MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Superintendência do Patrimônio da União em Mato Grosso.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Atividades e atos administrativos
Advertisements

Maria Helena Barros de Oliveira
Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana - IPTU
Faixa de Fronteira Ianny Cristina De Campos Oliveira e Carvalho.
Atividades e atos administrativos Aulas 19 e 20 Bens públicos.
Conferência das Cidades Mato Grosso
Criação da Agência Estadual de Regularização Fundiária- “AERF”
Art. 5o, - LXXIII - qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO
INCRA - PR SERVIÇO DE REGULARIZAÇÃO DE TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS JUL.2010.
PROJETO ORLA EM SANTA CATARINA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
Conferência das Cidades Mato Grosso
SERVIÇOS AMBIENTAIS DAS TERRAS INDÍGENAS – MEIOS DE COMPENSAÇÃO
Reestruturação do Incra Pré-proposta – junho de 2010 DE/GT.
Projeto Orla Ilhéus/BA.
30º Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis em São Luís, MA
Unidade V: Regime jurídico dos bens públicos
Aplicação dos instrumentos do Estatuto da Cidade em imóveis da União:
Nossa Várzea - Cidadania e Sustentabilidade na Amazônia Brasileira
 Os Territórios Rurais se caracterizam por:  conjunto de municípios unidos pelo mesmo perfil econômico e ambiental;  ter identidade e coesão social.
SEMINÁRIO PTB/PT - BUTIÁ/RS - 16/05/2004 Gestão Pública Eficaz e Transparente.
Atividades e atos administrativos
que esteja afetado à prestação de um serviço público (exceção)
1 1.
REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA EM TERRAS DA UNIÃO
Exclusão no acesso à terra pública no Estado de São Paulo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana.
AS AÇÕES DO PATRIMÔNIO DA UNIÃO EM SANTA CATARINA
BENS PÚBLICOS.
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
Atividades e atos administrativos
Tereza Cristina Godinho Alves
O ESTADO E SUA ATIVIDADE FINANCEIRA Nívea Cordeiro 2010.
Coordenadoria de Desenvolvimento Regional
Proposta de novo modelo de gestão patrimonial das rodovias federais MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Brasília, 15 de maio de 2014.
IMPOSTO TERRITORIAL RURAL ITR
Direito Administrativo II Bens Públicos
Atividades e atos administrativos Aulas 19 e 20 Bens públicos.
TUTELA DO MEIO AMBIENTE NATURAL
1.
Lei Federal nº /2009 Regularização fundiária urbana
SECRETARIA DO PATRIMÔNIO DA UNIÃO
CNIR – Cadastro Nacional de Imóveis Rurais
Janeiro de 2013 Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.
Audiência Pública para discussão da situação dos Pritos Federais Agrários CTASP – 18/04/2013.
B r a s i l Cadastro Nacional de Imóveis Rurais
BENS PÚBLICOS.
BENS PÚBLICOS.
Legislação Ambiental. O Direito Ambiental tem seu núcleo fundamental estabelecido no artigo 225 da Constituição da República Federativa do Brasil. Mas,
Domínio Público sobre a orla Marítima
Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional - CAISAN
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre ATIVIDADE FINANCEIRA DO ESTADO Professor Manoel Cavalcante de Lima Neto.
SPU Secretaria do Patrimônio da União 2º Encontro ATP
BENS PÚBLICOS Prof. Alain Alan.
BENS PÚBLICOS II. 1. Características InalienabilidadeImpenhorabilidadeImprescritibilidadeNão onerabilidade.
DIREITO TRIBUTÁRIO INTRODUÇÃO.
2º Seminário do Programa Estadual – PROTURB: Em busca da integração regional e da redução das desigualdades. BELÉM DATA: 18 e 19/11/15 2º Seminário do.
2º Seminário do Programa Estadual – PROTURB: Em busca da integração regional e da redução das desigualdades. Polo Santarém (22 e 23/10/15) 2º Seminário.
BENS CONSIDERADOS EM RELAÇÃO ÀS PESSOAS
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL CÂMARA DE DEPUTADOS COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO URBANO AUDIÊNCIA PÚBLICA - PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUCIONAL PARA EXTINÇÃO.
Conceitos. O Orçamento Público é uma peça de planejamento por meio do qual o governo estima as receitas que irá arrecadar e fixa os gastos que espera.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Imóveis da União SPU MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Encontro Regional da 5a. Câmara ‏ ELIANE HIRAI Rio de Janeiro, 29 de agosto.
O CONHECIMENTO HIDROGRÁFICO E O ORDENAMENTO NA ZONA COSTEIRA Carlos Ventura Soares ENCONTROS DO LITORAL – UMA NOVA VISÃO PARA O LITORAL NORTE Viana do.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Brasília, Setembro/2015 Gestão do Patrimônio Imobiliário.
POSSESSÕES José Esteves de Lacerda Filho Secretário-Chefe da Casa Civil Estado de Mato Grosso.
ÁGUA.
Câmara dos Deputados INSTRUMENTOS DA POLÍTCA NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS (PNRH) Brasília, 05/fev/2014 Câmara dos Deputados Centro de Estudos e Debates.
UNESP Biologia Marinha Gerenciamento Costeiro LEGISLAÇÃO AMBIENTAL AULA 7 RECURSOS HÍDRICOS.
Ministério do Desenvolvimento Agrário Audiência Pública Situação dos Quilombos no Brasil Brasília – DF 28 de setembro de 2011 Ministério do Desenvolvimento.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO "Conhecer, zelar e garantir que cada imóvel da União cumpra sua função socioambiental, em harmonia com a função arrecadadora,
Transcrição da apresentação:

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Superintendência do Patrimônio da União em Mato Grosso

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO A SECRETARIA DO PATRIMÔNIO DA UNIÃO É um Órgão Federal vinculado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, responsável pela identificação, cadastro, destinação e administração de todo o patrimônio imobiliário pertencente à União – art.20 CF.

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO

LEGISLAÇÃO Art. 20. São bens da União: I - os que atualmente lhe pertencem e os que lhe vierem a ser atribuídos; II -... III - os lagos, rios e quaisquer correntes de água em terrenos de seu domínio, ou que banhem mais de um Estado, sirvam de limites com outros países, ou se estendam a território estrangeiro ou dele provenham, bem como os terrenos marginais e as praias fluviais; IV- as ilhas fluviais e lacustres nas zonas limítrofes com outros países; as praias marítimas; as ilhas oceânicas e as costeiras,

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO DECRETO-LEI Nº 9760 DE 5 DE SETEMBRO DE TÍTULO I Dos Bens Imóveis da União Art. 1º Incluem-se entre os bens imóveis da União: a) os terrenos de marinha e seus acrescidos (LPM de 1831 – 33m); b) os terrenos marginais dos rios navegáveis, em Territórios Federais, se, por qualquer título legítimo, não pertencerem a particular; c) os terrenos marginais de rios e as ilhas nestes situadas na faixa da fronteira do território nacional e nas zonas onde se faça sentir a influência das marés; (LMEO 15 m) d).... Art. 4º São terrenos marginais os que banhados pelas correntes navegáveis, fora do alcance das marés, vão até a distância de 15 (quinze) metros, medidos horizontalmente para a parte da terra, contados desde a linha média das enchentes ordinárias.

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Conhecer, zelar e garantir que cada imóvel da União cumpra sua função socioambiental, em harmonia com a função arrecadadora, em apoio aos programas estratégicos para a Nação.

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO - De 1854, quando D. Pedro II criou, através de Decreto, a Repartição Geral das Terras Públicas, até 2003 (hoje Secretaria do Patrimônio da União) tinha a visão arrecadadora: laudemios, foros, taxas de ocupação, alienação etc; -2003: marco de uma nova política em relação aos bens públicos: função socio-ambiental. -A história da SPU passa pela superação de que “terra pública é terra de ninguém”; - Constituição de um novo paradigma que reconhece que este patrimonio pertence, de fato, ao povo brasileiro;

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO - Apoio a projetos sociais: MCMV, regularização fundiária (urbana e rural), projetos do PAC: destinação de áreas para construção de hidroelétricas, portos, provimneto habitacional etc. - Apoio às comunidades tradicionais: ribeirinhos, pescadores, quilombolas... -Participação dos movimentos sociais/gestão participativa; -(Incra, Terra Legal, MDA...) Obs.: arrecadação vem aumentando gradativamente com essa nova política

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO -Incorporação, destinação, fiscalização e administração dos imóveis -Terras públicas não destinadas (INCRA,IBAMA,ICMBIO, MMA, Parques...) - Prédios públicos e terrenos (Ministério da Fazenda, Receita Federal, Justiça Federal, Justiça Eleitoral, Policia Federal, Funai, Funasa, UFMT, IFETs...)

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO - Destinação de áreas urbanas para o programa MCMV; - Regularização Fundiária (Cuiabá, Cáceres, Porto Esperidião, Alto Araguaia, Poconé) -450 imóveis da União utilizados em serviço público (adm. Direta e Indireta) imóveis destinados a particulares, sendo 85% área rural (foro, laudemio, inscrição de ocupação)

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO - Mato Grosso possui aproximadamente 30 mil km de rios federais (Cuiabá, Paraguai, Araguaia, Teles Pires, Juruena, Guaporé...+ rios da faixa de fronteira) - Proposta de regularização dos terrenos marginais ocupados por comunidades tradicionais, por pousadas e hotéis, ancoradouros, etc.

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO - Retomado dos Bens de Uso Comum do Povo (praias, “portos”, acessos): Poconé, Santo Antonio do Leverger, Cocalinho, Barra do Bugres, Barra do Garças, Nova Guarita, Paranatinga, Porto Estrela...) Obs. CDRU, TAUS, CUEM) - Terrenos marginais/uso comum do povo

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Superintendência do Patrimônio da União em Mato Grosso SPU/MT Av. Ver. Juliano da Costa Marques, 99 – 1º andar Bairro Jd. Aclimação – Cuiabá/MT Site: Tel. (65) (65) Patrimônio da Uião = Patrimônio de todos os Brasileiros