SiSUTEC 2014/2 (3ª edição) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Brasília, julho de 2014.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PRONATEC Oferta de Cursos Técnicos Subsequentes – Por Instituições Privadas de Ensino Superior e Escolas Técnicas de Nível Médio 18/06/2013.
Advertisements

A construção participativa da Base Nacional Comum Curricular Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento Ministério da Educação Secretaria.
Audiência Pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal Henrique Paim Ministro de Estado da Educação Brasília, abril de 2014.
Principais resultados do Censo da Educação Superior 2014 BRASÍLIA – DF | NOVENBRO 2015 Censo da Educação Superior 2014.
MODELO DE CONVERGÊNCIA NACIONAL
PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Cadastro Único Para Programas Sociais Secretaria Nacional de Renda.
PLANO DE EXPANSÃO DA UFGD 2011/2020 Plano Nacional de Educação Projeto de Lei nº 8035/2010.
REFORMA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Versão Preliminar do AnteProjeto de Lei -Estabelece Normas Gerais para a Educação Superior -Regula o Sistema Federal de.
Pronatec Novas oportunidades de acesso ao ensino técnico e profissional. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Marco.
Programas do Livro Camila de Oliveira COARE/CGPLI.
Diretoria de Avaliação da Educação Superior – DAES 27 de maio de 2014
PROJETO DE CAPACITAÇÃO E ESTÍMULO À REALIZAÇÃO DOS EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DO SIPEC.
Orientação Escolar e Profissional Escola Secundária Inês de Castro 2015/ º ano! E AGORA? E AGORA?
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
PROGRAMA CREAjr-PR Membro Dirigente Curso Instituição de Ensino
DEED/INEP Brasília-DF | Abril CENSO ESCOLAR POLITICAS EDUCACIONAIS PROJETOS DA UNIDADE.
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação Acessuas Trabalho e BPC Trabalho Santa Catarina.
PRONATEC SETEC/MEC Brasília, 26 de novembro de 2014.
Perfil das Organizações Policiais MINISTÉRIO DA JUSTIÇA SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA Departamento de Pesquisa, Análise da Informação e Desenvolvimento.
 Proposta Curricular de Santa Catarina - Todos os Cadernos  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Lei nº 9.394, de 20/12/1996  Lei.
I Seminário Estadual de Sistemas de Ensino de Santa Catarina Os Planos de Educação e o Regime de colaboração entre o Sistema Estadual e Municipal em Santa.
O Cadastro Único como ferramenta de Gestão: Usos e Potencialidades COORDENAÇÃO DE ESTUDOS SOCIAIS - CES.
Resultados na área da Educação Coordenação: Secretário da Educação Prof. Ervino Deon Apoio Técnico: Luís Gustavo Machado e Ivana Flores.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR - SINAES SEMINÁRIOS NACIONAIS DO ENADE BRASÍLIA, JUNHO DE PROVA DO ENADE DE NOVEMBRO DE.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Aula 5 e 6: CF de 1988: artigos de educação.  Retomada da aula anterior  Discussão dos artigos da CF 88.
AS POLÍTICAS PÚBLICAS E A EXPANSÃO DA REDE DE EDUCAÇÃO – LIMITES E CONTRADIÇÕES Dr. Lúcio Olímpio de Carvalho Vieira Vice-presidente da Adufrgs-Sindical.
1 26 de março de 2015 Senado Federal Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática- CCT Audiência Pública 28 de Abril 2015.
Auditoria Operacional nas ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) Acórdão 2.395/2013 – TCU – Plenário Ministro-Relator: André de Carvalho.
Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC -
Ademar da Luz Filho André Luiz dos Santos Durvalina Madalena de Sá José de Ribamar de Souza Andrade José Orlando Lima de Morais Marabá-PA 2013 ANÁLISE.
Avaliação Pedagógica Política Nacional do Livro Júnia Sales Pereira Coordenadora Geral de Materiais Didáticos Secretaria de Educação Básica Ministério.
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
Escola Nacional de Administração Pública Educação a Distância na Escola Nacional de Administração Pública Tarcilena Polisseni Cotta Nascimento Coordenadora-geral.
“Instrução do Projeto de Lei da Câmara nº 37, de 2013 “Dispõe sobre Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas” Leandro Fialho MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/
A principal característica do ENEM é a utilização de questões interdisciplinares, em que, além dos conteúdos, é avaliada a capacidade de o aluno “saber.
Panorama (rápido) da Educação Básica no Brasil O desafio da equidade Brasília, 11 de abril de 2012.
GERÊNCIA DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÇÃO DIGITAL. À Gerência de Acessibilidade e Inclusão Digital, subordinada Diretoria de Governança Eletrônica compete:
2ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação.
Em 1909, o Presidente Nilo Peçanha criou 19 escolas de aprendizes artífices; Estas escolas tinham um caráter assistencialista e eram destinadas a “amparar.
Universidade Federal do Pará Instituto de Letras e Comunicação Faculdade de Letras Disciplina: Política e Legislação Educacional Prof.ª Sônia Rodrigues.
Porto Alegre, 3 de abril de MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FÓRUM ESTADUAL DA UNDIME RIO GRANDE DO SUL.
CALENDÁRIO DE PEDIDOS DE TURMA – Compatibilização com o SiSU
1 Censo da Educação Básica no Estado de São Paulo No Estado de São Paulo, o Sistema de Cadastro de Alunos é a base de dados para o Censo/MEC das escolas.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: OPÇÃO INOVADORA PARA UM PÚBLICO QUE ANSEIA POR PRATICIDADE, COMODIDADE, FLEXIBILIDADE E QUALIDADE.
Seminário de Formação Intersetorial dos Grupos Gestores Locais e Técnicos Sistema BPC na Escola Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome –
Política de Regulação Cursos de Medicina Brasília, 5 de fevereiro de Avanços.
AUDIÊNCIA PÚBLICA: ALTERNATIVAS PARA O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Junho de 2015.
Seminário de Avaliação e Perspectivas Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social SECIS MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA.
twitter.com/funasa Processo de seleção para acesso aos recursos de saneamento básico na FUNASA Ricardo.
Aula 11: Avaliação e educação.  Retomar aula anterior  Avaliação na e da educação  Conceito de avaliação: medida e juízo  Sistemas de avaliação: 
“FUNDEB: REFORMULAÇÕES NECESSÁRIAS, PERSPECTIVAS DE PRORROGAÇÃO E DESAFIOS A VENCER ” Raquel Teixeira.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Prof.(a) Aurélia A. de Melo. O Índice Geral dos Cursos é um indicador que mede a qualidade dos cursos de graduação e pós- graduação de Instituições de.
Encontro Regional Nordeste II Plano Nacional de Educação GT04 – Gestão e Avaliação da Educação.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
O QUE É UM CURSO SEQÜENCIAL? Os cursos seqüenciais são cursos de nível superior sem o caráter de graduação. O que se busca ao definir-se um curso seqüencial.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
FORMAÇÃO PROFISSIONAL PELA MODALIDADE A DISTÂNCIA Prof. Fernando Amorim.
La educación pública en Brasil en los gobiernos de los últimos años. Dalila Andrade Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais Brasil.
Desafios da Implementação da BNCC Proposição de um novo Ensino Médio Participação de professores e estudantes na construção da BNCC Reorganização.
Maria Edineide de Almeida Batista Dirigente Municipal de Educação de Lagoa de Pedras/ RN Secretária de Finanças da Undime Alternativas para o financiamento.
MATRÍCULAS 2012/2013 CRONOGRAMA DETALHADO. AGOSTO Elaboração e aprovação dos cronogramas para processo de matrícula Elaboração e aprovação dos cronogramas.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ ESCOLA DE VERÃO LEIS EDUCACIONAIS Iracema Pinho
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
CPI do ASSASSINATO de JOVENS Senado Federal Brasília, 18 de maio de 2015.
Conselho Estadual de Educação (CEE) Regime de Colaboração entre os Sistemas de Ensino de Mato Grosso do Sul EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA REUNIÃO COM CONSELHO FECAM SECRETÁRIO MARCO TEBALDI LAGES, 16 JUNHO DE 2011.
Transcrição da apresentação:

SiSUTEC 2014/2 (3ª edição) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Brasília, julho de 2014

Pronatec Mais de 7,59 milhões de matrículas realizadas até julho de 2014: 2,16 milhões em cursos técnicos 5,43 milhões em cursos de qualificação profissional

SISUTEC Mais uma ação do Pronatec Objetivo Acesso a vagas gratuitas em cursos técnicos para quem concluiu o ensino médio. Meios de acesso – Seleção com base no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM Inscrição on-line para vagas remanescentes.

Público das vagas do SISUTEC Quem cursou o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral. Quem participou do ENEM Vagas remanescentes para quem concluiu o Ensino Médio.

Vagas ofertadas por ano 20% de crescimento entre e

Política de Reserva de Vagas 85% das vagas do SISUTEC são destinadas a c andidatos que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede privada na condição de bolsista integral. Conforme a Lei de Cotas (Lei nº /2012), nas instituições federais: 50% das vagas relativas à escola pública para candidatos com renda per capita menor ou igual a 1,5 salário mínimo; Para negros, pardos e indígenas, percentual de vagas correspondente ao percentual dessas populações na UF do município de oferta das vagas, conforme Censo IBGE 2010.

Instituições Ofertantes Instituições públicas e privadas que aderiram ao Pronatec: Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica Escolas técnicas vinculas às Universidade Federais Escolas técnicas estaduais e municipais Serviços Nacionais de Aprendizagem Instituições de Ensino Superior privadas habilitadas Escolas técnicas de nível médio privadas habilitadas

Critério de habilitação das instituições privadas INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: Cursos técnicos correlatos aos cursos superiores ofertados; Conceito Preliminar de Curso (CPC) igual ou superior a 3; e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) igual ou superior a 3. ESCOLAS TÉCNICAS DE NÍVEL MÉDIO: Autorizadas pelo Conselho Estadual e/ou Distrital de Educação; e Habilitadas por avaliação in loco realizada pela Rede Federal.

Vagas autorizadas no SISUTEC 2014/2 TIPO DA INSTITUIÇÃO QUANTIDADE DE VAGAS AUTORIZADAS PRIVADAS IES Escolas Técnicas PÚBLICAS Institutos Federais Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais Escolas Estaduais e Municipais SISTEMA S SENAI SENAC Total

Participação dos Ofertantes em cursos técnicos do Pronatec ( ) TIPO DA INSTITUIÇÃO PÚBLICAS Institutos Federais Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais Escolas Estaduais e Municipais 46,33 % SISTEMA S SENAI SENAC 34,16 % PRIVADAS IES Escolas Técnicas 15,51 %

Oferta de Vagas por UF UFMUNICÍPIOSVAGASUFMUNICÍPIOSVAGAS AC1860PB33650 AL13494PE AM37615PI41150 AP21793PR BA118178RJ CE410343RN46705 DF18300RO61495 ES84290RR1840 GO165700RS MA13834SC MG SE62537 MS85675SP MT106080TO5500 PA92970Total Geral

Principais Cursos Técnicos Ofertados CURSOVAGAS TÉCNICO EM LOGÍSTICA40712 TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO29397 TÉCNICO EM ENFERMAGEM25557 TÉCNICO EM INFORMÁTICA21819 TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES9171 TÉCNICO EM RADIOLOGIA9031 TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA8107 TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES7950 TÉCNICO EM MASSOTERAPIA7585 TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE7245 TÉCNICO EM MECÂNICA5818 TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET5475 TÉCNICO EM GERÊNCIA DE SAÚDE5005 TÉCNICO EM COMPUTAÇÃO GRÁFICA4969 TÉCNICO EM ESTÉTICA4608 TÉCNICO EM PROGRAMAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS4512 TÉCNICO EM FARMÁCIA4498 TÉCNICO EM ANÁLISES CLÍNICAS4379 TÉCNICO EM ELETRÔNICA4335 TÉCNICO EM CUIDADOS DE IDOSOS4320 TÉCNICO EM QUÍMICA3773 TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA3713 TÉCNICO EM DESENHO DE CONSTRUÇÃO CIVIL3440 TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA3430

Cronograma SISUTEC 2014/2

Outras informações importantes As inscrições só poderão ser feitas no endereço eletrônico Não há taxa de inscrição ou de matrícula. Os candidatos do ENEM 2013 terão duas opções de vagas, em primeira e segunda chamadas. Os candidatos a vagas remanescentes, que farão inscrição on-line, terão 2 dias para confirmar a matrícula na unidade de ensino.

Mais informações disponíveis em: