3ª Reunião da Rede de Controle Social - 2015 16/06/2015.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GRUPO OPERATIVO GESTANTES
Advertisements

Secretaria de Desenvolvimento Territorial- SDT Departamento de Gestão Territorial – DETER Coordenação Geral de Planejamento Territorial - CGPT Estratégia.
Ouvidorias e Conselhos: O olhar da gestão Municipal Encontro Paranaense de Gestores Municipais do SUS Curitiba, 2 e 3 de abril de 2013 Denise Rinehart.
CURSO DE FORMAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA, ACESSO À ÁGUA E CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO FGP / SAN – ÁGUAS – CISTERNAS / 2011 PROJETO CISTERNAS NAS ESCOLAS E A.
Identidade Digital do Governo Federal. Direcionamentos Barra de Governo Redes Sociais Portal Padrão Instrução Normativa.
Ouvidoria Espaço de Cidadania e Instrumento de Gestão Espaço de Cidadania e Instrumento de Gestão Adalberto Fulgêncio dos Santos Júnior Diretor do Departamento.
Os desafios da regulação no Brasil: a visão da ARSBAN Urbano Medeiros Lima Diretor – Presidente Curso de Regulação: teoria e prática 10/07/08.
Pontos de Presença Móveis para Inclusão Digital.
CADASTRO AMBIENTAL RURAL: ANÁLISE DA SUA INFLUÊNCIA NA DINÂMICA DO DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA LEGAL Andrea Azevedo 1 Raoni Rajão 2 Marcelo Costa 2 Marcelo.
Rede Interagencial de Informação para a Saúde Ripsa-Bahia Delsuc E. Filho Zenaide Calazans Oliveira Brasília, 24 de maio de 2012.
OUVIDORIA: uma prática de fortalecimento da gestão democrática e da garantia de direitos educacionais Teresa Jussara Luporini Zélia Maria Lopes Marochi.
II Seminário Internacional Projeto INCLUIR Programa Urb-AL rede 9 Veneza, maio 2006.
Promoção da Cultura de Paz Departamento de Políticas, Programas e Projetos.
Segurança Alimentar e Nutricional: Caminhos para a alimentação saudável Sistematização do I Simpósio.
A regionalização como indutor da elaboração dos PMSBs Maio de 2016 Panorama atual dos PMSBs no Brasil: o que fazer após a edição do decreto 8.629/2015?
Auditoria Operacional nas ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) Acórdão 2.395/2013 – TCU – Plenário Ministro-Relator: André de Carvalho.
Indaial O municipio de Indaial está situado no Médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Possui uma área de 466 km² sendo aproximadamente 155km² (33%) de.
XVII Encontro Nacional do CONGEMAS Estruturas, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social.
Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Contexto Os centros urbanos do mundo crescem em um ritmo acelerado. A projeção das Nações Unidas é que mais de 2,5.
METODOLOGIA DO DIAGNÓSTICO RÁPIDO PARTICIPATIVO - DRP
PLANO ANUAL DE AUDITORIAS – PAA / SUBCONT EXERCÍCIO 2016 Paulo César Hartung Gomes Governador do Estado Marcelo Barbosa de Castro Zenkner Secretário de.
Fórum Nacional de Educação Seminário Nacional - O PNE e o futuro da educação brasileira 25/06/2015 Mesa de debate: O PNE e a Qualidade da Educação Prof.
Ouvidoria Estadual de Saúde Mato Grosso do Sul I Seminário sobre Ouvidoria em Saúde Mato Grosso do Sul 23 de julho de 2009.
Reunião do Comitê Consultivo BVS ECOCooperação Técnica Internacional II Reunião Regional Rede ePORTUGUÊSe As necessidades informacionais de Populações.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
S E D S Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social.
Eng. Civil Chequer Jabour Chequer, MSc.
Escola Nacional de Administração Pública Educação a Distância na Escola Nacional de Administração Pública Tarcilena Polisseni Cotta Nascimento Coordenadora-geral.
Cidades Sustentáveis Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Gerência de Gestão Ambiental Urbana e Territorial conceito,
1ª Reunião da Rede de Controle Social /04/2015.
ESTATUTO DA CIDADE INSTRUMENTOS DE DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO URBANA.
EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença. ESCOPO  Programa de âmbito nacional;  Portaria MF/MEC Nº 413 /2002;  Secretarias Estaduais de Fazenda.
Aos três anos de vigência da Lei de Acesso à Informação, no dia 16 de maio de 2015, a Controladoria Geral da União (CGU) lançou, em Brasília, o índice.
O RÇAMENTO E F UNDO. Orçamento Municipal Meio de realização do ECA; Instrumento de construção da Cidadania e da Democracia participativa; Forma de Democratização.
TEMA 9 Aula 24. AULA 22, 23 E 24 Políticas do setor turístico nas esferas municipal e estadual  Políticas nas esferas (o município e o turismo)  Gestão.
O Observatório de Favelas atua como uma rede sócio-pedagógica, com uma perspectiva técnico-política, integrada por pesquisadores e militantes vinculados.
Avaliação e Revisão do Mapa Estratégico do MPE Produtos Gerados Brasília, 13 de Abril de 2009.
O principal objetivo deste programa é articular os projetos e ações de valorização do servidor, oferecendo melhorias no ambiente e na vida funcional.
Região Sul. “A Ouvidoria Ativa” Maria Francisca Abritta Moro Coordenação Geral do Sistema Nacional de Ouvidoria Departamento de Ouvidoria Geral do SUS.
SEBRAE PERNAMBUCO. O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento.
Planejamento Estratégico e Gestão nos Tribunais de Contas O Caso TCE-MT.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
30ª Reunião da Comissão de Gestão Fazendária (COGEF) Novo Sistema de Administração Financeira do Estado do Espírito Santo (SIGEFES)
DIRETORIA GERAL DE GESTÃO E ACOMPANHAMENTO ESTRATÉGICO 1º. QUADRIMENTRE DE 2012 ANÁLISE QUADRIMESTRAL DO RELATÓRIO DE GESTÃO DEMONSTRATIVO DA EXECUÇÃO.
Direito à Cidade Metropolitana implementação do Estatuto da Metrópole:o “Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado”
18ª Reunião do Conselho Deliberativo 01 de julho de 2011.
O Plano de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde/ AB – Região Metropolitana Grande Florianópolis Fpolis,
Seminário de Formação Intersetorial dos Grupos Gestores Locais e Técnicos Dinâmica de Grupo Ações Intersetoriais Ministério do Desenvolvimento Social e.
OUVIDORIAS PÚBLICAS MUNICIPAIS: Instrumento de Participação Popular na Gestão dos Serviços de Saneamento Básico. Autor: Vitor Zanella Junior Coautora:
CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não.
COORDENADORIA DE GESTÃO DE OUVIDORIA COMPETÊNCIAS DA COORDENADORIA E ARTICULAÇÃO Planejar e coordenar as ações de ouvidoria em âmbito estadual, promovendo.
Patricia Santin Brasília, 11 de outubro de Fundação Telefônica | Vivo A Fundação Telefônica | Vivo QUEM SOMOS:  Presença em 14 países  13 anos.
Núcleo Telessaúde SC Integra o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde.
COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA Objetivo da Coordenação Administrativa Prover e gerenciar o bom funcionamento do prédio da Aedi, buscando integração entre.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
Solução de Conflitos em Pedidos de Acesso à Informação Coordenação-Geral de Recursos de Acesso à Informação Érica Bezerra Queiroz Ribeiro.
BALANÇO DE METAS 2013 e PROPOSIÇÃO DE METAS 2014 Ouvidoria Erivaldo Silva dez/2013.
Secretaria de Estado da Fazenda INSTITUCIONAL. Gerar receitas e controlar a sua aplicação. SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA MISSÃO.
63º Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina São Francisco do Sul/SC 1º/04/2016 Como efetivar os Consórcios na política pública de.
1. 2 Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação COTIC Planejamento 2014 (COTIC)
2ª REUNIÃO DO FNG (Agosto/2013) GT - INDICADORES Definição de indicador com exemplos de indicadores do Programa Bolsa Família, do Conselho Nacional de.
UNIVERSALIDADE INTEGRALIDADE EQUIDADE
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
- Lei Nacional nº /2011 – Lei Geral de Acesso à Informação; - Lei Estadual nº /2012 – Define regras específicas para a implementação da.
(Resolução SEE/1.506/10) O que é um Colegiado Escolar? - Recomposição do Colegiado. Competências do Colegiado Escolar. COLEGIADO ESCOLAR (Resolução SEE/1.506/10)
Evolução da BVS nos Países ePORTUGUÊSe Cláudia Guzzo BIREME/PAHO/WHO - São Paulo.
Realizações da Coordenadoria de Fomento ao Controle Social no ano de 2013.
Secretaria do Desenvolvimento Agrário. Competências Termo de Cooperação.
PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE
Transcrição da apresentação:

3ª Reunião da Rede de Controle Social /06/2015

GOVERNO ITINERANTE Tudo no sentido de aproximar a administração do cidadão. “O Governo Itinerante é o governo perto das pessoas, que dialoga, escuta e atende com qualidade a população”, destaca o governador.

GOVERNO ITINERANTE Metodologia de Trabalho Na abertura do Governo Itinerante é apresentada toda a estrutura do Governo por meio do secretariado, sendo divulgadas todas as ações desenvolvidas na região, inclusive, com ordens de serviço assinadas in loco. Em seguida, o governador abre espaço para debate com o público, ouvindo os moradores da região, algumas perguntas são respondidas de imediato a partir do assessoramento dos secretários, daí, a importância da aproximação da ouvidoria com a gestão institucional para subsidiar esse processo.

GOVERNO ITINERANTE A Ouvidoria como Instrumento de Gestão  Identificar as demandas do órgão na região  Realizar análise quantitativa e qualitativa  Apresentar relatórios e recomendações

GOVERNO ITINERANTE O que coletar?  Quais programas e projetos do órgão presentes na região?  A região possui equipamentos públicos gerenciados pelo órgão?  Quais os tipos de manifestações são relacionados com os programas, projetos e equipamentos presentes na região?  Quais as providências adotadas, a partir do posicionamento do órgão?

Ouvidoria Itinerante A Ouvidoria Itinerante busca atingir, dentro da perspectiva da estratégia Ouvidoria Ativa – ferramenta de inovação dentro da Gestão Pública – populações vivendo em condições de vulnerabilidade social, isto é, sem a possibilidade, por questões territoriais, culturais e/ou socioeconômicas, de terem acesso a programas, projetos e atividades que permitam o exercício da cidadania por meio de direitos e serviços garantidos pela Constituição Federal. Ouvidoria Geral do SUS GOVERNO ITINERANTE

Ouvidoria Itinerante A Ouvidoria Itinerante desempenha, portanto, um papel importantíssimo, pois congrega a comunicação e a escuta qualificada com o respeito à diversidade e à cultura desses territórios vulneráveis. Ouvidoria Geral do SUS GOVERNO ITINERANTE

O que coletar?  Quais programas e projetos do órgão presentes na região?  A região possui equipamentos públicos gerenciados pelo órgão?  Quais os tipos de manifestações são relacionados com os programas, projetos e equipamentos presentes na região?  Quais as providências adotadas, a partir do posicionamento do órgão?

GOVERNO ITINERANTE Ouvidoria em Números  Percentual de manifestações na região  Assuntos mais recorrentes  Equipamentos, Projetos e Programas mais demandados  Análise das demandas p/ Programa Orçamentário

GOVERNO ITINERANTE Ouvidoria em Números/Análise Qualitativa MUNICÍPIOCANAISTIPOASSUNTO CRATEÚSINTERNET: 47 TELEFONE: 17 PRESENCIAL: 01 TOTAL: 65 RECLAMAÇÃO: 35 SOLICITAÇÃO DE SERVIÇO: 17 CRÍTICA: 05 DENÚNCIA: 03 SUGESTÃO: 03 ELOGIO: 02 TOTAL: 65 PROGRAMA SUA NOTA VALE DINHEIRO: 17 VAZAMENTO EM VIA PÚBLICA: 03 CONDUTA DE SERVIDORES: 03 FALTA DE ÁGUA: 02 OUTROS: 40 TOTAL: 65 Considerando os projetos, programas e equipamentos na região, o número de demandas é satisfatório? A Ouvidoria do órgão é divulgada nesses equipamentos? Quais ações estão sendo realizadas para sanar a problemática nos assuntos apresentados?

Objetivos da Ouvidoria Itinerante Descentralização territorial da Ouvidoria; Ouvidoria Ativa; Estimular e Fortalecer a participação social; Educação Social; Divulgar os Canais de Comunicação; Aproximar a população do gestão. GOVERNO ITINERANTE

Canais utilizados pelos Cidadão Meio de Entrada2014 (jan a mai)2015 (jan a mai) Telefone 155 (SOU) Internet (SOU) Presencial (SOU) (SOU) Facebook (SOU)16172 Presencial (Ouvidoria SUS) Presencial/Balcão (Arce)43 Fonte: Sistema de Ouvidoria – SOU, Relatórios Arce e Sesa A maioria dos atendimento realizados na forma presencial é oriunda da procura do cidadão pelo serviço de ouvidoria, não pelo fato da ouvidoria ir até a população (ativa). Os órgãos mais demandados por esse meio de acesso são Sesa e Issec. Salienta-se, que não se pode confundir atendimentos primários com o atendimento de ouvidoria. GOVERNO ITINERANTE

Acesso à Ouvidoria por Macrorregião Macrorregião% PopulaçãoMeios mais utilizado Região Metropolitana de Fortaleza0,29%Telefone 76,76% Cariri-Centro Sul0,11%Telefone 60, 77% Sobral-Ibiapaba0,04%Internet 51,95% Litoral Oeste0,05%Telefone 57,41% Litoral Leste-Jaguaribe0,06%Internet 60,25% Sertão Central0,06%Telefone 51,47% Sertão dos Inhamuns0,03%Internet 66,83% Baturité0,05%Internet 64,34% Fonte: Relatório Semestral de Ouvidoria A estatística foi realizada a partir das manifestações em que o usuário informou o município GOVERNO ITINERANTE

Alguns Órgãos/Entidades com atendimento descentralizado ADAGRI – ARCE – CAGECE – CBMCE – CEASA CGD – CGE – COGERH – DAE – DER – DETRAN EMATERCE – FUNECE – IDACE – IDECI – ISSEC METROFOR – POLÍCIA CIVIL – PEFOCE – S.D.A SCIDADES – SEAPA – SECULT – SEFAZ – SEJUS SEMA – SEMACE – SEPOD – SESA – SESPORTE SETUR – SOHIDRA – SRH – SSPDS - STDS GOVERNO ITINERANTE

Algumas Atividades/Ouvidoria Itinerante Sejus – Atendimento de Ouvidoria junto às unidades prisionais e unidades móveis da cidadania. Seapa – Atendimento de Ouvidoria junto às Colônias de Pescadores. STDS – Atendimento de Ouvidoria junto às Unidades Descentralizadas. SCidades – Atendimento de Ouvidoria junto aos Usuários/Clientes dos Projetos e Programas dos órgãos. Secult - Atendimento de Ouvidoria junto aos eventos/festejos culturais. Outros. GOVERNO ITINERANTE