APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA COMPUTACIONAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR: análise de sua contribuição Aluna: Daiely Aparecida de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Registro de Estudo de Caso.
Advertisements

Matemática para todos Educação Básica
ensinando através de jogos
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
Projeto Curso Informática Ronaldo dos Santos EEB Saad Antonio Sarquis.
PROJETO DE PESQUISA.
Avaliando a alfabetização
Fim à aritmética de papel e lápis Ralston, A. (1999) Propõe o fim do ensino da APL na escola elementar em substituição de um currículo que valoriza a AM.
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
PROJETO APRENDENDO A CONTAR.
ANÁLISE DOS RESULTADOS DA PROVA DE AFERIÇÃO DE MATEMÁTICA 2012
Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática
Pederneiras- São Paulo
Teste Sua Qualificação Profissional
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
CEPMAT Curso Técnico em Informática
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
PROJETO JOGOS MATEMÁTICOS
A Modelagem Matemática como Ambiente Educacional
Introdução ao conceito de Multiplicação
Introdução ao conceito de Multiplicação
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Construindo objetos de aprendizagem em matemática
Profa. Dra. Débora Mallet Profa. Ms. Luciana Santos
Didatica da Informática
O Cálculo Mental no Currículo
Deise Kramer Lima Fernandes
APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA COMPUTACIONAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR: análise de sua contribuição Aluna: Daiely Aparecida de.
Uma abordagem curiosa e divertida
SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE QUIXADÁ
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
DANIELA GOMES BERTOLDI PRISCILA COELHO
SILVANA BERBEL FERNANDES
Análise dos resultados dos Testes Intermédios de Matemática
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Um Problema para TODAS as Idades
Auxiliar em Saúde Bucal - EAD
Raciocínio Lógico Matemático
Laboratório de Aprendizagem
Planejamento da Rotina Semanal
Resolução de problemas: concepções
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Lógica para Educação Equipe: Bruno Rodrigo (brca) Cristiano Campos (ccc2) Guilherme Dias (gds) Victor Wanderley (vcw)
Investigar, ensinar e aprender
Análise Internacional Comparada de Políticas Curriculares
TRABALHANDO COM JOGOS NO COMPUTADOR
Módulo: Cálculo Mental Glorita Faria dos Santos
Proposta de aula Aluna: Danielle P. Silveira Moreira
Ah, se eu soubesse... Curso: Práticas Pedagógicas
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
Desempenho em tempo, exatidão, velocidade e compreensão de leitura de escolares do 2º ao 5º ano com e sem dificuldades de aprendizagem. Vera Lucia Orlandi.
PCNPs Responsáveis: Cleunice Dias de Oliveira Luciene de Souza
O computador como Meio e como Fim...
COMO AVALIAR UM OBJETO DE APRENDIZAGEM
Universidade Federal de Alagoas
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
Mariana Alves Barbosa Nayane Ingrid da Silva Pessoa.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (Extraído da Lei 9394/96)
MAPA DE HABILIDADES.
Escola Ademar Marques Curvo
Este aplicativo fala sobre a Educação Ambiental: a reciclagem e recuperação de materiais. Pode ser utilizado em sala de aula, ou em casa para relembrar.
POR QUE É PRECISO UM INVESTIMENTO NO ENSINO DO CÁLCULO MENTAL? POR QUE É PRECISO UM INVESTIMENTO NO ENSINO DO CÁLCULO MENTAL? Cecília Parra INFLUENCIA.
Softwares Educacionais
PROVA BRASIL – A Prova Brasil visa avaliar o desempenho em língua portuguesa e matemática de estudantes de 4ª e 8ª séries (5° e 9° ano) de escolas.
Transcrição da apresentação:

APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA COMPUTACIONAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR: análise de sua contribuição Aluna: Daiely Aparecida de Jesus Orientadora: Prof.ª Dr.ª Graziella Ribeiro Soares Moura

JUSTIFICATIVA E PROBLEMA Sociedade tecnológica Escola também tecnológica Disciplinas escolares modernizadas A informática pode auxiliar no desempenho de matemática de estudantes do ensino fundamental?

OBJETIVOS Avaliar a influência que um aplicativo computacional exerceu sobre a aprendizagem da matemática, em alunos do 4º ano do Ensino Fundamental; Verificar a adequação dos exercícios utilizados para a faixa etária dos participantes; Identificar quais foram as dificuldades apresentadas pelos participantes; Comparar o desempenho dos participantes nos exercícios realizados de forma convencional (papel e lápis) e pelo aplicativo computacional, observando se houve motivação durante a realização das atividades.

MÉTODO COLETA DE DADOS Pesquisa de campo: observação sistemática Formulário de observação estruturado Escolas Públicas Municipais/ São Manuel/SP Etapas da pesquisa: forma convencional (papel e lápis) e aplicativo computacional Período: junho a agosto de 2011 Análise: quantitativa

RESULTADOS: Forma convencional (papel e lápis) 1. Cálculo Mental QUADRO 01 - CÁLCULO MENTAL % ACERTOS 2639,40 % ERROS 4060,60 % TOTAL %

2. Escrevendo numerais QUADRO 02 - ESCREVENDO NÚMERAIS Há varias maneiras de escrever os números, vamos tentar? RESPOSTAS OBTIDASQTDE% REALIZOU UM TIPO DE OPERAÇÃO 51 77,30% REALIZOU DUAS OU MAIS OPERAÇÕES 5 7,60% NÃO REALIZOU NENHUMA OPERAÇÃO 10 15,10% TOTAL %

3. Pinte as fichas QUADRO 03 - PINTE AS FICHAS RESPOSTAS OBTIDASQTDE% ACERTOU OS RESULTADOS E A 36 54,50% ORDEM CRESCENTE ACERTOU OS RESULTADOS, ERROU 11 16,70% A ORDEM CRESCENTE NÃO CONCLUIU CORRETAMENTE NENHUMA 19 28,80% PARTE DO EXERCÍCIO TOTAL %

4. Formando numerais QUADRO 04 - FORMANDO NUMERAIS Forme 5 numerais seguindo a legenda, escreva-os por extenso RESPOSTAS OBTIDASQTDE% ACERTOU TOTALMENTE (ESCREVEU CORRETAMENTE OS 5 NUMERAIS E A FORMA POR EXTENSO) 2537,90% ACERTOU PARCIALMENTE (ESCREVEU CORRETAMENTE OS 5 NUMERAIS, MAS NÃO ESCREVEU A FORMA POR EXTENSO) 34,50% ACERTOU PARCIALMENTE (NÃO ESCREVEU 5 NUMERAIS) 1421,20% ERROU (NÃO COMPLETOU CORRETAMENTE NENHUMA PARTE DO EXERCÍCIO) 2436,40% TOTAL66100%

5. Escreva o Resultado QUADRO 05 - ESCREVA O RESULTADO RESPOSTAS OBTIDASQTDE% ACERTOU TOTALMENTE O EXERCÍCIO 34 51,50% ACERTOU PARCIALMENTE (50% DOS RESULTADOS) 29 43,90% ACERTOU MENOS DE 50% DO EXERCÍCIO 3 4,60% TOTAL %

RESULTADOS: Aplicativo computacional 1. Cálculo Mental QUADRO 06 - CÁLCULO MENTAL % ACERTOS 4568,20% ERROS 2131,80% TOTAL %

2. Escrevendo numerais QUADRO 07 - ESCREVENDO NÚMERAIS Há varias maneiras de escrever os números, vamos tentar? RESPOSTAS OBTIDAS QTD E% ACERTOU TODOS OS RESULTADOS 59 89,40% ACERTOU PARCIALMENTE OS RESULTADOS 07 10,60% TOTAL %

3. Enumere as fichas QUADRO 08 – ENUMERE AS FICHAS CLIQUE PRIMEIRO NAS SOMAS MAIORES RESPOSTAS OBTIDASQTD% ACERTOU OS RESULTADOS E A 46 69,70% ORDEM DECRESCENTE ACERTOU OS RESULTADOS, ERROU 20 30,30% A ORDEM DECRESCENTE ERROU TODAS AS PARTES 0 0 DO EXERCÍCIO TOTAL %

4. Formando numerais QUADRO 09 - FORMANDO NUMERAIS FORME 5 NUMERAIS SEGUINDO A LEGENDA RESPOSTAS OBTIDASQTDE% ACERTOU TODOS OS RESULTADOS 55 83,34% ACERTOU PARCIALMENTE OS RESULTADOS 11 16,66% ERROU TODOS OS RESULTADOS 0 0 TOTAL %

5. Escreva o resultado QUADRO 10 - ESCREVA O RESULTADO RESPOSTAS OBTIDASQTDE% ACERTOU TOTALMENTE O EXERCÍCIO 61 92,42% ACERTOU PARCIALMENTE (50% DOS RESULTADOS) 5 7,58% ACERTOU MENOS DE 50% DOS RESULTADOS 0 0 TOTAL %

COMPARANDO O DESEMPENHO: Forma convencional e aplicativo computacional

RESULTADOS Os exercícios foram adequados a faixa etária das crianças, pois trabalharam as quatro operações fundamentais e os alunos já conheciam esses conceitos. As dificuldades apresentadas foram problemas de cálculo, raciocínio, lógica, interpretação do enunciado e falta de conhecimento do sistema de numeração decimal. Avaliou-se que o aplicativo computacional influenciou positivamente na aprendizagem e desempenho dos alunos.

Motivação dos participantes Nos exercícios realizados pelo aplicativo computacional observou-se mais motivação e interesse nos participantes quandoco comparados a realização dos exercícios utilizando-se papel e lápis.

CONCLUSÃO Os alunos demonstraram desempenho superior na realização dos exercícios pelo aplicativo. O aplicativo demonstrou-se um valioso recurso que melhorou a aprendizagem dos alunos e os motivou a aprender. A pesquisa sugere investimentos pelo poder público, equipando as unidades escolares e capacitando os profissionais da educação.

APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA COMPUTACIONAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR: análise de sua contribuição Aluna: Daiely Aparecida de Jesus Orientadora: Prof.ª Dr.ª Graziella Ribeiro Soares Moura