Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena | TCE-RS XII Encontro Regional de Controle e Orientação ERCO 2015 Gestão e Fiscalização Contratual.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Coordenadoria Municipal de Auditoria Governamental – CMG/SUM
Advertisements

Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena | TCE-RS Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil Lei nº /2014.
1 Cumprimento da aplicação dos recursos financeiros Desempenho da AGB Retenção e atração de talentos Alavancagem de Recursos de outras fontes de captação.
Principais atribuições de um Analista da Qualidade
ART ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA Palestra da Pauta Mínima de Atividades - PMA.
Unidade 1 – Introdução à Logística Definição de Logística Nível de Serviço Qualidade do Serviço Logístico
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
Concessões e PPPs Governança e Controle Marcelo Spilki Secretaria da Fazenda/RS Unidade de PPP/RS.
SUMÁRIO Antecedentes Prestação de Contas Anual – 2009 Plano Anual de Auditoria – 2009 Sistema de Suporte à Execução de Auditorias – S2EPA.
Tribunal de Contas da União. Apresentação para os novos servidores do Ministério do Turismo Brasília DF – Setembro de 2011.
ATUAÇÃO DAS AGÊNCIAS REGULADORAS NA FISCALIZAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DISTRIBUÍDA Flávia Oliveira Della Santina Luiz Antonio de Oliveira Junior.
Processo que ocorre logo após o ingresso da pessoa no serviço público onde são avaliadas sua aptidão, eficiência e capacidade para o desempenho das atribuições.
CEARÁ NÓS SOMOS  21 Microrregionais de Saúde  184 Municípios com ações de VISA descentralizadas : 39 com a gestão das Ações de Média Complexidade e 145.
SECONT NA ESTRADA - – – Coordenação de Tecnologia da Informação – CTEC AuditorÁrea.
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação Acessuas Trabalho e BPC Trabalho Santa Catarina.
OS ÓRGÃOS DE CONTROLE EXTERNO E A RELAÇÃO COM O SUAS Fortaleza, 30 de Abril de Dr. Moises Maciel - ATRICON.
A Cadeia de Valor da PGFN IV Encontro de Gestão da Advocacia-Geral da União 10 e
A Experiência mais recente do BNB PROCESSOS DE NEGÓCIOS Mapeamento e Automatização Dezembro/2011.
Auditoria Operacional nas ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) Acórdão 2.395/2013 – TCU – Plenário Ministro-Relator: André de Carvalho.
Controladoria Geral da União / Regional Paraíba Rodrigo Márcio Medeiros Paiva A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO NOS MUNICIPIOS.
. REGISTRO DE EMPRESA: É dever do empresário, antes de iniciar sua atividade mercantil, realizar o registro de sua empresa junto ao sistema Registro de.
Modalidades de Licitação: Tomada de Preços. A tomada de preços é uma modalidade de licitação utilizada para contratações que possuam valor compreendido.
PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA Secretaria de Administração Subsecretaria de Desenvolvimento de Pessoas Gerência de Cargos, Salários e Avaliação de Desempenho.
LEGISLAÇÃO E EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA. Modelo Orçamentário Modelo Orçamentário é o conjunto de procedimentos padronizados que devem ser seguidos pelos entes.
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO FEDERAL 11 DE DEZEMBRO DE
Aplicacoes.mds.gov.br/cneas. Instrumento eletrônico de gestão e monitoramento das ofertas prestadas por entidades privadas no âmbito do SUAS. Compartilhado.
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE SOCIOEDUCADORES MATO GROSSO DO SUL Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP Secretaria de Estado de Trabalho.
Seminário Instituto Unibanco Maria Helena Guimarães de Castro outubro de 2005 O papel da pesquisa na formulação de políticas educacionais.
LEI DECRETO Dificuldades, Desafios, Oportunidades Entidades de Saúde.
Aos três anos de vigência da Lei de Acesso à Informação, no dia 16 de maio de 2015, a Controladoria Geral da União (CGU) lançou, em Brasília, o índice.
PROCESSO DE CONVERGÊNCIA AS NOVAS NORMAS CONTÁBEIS Informações necessárias do Setor Tributário Simone Reinholz Velten Conselheira do CRC/ES.
A atuação da/o Cientista Social na Defensoria Pública da União: Desafios e Perspectivas Socióloga Laura Zacher.
Dever de licitar : Licitar é a regra. A Contratação direta é a exceção (art. 2º Lei 8.666/93 e art. 37, XXI CF/88).
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA - BRASIL Secretaria da Administração do Estado da Bahia GESTÃO DE PESSOAS.
Sociedade em Conta de Participação Esta sociedade não possui patrimônio próprio e nem personalidade jurídica, pois este patrimônio e a personalidade jurídica.
Eli Ramos e Silva, SICAP – LO Sistema Integrado de Controle e Auditorias Públicas Licitação e Obras Públicas.
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
Disciplina: Extensão Rural Professora: Nazaré Cavalcanti 2º Período do curso de Medicina Veterinária.
Planejamento Estratégico e Gestão nos Tribunais de Contas O Caso TCE-MT.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
SUBGRUPO nº 1 – RECEITAS POR COMPETÊNCIA ANDAMENTOS DOS TRABALHOS Expositor: José Valter Cavalcante.
ETICA E RESPONSABILIDADE DO CONTROLE INTERNO
Planejamento e Processo Orçamentário Planejamento de Governo e Políticas Públicas.
Projeto Multiplicadores Unimed Piracicaba Responsável: Simone Gonçalves Barreto Categoria: Capacitação.
Engº Eduardo Ulisses Perobelli Chefe do Departamento de Compras.
Introdução do processo em enfermagem no curso técnico em enfermagem João Carlos Alves dos Santos.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL – 2007 UFRJ / Instituto Brasil PNUMA Prof. Ricardo L.P. de Barros SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA Definições Certificação.
Projeto Recompensar Gerente do projeto: Beatriz Bueres Batista Patrocinador: Maria Cristina G. Discacciati Data de status: 15/03/ Grupo de trabalho.
Projeto de Lei 2546/03 princípios de contrato conceitos de PPP procura delimitar seu objeto critérios para sua utilização remuneração, formas de licitação.
Video-aula 3 Páginas 30 a 32 BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - MODALIDADE A DISTÂNCIA DISCIPLINA: GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO PROFESSOR: THIAGO.
Aula 03 –PARTE : Norma NBR ISO 9001:2008 Ghislaine Miranda Bonduelle.
Manual do Estágio Probatório. Prefeito As atividades da Administração Pública se operacionalizam por pessoas que ocupam cargos públicos temporários cargos.
Fundação Governamental de Direito Privado (Fundação Estatal) Dispositivo público para um novo modelo de gestão Arthur Chioro.
Implantação e Gerenciamento de Avaliação de Desempenho – Experiência do Município de Vitória.
Contexto para a Gestão de Risco Tributário
Secretaria de Estado da Fazenda INSTITUCIONAL. Gerar receitas e controlar a sua aplicação. SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA MISSÃO.
63º Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina São Francisco do Sul/SC 1º/04/2016 Como efetivar os Consórcios na política pública de.
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
1 Convênios. 2 TRANSFERÊNCIAS GOVERNAMENTAIS O princípio da descentralização - Estados - Distrito Federal - Municípios - ONG´s - OSCIP´s.
Projeto Feedback Gerente do projeto: Priscila de F. Q. Boechat Patrocinador: Maria Cristina G. Discacciati Data de status: 15/03/ Capacitação da.
Formação Acadêmica do Profissional de Secretariado Profa. Ivone Maria Bruno.
RESPONSABILIDADES PELO SISTEMA CONTROLE INTERNO CONTROLE INTERNO Ronaldo Ribeiro de Oliveira Auditor Público Externo Secretário-Chefe da Consultoria Técnica.
Avaliação de Políticas Públicas e Programas Governamentais: a Experiência do TCE-PR Alexandre Faila Coelho Diretoria de Auditorias - DAUD.
Teoria Geral de Administração Introdução Abordagem prática.
Rainério Rodrigues Leite Secretário SECRETARIA DE CONTROLE EXTERNO NO ESTADO DA PARAÍBA CONHECENDO O TCU.
PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EM EVENTOS: EMPRESAS ORGANIZADORAS DE EVENTOS
SEJAM BEM-VINDOS! I ENCONTRO TÉCNICO SOBRE PERÍCIA MÉDICA PREVIDENCIÁRIA NO ESPÍRITO SANTO 1 ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO PROCURADORIA-GERAL FEDERAL PROCURADORIA.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 8 Controle.
Transcrição da apresentação:

Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena | TCE-RS XII Encontro Regional de Controle e Orientação ERCO 2015 Gestão e Fiscalização Contratual A busca pela qualidade do gasto público

Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena | TCE-RS GESTÃO E FISCALIZAÇÃO Fases da contratação pública: Planejamento (fase interna) Licitação ou Contratação Direta (fase externa) Gestão/Fiscalização do contrato administrativo

Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena | TCE-RS A Administração Pública tem o poder-dever de gerenciar e fiscalizar atentamente a atuação do particular (contratado), que permitirá detectar, de antemão, práticas irregulares. GESTÃO E FISCALIZAÇÃO

Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena | TCE-RS A Gestão e a Fiscalização de contratos administrativos são atividades exercidas pela Administração visando ao controle, ao acompanhamento e à fiscalização do fiel cumprimento das obrigações assumidas pelas partes. Deve se pautar pelos princípios orientadores da atuação administrativa. GESTÃO E FISCALIZAÇÃO

Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena | TCE-RS Não se deve confundir gestão com fiscalização de contrato. 1.A gestão é o serviço geral de gerenciamento de todos os contratos. 2.A fiscalização é o acompanhamento pontual que se faz em cada contrato individualmente. GESTÃO E FISCALIZAÇÃO

Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena | TCE-RS Na gestão, um servidor ou até mesmo uma equipe cuidam: de questões ligadas à documentação da contratada (ex. regularidade fiscal); do reequilíbrio econômico-financeiro; de incidentes relativos a pagamentos; do controle dos prazos, etc. GESTÃO E FISCALIZAÇÃO

Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena | TCE-RS Na fiscalização, a atuação do servidor designado como fiscal centra-se no objeto da contratação e na sua efetiva entrega (bem/produto) ou na sua realização (serviço ou obra), sob os aspectos da quantidade e da qualidade. EFICIÊNCIA E EFICÁCIA GESTÃO E FISCALIZAÇÃO

Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena | TCE-RS Art. 67 da Lei Federal nº 8.666/1993 A execução do contrato deverá ser acompanhada e fiscalizada por um representante da Administração especialmente designado, permitida a contratação de terceiros para assistí- lo e subsidiá-lo de informações pertinentes a essa atribuição. GESTÃO E FISCALIZAÇÃO

Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena | TCE-RS Importância do FISCAL: Necessidade de formar e capacitar o fiscal para atuar nos contratos administrativos. qualificação profissional na área de atuação; aperfeiçoamento constante; existência de ferramentas para fiscalizar. (Ex. Sistema de Controle de Contratos) GESTÃO E FISCALIZAÇÃO

Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena | TCE-RS Principais falhas na Gestão/Fiscalização: inexistência de regramento próprio; fiscalização inexistente; falta de conhecimento técnico do Fiscal; desconhecimento das normas de fiscalização; não-conhecimento do objeto contratado; GESTÃO E FISCALIZAÇÃO

Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena | TCE-RS Principais falhas na Gestão/Fiscalização: omissão da fiscalização/falta de controle; aditivos fora dos prazos e dos limites legais; inexistência de registro formal das ocorrências. GESTÃO E FISCALIZAÇÃO

Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena | TCE-RS Fernanda Nunes Auditora Pública Externa Coordenadora da Consultoria Técnica TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO-RS (51) CONSULTORIATÉCNICA-TCE/RS