Enfermagem 30 horas: A conquista no Estado do Tocantins Profa. Msc. Enfa.: Dayana Franco 2012.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IMPACTO DO PISO NOS ESTADOS E MUNICÍPIOS SESSÃO ESPECIAL NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CAMARA DOS DEPUTADOS BRASÍLIA MILTON CANUTO DE ALMEIDA.
Advertisements

CADASTRO ÚNICO: O que é e para que serve publicado em 02/07/ h59 O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) é um.
CONSULTÓRIO NA RUA DIRETRIZES E DESAFIOS. UMA PROPOSTA NOVA Proposta que procura ampliar o acesso da população em situação de rua ao SUS e ofertar, de.
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
Um Novo Olhar... Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais
Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão.
Tecnologias em saúde:. 2 O que é tecnologia em saúde? Medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de.
PROJETO NASCER SAUDÁVEL Prefeitura Municipal de São Domingos/SC Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social.
AS PROFISSÕES CIVIS E A DEFESA CIVIL SECRETARIA NACIONAL DE DEFESA CIVIL – MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL.
Economia Informal e Precariedade
OBJETIVOS DO PROGRAMA ACESSUAS TRABALHO
INSTRUMENTOS BÁSICOS DE PLANEJAMENTO Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação.
CONCEITOS IMPORTANTES
SAÚDE DO SERVIDOR  Afastamentos  Readaptação  Aposentadoria.
Treinamento Introdutório de Segurança para Recém-admitidos
Mortalidade Materna no Brasil JUREMA WERNECK Médica, doutora em Comunicação e Cultura, integrante de CRIOLA e da AMNB.
Natiele Zanardo Carvalho Biologia e Saúde Humana.
Audiência Pública – Senado Federal Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania Brasília, 09/12/2014.
A MODELAGEM DAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE. MOMENTO 1: A ANÁLISE DE SITUAÇÃO DAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE MOMENTO 2: A ESCOLHA DO MODELO DE ATENÇÃO À SAÚDE.
Indaial O municipio de Indaial está situado no Médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Possui uma área de 466 km² sendo aproximadamente 155km² (33%) de.
XVII Encontro Nacional do CONGEMAS Estruturas, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social.
Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Contexto Os centros urbanos do mundo crescem em um ritmo acelerado. A projeção das Nações Unidas é que mais de 2,5.
FLÁVIA CAVASSIN SILVA TELLES¹ TÂNIA MARA MAZUROK².
Fórum Nacional de Educação Seminário Nacional - O PNE e o futuro da educação brasileira 25/06/2015 Mesa de debate: O PNE e a Qualidade da Educação Prof.
PROJETO DE INTERVENÇÃO  Disciplinas: Estágio III / Planejamento e Gestão em Serviço Social Apresentação – o que fazer? Justificativa – Por que fazer?
PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA Secretaria de Administração Subsecretaria de Desenvolvimento de Pessoas Gerência de Cargos, Salários e Avaliação de Desempenho.
S E D S Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social.
POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO HOMEM
Governo de Santa Catarina Secretaria de Estado da Saúde Sistema Único de Saúde Superintendência de Vigilância em Saúde Superintendência de Planejamento.
Agosto de Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) Consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com.
MARIA JURACI DE ANDRADE DUTRA PRESIDENTE DO COSEMS “ SEMINÁRIO ESTRATÉGICO DE ENFRENTAMENTO DE ENFRENTAMENTO DA AIDS E DA TUBERCULOSE” DA AIDS E DA TUBERCULOSE”
Programa Capital Criança: Vacinação nas maternidades de Florianópolis – BCG e Hepatite B Enfermeira Msc. Marcia Sueli Del Castanhel – Coordenadora do Programa.
Principais motivos sobre a viabilidade e sustentabilidade dos RPPS: Favoráveis ao Executivo: 1º - No caso de extinção, o art. 5º da portaria nº 2/09 do.
JUDICIALIZAÇÃO QUAIS AS PRINCIPAIS CAUSAS E COMO O SISTEMA UNIMED ESTÁ SE PREPARANDO.
FACULDADE DE MEDICINA DE ITAJUBÁ M.G ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE O.A.S.S2011.
GESTÃO DO PAIF.
TRANSFERÊNCIAS FEDERAIS “FUNDO A FUNDO”A MUNICIPIOS Portaria GM 204 de 29 de janeiro de 2007 BLOCOS6 COMPONENTES24 REPASSES INCENTIVOS 178 Fonte: FNS/MS.
OS SISTEMAS DE ATENÇÃO À SAÚDE
Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF
DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO II. Jornada de Trabalho No princípio das regulamentações sobre jornada de trabalho, havia fixação de jornada de 10 horas.
DIRETORIA GERAL DE GESTÃO E ACOMPANHAMENTO ESTRATÉGICO 1º. QUADRIMENTRE DE 2012 ANÁLISE QUADRIMESTRAL DO RELATÓRIO DE GESTÃO DEMONSTRATIVO DA EXECUÇÃO.
O Plano de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde/ AB – Região Metropolitana Grande Florianópolis Fpolis,
CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não.
1 ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO GERÊNCIA DE COORDENAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA SAÚDE.
A Rede de Proteção e Promoção Social Brasileira como Estratégia de Promoção do Desenvolvimento e de Enfrentamento da Crise Patrus Ananias de Sousa Ministro.
ROTEIRO PARA ANÁLISE INSTITUCIONAL
Baldur Schubert, Médico. Representante da Organização Ibero-americana de Seguridade Social (OISS) no Brasil Saúde e Seguridade Social do Servidor 61º FONAC.
twitter.com/funasa Processo de seleção para acesso aos recursos de saneamento básico na FUNASA Ricardo.
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: MESA 2 - JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente.
Portarias nº e 1.083, ambas de 24 de maio de 2014
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
Entrevistas semiestruturadas (16) e observação direta. De que forma é que as condições de trabalho estão relacionadas com as relações sociais de género,
Manual do Estágio Probatório. Prefeito As atividades da Administração Pública se operacionalizam por pessoas que ocupam cargos públicos temporários cargos.
Implantação e Gerenciamento de Avaliação de Desempenho – Experiência do Município de Vitória.
Faculdade de tecnologia e ciências
CONTROLE DOS AMBIENTES E CONDIÇÕES DE TRABALHO COM RISCOS RELACIONADOS À SAÚDE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS LINO ALEXANDRE MÉDICO DO CEREST-HORIZONTE-CE.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRATUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA Controle da Hipertensão Arterial com grupos de intervenção educacional.
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
O HISTÓRICO DA PSICOLOGIA HOSPITALAR NO BRASIL. “O hospital é parte integrante de uma organização médica e social, cuja função básica consiste em proporcionar.
Medidas para o Fortalecimento da Assistência Farmacêutica e a Qualificação da Judicialização da Saúde Caroline Cabral Zonta Promotora de Justiça Coordenadora-Adjunta.
Protocolo de prevenção de úlcera por pressão: cuidados de enfermagem conforme escala de risco Enfermeiro Jaci Simão Boing, Msc.
SIGNIFICADO DO TRABALHO UMA PERSPECTIVA PSICOSSOCIAL
Benefícios previdenciários na Lei nº 8.112/90 e seu embasamento constitucional.
“A FORÇA DOS MUNICÍPIOS CATARINENSES NA DEFESA DO SUS” Dr. Celso Luiz Dellagiustina Presidente do COSEMS/SC.
FACULDADE de MEDICINA ITAJUBÁ M.G Organização e Administração de Serviços de Saúde O. A. S. S Luiz Marcos Ribeiro.
1- C OMO VOCÊ PERCEBE A RELAÇÃO ENTRE O TRABALHADOR DE SAÚDE E O USUÁRIO ? O trabalhador oferece um atendimento humanizado, e o usuário tem uma boa aceitação.
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM SAE
20091 COMÉRCIO EXTERIOR 2 Prof. Ricardo S. N. Nóbrega.
APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE.
Transcrição da apresentação:

Enfermagem 30 horas: A conquista no Estado do Tocantins Profa. Msc. Enfa.: Dayana Franco 2012

O Estado do Tocantins hab. (IBGE, Censo 2012) hab. (IBGE, Censo 2012). 139 Municípios. 139 Municípios. + 50% menos hab. + 50% menos hab. 80% menos hab. 80% menos hab. 3 Municípios com + de hab. 3 Municípios com + de hab.

A enfermagem no Tocantins inscritos no COREN (Técnicos, Auxiliares e Enfermeiros) inscritos no COREN (Técnicos, Auxiliares e Enfermeiros). COREN. COREN. ABEN. ABEN. SEET. SEET. SINTRAS. SINTRAS.

O Serviço de Saúde no Estado do Tocantins ESF – Cobertura 92%. ESF – Cobertura 92%. UPAS – 2 unidades. UPAS – 2 unidades. Hospitais de Referência – 17 hospitais + 1 especializado em DT. Hospitais de Referência – 17 hospitais + 1 especializado em DT.

A LUTA

Estratégias utilizadas para a conquista das 30 hs. União da entidades de classe; União da entidades de classe; Foco no maior empregador (Estado); Foco no maior empregador (Estado); Sensibilização do executivo; Sensibilização do executivo; Sensibilização do legislativo; Sensibilização do legislativo; Mobilização – União – Mídia – Gestor – Profissional. Mobilização – União – Mídia – Gestor – Profissional.

Pilares da Luta Recomendação da OIT (Organização Internacional do Trabalho) da Organização das Nações Unidas da jornada de trabalho de 30 horas, ao reconhecer que os trabalhadores em saúde convivem com situações extremas de sofrimento e exposição a ambientes insalubres. Recomendação da OIT (Organização Internacional do Trabalho) da Organização das Nações Unidas da jornada de trabalho de 30 horas, ao reconhecer que os trabalhadores em saúde convivem com situações extremas de sofrimento e exposição a ambientes insalubres. Enfermagem como a única profissão que permanece durante 24 horas junto ao paciente, com vistas a prover a melhoria da qualidade de uma assistência integral, visando ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, a partir do CUIDAR com qualidade profissional e responsabilidade Enfermagem como a única profissão que permanece durante 24 horas junto ao paciente, com vistas a prover a melhoria da qualidade de uma assistência integral, visando ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, a partir do CUIDAR com qualidade profissional e responsabilidade Enfermagem como participante ativa nos processos, além da assistência direta ao paciente, também na administração, planejamento, organização e funcionamento de todos os serviços de saúde. Enfermagem como participante ativa nos processos, além da assistência direta ao paciente, também na administração, planejamento, organização e funcionamento de todos os serviços de saúde. A Enfermagem, predominantemente exercida por mulheres, que enfrenta dupla ou tripla jornada laboral, comprometendo a saúde deste trabalhador, aumentando o desgaste físico, psicológico, emocional, e assim, acarretando doenças ocupacionais e aumento de acidentes, expondo o usuário/cliente a graves riscos e danos por vezes irreparáveis. A Enfermagem, predominantemente exercida por mulheres, que enfrenta dupla ou tripla jornada laboral, comprometendo a saúde deste trabalhador, aumentando o desgaste físico, psicológico, emocional, e assim, acarretando doenças ocupacionais e aumento de acidentes, expondo o usuário/cliente a graves riscos e danos por vezes irreparáveis.

A CONQUISTA

O Projeto O projeto de lei nº 042/2010 tem por finalidade fixar em 30 horas semanais a jornada de trabalhos dos profissionais da saúde lotados, exclusivamente, nas unidades hospitalares sob gestão estadual, no Laboratório Central – LACEN e em hemocentro. O projeto de lei nº 042/2010 tem por finalidade fixar em 30 horas semanais a jornada de trabalhos dos profissionais da saúde lotados, exclusivamente, nas unidades hospitalares sob gestão estadual, no Laboratório Central – LACEN e em hemocentro. São beneficiadas as seguintes categorias: Enfermeiro, Auxiliar de Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Assistente Social, Biólogo em Saúde, Biomédico, Farmacêutico, Farmacêutico- Bioquímico, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Psicólogo, Técnico em Laboratório e Auxiliar em Laboratório. São beneficiadas as seguintes categorias: Enfermeiro, Auxiliar de Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Assistente Social, Biólogo em Saúde, Biomédico, Farmacêutico, Farmacêutico- Bioquímico, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Psicólogo, Técnico em Laboratório e Auxiliar em Laboratório.

Após a conquista em âmbito Estadual, os municípios de Gurupi, Araguaína e a Capital Palmas também aprovaram PLs com a redução da jornada de trabalho de 40 para 30 horas.

Melhorias no Serviço Nenhum estudo aprofundado foi realizado até o momento, porém dados do HGPP mostram que ouve: Nenhum estudo aprofundado foi realizado até o momento, porém dados do HGPP mostram que ouve: - Redução de 32% Absenteísmo; - Redução de 57% dos Acidentes de Trabalho;

Sentimento dos profissionais “Minha vida mudou muito depois da redução da carga horária, venho pro trabalho com mais ânimo e disposição, além de ter tempo para os meus filhos” (C.S.G. – Técnica de Enfermagem do HGPP). “Minha vida mudou muito depois da redução da carga horária, venho pro trabalho com mais ânimo e disposição, além de ter tempo para os meus filhos” (C.S.G. – Técnica de Enfermagem do HGPP). “A equipe hoje tem mais atitude, esta motivada, e até mais bonita, estamos cuidando melhor dos pacientes e da gente, temos tempo para acadêmia, salão de beleza, namorado e família” (M.S.L. – Enfermeira do HGPP). “A equipe hoje tem mais atitude, esta motivada, e até mais bonita, estamos cuidando melhor dos pacientes e da gente, temos tempo para acadêmia, salão de beleza, namorado e família” (M.S.L. – Enfermeira do HGPP).

Motivos para aprovação no ABC Paulista São 11 anos de luta; São 11 anos de luta; Somamos o maior número de profissionais da saúde; Somamos o maior número de profissionais da saúde; O excesso de atividades laborais contribuem para o aumento de acidentes de trabalho; O excesso de atividades laborais contribuem para o aumento de acidentes de trabalho; A Enfermagem CUIDA dos seres humanos do nascimento à morte e nos hospitais são os únicos profissionais que estão 24 horas do dia e 365 dias do ano ao lado do usuário; A Enfermagem CUIDA dos seres humanos do nascimento à morte e nos hospitais são os únicos profissionais que estão 24 horas do dia e 365 dias do ano ao lado do usuário;

Motivos para aprovação no ABC Paulista A enfermagem lida diretamente com o sofrimento, a angústia e a morte, e para tal é indispensável dispor de condições especiais de trabalho; o que inclui a regulamentação da carga horária; A enfermagem lida diretamente com o sofrimento, a angústia e a morte, e para tal é indispensável dispor de condições especiais de trabalho; o que inclui a regulamentação da carga horária; Composto em sua maioria por mulheres/mães, o ofício da enfermagem, quase sempre, em virtude do reduzido retorno financeiro, obriga seus profissionais a cumprirem dupla ou tripla jornada diária de trabalho, o que contribui para o esgotamento físico, mental e social do trabalhador; Composto em sua maioria por mulheres/mães, o ofício da enfermagem, quase sempre, em virtude do reduzido retorno financeiro, obriga seus profissionais a cumprirem dupla ou tripla jornada diária de trabalho, o que contribui para o esgotamento físico, mental e social do trabalhador;

Motivos para aprovação no ABC Paulista Expandir a capacidade econômica com redução das desigualdades sociais e melhoria da qualidade de vida da população, é um objetivo nosso e para tal precisamos valorizar e cuidar de nossos trabalhadores; Expandir a capacidade econômica com redução das desigualdades sociais e melhoria da qualidade de vida da população, é um objetivo nosso e para tal precisamos valorizar e cuidar de nossos trabalhadores; A redução da jornada de trabalho não é um privilégio da classe, mas sim uma condição indispensável para garantia de uma assistência de Enfermagem segura e de qualidade. A redução da jornada de trabalho não é um privilégio da classe, mas sim uma condição indispensável para garantia de uma assistência de Enfermagem segura e de qualidade.

OBRIGADA!!! Dayana Franco