para um modelo de construção do conhecimento – processo de percepção, análise, reflexão e interpretação da informação OBJETOS DE APRENDIZAGEM PROFESSOR MEDIADOR Análise, reflexão e interpretação ALUNO CONHECIMENTOS CONSTRUÍDOS

No currículo por competências... A prática pedagógica: Privilegia metodologias ativas centradas no sujeito que aprende, com base em ações desencadeadas por desafios, problemas e projetos; Desloca o foco do trabalho educacional do ensinar para o aprender, do que vai ser ensinado para o que é preciso aprender; Valoriza o docente no papel de facilitador e mediador do processo de aprendizagem.

No currículo por competências... A prática pedagógica: 4. Visa formar alunos com autonomia, iniciativa, proatividade, capazes de solucionar problemas, realizar auto-avaliação e conduzir sua autoformação e aperfeiçoamento; 5. Enfatiza a importância do planejamento sistemático das atividades pedagógicas pelos docentes em termos de atividades e projetos para o exercício das competências pretendidas, bem como do processo de avaliação.

Fundamentos Teóricos ROMPIMENTO C/ Paradigma: das partes para o todo Linear simplicidade rigidez objetividade Complexidade totalidade flexibilidade intersubjetividade UMA NOVA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO, NA QUAL SE INSERE O CONCEITO INTERDISCIPLINARIDADE

Fundamentos Teóricos O currículo do Ensino Médio Currículo Linear Currículo: das partes para o todo Currículo Linear disciplinas estanques sala de aula linha de montagem aprendizagem como produto professor só ensina conhecimentos certos, autoritarismo ênfase nas partes aluno como ser passivo Currículo Circular integração dos assuntos domínio do processo aprendizagem como processo professor ensina e aprende conhecimento mutável diálogo ênfase no todo aluno como ser ativo

TIPOLOGIA DE CONTEÚDOS 3. CONTEÚDOS CONCEITUAIS Remetem ao conhecimento construído historicamente: fatos, princípios e conceitos. Fatos  informações pontuais e restritas (datas, nomes, acontecimentos) Conceitos  palavras com significado específico que, ao serem ouvidas, produzem uma imagem mental

TIPOLOGIA DE CONTEÚDOS 4. CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS Referem-se ao saber fazer (habilidades), às técnicas, métodos e destrezas. Não são unicamente relacionados ao método experimental, porém incluem trabalhos de investigação, técnicas de estudo, estratégias de comunicação, destrezas manuais etc.

TIPOLOGIA DE CONTEÚDOS 5. CONTEÚDOS ATITUDINAIS Não se referem exclusivamente a comportamentos esperados, mas também a sentimentos ou a valores que os alunos atribuem a fatos, normas, regras, atitudes e demais comportamentos. Os conteúdos atitudinais implicam em atribuição pessoal de valores.

Que tratamento pedagógico é mais adequado para conteúdos... Procedimentais Atitudinais Conceituais Aulas expositivas, exercícios de fixação, leituras, etc.  Realização de atividades e trabalhos que evidenciem as habilidades do aluno em colocar os saberes em prática. Atividades em que o aluno analise, julgue, assuma posições acerca de questões e temas de cunho comportamental valorativo. Competências e habilidades Por que geralmente tratamos todos os conteúdos da mesma forma, como se todos fossem de natureza conceitual?

Referências BRASIL. CNE/CEB. PARECER Nº 5/2011. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio BRASIL, MEC. Lei 9394/96. Implanta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional CIAVATTA, M. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. DELUIZ, N. O modelo das competências profissionais no mundo do trabalho e da educação: implicações para o currículo. Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, v. 27, n.3, set./dez. 2001. KUENZER, A. Z. Educação profissional: categorias para uma nova pedagogia do trabalho. Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, v. 25, n. 2, mai./ago. 1999. LESSA, Sérgio. A Ontologia de Lukacs: uma introdução. MACEIÓ: EDUFAL, 1997 MACIEL, Maria José C. A Construção da Proposta de Itinerários Formativos do Senac no Ceará. Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, v. 34, n.2, maio/ago. 2008. MACHADO, José Nilson. Anotações para a Elaboração de uma ideia de Cidadania. Texto disponível em www.iea.usp.br/artigos MANFREDI, S. M. Educação profissional no Brasil. São Paulo: Cortez, 2003. RAMOS, Marise Nogueira. A educação profissional pela pedagogia das competências e a superfície dos documentos oficiais. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 80, setembro/2002, p. 401-422 RIOS, Terezinha Azerêdo. Revista Nova Escola. Edição 005, DEZEMBRO 2009/JANEIRO 2010. Abril Editora. VASCONCELLOS, Celso S. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico, 14ª ed. São Paulo: Libertad, 2005. __________ Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula, 5ª ed. São Paulo: Libertad, 2004

Obrigada!!! Coordenação Pedagógica CEJA Paulo Freire