Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Secretaria de Defesa Agropecuária Departamento de Saúde Animal Superintendência Federal da Agricultura,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desafios da Defesa para Melhoria da Sanidade Avícola
Advertisements

Parte 2.
PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE E ERRADICAÇÃO DA BRUCELOSE E DA TUBERCULOSE ANIMAL (PNCETB)
SUPERINTENDÊNCIA FEDERAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO NO ESTADO DO PARÁ.
Superintendência de Resíduos Sólidos, Gás e Energia - SRS
O Brasil rural. Estrutura fundiária Estrutura que persiste desde o período colonial com as plantations de cana-de-açucar. Plantation: Latifúndios, mão.
Identidade Digital do Governo Federal. Direcionamentos Barra de Governo Redes Sociais Portal Padrão Instrução Normativa.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Secretaria de Defesa Agropecuária Departamento de Saúde Animal Superintendência Federal da Agricultura,
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Cadastro Único Para Programas Sociais Secretaria Nacional de Renda.
Porto Alegre, 04 de setembro de Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA)
VIGILÂNCIA EM ÁGUAS DE CONSUMO HUMANO NOS MUNICÍPIOS GOIANOS COM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Kalanity de Souza Alves SUVISA - GO.
AÇÃO EDUCACIONAL DE DESCARTE DE RESÍDUOS SÓLIDOS: PROJETO CARROCEIRO CIDADÃO Mauro Lúcio Salmente Autor do projeto.
DIRETORIA DE FISCALIZAÇÃO GERÊNCIA DE FISCALIZAÇÃO VEGETAL COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE AGROTÓXICOS Márcio Antônio de Oliveira e Silva- Gerente Rodrigo Baiocchi.
A implantação do Centro Nacional de Pesquisas do Mar IFSC Apresentação: Widomar P. Carpes Jr. Diretor Geral do Campus Itajaí novembro
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
CEARÁ NÓS SOMOS  21 Microrregionais de Saúde  184 Municípios com ações de VISA descentralizadas : 39 com a gestão das Ações de Média Complexidade e 145.
INSTRUMENTOS BÁSICOS DE PLANEJAMENTO Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação.
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO. O processo de monitoramento e avaliação (que deve ser estruturado e sistemático) do POL tem como objetivo fundamental produzir.
CURSO CONSTRUINDO A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL
Luciana Oliveira de Jesus
A MODELAGEM DAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE. MOMENTO 1: A ANÁLISE DE SITUAÇÃO DAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE MOMENTO 2: A ESCOLHA DO MODELO DE ATENÇÃO À SAÚDE.
Itumbiara, 20 de junho de 2013 Estrutura e atribuições do CBH Paranaíba.
APRESENTAÇÃO Projeto RECOPET Paulo Nelson do Rego.
Projeto Gestão em Rede: Prevenção da Mortalidade Materna e Neonatal Termo de Outorga n º / Processo n º FAPESC1436/2012 SEMINÁRIO GESTÃO EM.
AS NOVAS DIRETRIZES DO PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO.
Auditoria Operacional nas ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) Acórdão 2.395/2013 – TCU – Plenário Ministro-Relator: André de Carvalho.
Indaial O municipio de Indaial está situado no Médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Possui uma área de 466 km² sendo aproximadamente 155km² (33%) de.
METODOLOGIA DO DIAGNÓSTICO RÁPIDO PARTICIPATIVO - DRP
Bioma Amazônico Comissão de Meio Ambiente do Senado Kamila Botelho do Amaral – Amazonas Brasilia, 19 de março de 2015.
RAIVA DOS HERBÍVOROS NO BRASIL
Governo de Santa Catarina Secretaria de Estado da Saúde Sistema Único de Saúde Superintendência de Vigilância em Saúde Superintendência de Planejamento.
Sistema de Informações de Agravos de Notificação - SINAN O Sistema de Informações de Agravos de Notificação - SINAN foi idealizado para racionalizar o.
Brasília, 05 de maio de AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA.
2013 Meio Ambiente CONDIÇÕES PARA OS MUNICÍPIOS CUMPRIREM A LEGISLAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E SANEAMENTO.
Internacionalização do Agronegócio Brasileiro. Esquema da apresentação Internacionalização Inserção internacional da agricultura brasileira Oportunidades.
Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal
TEMA 9 Aula 24. AULA 22, 23 E 24 Políticas do setor turístico nas esferas municipal e estadual  Políticas nas esferas (o município e o turismo)  Gestão.
Projeto de Lei da Câmara nº 49/2015: Dispõe sobre a comercialização, a estocagem, o processamento, a industrialização, o acondicionamento e o trânsito,
Plano Estadual de Saúde PES Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA - POSGRAP Desafios, Estratégias e Necessidades da Área de Recursos Naturais.
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil Audiência Pública – 12 de março de 2015 Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado - CRA Debater.
RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DA COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA EM 2015.
CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não.
Patricia Santin Brasília, 11 de outubro de Fundação Telefônica | Vivo A Fundação Telefônica | Vivo QUEM SOMOS:  Presença em 14 países  13 anos.
SISTEMA NACIONAL DE TRÂNSITO.
Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição / Departamento de Atenção Básica/ Secretaria de Atenção à Saúde Ministério da Saúde Agosto/2014 PROGRAMA DE.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
twitter.com/funasa Processo de seleção para acesso aos recursos de saneamento básico na FUNASA Ricardo.
Brasília, 17 de setembro de AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA. -DEFESA AGROPECUÁRIA e INTEGRAÇÃO DOS ENTES.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
PRESTAÇÃO DE CONTAS SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE 2º TRIMESTRE de 2008.
Serviço de Inspeção Municipal Municípios que instituíram por Lei o SIM.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Secretaria de Defesa Agropecuária Departamento de Saúde Animal Superintendência Federal da Agricultura,
CONTROLE DOS AMBIENTES E CONDIÇÕES DE TRABALHO COM RISCOS RELACIONADOS À SAÚDE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS LINO ALEXANDRE MÉDICO DO CEREST-HORIZONTE-CE.
A organização e Gestão do SUAS Adriana Lima Barros Diretora de Gestão do SUAS.
Veterinária e Saúde Pública Residentes Saúde Coletiva: Alessandra Jacomelli Teles Bianca Conrad Bohm Fernando Missiaggia Eccker 30 de maio de 2016 Universidade.
DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA DE DIAGNÓSTICO DE BOAS PRÁTICAS EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO LEITEIRA Rogerio Morcelles Dereti¹, Maira Balbinotti Zanela², ¹ Embrapa.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Biblioteca Central CAPACITAÇÃO NO USO DO SABi PARA BIBLIOTECÁRIOS DO SBUFRGS.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária NOVAS TECNOLOGIAS/NOVOS PRODUTOS/NOVAS NECESSIDADES/ IMPORTAÇÃO /EXPORTAÇÃO QUALIDADE / EFICÁCIA/SEGURANÇA/RACIONALIDADE.
Plano de Habitação de Interesse Social do Porto Maravilha PHIS-Porto.
FÓRUM DESAFIOS À GESTÃO NA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL 21 a 22 de novembro de 2005 Palácio do Itamaraty Brasília - DF.
Diagnóstico da Geração e Destinação dos Resíduos Sólidos Urbanos na Bacia do Rio Tubarão.
O principais resultados encontrados foram: Propriedades pesquisadas em 8 municípios: São Ludgero, Gravatal, Tubarão, Treze de Maio, Jaguaruna, Laguna,
Secretaria do Desenvolvimento Agrário. Competências Termo de Cooperação.
III OFICINA DE FORMAÇÃO E QUALIFICACAO EM SAÚDE DO TRABALHADOR Diálogo com os atores da prática Rio de Janeiro, 27 de Junho de 2016.
Gerência de Defesa Sanitária Animal
Transcrição da apresentação:

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Secretaria de Defesa Agropecuária Departamento de Saúde Animal Superintendência Federal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no RS Serviço de Sanidade Agropecuária CURSO DE TREINAMENTO E RECICLAGEM DE MÉDICOS VETERINÁRIOS RESPONSÁVEIS TÉCNICOS POR ESTABELECIMENTOS AVÍCOLAS DE REPRODUÇÃO NO RS 2009

PROGRAMA NACIONAL DE SANIDADE AVÍCOLA NO RS

  Execução das atividades de campo;   Vigilância sanitária e informação;   Promoção e fiscalização da vacinação e do comércio de vacinas;   Atuação em focos;   Fiscalização do trânsito de animais e de eventos pecuários;   Capacitação de recursos humanos, educação sanitária;   Recursos financeiros para custeio de ações;   Coordenação e supervisão geral (estratégias e normas);   Sistema nacional de vigilância e informação;   Registro e controle da qualidade de produtos veterinários ;   Controle do trânsito interestadual e internacional de animais e seus produtos e subprodutos;   Diagnóstico laboratorial;   Capacitação de recursos humanos, educação sanitária;   Recursos financeiros para custeio de ações;   Auditorias nos órgãos executores nos estados.   Participação nos processos de tomada de decisão;   Organização de Comitês Estaduais/Municipais;   Organização de fundos privados;   Realização de atividades específicas;   Recursos financeiros para custeio de ações; MAPA Setor Privado Órgão Executor Estadual Responsabilidades compartilhadas Execução dos programas sanitários RT (MVH)

SUPERINTENDÊNCIA FEDERAL DA AGRICULTURA NO RIO GRANDE DO SUL SERVIÇO DE SANIDADE AGROPECUÁRIA SECRETARIA ESTADUAL DA AGRICULTURA, PECUÁRIA, PESCA E AGRONEGÓCIO DO RS DEPARTAMENTO DE PRODUÇÃO ANIMAL PRODUÇÃO ANIMAL PROGRAMA NACIONAL DE SANIDADE AVÍCOLA NO RS

RIO GRANDE DO SUL RIO GRANDE DO SUL CapitalPorto Alegre Área (km²) ,538 Número de Municípios496 População Estimada IBGE-Abril/2009

A avicultura gaúcha destina-se à produção de ovos, frangos de corte perus e genética, sendo a Serra Colonial e o Planalto Médio do RS as principais regiões produtoras. Há predomínio de produção integrada, com marcada profissionalização no processo produtivo. O RS responde por cerca de 21% da produção nacional de carne de aves, com cerca de 65% da produção destinada a exportação.

LOCALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO AVÍCOLA DE REPRODUÇÃO NO RS

Distribuição dos estabelecimentos de produção de aves e ovos conforme a região no RS (excluídos os estabelecimentos de ratitas)

Distribuição dos estabelecimentos de matrizes e incubatórios por município no RS

Distribuição dos estabelecimentos avoseiros e incubatórios por município no RS

Situação Estabelecimentos de Reprodução

Quantitativo - Estabelecimentos Avoseiros

Quantitativo - Estabelecimentos Recria de Postura

Quantitativo – Estabelecimentos Matrizeiros

MONITORAMENTO E CERTIFICAÇÃO DE ESTABELECIMENTOS AVÍCOLAS (IN 44/01 e 78/03)

Estabelecimentos Avícolas - Certificados Dados até Nov/2009

Micoplasmas e Salmonelas - PNSA Dados até Nov/2009 * * Micoplasma SAR * * *

VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA ATIVA E PASSIVA (IN 17/06, Of. Circ. DSA07/07)

Notificações de Mortalidade – SIFs e RTs Dados até Nov/2009

Formulário de Investigação de Doenças (Inicial) FORM-IN Suspeitas fundamentadas. Suspeitas fundamentadas Dados até Nov/2009

Colheitas de Matrizes Descarte * (dados do 1º semestre) Ofício Circular DAS nº 07 de 27/01/2007, tabela 1 “Aves de descarte – postura e reprodutoras”.Ofício Circular DAS nº 07 de 27/01/2007, tabela 1 “Aves de descarte – postura e reprodutoras”. Dados até Nov/2009

Vigilância Ativa do PNSA – Aves Silvestres AMOSTRASESPÉCIESAMOSTRASESPÉCIES PNLP TAIM TOTAL Monitoramento em sítios de invernada de aves migratórias; Monitoramento de aves domésticas no entorno dos sítio de invernada (10 km) Ação conjunta – MAPA / Ministério Saúde / ICMBio/ Secretarias Estaduais Agricultura e Meio Ambiente AMOSTRASESPÉCIES

Vigilância Ativa do PNSA – Aves Silvestres PNLP-RS: Monitoramento de 2002 a 2009 Aves capturadas/amostradas: 1313 Espécies capturadas: 48 Status: 1012 Hemisfério Norte 53 Hemisfério Sul 248 Residentes TAIM-RS: Monitoramento de 2007 a 2009 Aves capturadas/amostradas: 469 Espécies capturadas: 17 Status: maioria residente

No RS, os aglomerados de subsistências têm sido cadastrados e georreferenciados de forma gradual. Foram priorizados aqueles localizados em áreas consideradas de risco, como os 10km no entorno da Lagoa do Peixe e do TAIM e no entorno do foco de Newcastle em Vale Real. Número e localização de aglomerados de subsistência

Georreferenciamento 10 km

CAPACITAÇÃO DE MÉDICOS VETERINÁRIOS OFICIAIS E HABILITADOS RTS

Capacitações SEDESA-RS sobre PNSA

Quantitativo de Médicos Veterinários Privados - PNSA Méd.Vet. Habilitados: 102 Méd.Vet. Habilitados: 102 Méd.Vet. Responsável Técnico: 45 Méd.Vet. Responsável Técnico: 45

Responsável pelo PNSA na SFA-RS Tais Oltramari Barnasque Fone: (51) Fax: (51)