Desenvolvendo Estratégias e Planos de Marketing Mercadologia I Introdução;

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Transcrição da apresentação:

Desenvolvendo Estratégias e Planos de Marketing Mercadologia I Introdução;

Introdução Marketing Mordanças afetando o mercado, incertezas e necessidade de definir novas estratégias Identificação e o atendimento das necessidades humanas e sociais; Atender a necessidade de maneira lucrativa;

Marketing Necessidades Desejos Demandas Produtos Trocas Transações Mercados

Mercado Conjunto de compradores e vendedores com características comuns. Ex. Mercado de necessidade(dietas), mercado de produtos (calçados), mercado demográfico(3a. idade), mercado geográfico (chinês), etc. Os principais mercados são 5: Mercados de Recursos, Mercados Produtores, Mercados Intermediários, Mercados Consumidores, Mercados Governamentais. Nestes mercados circulam matéria prima, produtos, serviços, impostos e bens, todos comprando e todos vendendo.

Administração de MKT - Administra a demanda; - Análise, planejamento, implementação e controle de programas destinados a criar, desenvolver e manter trocas com o mercado- alvo, com o propósito de atingir os objetivos da organização.

Demanda Tipos de demanda - Negativa - Inexistente - Latente - Declinante - Irregular - Plena - Excessiva

Filosofia de Adm de Mkt Conceitos de produção de produto de vendas de Marketing de Marketing Social

Sistema de Marketing Maximizar o consumo Maximizar a Satisfação do Consumidor Maximizar a escolha Maximilizar a qualidade de vida

Expansão do Marketing Setor de Negócios Setor Organizações sem fins lucrativos Setor Internacional

Mercados O marketing é voltado principalmente para quatro mercados: Mercado Consumidor; Mercado Empresarial; Mercado Global; Mercado Governamental (inclui terceiro setor).

Planejamento Estratégico Quais negócios acrescentar a empresa Quais deverão ser abandonados Quais dar ênfase, quais reduzir Qual o melhor posicionamento a ser adotado para adptar-se às mudanças do ambiente

Planejamento Estratégico Cada empresa desenvolve suas estratégias de acordo com sua situação, suas oportunidades, objetivos e recursos. Interação Planejamento: Estratégico e Marketing Provê informações para planej estratégico Planej estratégico define o papel do Marketing na organização

Planejamento Estratégico Missão – Qual é o nosso negócio? Quem é o nosso Cliente? O que os Clientes valorizam? Qual será o nosso negócio?? - Fabricamos mobília

Planejamento Estratégico Objetivos e metas Portfolio de negócios Matriz BCG Matriz GE Estratégias de crescimento Penetração de mercado Desenvolvimento de mercado Desenvolvimento de produto Diversificação

Planejamento Estratégico Estratégias funcionais Marketing e outras funções de negócios Conflitos entre departamentos

Planejamento Estratégico O processo de Administração de Marketing Análise das oportunidades de mercado Informações Seleção de mercados-alvo Mensuração e previsão de demanda Segmentação de mercado Definição de mercado Posicionamento de mercado

Mercado - Segmentação Segmentação de mercados Divisão por diferenças como geográficas, demográficas, psicográficas (perfil) ou comportamentais. Definido o mercado alvo, o produto é colocado para suprir alguma necessidade ou desejo daquele mercado.

Planejamento Estratégico O processo de Administração de Marketing Desenvolvimento do mix de marketing Produto – variedade, qualidade, design, embalagem... Preço – lista de preços, descontos, subsídios, créditos... Praça – canais, cobertura, transporte, estoque... Promoção – propaganda, vendas pessoais, publicidade... Gerenciamento do esforço de marketing Estratégias de marketing competitivo

Planejamento Estratégico Nível da empresa Nível da Unidade de negócios, do Produto e do mercado

Planejamento Estratégico Consumi dores alvo P P P P Análise de MKT Planej de MKT Imple men tação de mkt Controle de MKT Fornecedores Intermediá rios de MKT Públicos Concorrentes Ambiente Político Legal Ambiente Sócio Cultural Ambiente Físico e Tecnológico Ambiente demográ fico-econo mico

Ambiente de Marketing ● O microambiente da Empresa – A Empresa – Fornecedores – Intermediários de mercado – Clientes – Concorrentes – Públicos

Ambiente de Marketing ● O macroambiente da Empresa – Ambiente demográfico – Ambiente econômico – Ambiente natural – Ambiente tecnológico – Ambiente politico – Ambiente cultural

Tarefas de Marketing a) Identificar e escolher segmentos de mercado b) Diferenciar da concorrência c) Responder às expectativas do cliente sem desvalorizar o produto d) Competir em outras áreas além de preço e) Personalizar produtos e serviços f) Incrementar os negócios, crescer e abrir novas frentes g) Construir a marca h) Conquistar mais clientes a um custo menor i) Fidelizar clientes j) Medir investimentos em propaganda, promoção e assessoria de imprensa k) Identificar clientes por importância l) Melhorar a força de vendas m) Criar múltiplos canais de distribuição e gerenciar conflitos o) Transformar a empresa em orientada para o cliente

Profissional de Marketing a) identifica o cliente potencial; b) procura compreender suas necessidades, desejos e demandas; c) cria o produto ou serviço que o atenda; d) constrói uma marca; e) agrega e incrementa valor ao produto/serviço; f) identifica relacionamentos e redes; g) cria os canais de distribuição; h) identifica a cadeia de suprimento e firma seus elos; i) identifica a concorrência e traça estratégias; j) delimita o ambiente de ação do marketing; k) planeja o mix de marketing: Produto, Preço, Promoção, Praça (4 Ps); l) organiza os sub-ramos dos itens acima.

Profissional de Marketing É aquele que identifica as necessidades, desejos e demandas do mercado alvo.

Desafios do Profissional de Mkt - Necessidades; - Desejos; - Demandas; - Produtos; - Valor; - Trocas ou transações; - Relacionamentos e redes; - Canais de marketing; - Cadeia de suprimento (supply chain); - Competição ou concorrência; - Ambiente de marketing; - Mix ou composto de marketing.