Page 1 Projeto Comenius Art Builds Cultural Diversity ABCD Faro janeiro, 2013.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Projeto.
Advertisements

A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Nazaré Marta M. C. Lazarone
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Bem vindos! 5ºA Novo Ano....
Selecione cada um e pressione a tecla DELETE.
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
“Modelo de qualificação profissional para portadores de deficiência auditiva, com utilização de tecnologias de comunicação e informação”
CONTOS PESCADOS: VALORIZANDO AS NARRATIVAS ORAIS DA COMUNIDADE DE PESCA DO BAIRRO DA RIBEIRA.
O Ensino de Pronúncia no Communicative Approach:
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
DISCIPLINA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
A relação do aluno de Letras Espanhol e Português-Espanhol com os textos em espanhol. Rocío Morales Vázquez, Danielle Braun, Edith Fabiola González Caballero.
Estudo de Cunho Etnográfico
SOBRE A IDÉIA DE COMPETÊNCIA (NILSON JOSÉ MACHADO)
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
1ª OFICINA PEDAGÓGICA O papel do Director de Turma - um orientador educativo EBI/JI Malagueira.
Objectivos: Articular currículos e metodologias de ensino-aprendizagem entre o 1º, 2º e 3ºs ciclos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, nas áreas das.
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Relato de uma Prática intercultural na aula de português
SEQUÊNCIA DIDÁTICA RESOLVENDO CONFLITOS
MAPA CONCEITUAL DE FORMAÇÃO INTERCULTURAL DE EDUCADORES INDÍGENAS - FIEI Esse mapa conceitual foi desenvolvido por Roseane Pina com objetivo de reunir.
CRONOGRAMA 8h15: Enquete: Mascote Galo
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Mitos de criação – textos orais
Curso de Pedagogia Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza II Prof. M.Sc. André Matassoli.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
LEILÃO DE JARDIM.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Curso de Extensão MAQUETES E MAPAS COMO MOTIVADORES DA INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA (Araras / SP) Rede Nacional de Formação Continuada.
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
Programa Comenius Bilateral
RAÍZES NACIONAIS E ASAS EUROPEIAS. PARCEIROS POLÓNIA (Wroclaw) – coordenadora ITÁLIA (Roma) PORTUGAL (Chamusca) TURQUIA (Kocaeli)
A formação de professores e o Processo de Bolonha
MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO Prof
A MATEMÁTICA NAS PROFISSÕES
Plano de Actividades 1º ano Ano lectivo 2008/2009.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
A Arte na Literatura de Cordel
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Língua Portuguesa Rosimeire M. faria
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO Alunas: Aline Gonzaga e Elane
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Curso Presencial SAEMS O SAEMS Saems 2014.
Relatório Módulo Gestão Integrada das Mídias
Tecnologias / Produção de texto
Programa Aprendizagem ao Longo da Vida “Diálogo Intercultural – da Diversidade à Unidade” Projecto Comenius de Parcerias Multilaterais.
Boas Vindas! Profª: Quelen 2015.
Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio / Janeiro / 2006.
PARÂMETROS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
Material Institucional - Núcleo de Atendimento ao Discente - PROENS
Colégio Sergio Buarque de Holanda
ORIENTAÇÃO TÉCNICA: Base Nacional Comum Curricular (BNC)
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
28 novembro IV ENPAR O que foi.
Metodologia do Ensino de Física PONTOS DE PARTIDA Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Mar/2014.
Formação continuada 2º Encontro
Formação continuada ANO 2015
Transcrição da apresentação:

Page 1 Projeto Comenius Art Builds Cultural Diversity ABCD Faro janeiro, 2013

Page 2 Lagos - Portugal ABCD Escola EB 2,3 das Naus História, Cultura, Lazer Faro, janeiro 2013

Page 3 ABCD Escola EB 2,3 das Naus A Escola 569 Alunos Idades: anos Níveis: 5º – 9º Currículo Nacional Percursos Alternativos Línguas Estrangeiras EN – FR – SP - DE Faro, janeiro 2013

Page 4 ABCD Escola EB 2,3 das Naus Uma Escola Intercultural Diferentes Nacionalidades (22) Turmas Mistas Currículo Nacional Cursos Profissionais (CEF) Unidade de Ensino Especial (Multideficiência) Faro, janeiro 2013

Page 5 ABCD Escola EB 2,3 das Naus Uma Escola Europeia Parcerias Multilaterais Períodos de Assistência Comenius Faro, janeiro 2013

Page 6 ABCD Escola EB 2,3 das Naus Departamento de Línguas Departamento de Artes Departamento de Matemática e Ciências Departamento de Humanidades A Equipa Portuguesa Faro, janeiro 2013

Page 7 ABCD Escola EB 2,3 das Naus Visita Preparatória (Hamburgo, dezembro 201o) Trabalho Prévio Contextos similares A mesma Vontade O Projeto ABCD Faro, janeiro 2013

Page 8 ABCD Escola EB 2,3 das Naus O Projeto ABCD Problemas a) Migrações: Motivo das migrações? O seu papel no passado, presente, futuro, um fenómeno diacrónico. b) Herança Cultural: Respeito e preservação. c) Integração Social: Respeito pelas diferenças, entendimento emocional. Objetivos Abordagem Faro, janeiro 2013

Page 9 ABCD Escola EB 2,3 das Naus O Projeto ABCD Problemas Objetivos Desenvolver um conhecimento pedagógico em torno do conceito de imigração/migração. Encarar os migrantss enquanto parte dos “cidadãos nacionais”. Promover a criatividades dos alunos, a sua expressão artística, e as competências de leitura e escrita. Desenvolver a educação cultural através da aceitação das diferenças culturais e humanas. Promover a tolerância e o diálogo intercultural.. Abordagem Faro, janeiro 2013

Page 10 ABCD Escola EB 2,3 das Naus O Projeto ABCD ProblemasObjetivos Abordagem Abordagem Teórica (Pesquisa de informação, elaboração de estatísiticas relacionadas com a escola, partilha de informação, leitura, abordagem de tópicos relacionados com a temática do projeto) Metodologia baseada num ensino prático- experimental / ativo- interativo / Interventivo (individualmente/em grupo são apresentados resultados das pesquisas, professores e alunos criam e implementam atividades de acordo com os seus interesses e as necessidades das escolas) Atividades pedagógicas específicas (diretamente direcionado para as competências da Leitura, da Escrita, e para atividades artísticas e criativas) Faro, janeiro 2013

Page 11 ABCD Escola EB 2,3 das Naus O Projeto ABCD Na aula de Língua Portuguesa Dinâmica de Grupo Literatura Oral e Tradicional (diferentes culturas, heróis semelhantes) O GuiãoTrabalhos Dinâmica de Grupo Texto Narrativo (os valores, os afetos,…) O GuiãoTrabalhos Faro, janeiro 2013

Page 12 ABCD Escola EB 2,3 das Naus maio, 2012 Exposição Workshops Apresentação Final Atividades EscolaresAtividades Comuns Atividades EscolaresAtividades Comuns O Projeto ABCD Faro, janeiro 2013

Page 13 ABCD Escola EB 2,3 das Naus O Projeto ABCD Faro, janeiro 2013