Figura 1: Movimentos sociais. Disponível em:

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Transcrição da apresentação:

Figura 1: Movimentos sociais. Disponível em:

Componentes do grupo: Beatriz Cari, nº. USP: Letícia Martins, nº. USP: Lucélia Arnaut, nº. USP: Luna Costa, nº. USP: Maria Emília da C. V. da Silva, nº. USP: Natália Tezoto, nº. USP: Valéria Fernandes, nº. USP: Docente responsável: Prof(a) Sylmara Lopes Francelino Gonçalves Dias Monitora responsável: Denise Scotolo Disciplina: ACH Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania - Sociedade, Ambiente e Cidadania

INTRODUÇÃO O QUE SÃO OS MOVIMENTOS SOCIAIS?  Definição genérica de movimentos sociais: “um setor significativo da população que desenvolve e define interesses incompatíveis com a ordem social e política existente e que os persegue por vias não institucionalizadas”. (Boaventura Santos, 1999, apud Santos, 2008) “trata-se de uma força social coletiva organizada.” (Thompson, 1979, apud Santos, 2008) EACH-USP Figura 2: sociais-no-brasil-o-retorno.html

DEFINIÇÕES:  Movimento social revolucionário  Movimento social reivindicatório  Movimento social reformista  Novos movimentos sociais Disponível em: Disponível em: diretas-e-impeachment,9113,0.htm EACH-USP

Cronologia dos Movimentos Sociais -Século XVIII - Revolução industrial Revoluções de Fundação da Associação Internacional dos Trabalhadores Comuna de Paris A primeira Internacional (AIT) A segunda Internacional República Velha Ministério do Trabalho Vargas governo Goulart Novo sindicalismo EACH-USP

NOVOS FORMATOS DA SOCIEDADE CIVIL  Associativismo local  ONGs  Formas de articulação inter-orgacionais  Mobilizações na esfera pública  MST, Marcha Nacional da Reforma Agraria (2005) EACH-USP

A ARTICULAÇÃO EM TORNO DE NOVAS IDENTIDADES POLÍTICAS E DE VALORES  A sociedade contemporânea apresenta características extremamente plurais, o que influência na luta por cidadania e pelos direitos difusos, que abrangem questões de gênero, étnica, classe, regional.  Além de buscar por valores de liberdade, igualdade, paz, pela ideia de ecologicamente correto, sustentabilidade e respeito as diversidades.  Exemplo: Movimento Feminista EACH-USP

 Luta transversal de direitos através de um projeto de mobilização social que possui participação de diversos agentes da sociedade civil.  E como pautas buscam por combate a pobreza, a injustiça, por moradia, salário justo, saúde, direito ao aborto, contra a violência, ao racismo, entre outras. EACH-USP

A TRANSVERSALIDADE DE DIREITOS NA LUTA PELA CIDADANIA  Diversas redes que se mobilizam e se associam unindo-se em lutas como combate a pobreza e a favor dos direitos humanos, que permite uma pressão social e política visível e impulsiona a busca por cidadania. EACH-USP

DIREITOS HUMANOS EXEMPLOS DE PLATAFORMA CÍVIS INTEGRIDADE FÍSICA E MORAL: Contra tortura, tráfico sexual e de seres humanos, mutilações, escravidão, a paz, etc. POLÍTICOS LIBERDADE COLETIVA E INDIVIDUAL: Pensamento, opinião, participação na vida pública, escolha, etc. ECONÔMICO REDISTRIBUIÇÃO EQUITATIVA DE RIQUEZAS: Controle a pobreza, satisfação de necessidades especiais e qualidade de vida e acesso a TICs... SOCIAIS PROTEÇÃO SOCIAL NECESSÁRIA: Á alimentação, saúde, cuidado, educação, habitação, segurança na velhice, etc. CULTURAIS E DIAS MINORIAS LIBERDADE E RESPEITO A DIVERSIDADE: Á alimentação, saúde, cuidado, educação, habitação, segurança na velhice, etc. AMBIENTAIS E MINORIAS PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE: Aos recursos naturais, patrimônio histórico, com controle às manipulações genéticas. FIGURA 3– Síntese das reinvindicações contidas na Carta Mundial das Mulheres para a Humanidade. Compilação: Ilse Scherer-Werren, 2005 EACH-USP

ATIVISMO NAS REDES DE MOVIMENTO  Novo Ativismo  Valores democráticos, solidários e de cooperação.  ONGs + ativistas + prestadoras de serviços Ações:  Contra exclusão social;  Transparência do poder público e  Participação social ativa. EACH-USP

O EMPODERAMENTO NOS MOVIMENTOS SOCIAIS EM REDE  Numa organização em rede há uma distribuição do poder  Elos: circuitos relevantes para o empoderamento das redes de movimento  Relação das redes com poder, conflitos, solidariedade, reciprocidade e compartilhamento EACH-USP

 três orientações político-pedagógicas podem ser citadas no trabalho de mediação social: 1)Resgate da dignidade dos sujeitos socialmente excluídos, resgate de suas raízes 2)Promover novas formas de ação coletiva junto ás populações excluídas 3)Associar-se a outras experiências  Empoderamento democrático e de inclusão social das bases visando criar novas formas de governança EACH-USP

NOVAS FORMAS DE GOVERNANÇA NA ORGANIZAÇÃO EM REDE Para preparar os sujeitos para se tornarem atores de novas formas de governança é necessário participar em:  Ações mobilizadoras de base local na esfera pública (onde se consolidam: as identidades coletivas, os simbolismos/místicas das lutas e os projetos/utopias)  Empoderamento através dos fóruns e redes da sociedade civil (onde se constrói de forma mais sistemática, as propostas para a transformação social e formas de negociação com o Estado e o mercado.) EACH-USP

 Conselhos setoriais de parceria entre sociedade civil e Estado (onde há múltiplas formas de atuação, merecendo destaque os conselhos e conferências.)  Conferências nacionais e globais de iniciativa governamental em parcerias com a sociedade civil organizada. EACH-USP

BIBLIOGRAFIA  SANTOS, Regina Braga. Movimentos sociais Urbanos. Editora Unesp. São Paulo. Ed. 1, p. 176, 2008  WARREN, Ilse Scheren. Das mobilizações às redes de movimentos sociais. Sociedade e Estado, Brasília, v. 21, n.1, p , jan./abr Disponível em: EACH-USP