O Agente de Viagens: suas competências para o exercício profissional Profa. Debora C. Braga.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Missão e Estrutura da Controladoria e o Papel do Controller
Advertisements

Empresa Classe Mundial e Analista de Negócio
Cargos e Funções nas Agências de Viagens Aula 02
CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO PARA AUDITORES AMBIENTAIS
Marco Antonio Montebello Júnior
PREMISSAS VER&ENA Dar autonomia ao Cliente
Universidade Federal de Goiás
Competência – Comunicação Escrita
RESPONSABILIDADE CIVIL NAS RELAÇÕES DE CONSUMO
GERANDO OPORTUNIDADES
Planejamento Comercial
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
DISTRIBUIÇÃO TURÍSTICA
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Eu sou seu cliente sabia?
Acordo TAM e ABAV Novo modelo de remuneração
Acordo TAM e ABAV Novo modelo de remuneração
GESTÃO DE PESSOAS COMO UMA NOVA PROFISSÃO
Elaboração de Projetos Culturais
Gestão Estratégica das Informações
Coordenador de Curso Profa. Márcia Nome: Alexandre Violin Garcia
A Trust in Travel leva o mundo até você!
JACIRA PEDROSA Bacharel em Secretariado Executivo – UFPE
Signa Consultoria e Sistemas
OPERADORA Aula 05.
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
Implantação e reorganização de ouvidorias.
KM BRASIL 2011 Talk Show: A GC na Visão dos CEO's
ECONOMISTA a) Legislação: 1.Lei e Alterações /51; 2.Decreto Nº ; 3.Resoluções Normativas do Conselho Federal de Economia – COFECON. b) CORECON.
Auditoria da Qualidade
Plano Estratégico Regional de Turismo
Motivação à qualidade São os clientes e usuários que decidem se um produto ou serviço atende às suas necessidades e satisfaz às suas expectativas Esta.
Duas ou três coisas que eu sei sobre Ouvidoria e Ouvidores
Joinville-SC.
CATEGORIAS DE.
1.
O Processo de desenvolvimento de software
3ª Oficina de Turismo Sustentável Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral Norte de São Paulo Fevereiro de 2012 Demandas.
Modelagem de processos de negócio com Diagrama de Atividades
Por quê investir dinheiro em uma empresa?
Perfil e Deveres do Biomédico(a):
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
HORIZON TRAVEL SOLUTIONS
Empregabilidade e Carreira
ESTRUTURAS DAS ORGANIZAÇÕES Prof. Mauri C. Soares Abril
Mapa da Demanda Docente na Educação Básica
Iniciando na logística empresarial
Gestão de Projetos Prof. Jimmy.
Profa. Ma Marselle Fernandes Fontenelle
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Gestão de Turismo - IFSP Fundamentos do Turismo 1 Oferta turística
CONTABILIDADE INTRODUTÓRA Profa: Tatiana de Oliveira Faculdade Boa Viagem Curso: Gestão Hospitalar.
IT Período Comparativo do Indicador Trend: Janeiro a Junho de 2007 E Janeiro a Junho de 2008.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E GESTÃO DA QUALIDADE.
Sistemas de Informações Gerenciais - SIG
Educação e clientela escolar
Processos Administrativos Aula 1
Título do evento José Autran Teles Macieira Auditor-Chefe Auditorias Integradas Índice de conformidade da RBMLQ-I Reunião Plenária da RBMLQ-I 24 a 26/05/2011.
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
Etec Philadelpho Gouvêa Netto Extensão José Felício Miziara
Conteúdo programático
Qualidade em Serviços Aula 2
CONHECIMENTOS DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO. ENGENHARIA Segundo José Roberto G. Silva entre as definições de engenharia e a que ele utilizou como a mais pertinente.
Competências básicas para o sucesso profissional..
Abertura e Estruturação Organizacional
FACULDADE INTEGRADAS DE TAQUARA CURSO SUPERIOR EM GESTÃO DA QUALIDADE ISO OHSAS Conceitos/Histórico; Requisitos /Imagens; Sistema de Auditoria;
 Enquadramento:  A UC de Inglês II surge inserida no curso de Marketing Turístico com o intuito de desenvolver a autonomia e o sentido crítico dos alunos,
COMPONENTES DO SISTEMA:
Discussão Conceitual e Tipologias das Agências de Turismo
Transcrição da apresentação:

O Agente de Viagens: suas competências para o exercício profissional Profa. Debora C. Braga

Primeiras Agências de Viagens (OLIVEIRA, 2003) Início da década de 1940 existiam duas agências em São Paulo. Início da década de 1940 existiam duas agências em São Paulo. Wagon-LitsWagon-Lits ExprinterExprinter Empresas com atuação internacional, de origem estrangeira. Empresas com atuação internacional, de origem estrangeira.

Primeiros Agentes de Viagens Filhos de imigrantes; Filhos de imigrantes; Tinham bom nível cultural e dominavam línguas; Tinham bom nível cultural e dominavam línguas; Abriram negócios para atender a colônia de imigrantes e desenvolveram roteiros no Brasil; Abriram negócios para atender a colônia de imigrantes e desenvolveram roteiros no Brasil; Cursos de Turismo surgem na década de Cursos de Turismo surgem na década de 1970.

Pioneiros Modestro Mastrorosa (italiano) 1943 Agência Geral de Turismo - Primeira Agência brasileira Trabalhava com turismo marítimo para destinos nacionais e internacionais; Operava excursões de ônibus – estâncias hidrominerais; Realizou primeiro pacote aéreo para carnaval no Rio de Janeiro; Fundador da ABAV em 1959.

Takeharu Akagawa e Jiro Fujikura (japoneses) 1949 Agência de Turismo Nipo-Brasileira (Tunibra) Jorge Chequer Haddad (brasileiro/libanês) 1951 Agência Brasília de Viagens Aldo Leone (italiano) 1953 Agência Auxiliar de Turismo (AGAXTUR) Mario de Mello Faro (brasileiro) 1968 Casa Faro Raul Radu (romeno) 1972 Airtour do Brasil

Agências de Turismo cadastradas no MTUR (2004) Região Sudeste3.845 Região Sudeste3.845 SP1.841SP1.841 RJ1.166RJ1.166 Região Sul2.080 Região Sul2.080 PR833PR833 RS763RS763 Região Nordeste1.346 Região Nordeste1.346 BA440BA440 CE206CE206 Região Centro-Oeste 770 Região Centro-Oeste 770 DF306DF306 MS183MS183 Região Norte 380 Região Norte 380 PA132PA132 AM115AM115 Total8.421 Total8.421

Agências de Turismo cadastradas no MTUR (2014) Região Sudeste8.721 Região Sudeste8.721 SP4.554SP4.554 RJ2.386RJ2.386 Região Sul3.054 Região Sul3.054 RS1.139RS1.139 PR1.135PR1.135 Região Nordeste3.243 Região Nordeste3.243 BA840BA840 PE710PE710 Região Centro-Oeste1.443 Região Centro-Oeste1.443 DF445DF445 GO444GO444 Região Norte 847 Região Norte 847 PA240PA240 AM210AM210 Total Total17.308

Agentes de Viagens segundo Normas ABNT (ABNT NBR 15080:2004) Competência para atuação profissional: Capacidade de mobilizar, desenvolver e aplicar conhecimentos, habilidades e atitudes no desempenho do trabalho e na solução de problemas, para gerar resultados esperados.

Resultados esperados: Atender o cliente; Atender o cliente; Apoiar o cliente; Apoiar o cliente; Operar equipamentos; Operar equipamentos; Cuidar da apresentação pessoal; Cuidar da apresentação pessoal; Apoiar a equipe; Apoiar a equipe; Comunicar-se com clientes e fornecedores; Comunicar-se com clientes e fornecedores; Representar e vender; Representar e vender; Apoiar a gestão de negócios; Apoiar a gestão de negócios; Comunicar-se em outro idioma. Comunicar-se em outro idioma.

Conhecimento de: Legislação turística; Código de defesa do consumidor; Características de produtos e serviços comercializados; Aspectos histórico- geográficos, culturais, sócio- econômicos e legais dos principais destinos; Meios de acesso a serviços e atrações turísticas (segurança, custo, horário, reserva); Etapas e rotinas envolvidas na emissão de passagens e outros documentos; Rotinas de informática operacionais e administrativas; Utilização dos recursos da internet; Operação de, pelo menos, dois GDS; Vocabulário técnico da área; Manuais, tarifários, diretórios, timetable, etc.

Habilidades para: Comunicação oral articulada, com emprego de gramática e vocabulário adequados; Tomada rápida de decisões sob pressão; Planejamento de curto prazo; Venda de serviços; Análise, interpretação e transmissão de informações orais e escritas; Cálculos com fórmulas simples; Organização; Expressividade da comunicação, argumentação lógica, clara e articulada, sem vício de linguagem e gesticulação.

Atitudes: Dinamismo; Dinamismo; Empatia; Empatia; Atenção com detalhes; Atenção com detalhes; Consciência e praticidade para decidir. Consciência e praticidade para decidir.