PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA: CRIANDO ATIVIDADES E MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. Art 170., Área de conhecimento: linguística aplicada.

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PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA: CRIANDO ATIVIDADES E MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. Art 170., Área de conhecimento: linguística aplicada. Carlos Dobrail Rodrigues Junior. Bolsa de pesquisa Artigo 170. Curso de Letras Português/Inglês, Campus Tubarão. Resultados Como resultados este trabalho produziu uma série de atividades a partir de gêneros do discurso. charge Comentário Conclusões A Proposta Curricular de Santa Catarina (1998) constitui-se em diretriz norteadora do trabalho docente, e como tal fornece uma orientação teórica e metodológica, devendo o professor, a partir destes pressupostos teóricos, construir os conhecimentos necessários a sua atuação. Desde a elaboração da PCSC (1998), muitos trabalhos têm sido elaborados acerca dos problemas relativos à educação, citaremos aqui apenas os trabalhos relativos ao letramento que se fazem posteriores à PC, tendo esta apenas uma pequena menção àquela. Neste sentido, evidencia-se a necessidade de uma atualização da PCSC no campo de ensino de língua materna. Bibliografia REFERÊNCIAS BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 11. ed. São Paulo: Hucitec, 2004. ______. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003. BONINI, Adair. Os gêneros do jornal: o que aponta a literatura da área de Comunicação no Brasil. Linguagem em (dis)curso, v.4, n. 1, p. 205-231, jul./dez. 2003. BUNZEN, Clecio. O ensino de “gêneros” em três tradições: implicações para o ensino-aprendizagem de língua materna. http://www.letramento.iel.unicamp.br/publicacoes/public_clecio/o_ensino_de_generos.html#1n . Acesso em 10 fev. 2009. ______. Os gêneros do jornal: questões de pesquisa e ensino. In: KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZCA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher (Orgs.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. Palmas/União da Vitória: Kaygangue, 2005. p. 61-77. BRESSANIN, Alessandra. Gênero charge na sala de aula: o sabor do texto. 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Apoio Financeiro: Unisul Introdução Este trabalho constitui-se em uma retomada da Proposta Curricular de Santa Catarina (PC-SC, daqui em diante, sempre que conveniente) em sua versão de 1998 (objeto imediato), e envolve o levantamento e o estudo mais atual atinente à questão dos gêneros do discurso, objeto de trabalho da área de Língua Portuguesa nas escolas do Estado. O projeto de pesquisa está inserido na proposta do Grupo de Análise de Discurso, Pesquisa e Ensino – GADIPE, do Curso de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Unisul. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de intervenção em que se retoma, revisa e recompõe, para fins pedagógicos, um documento institucional, tratando-se, contudo, do estudo de um caso específico – refletido na formulação da PC-SC em uma área: a de Língua Portuguesa. O objetivo é, a partir do estudo, a construção de atividades correspondentes que poderão ser utilizadas por professores do Ensino Fundamental em práticas sociais específicas. Para tanto, serão avaliados os aportes teóricos e características dos gêneros consentâneos com os fundamentos filosóficos e teóricos da PC-SC. Desta forma, o trabalho aqui desenvolvido pretende promover a adequada formulação dos materiais de estudo, com base no conceito de gênero, para o professor e para o aluno. Metodologia Ao aplicarmos os conhecimentos teóricos para a produção de material didático em acordo com a terminologia baktiniana, utilizaremos as seguintes etapas metodológicas: Caracterização da esfera de circulação; Sempre que possível, estudo sócio-histórico de desenvolvimento do gênero; Caracterização da situação de produção do texto selecionado; Análise do conteúdo temático; Análise da construção composicional; Análise de estilo de gênero; Análise de estilo do autor se for o caso.