Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 19/03/13 Fórum de defesa dos direitos da criança e do Adolescente de Belo horizonte 1° Encontro do MP com.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POMMAR/USAID-Partners
Advertisements

SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
ARTICULAÇÃO DE MOVIMENTOS SOCIAIS NA PROMOÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – ECA 21 ANOS E DESAFIOS RELUTANTES –
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
REMAR Rede Margaridas Pró-Crianças e Adolescentes - Paraíba A política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente far-se-á através de um conjunto.
PLANO DE GESTÃO.
CARAVANA EM DEFESA DO SUS - EVENTO PARAÍBA PLANO ESTADUAL DE SAÚDE DA PARAÍBA – AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS 2009/2010.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
Profª Maria Cecilia Ziliotto
SECRETARIA DE COORDENAÇÃO POLÍTICA E GOVERNANÇA LOCAL
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Importância do Papel da Rede de Articulação nas Políticas Públicas
Prof. Adjunto I Curso de Serviço Social
Recife, 31 de julho de Secretaria de Gestão do Trabalho
QUEM SOMOS Agência de Desenvolvimento da ONU, criada
CARTA DE INTENÇÕES São José dos Campos
Orientações sobre as Conferências Municipais de Assistência Social
Ministério da Cultura.
TEMA – “Participação e Controle Social no SUAS”
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
CONFERÊNCIAS LIVRES DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES
Cooperação ENSP/ FIOCRUZ/ SES/ RJ
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
NADIA MARIA BENTES Defensora Pública do Estado do Pará, Coordenadora do NAECA e da ABMP/PA.
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
Contexto de atuação do CME
MONITORAMENTO DE DIREITOS A experiência do Projeto de Monitoramente baseado em dados Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - FNDCA -
PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA
Por definições do ECA, cabe ao Conselho de Direito formular e deliberar sobre as políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos humanos de crianças.
SÃO SEBASTIÃO FEVEREIRO DE 2011 PLANO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Apreciação para aprovação.
O projeto profissional do Serviço Social do INSS
PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
PROGRAMA PETROBRAS AGENDA 21
COMISSÃO REGIONAL DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES REGIONAL DE PONTA GROSSA: DESAFIOS DO TRABALHO INTERSETORIAL.
Atuação dos agentes de Controle Social
Secretaria Municipal de Educação PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA Belo Horizonte 2010.
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE TEMA: Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos.
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
Composição dos Conselhos de Assistência Social
Centro de Referência de Assistência Social
REUNIÕES REGIONAIS.
PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO FUNDAMENTO DO PACTO FEDERATIVO NO SUAS.
As redes socioassistenciais e as relações público-privadas Aula #4
Sis Plano Estadual de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária COFAC/MS - Comissão Intersetorial.
DIALOGOS TEMÁTICOS. Enriquecendo o conceito -A família e a sociedade são “co-garantidores” dos direitos de crianças e adolescentes. -Deve-se definir bem.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
MARÇO 2015 CAMPO GRANDE - MS. A proposta tem por objetivo promover a formulação e implementação do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Escola de Conselhos do Pará Vivência Formativa Eixo 2: Estado e Políticas CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON.
I ENCONTRO ESTADUAL DE GESTORES MUNICIAIS DE ASSIST Ê NCIA SOCIA L DE MINAS GERAIS Belo Horizonte, 29 de fevereiro de 2016 A Regionalização dos Serviços.
21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: Plano Decenal e concretização da Política Nacional DCA.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Educação em Direitos Humanos. PNEDH e compromisso do Estado Compromisso do Estado brasileiro com a garantia dos DH construção histórica de especialistas.
Sistema de Garantia de Direitos Organização: Psic. Angelo Motti.
F ÓRUM INTERINSTITUCIONAL DE E NFRENTAMENTO À V IOLÊNCIA SEXUAL CONTRA C RIANÇAS E A DOLESCENTES DO ESTADO DE M INAS G ERAIS.
ORIENTAÇÕES VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Conforme Resoluções do Conanda e do Cedca/SC Tema “Construindo Diretrizes.
Fórum Cáritas do Terceiro Setor 16º Encontro Planejamento de 2014: Aspectos Estratégicos e Operacionais relacionados às Qualificações Públicas.
SETAS Controle Social da Política de Assistência Social.
FEVEREIRO/2012 ENCONTRO COM MOVIMENTOS SOCIAIS. HISTORICO O Fórum das Instituições de Acolhimento Institucional de Belo Horizonte (Fórum de Abrigos) tem.
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS EIXO II CONCRIANÇA2012 Ped. Maria Salete Venhofen. SETAS/CPSE.
Transcrição da apresentação:

Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 19/03/13 Fórum de defesa dos direitos da criança e do Adolescente de Belo horizonte 1° Encontro do MP com os Movimentos Sociais. Belo Horizonte, fevereiro de 2013.

19/03/13 BREVE HISTÓRICO O Fórum surgiu em 1990; Constitui-se como espaço democrático de participação de pessoas e entidades para acompanhar, discutir e encaminhar propostas referentes ao cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal 8.069/1990) no município e demais normativas da área; Desempenha papel importante no controle social; Serviu de base para criação de outros fóruns.

19/03/13 Fórum de Defesa da Criança e do Adolescente de Belo Horizonte QUEM PARTICIPA? Representantes de entidades de atendimento, assessoramento, promoção e defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes de Belo Horizonte. NOSSOS ENCONTROS: Plenárias: ocorrem bimestralmente, na última terça-feira do mês a tarde. Em 2013 as plenárias serão em março, maio, julho, setembro e novembro.

19/03/13 Fórum de Defesa da Criança e do Adolescente de Belo Horizonte OBJETIVOS Fomentar e fortalecer as atividades de promoção, atendimento e defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, especialmente daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social; Acompanhar, apoiar e subsidiar a atuação dos representantes da sociedade civil junto aos conselhos de políticas públicas, especialmente o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente;

19/03/13 Fórum de Defesa da Criança e do Adolescente de Belo Horizonte Formar rede de entidades para uma melhor intervenção e atuação no atendimento, promoção e defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes; Articular com os demais fóruns e espaços de defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes; Investir na participação e controle social da política pública.

19/03/13 Avanços e desafios no acompanhamento das políticas públicas voltadas para a área da criança e do adolescente em bh Avanços: Implantação e implementação dos conselhos de políticas públicas; Maior articulação e organização das entidades; Melhora na política de conveniamento; Participação na elaboração e execução do orçamento.

19/03/13 Avanços e desafios no acompanhamento das políticas públicas voltadas para a área da criança e do adolescente em bh Desafios Manutenção da mobilização expressiva dos movimentos sociais; Fazer a criança e o adolescente serem reconhecidos como prioridade absoluta. (proposição, execução de políticas, orçamento); O novo tempo em que vivemos.

19/03/13 Fórum de Defesa da Criança e do Adolescente de Belo Horizonte “... a sociedade civil organizada, especialmente os movimentos populares, tem um papel de protagonismo no exercício do controle social e na proposição e interlocução com o Estado. Além disso, exige capacidade de monitoramento e avaliação, em vista de fazer avançar a efetivação da garantia dos direitos. A construção de parcerias na execução de políticas públicas, mais do que significar uma terceirização disfarçada, enseja o reconhecimento do potencial da sociedade civil e a necessidade de seu constante fortalecimento como espaço autônomo e independente. (...)

19/03/13 Fórum de Defesa da Criança e do Adolescente de Belo Horizonte Para criar condições de incidir de forma significativa na realidade, antecipando-se às violações e tendo uma perspectiva pró-ativa, é necessário que demos um passo significativo na articulação de diversos instrumentos e mecanismos a fim de que possamos, de fato, esgotar internamente a proteção dos direitos humanos e ter no sistema global e regional instâncias complementares de proteção dos direitos” (

19/03/13 Dúvidas e Sugestões Fórum Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e Do Adolescente – Fórum DCA/ BH Endereço: Rua Além Paraíba, 208- Lagoinha Belo Horizonte - Minas Gerais – Brasil – Telefone: