Organização do Canteiro de obras

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GERENCIAMENTO DE PROJETOS (GP) ①CONTEXTO DE PROJETOS DIFERENÇAS ROTINAS / PROJETOS Fonte: MOURA, BARBOSA, 2010 APLICAÇÕES EM PROJETOS Projeto arquitetônico.
Advertisements

ENGENHARIA ECONÔMICA  Prof.- Alexandre Cerff de Ornelas  Facear- Faculdade Educacional de Araucária.
Correção da tarefa de História – 6º ano p. 60 PAULA GRACIELE CARNEIRO.
Unidade 1 – Introdução à Logística Definição de Logística Nível de Serviço Qualidade do Serviço Logístico
PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA ESCOLA BÁSICA DE TONDELA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS Responsável Segurança Agostinho Silva ESCOLA.
Claudio L. T. Rubio Quito, 06, 07 e 08 de Maio de 2009 Gerência de Controle de Perdas e Sistemas Eficiência Energética Práticas Sanasa Campinas.
GEAL Gerência de Apoio Logístico Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Administrativa Secretaria Municipal de Finanças Programa 5’S GEAL Apresentações.
Procedimentos Básicos de Segurança na prevenção de riscos de acidentes no manuseio de máquinas, equipamentos e instalações Ricardo Di Tommaso Bastos Engº.
NR 10 Instalações e serviços em eletricidade
PFE/INSS/SECONS São Paulo/SP MAIO/2010. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01, DE 19 DE JANEIRO DE 2010 Dispõe sobre os critérios de sustentabilidade ambiental na.
EMPREENDIMENTOS COM SOLUÇÕES DO MANUAL DA CONSTRUÇÃO

APRESENTAÇÃO Projeto RECOPET Paulo Nelson do Rego.
AVALIAÇÃODEESTOQUES Prof. Wesley Vieira Borges Critérios de avaliação de estoques.
OBRAS EXECUTADAS INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURA GESTÃO RENOVAÇÃO
6º GBM - Nova Friburgo - Setembro 2011
Mozar Artur Dietrich Diretor-geral A MUNICIPALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ÁGUA E ESGOTO EM NOVO HAMBURGO.
INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E SANITÁRIAS Professora: Ana Elza Dalla Roza Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT – Campus Sinop – FACET – Engenharia.
Dê um nome para sua ideia ETAPA 3 FORNECIMENTO DE GN PARA COMPLEMENTAÇÃO E/OU ENRIQUECIMENTO DE BIOGÁS EM UNIDADES MOTOGERADORAS DE ETEs USO ECOEFICIENTE.
SE VIRA NOS 30’. SE VIRA NOS 15’ PROCEDIMENTO DE COMPRAS VISÃOGEO.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
O QUE É A CONCRETTA? Escola de Cursos na área da Construção Civil, focado em qualificar e capacitar profissionalmente jovens e adultos interessados em.
Gestão da Segurança da Informação e Série ISO/IEC 27000
INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E SANITÁRIAS
15 anos15 anos. Onde encontrá-lo? Podemos encontrar todos os Procedimentos provenientes do SGQ disponibilizados em nossa rede pelo caminho : Z:\S G Q\Procedimentos.
Gestar - Matemática UME Lourdes Ortiz Projeto: consumo de energia elétrica 9º ano Prof. Luiz Carlos R. Reis.
INSPEÇÃO EM SERVIÇO III Pan-American Conference for Nondestructive Testing 05 de junho de 2003.
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Análise de Investimentos A Decisão de Investir As decisões de investimento envolvem a elaboração, avaliação e.
15 anos15 anos. Onde encontrá-lo? Podemos encontrar todos os Procedimentos provenientes do SGQ disponibilizados em nossa rede pelo caminho : Z:\S G Q\Procedimentos.
USO RACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ILUMINAÇÃO FORÇA MOTRIZ (ACIONAMENTOS) Lineu B Reis 2010.
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DA UEFS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA ASSESSORIA TÉCNICA E DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL (ASPLAN)
CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA EM ZONA RURAL: ESTUDO DE CASO XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 24 a 29 de maio de 2015 – Poços de Caldas.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
UTILIZAÇÃO DE REDUTORES DE VAZÃO NA DIMUNUIÇÃO DO TEMPO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS SUJEITAS AO RACIONAMENTO DE CONSUMO Luiz Eduardo Mendes Marcio Henrique.
HACCP OU APPCC Análise de Perigo e Pontos Críticos de Controle
SISTEMAS OPERACIONAIS MEMÓRIA VIRTUAL. INTRODUÇÃO Memória Virtual é um técnica sofisticada e poderosa de gerenciamento de memória, onde a MP e a MS são.
Corte e dobra de aço Equipamentos. CONFERENCIA Conferencia Verificar se o carregamento condiz com a especificação e se atende aos requisitos estabelecidos.
INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E SANITÁRIAS
Carolinne Isabella Dias Gomes e Cristiane Martins de Sousa Nava Castro
SEPLAN ROTEIRO DE SUGESTÕES PARA A IMPLANTAÇÃO DE RESTAURANTE POPULAR.
Supply chain- cadeia de suprimentos ou de abastecimentos
Análise de Custos Fauzi T Jorge Custo-padrão Martins, Eliseu. Contabilidade de Custos. 10ª. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 3 Metodologias de Auditoria Tema 4 – Realização de auditorias Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida
NR 10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE.
PREVENÇÃO DE ACIDENTE NOS TRABALHOS EM ALTURA
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
NOSSOS CURSOS Instalador Elétrico Instalador de Pisos e Azulejos Instalador Hidráulico Pintor de Paredes.
1 ISO (ALGUNS ASPECTOS RELEVANTES) Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
Sistemas de Produção Sistema Kanban Prof. Alberto Possetti, Dd
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 16.
Origem "A produção do primeiro trator nacional foi iniciada em 1960, sendo que coube à Ford Motor do Brasil S.A. a apresentação do 1º trator brasileiro,
          O gerenciamento da qualidade é o aspecto da função que determina e implementa a "POLITICA DE MEDICAMENTOS" ou seja , as intenções e direções.
Apresenta Novidade destinada à Fabricantes de interruptores e sensores de toques. Inventor: Luciano Schabatura.
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
ESCOLHA DE LIVROS (PNLD – 2014) DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS ANA CAROLINA SOUZA LUTTNER Coordenação de Apoio às Redes de Ensino.
Alvenaria Estrutural.
Bombas.
SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
Gerenciamento de Projetos Prioritários acompanhados pelo software Microsoft Project Tania Faerman Julho/2010.
Automação Industrial Prof. Dennis Brandão Universidade de São Paulo
REFÉNS DA GEOGRAFIA DO PREÇO DESATRES NATURAIS E AMBIENTAIS.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerência e Organização.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Ana Virginia R. Veríssimo Processo Administrativo Planejamento.
Apresenta Novidade destinada à Fabricantes de portas, esquadrias e carpintaria.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
Responsabilidades UMA VISÃO JURÍDICA DOS ACIDENTES E DOENÇAS DECORRENTES DO TRABALHO.
ERGONOMIA Prof.: BLAKE CHARLES DINIZ MARQUES NR 17 – ASPECTOS GERAIS.
Padronização e Melhoria
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

Organização do Canteiro de obras Curso PCRMEI – Civil Engº Ricardo Di Tommaso Bastos

Organização do canteiro de obras

Procedimentos e cuidados

Organização do canteiro de obras Introdução Organização do canteiro de obras Parece à primeira vista, que o Canteiro de Obra seja coisa de pouca relevância, e qualquer pessoa poderá perfeitamente administrá-lo. Para ser ter a noção de que, tal afirmação é totalmente desprovida de verdade, e como demonstra o desconhecimento de uma realidade, basta apenas informar que em função das características de uma obra, o seu canteiro passa a ser uma “segunda obra”, quer técnica como administrativa, e que se necessita de conhecimento e experiência, para gerenciá-lo. Afim, de que se forme uma noção exata, do que venha a ser um canteiro de obra, enumeram-se a seguir, as partes que o mesmo possui, e o entrosamento delas para que uma obra atinja o seu objetivo, que é a construção.

Organização do canteiro de obras Um canteiro é formado pelos seguintes espaços e atividades: Organização do canteiro de obras Fechamento de seu perímetro Vias de acessos e trânsitos de matérias e pessoas Sistema de alimentação e distribuição da rede elétrica Abastecimento e fornecimento de água potável Captações de esgoto e águas pluviais Almoxarifados: Processos de recebimentos e estocagem de materiais e equipamentos Armazenamentos e retiradas de lixos e entulhos Sistema de Segurança dos que nele trabalham Galpões diversos: Alojamentos, Salas Administrativas, e Refeitório Áreas descobertas cercadas

Organização do canteiro de obras Fechamento de seu perímetro Organização do canteiro de obras O fechamento das divisas de um terreno, em uma obra tem as seguintes finalidades: Proteção das pessoas que transitam pelas vias de confronto; Segurança para os materiais e equipamentos internamente armazenados; Aspecto estético quer com finalidade promocional de vendas, como também em respeito à comunidade, onde a obra está sendo erguida. Dentro dessas premissas, a execução do cercado deve obedecer além da parte de estabilidade, o emprego de materiais que poderão sobreviver o tempo da obra e serem de manutenção simples de pouco custo. Pelas posturas municipais, ele poderá ser erguido na divisa do lote, ou então invadir até a metade do passeio público, conforme o que determinará o Alvará de Construção. Empregam-se na execução desse cercado, normalmente, estrutura de pontalete com fechamento de chapa de compensado protegida por pintura.

Organização do canteiro de obras Esse fechamento, que em geral têm a altura de 1,80 m poderá ser também feito com outros materiais, tais como: alvenaria, telado e chapa metálica, desde que para isso seja observando, o binômio custo / benefício. Não deve ser esquecido, que nesse cercado é obrigatório prever, locações de portas, para entradas dos operários, como também passagens, para materiais, caminhões e equipamentos.

Organização do canteiro de obras Vias de acessos e trânsitos de materiais e pessoas Organização do canteiro de obras Muitas vezes, a execução de uma obra passa a sofrer atrasos, que são motivados, pela a falta total de espaços que permitam o trânsito interno. Essa situação ocorre, porque no planejamento do canteiro deixou-se que, essa via de acesso ficasse a critério da improvisação de cada momento. Não será necessário enumerar, os transtornos como os custos imprevistos, de cargas e descargas, somando-se a esses, prejuízos, que um trânsito desordenado produz sobre serviços já executados, materiais que se estragam e perigos que são expostos, e os que na obra trabalham. Portanto, quando do planejamento de canteiro, essas vias de acessos e transportes internos merecem ser perfeitamente demarcadas em projeto, e localizadas no terreno; como também serem previstas suas modificações, à medida que os serviços de obra desenvolvem-se. Sabe-se que, em função do crescimento da obra, os espaços vão sendo ocupados, e, portanto as vias de acesso vão sendo eliminadas, e é nesse momento que se identifica o, verdadeiro gerenciador que consegue eliminar transtornos, como diminuir custos de prejuízos, em adotar: empregos de outros equipamentos, como modificando os processos de preparo de materiais e organizando e diminuindo a estocagem de peças e materiais, dentro do ritmo de obra.

Organização do canteiro de obras

Organização do canteiro de obras

Organização do canteiro de obras

Organização do canteiro de obras Sistema de alimentação e distribuição da rede elétrica Organização do canteiro de obras Como ponto básico de apoio, para o funcionamento de um canteiro de obra, a corrente elétrica qualifica-se como uma das mais importantes, porque se pode constatar que, a grande maioria dos equipamentos é movida por eletricidade. Em razão dessa situação, o projeto e a instalação de uma rede elétrica devem fazer parte das atividades primordiais do canteiro. Aconselha-se, sempre que possível, que se execute rede externa fixada em postes, para que sejam feitos, facilmente: seus reparos, manutenções e também modificações. A carga precisa, para todos os trabalhos de obra, deverá ser calculada com certa folga, dadas as oscilações que essa rede sofre com o acompanhamento dos serviços.

Organização do canteiro de obras Abastecimento e fornecimento de água potável Organização do canteiro de obras A água também é um dos pontos básicos de apoio, porque a grande maioria de preparos dos materiais, como as execuções de vários serviços, sem ela, jamais poderiam ser elaborados. Como a rede elétrica, a tubulação de água, dentro do possível deve ser externa ou então em espaços de fácil identificação, e pelos os mesmos motivos, que se possam fazer: reparos, manutenções e modificações. Em função da origem do recebimento da água (rede pública, poço de água ou recebimento por meio de caminhão pipa), o volume do seu armazenamento deve ser calculado. A estocagem do líquido poderá ser feita por reservatório enterrado ou elevado, para os quais existem diversos materiais, quer pré-fabricados ou preparados no local. A localização desse reservatório deve ser bem estudada, no planejamento do canteiro, uma vez que qualquer transferência de lugar acarretará paralisação de serviço, o que automaticamente redunda em prejuízo, de tempo e custo. No projeto da instalação do reservatório de água, não deve ser esquecido que ele dependerá, para funcionar, conforme o caso de rede elétrica e equipamento de bombeamento.

Organização do canteiro de obras Captação de esgoto e águas pluviais Organização do canteiro de obras Essas redes serão provisórias e por tempo de curta duração, como dependendo sempre para os seus posicionamentos, das implantações dos galpões para materiais, alojamentos e serviços. No planejamento do canteiro, essas redes devem merecer uma atenção especial, por serem, normalmente enterrada, e de modificação custosa, e atritar com os desenvolvimentos dos trabalhos de obra. Deverá ser verificado, se no local existem redes públicas de esgoto e águas pluviais. Caso as mesmas existam, os escoamentos da obra, para essas redes deverão obedecer às normativas, dos órgãos que fiscalizam esses serviços. Não existindo tais redes, a obra na implantação de seu canteiro precisará instalar: fossa séptica e poços absorventes, que receberão os efluentes dos sanitários. As águas pluviais deverão ser conduzidas para um reservatório de captação, que por meio de bombeamento lançará as mesmas, em vielas sanitárias, córregos ou outro destino permitido pelos Órgãos Públicos fiscalizadores.

Organização do canteiro de obras Almoxarifados: Processos de recebimentos e estocagens de materiais e equipamentos Organização do canteiro de obras Neste item está o ponto nevrálgico do canteiro de obra, como podendo dizer que ele é o próprio canteiro. Assim sendo, a vida do canteiro funciona em torno dessas atividades, e para que isso seja possível o planejamento deverá prever as quantidades e metragens, tanto para os galpões como para os espaços livres necessários. No planejamento deve ser estabelecido, além dos locais adequados, também os prazos de permanência e as épocas de modificações. Uns dos fatores importantes, para a implantação dos galpões necessários referem-se, aos tipos de materiais empregados nas suas execuções, que deverão além de um custo aceitável, que sejam de fácil desmonte como aproveitamento posterior. Dada a importância de seus usos, as execuções dessas construções e áreas devem, obrigatoriamente ter projetos específicos, que resultem em custos administráveis, como mantenham convivências aceitáveis como os trabalhos da obra.

Organização do canteiro de obras Na estocagem de materiais, alguns cuidados devem ser observados, e para tanto determinadas peças deverão ser executadas, assim como: Materiais entreguem em sacos (cimento, cal, argamassas prontas, etc.) deverão ser estocados sobre estrado de madeira, para que não fiquem em contato com o solo, como também as pilhas dessas sacarias, não podem ter alturas acima de 10 sacos, para evitar que o próprio peso esmague suas partículas, o que prejudicará suas características físicas e químicas. Os espaços destinados aos preparos de materiais (argamassa e/ou concreto) devem ter seus pisos, onde serão feitos os preparos, pavimentados com uma camada de concreto, para que as argamassas quando preparadas, não misturem com a terra, o que resultará um material sujo e condenável.

Organização do canteiro de obras Armazenamentos e retiradas de lixos e entulhos Durante a execução de uma obra, as sobras de materiais imprestáveis devem receber certa atenção, porque um canteiro sujo além se ser prejudicial as pessoas que nele trabalham, podem ser elas, origens de acidentes. Independente, dos transtornos que os trabalhos desse canteiro sofrem, essa situação demonstra a total falta de coordenação, para quem gerencia tal obra, sendo, portanto, isso um ponto negativo para a sua avaliação profissional. A retirada desses materiais deverá ser estudada, de maneira que seja um trabalho repetitivo e programado, como também, que para as suas estocagens, em função do tipo e volume adote-se: latões, caçambas ou determinados cercados. Esses sistemas serão adotados, depois de avaliados em razão de facilidade de retirada e custo da operação.

Organização do canteiro de obras

Organização do canteiro de obras Sistema de segurança para os que nele trabalham Organização do canteiro de obras Esse item envolve as pessoas que no canteiro trabalham, no sentido de sua segurança pessoal, tanto ao executar uma tarefa, como transitando por ele. Todos os operários deverão receber: roupas, ferramental e protetores, para os serviços que irão executar, os quais garantem as suas proteções pessoais. Locais de trabalho ou de trânsito, além de sinalizados devem ser verificados, quanto aos os seus funcionamentos e estabilidades. O profissional que gerencia a obra deverá ter assessoria de um engenheiro habilitado em Segurança do Trabalho, para orientá-lo ou então ser, o supervisor da obra, conforme seja o seu porte. Convém aqui alertar, que esse trabalho além de envolver construções e equipamentos que pertencem à área de trabalhos, tem um lado importante, que são, todos e quaisquer acidentes, que ocorram com pessoas dentro do canteiro de obra será sempre da responsabilidade civil e criminal, do profissional, que pela construção responde.

Organização do canteiro de obras Galpões diversos Organização do canteiro de obras Diversas atividades de um canteiro de obra necessitam ser realizadas em recintos fechados e específicos, para tanto serão executados galpões, com característica, que atenda a função que nele será desenvolvido. Como característica básica, eles serão construídos com materiais de fácil montagem e desmontagem, além de serem de possíveis aproveitamentos. Por abrigarem as atividades, que acompanham o desenvolvimento da obra deve ser localizado, em lugares de acessos livres, como também, em posições que possam ser deslocados o menor número de vezes. Muitas vezes, no desenrolar da obra, esses galpões poderão ser transferidos para áreas, internas, da construção, que já estejam livres. Em função das atividades, neles, executadas devem ser previstos as instalações de compartimentos sanitários. Devido às atividades desenvolvidas, os sistemas de instalações: hidráulica, elétrica e telefonia são elementos de real importância.

Organização do canteiro de obras Áreas descobertas e cercadas Organização do canteiro de obras São espaços do próprio terreno, que delimitados demarcam áreas destinadas às estocagens de materiais diversos, que podem permanecer ao tempo. Normalmente esses materiais, devido os seus consumos são de grande rotatividade, e assim sendo deve-se levar em conta esse fator, para que haja uma demarcação correta dos espaços precisos. Uma característica a ser observada, na demarcação desses espaços, refere-se ao nivelamento do solo para que os materiais possam ser empilhados, sem o perigo de tombamento ou deslizamento.

Organização do canteiro de obras Conclusões Procura-se, aqui, neste estudo demonstrar que a implantação e manutenção do canteiro de obra agrupam uma série de serviços que além de técnicos são também administrativos, e que podem perfeitamente paralisar a construção como trazer para ela, muitos transtornos. Uma observação importante, sobre essa etapa da construção é que: o canteiro inicia antes da obra, com a sua implantação, e termina após a conclusão de todos os serviços, quando então é desmontado. O trabalho de canteiros deve ser perfeitamente implantado como mantido, para que a obra resulte em um empreendimento, dentro do que fora projeto e esperado.

Organização do canteiro de obras Portanto, para a matéria Canteiro de obra, o Engenheiro deve ter em mente: Independente do tipo e porte da obra, o planejamento deve apoiar-se sempre em: projeto que envolve os espaços e as atividades. Os materiais empregados em sua execução devem ser de baixos custos, como permitirem seus reaproveitamentos. No cronograma físico da obra, as atividades do canteiro farão partes, assim como se entrosarão com as demais. Os serviços de execução das partes do canteiro serão atividades, com pouco tempo de duração, e possíveis: montagens, desmontagens e reaproveitamentos. Um canteiro planejado e bem organizado é a chave para a boa execução de uma obra. Organização do canteiro de obras

Organização do canteiro de obras SE VOCE ESTÁ NUM CANTEIRO DE OBRAS, LEMBRE-SE SEMPRE... PLANEJAMENTO Organização do canteiro de obras SEGURANÇA

MUITO OBRIGADO