Margarida Mesquita CENTRO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS DO GÉNERO CICLO GÉNERO EM DEBATE -Parentalidades e Responsabilidades Parentais II - 29 de Abril de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GRUPO OPERATIVO GESTANTES
Advertisements

Universidade Federal do Pará Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Faculdade de Ciências Sociais Curso de Direito Disciplina: Sociologia Jurídica Aula.
Comportamento do Consumidor Prof Rosana Augusto1.
1 Família, a base para cidadania. 2 3 A configuração de família no seu surgimento está atrelada ao casamento monogâmico, heterossexual, ao modelo patriarcal.
Projetos para as Famílias Rita Massarico Kawahala André Luís Kawahala Jovem Família Família & Namoro.
CARTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA O Manifesto Mundial da Educação Física da Fédération Internationale D´Education Physique (FIEP), a Educação.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
Contributos para uma Caracterização Os Estudantes Estrangeiros Nacionais de Países da CPLP no Ensino Superior em Portugal: Isabel Pedreira Cláudia Roriz.
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
Tecnologias em saúde:. 2 O que é tecnologia em saúde? Medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria 3º Encontro de Formação da Câmara Técnica 25 de fevereiro de 2016.
HISTÓRICO, DELIMITAÇÃO DO CONCEITO, ORIGENS DA DINÂMICA DE GRUPO
OUVIDORIA: uma prática de fortalecimento da gestão democrática e da garantia de direitos educacionais Teresa Jussara Luporini Zélia Maria Lopes Marochi.
Profa. Ma. Ana Lúcia Antônio – SAS/SEJUSP Prof. Me Leandro Araújo –OMEP/CEDCA A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA E SEUS REFLEXOS NA SOCIOEDUCAÇÃO Profa. Ma. Ana Lúcia.
Família Professor: Cordeiro.
Sejam Bem vindos!!! Reuniões de Pais. 14/04/09.. Questionário de Satisfação APAE 2009.
A FAMÍLIA DIANTE DAS DIFICULDADES ESCOLARES DOS FILHOS
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
A PSICOLOGIA E A INVESTIGAÇÃO DE SUSPEITA DE ABUSO SEXUAL INFANTIL MARÇO/2016.
TEORIA SOCIAL COGNITIVA
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PROPOSTA CURRICULAR E METODOLOGIA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL. Pará
REDE DE APOIO - refletirmos sobre o contexto em que estamos inseridos e as relações que podemos estabelecer a partir desse lugar no qual, nos relacionamos.
O Profissional da Informação frente aos novos desafios Margarida Meira.
Introdução a Pesquisa Científica
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
Avaliação da qualidade de vida à escala local questões metodológicas questões metodológicas SEMINÁRIO “OCUPAÇÃO DISPERSA DO TERRITÓRIO URBANO” 7 de Março.
Envolvimento e desenvolvimento da comunidade Fórum Governamental de Responsabilidade Social – FGRS Oficina sobre a ISO Brasília, 17 de maio de 2012.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
Avaliação Pedagógica Política Nacional do Livro Júnia Sales Pereira Coordenadora Geral de Materiais Didáticos Secretaria de Educação Básica Ministério.
Neste dia, apelamos: A reformas legislativas e políticas para garantir a eliminação do trabalho infantil no trabalho doméstico e a criação de condições.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS – DCHT - CAMPUS XVI – IRECÊ/BA PEDAGOGIA: DOCÊNCIA E GESTÃO DE PROCESSOS.
REPRESENTAÇÃO E SISTEMAS PARTIDÁRIOS REPRESENTAÇÃO POLÍTICA - Formas de representação política, sistemas eleitorais e de partido: constituem os objetos.
QUESTIONÁRIO.
Agosto de Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) Consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com.
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A FORMAÇÃO DE UMA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NO CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA. H SPED INTRODUÇÃO O Projeto Cuidado Integral.
Família, a base para cidadania
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PARENTAL “De Pequenino se Traça o Caminho” Ano 2010.
I CONFERÊNCIA IBÉRICA DE SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO A Educação na Europa do Sul: Constrangimentos e desafios em tempos incertos Crise, Austeridade e a (des)
AS METODOLOGIAS DE ENSINO E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM PROFESSOR ALFABETIZADOR DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO-SC Acadêmicas:
GESTÃO DO PAIF.
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
Análise do tema a partir das informações da coletânea CAPÍTULO 2 – página 10 a 15.
RELATO DE EXPERIÊNCIA : IMPLANTAÇÃO DE GRUPO TERAPÊUTICO DE ATIVIDADE FÍSICA NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA II, NO MUNICÍPIO DE SCHROEDER NOVEMBRO 2009.
Mini Curso: GESTÃO DO BOLSA FAMÍLIA 28 a 30 de abril de 2015 CONGEMAS NACIONAL “A implementação do SUAS na prática cotidiana da gestão pública”
Caminhos da Inovação “ A CIÊNCIA NO FUTURO DA SAÚDE E DOS ESPORTES” “O papel da Educação de Base no Desenvolvimento da Saúde e dos Esportes: Desafios para.
Lição da Escola Sabatina 30 de Abril a 6 de Maio.
O Plano de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde/ AB – Região Metropolitana Grande Florianópolis Fpolis,
 Promover o estudo da História do Brasil, estimular a convivência entre estudantes e professores, a prática de procedimentos científicos na solução de.
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE GESTANTES ATENDIDAS NOS ESF DO MUNICÍPIO DE SÃO LUDGERO NO ANO DE Ciência da Saúde, Nutrição, Tubarão. Introdução.
Aula 11: Avaliação e educação.  Retomar aula anterior  Avaliação na e da educação  Conceito de avaliação: medida e juízo  Sistemas de avaliação: 
II JUNIC II SEMINÁRIO DE PESQUISA
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Caminhos das Definições DUMAZEDIER, Joffre. Sociologia empírica do Lazer. São Paulo: Perspectiva pp
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Profª Filomena Coser Marinho
Mesa Temática II: Esporte Rodolfo Novellino Benda Centro Esportivo Universitário Diretor.
Área de Projecto ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO DE HOLANDA Ano Lectivo 2009/2010.
2ª REUNIÃO DO FNG (Agosto/2013) GT - INDICADORES Definição de indicador com exemplos de indicadores do Programa Bolsa Família, do Conselho Nacional de.
Liberdades individuais e coerção social.. O mundo e suas leis. Quando nascemos já encontramos o mundo pronto, com suas leis, suas regras de funcionamento,
Amarante, J 1. Maia, A 1. Moreira, J 1. Ferreira, A 1. Serra, N 1 1 Instituto Politécnico da Guarda – Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto.
Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social
Betty Neuman Teoria de Sistemas.
PROMOVER 2012 Campo Grande - MS. A importância das avaliações de larga escala.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE A CRÔNICA ALÉM DA SALA DE AULA Ana Paula Fidelis RUFINO (UFRN)
Fatores de Avaliação Know-how : É a soma total de quaisquer habilidades, conhecimentos e experiências requeridas por um cargo, de maneira a propiciar um.
IFTO-CAMPUS PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
“ LER É TER CORAGEM PARA O FAZER”.  Colocar o prazer de ler no centro dos esforços da equipa, com vista a elevar os níveis de sucesso dos alunos.  Envolver.
DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR Profª Ana Gabriela alunas: Elisângela Almagro Kvint Nilma B. Vasconcelos Novaes Nilma B. Vasconcelos Novaes.
Transcrição da apresentação:

Margarida Mesquita CENTRO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS DO GÉNERO CICLO GÉNERO EM DEBATE -Parentalidades e Responsabilidades Parentais II - 29 de Abril de 2015 Mães & Pais: parentalidades diversas

ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO 1.Compreender as (des) igualdades: o contexto de mudanças 2.Parentalidade(s) 3. (Des) iguais envolvimentos na parentalidade 4. (Des) igualdades na Conciliação Trabalho-Parentalidade 5.Reflexão e conclusão

UM CONTEXTO DE DUPLO CONSTRANGIMENTO PARENTALIDADE TORNA-SE MAIS COMPLEXA E EXIGENTE APOIOS E DISPONIBILIDADE DIMINUEM

Soluções socioeducativas e de guarda da criança: insuficiências e desadequações Conciliação trabalho-parentalidade: dupla exigência física, psicológica e de tempo Dificuldades Stress Conflitos: Intra-pessoais Inter-pessoais Satisfação Relativa Não cumprimento de expectativas Incoerências Possíveis Problemas Representações Expectativas “Novas”” “Antigas” Soluções Socioeducativas e de Guarda Conciliação Trabalho- Parentalidade Co-ParentalidadeEnvolvimento Parental Parentalidade UM CONTEXTO POTENCIADOR DE PROBLEMAS

OS DESAFIOS CORRESPONDER ÀS EXIGÊNCIAS E COMPLEXIDADES DO ENVOLVIMENTO PARENTAL CONCILIAR TRABALHO - PARENTALIDADE SOLUÇÕES SOCIOEDUCATIVAS E DE GUARDA DAS CRIANÇAS

PARENTALIDADE(S) PARENTALIDADE(S)

Inquérito Questionários auto-administrados: questionário dirigido às famílias questionário dirigido aos pais questionário dirigido às mães Universo: Pais e mães de crianças em idade pré-escolar que, no ano lectivo de 2008/2009, frequentavam os jardins-de-infância da rede pública do concelho da Amadora. Pré-requisitos: viver numa família nuclear, ambos os progenitores trabalharem a tempo inteiro e serem de nacionalidade/naturalidade portuguesa. Critérios de exclusão: criança ser adoptada ou estar sinalizada como tendo necessidades educativas especiais Amostra: 200 mães e 158 pais Trabalho de campo em duas fases: Entre Setembro e Outubro de 2008; Entre Novembro de 2008 e Janeiro de

VARIÁVEIS STRESS ALTOMÉDIO/BAIXO NÃO CUMPRIMENTO DE EXPECTATIVAS MÉDIO/ALTOBAIXO INCOERÊNCIA (S) MÉDIA/ALTABAIXA DIFICULDADES MÉDIAS/MUITASPOUCAS CONFLITOS (Internos/Relacionais) MÉDIOS/MUITOSPOUCOS SATISFAÇÃO COM A PARENTALIDADE MEDIANAMENTE A MENOS SATISFEITOS MUITO SATISFEITOS Fonte: Mesquita, Margarida (2011). Parentalidade(s) nas famílias nucleares contemporâneas com crianças em idade pré-escolar: dimensões, desafios, conflitos, satisfação e problemas. Lisboa: Universidade Aberta. PERFIS DE PROGENITORES SEGUNDO OS PROBLEMAS NA PARENTALIDADE

Fonte: Mesquita, Margarida (2011). Parentalidade(s) nas famílias nucleares contemporâneas com crianças em idade pré-escolar: dimensões, desafios, conflitos, satisfação e problemas. Lisboa: Universidade Aberta. PERFIS DE PROGENITORES SEGUNDO OS PROBLEMAS NA PARENTALIDADE E CO-VARIÁVEIS

ENVOLVIMENTO PARENTAL ENVOLVIMENTO PARENTAL

Fonte: Mesquita, Margarida (2011). Parentalidade(s) nas famílias nucleares contemporâneas com crianças em idade pré-escolar: dimensões, desafios, conflitos, satisfação e problemas. Lisboa: Universidade Aberta. REPRESENTAÇÕES SOBRE QUAL DOS PROGENITORES SE DEVE ENVOLVER MAIS COM A CRIANÇA

Fonte: Mesquita, Margarida (2011). Parentalidade(s) nas famílias nucleares contemporâneas com crianças em idade pré-escolar: dimensões, desafios, conflitos, satisfação e problemas. Lisboa: Universidade Aberta. EXPECTATIVAS SOBRE QUAL DOS PROGENITORES SE IRIA ENVOLVER MAIS COM A CRIANÇA

MÃES MAIS ENVOLVIDAS NA PARENTALIDADE (1) Fonte: Mesquita, Margarida (2011). Parentalidade(s) nas famílias nucleares contemporâneas com crianças em idade pré-escolar: dimensões, desafios, conflitos, satisfação e problemas. Lisboa: Universidade Aberta.

MÃES MAIS ENVOLVIDAS NOS CUIDADOS (2) Fonte: Mesquita, Margarida (2011). Parentalidade(s) nas famílias nucleares contemporâneas com crianças em idade pré-escolar: dimensões, desafios, conflitos, satisfação e problemas. Lisboa: Universidade Aberta.

MÃES DESPENDEM MAIS TEMPO NA PARENTALIDADE (3) Fonte: Mesquita, Margarida (2011). Parentalidade(s) nas famílias nucleares contemporâneas com crianças em idade pré-escolar: dimensões, desafios, conflitos, satisfação e problemas. Lisboa: Universidade Aberta.

RELAÇÃO ENTRE REPRESENTAÇÕES E PRÁTICAS NO ENVOLVIMENTO PARENTAL

Fonte: Mesquita, Margarida (2011). Parentalidade(s) nas famílias nucleares contemporâneas com crianças em idade pré-escolar: dimensões, desafios, conflitos, satisfação e problemas. Lisboa: Universidade Aberta. RELAÇÃO ENTRE EXPECTATIVAS E PRÁTICAS NO ENVOLVIMENTO PARENTAL

Fonte: Mesquita, Margarida (2011). Parentalidade(s) nas famílias nucleares contemporâneas com crianças em idade pré-escolar: dimensões, desafios, conflitos, satisfação e problemas. Lisboa: Universidade Aberta. MÃES COM MENOS EXPECTATIVAS CUMPRIDAS

CONCILIAÇÃO TRABALHO-PARENTALIDADE CONCILIAÇÃO TRABALHO-PARENTALIDADE

PAIS COM CONDIÇÕES DE TRABALHO MAIS DESFAVORÁVEIS Fonte: Mesquita, Margarida (2011). Parentalidade(s) nas famílias nucleares contemporâneas com crianças em idade pré-escolar: dimensões, desafios, conflitos, satisfação e problemas. Lisboa: Universidade Aberta. Pais trabalham em média 9,2 horas por dia e Mães 8,1 horas

Fonte: Mesquita, Margarida (2011). Parentalidade(s) nas famílias nucleares contemporâneas com crianças em idade pré-escolar: dimensões, desafios, conflitos, satisfação e problemas. Lisboa: Universidade Aberta. AMBOS STRESSADOS NA CONCILIAÇÃO TRABALHO - PARENTALIDADE: MAS AS MÃES MAIS DO QUE OS PAIS

Fonte: Mesquita, Margarida (2011). Parentalidade(s) nas famílias nucleares contemporâneas com crianças em idade pré-escolar: dimensões, desafios, conflitos, satisfação e problemas. Lisboa: Universidade Aberta. Pressão do Tempo é o mais significativo mas a maioria também sente stress físico e muitos (sobretudo as mães) psicológico AMBOS STRESSADOS: MAS AS MÃES MAIS DO QUE OS PAIS

Fonte: Mesquita, Margarida (2011). Parentalidade(s) nas famílias nucleares contemporâneas com crianças em idade pré-escolar: dimensões, desafios, conflitos, satisfação e problemas. Lisboa: Universidade Aberta. MAIS FRUSTRADOS QUE CULPADOS: SOBRETUDO AS MÃES MAS TAMBÉM OS PAIS

Fonte: Mesquita, Margarida (2011). Parentalidade(s) nas famílias nucleares contemporâneas com crianças em idade pré-escolar: dimensões, desafios, conflitos, satisfação e problemas. Lisboa: Universidade Aberta. Opiniões semelhantes sobre prejuízo para os filhos por os dois progenitores trabalharem a tempo inteiro

Fonte: Mesquita, Margarida (2011). Parentalidade(s) nas famílias nucleares contemporâneas com crianças em idade pré-escolar: dimensões, desafios, conflitos, satisfação e problemas. Lisboa: Universidade Aberta. Preferências na conciliação próximas mas diferentes

CONCLUINDO E REFLECTINDO : 1.O contexto de mudanças em que é vivida a parentalidade contemporânea induz um duplo constrangimento e potencia a existência de problemas; 2. Parentalidade é diferentemente vivenciada: considerando a intensidade com que são vividos os problemas verificam-se diferentes perfis de progenitores;

CONCLUINDO E REFLECTINDO : 3. Verifica-se uma atenuação dos problemas quando o modelo de parentalidade é simétrico:  As representações e expectativas são mais simétricas do que as práticas de envolvimento parental: na prática as mães estão tão ou mais envolvidas do que os pais; 4. Verifica-se uma atenuação dos problemas quando os progenitores estão satisfeitos com o modo como conciliam o trabalho com a família;  Embora sendo os pais a ter condições de trabalho mais adversas à conciliação do trabalho com a parentalidade são as mães que sentem mais stress, sentimentos de culpa e frustração.

BIBLIOGRAFIA MESQUITA, Margarida (2014). Parentalidade(s) nas Famílias Nucleares Contemporâneas; Lisboa; ISCSP. (Out/2014). A decisão de (não) ter (mais) filhos, Barómetro Social, Instituto de Sociologia, Universidade do Porto. (2013). Parentalidade: um contexto de mudanças; Lisboa; ISCSP. (Jun/2013). Discursos em torno do apoio dos avós, Barómetro Social, Instituto de Sociologia, Universidade do Porto. (Fev/2013). Parentalidade: contributo para uma definição do conceito, Barómetro Social, Instituto de Sociologia, Universidade do Porto. (2011). Parentalidade nas famílias contemporâneas, e-working paper, Sociologias, nº2 per_n_2.pdf per_n_2.pdf (2011). Parentalidade(s) nas famílias nucleares contemporâneas com crianças em idade pré-escolar: dimensões, desafios, conflitos, satisfação e problemas. Lisboa: Universidade Aberta.

Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas School of Social and Political Sciences Tel: [+351] | Fax: [+351] | Margarida Mesquita OBRIGADA