Iane Kestelman. ABDA Objetivos: –Difundir conhecimentos científicos sobre TDAH –Dar apoio a portadores e familiares –Capacitar profissionais de saúde.

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Transcrição da apresentação:

Iane Kestelman

ABDA Objetivos: –Difundir conhecimentos científicos sobre TDAH –Dar apoio a portadores e familiares –Capacitar profissionais de saúde e educação Objetivos –Dar apoio a portadores e familiares –Capacitar profissionais de saúde e educação

O que é o TDAH? Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ele é chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção).

TDAH: diferentes nomes ao longo do tempo Disfunção Cerebral Minima Clements listou sintomas de desatenção em crianças TDA com ou sem hiperatividade (DSM-III) TDA (DSM-III-R) Descoberta do Metilfenidato 1955 George Still descreve sintomas do TDAH 1900 Bradley demonstrou 1a. Vez efeito de medicamento (Benzedrina) DSM-IV TDAH DSM-V

Etiologia: o fator hereditário é o fundamental múltiplos genes envolvidos disfunção do lobo frontal, córtex pré-frontal e corpo estriado (sistemas dopaminérgicos) envolvimento do lobo parietal posterior e locus ceruleus (sistemas noradrenér-gicos) nos comprometimentos da atenção diminuição funcional da dopamina e da noradrenalina

Sintomas cardinais Desaten ç ão Hiperatividade Impulsividade

Prevalência: 3 a 7 % de todas as crianças 4 % dos adultos 3 vezes mais frequente em meninos que em meninas o tipo clínico predominantemente desatento é mais comum em meninas

Os sintomas de TDAH não são meros aspectos do comportamento infantil normal O quadro descrito por médicos e leigos é o mesmo desde o início do século XIX. O quadro é o mesmo em diferentes culturas (Índia, EUA, Nova Zelândia, China, Brasil, etc.) A prevalência é a mesma em diferentes culturas quando o diagnóstico é adequado. Mudam apenas a terminologia, as teorias sobre as causas e os modos de tratamento, de acordo com cada época.

Epidemiologia do TDAH TDAH é o distúrbio neurocomportamental mais comum na infância (Rohde et al., 2004) O TDAH é “um transtorno extremamente bem pesquisado e com validade superior à da maioria dos transtornos mentais e superior inclusive a de muitas condições médicas” AMA Council for Scientific Affairs, 1998

Neurobiologia do TDAH Locus Coeruleus VTA Substantia Nigra Posterior Parietal Cortex Sensory input Prefrontal Cortex Striatum NE enhances relevant signal DA suppresses irrelevant signal NE enhances relevant signal Cerebellum Newcorn and Schulz, AACAP, 2003

Tripé Básico do Tratamento do TDA/H:  Psico-educação  Farmacoterapia  Intervenções psico-sócio-educacionais

Diminuição do metabolismo cerebral em adultos com TDAH, nunca medicados Zametikin et al, 1990 TDAH Controle Imagem PET SCAN usado somente em situação de pesquisa.

O TDAH é um transtorno extremamente bem pesquisado e com validade superior à da maioria dos transtornos mentais e superior inclusive a de muitas condições médicas American Medical Association Council for Scientific Affairs, 1998 O TDAH não é uma doença inventada

Características: transtorno de longa duração (tendência à persistência na idade adulta) tríade sintomática: desatenção, hiperatividade e impulsividade mais propriamente é um distúrbio do desenvolvimento da inibição e do auto- controle disfunção executiva (lobo frontal)

O que acontece com o portador de TDAH? Menos anos de educação completados Mais abuso de drogas Menor auto estima habilidades sociais pobres mais tentativas de suicídio maior isolamento social maior número de comorbidades psiquiátricas Mais acidentes e de maior gravidade New York Study / Montreal Study

O que acontece com o portador de TDAH? 21% trocaram de escolas diversas vezes 45% sofreram uma suspensão 30% sofreram uma reprovação ou repetição 32-40% abandonaram os estudos Somente 5-10% terminam a universidade New York Study / Montreal Study

O que acontece com o portador de TDAH? 40% dos adolescentes com TDAH apresentam problemas de gravidez 50 a 70% dos portadores de TDAH tem poucos ou nenhum amigo 70 a 80% dos adultos portadores apresentam baixo rendimento profissional Pais de crianças com TDAH apresentam 3 vezes mais probabilidade de separação ou divórcio New York Study / Montreal Study

O que acontece com o portador de TDAH? 16% sofrem de doença sexualmente transmissível Crianças com TDAH têm maior chance de serem atropeladas, sofrerem acidentes de bicicleta e de serem admitidas em UTI Adolescentes com TDAH recebem 4 vezes mais multas de trânsito Adolescentes portadores têm 4 vezes mais chance de acidente de carro e 7 vezes mais de ter um segundo acidente New York Study / Montreal Study

O que acontece com o portador de TDAH? Subdesempenho profissional: Mudanças frequentes de emprego Maior índice de desemprego Demissões Abandono Subemprego Níveis salariais mais modestos Trabalho autônomo New York Study / Montreal Study

O que acontece com o portador de TDAH? Acidentes e riscos de direção Desatenção com os sinais e manobras Direção em alta velocidade Busca de situações de risco Maior número de acidentes New York Study / Montreal Study

O que acontece com o portador de TDAH? Abuso de drogas: Álcool Anorexígenos Maconha Tabagismo Cocaína Cafeína Crack ansiolíticos New York Study / Montreal Study

Algumas outras características de adultos com TDAH: Estilo de vida desorganizado Mudança freqüente de atividades, trabalhos, etc. Mudança freqüente de parceiros (incidência maior de divórcio) Atraso crônico Dificuldade de estabelecer prioridades Comportamento de busca de situações novas, estimulantes ou de risco Hiper-sensibilidade, reações de curto-circuito Dirigir perigosamente

Adultos com TDAH Kessler R, National Comorbidity Survey-Replication, 2004 % de portadores % adultos sem TDAH Quantas vezes o portador tem mais chances Tempo em que não estava cumprindo seu papel (pai, chefe, etc.) 15,862,9* Baixo funcionamento quando exerce seu papel 156,12,7* Baixo funcionamento social 18,75,93,7* Baixos escores (testes) 23,35,55,2*

Há relação entre TDAH e mau desempenho escolar? Portadores de TDAH: Possuem 2,5 anos de estudo a menos que os não portadores. Permanecem empregados em funções de menor importância na vida adulta. Amostra de escolares – pesquisa – Pastura, Giuseppe- UFRJ

Há relação entre TDAH e mau desempenho escolar? Concluem seus estudos: 90% dos não portadores de TDAH. 69% dos portadores de TDAH. Amostra de escolares – pesquisa – Pastura, Giuseppe- UFRJ

Há relação entre TDAH e mau desempenho escolar? Chance de repetência e suspensão: 3x maior entre portadores de TDAH. Chance de expulsão do colégio: 8x maior entre portadores de TDAH. Amostra de escolares – pesquisa – Pastura, Giuseppe- UFRJ

Há relação entre TDAH e mau desempenho escolar? Portadores de TDAH: Possuem 2,5 anos de estudo a menos que os não portadores. Permanecem empregados em funções de menor importância na vida adulta. Amostra de escolares – pesquisa – Pastura, Giuseppe - UFRJ

PESQUISA - BRASIL

Repeti ç ões, Suspensões e Expulsões * * * Rohde et al 1999 Journal of American Academy of Child and adolescent psychiatry

Comorbidade no adulto Depressão20-30% T. Bipolar 8% T. Ansiedade 20-30% T. Uso de Substância 25-50% Tabagismo40% Cluster B – personalidade 25% T. do sono 75% Biederman et al, 2001; Weiss et al, 1985; Wilens et al, 1994; Koij et al 2001, 2004; Young et al, 2003

Impacto econômico do TDAH Com TDAH Sem TDAH (controles pareados) Custos médicos anuais para um adulto US $ a5.651 US $ a Matza LS, Prasad M, Paramore LC. Cost Eff Resour Alloc Jun 9;3(1):5

PESQUISA - BRASIL

PESQUISA – BRASIL

PESQUISA – BRASIL

Fatores que aumentam o preconceito Desinformação Mídia Exclusão escolar X ausência de capacitação de profissionais de educação Ausência capacitação de profissionais de saúde e educação Não diagnostico e tratamento das comorbidades Má Fé

PAIS USAM DROGA DA OBEDIÊNCIA !