Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
PLANO DE TRABALHO DOCENTE (p.t.d.)
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
Pedagogia da pesquisa-ação
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
ILMA PASSOS ALENCASTRO VEIGA
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Plano de Trabalho Docente
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Avaliação Institucional
Formas de Planejamento
Laboratório de Ensino de Química 1
Formação por competências
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
CURSO: DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR (UMC)
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
SESSÃO DE ESTUDOS COM A TEMÁTICA AVALIAÇÃO
Videos slides\1 video motivacional.wmv ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA UNIDADE ESCOLAR.
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Afinal, o que é Planejamento?
Plano de Trabalho Docente
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS
Planejamento.
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Dominando as práticas pedagógicas
Departamento do Ensino Secundário
Portfólio de Estágio Supervisionado
Marco Doutrinal e Marco Operativo
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Conceito de Método de Ensino:
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Gerenciamento de Sala de Aula
Prof. jose PLANEJAMENTO.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
“A participação no Prêmio Gestão Escolar 2009/2010 nos possibilitou enxergar os caminhos que poderíamos trilhar para ressignificar nossa prática e colhermos.
LOCAL DA INTERVENÇÃO: ESCOLA ESTADUAL JOÃO GUILHERME LEITE KUNZE
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
AUTOR: ELIANE FÁTIMA SOARES DE JESUS PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JUNHO/2010.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
CURSO: Licenciatura em Educação Física
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Orientações para elaboração de projetos de Educação Ambiental
AUTORAS: Maria das Mercez Sousa Ribeiro e Valéria Bento Noleto
PLANEJAMENTO DE ENSINO
Elementos do plano de aula
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Organização e desenvolvimento do HTPC
Projetos e Sequências Didáticas
Formação continuada ANO 2015
PLANEJAMENTO: EM BUSCA DE CAMINHOS O ato de planejar faz parte da história do ser humano.
Projeto Pedagógico.
Transcrição da apresentação:

Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas interfaces com a qualidade da educação e a autonomia da escola.

É estar pronto para responder aos desafios da mudança. PLANEJAR... É estar pronto para responder aos desafios da mudança. Dimensão política Planejamento na escola Dimensão técnica Dimensão pedagógica Gestão democrática Comunidade Agentes integradores Processos participativos Estudantes 2

BASE LEGAL O artigo 13 da LDB/96, incisos de I ao VI, estabelece aos docentes ações referentes ao ato de planejar; especificamente, referendamos o inciso V: “os docentes incumbir-se-ão de ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional.” 3

DEFINIÇÃO GERAL DE PLANEJAMENTO “É um processo vivo e não se resume ao preenchimento de quadros com planos que, sob o pretexto de serem flexíveis, nunca são praticados como foram concebidos.” (Danilo Gandin) “Planejar é antecipar ações para atingir certos objetivos, que vêm de necessidades criadas por uma determinada realidade, e, sobretudo, agir de acordo com essas ideias antecipadas.” (Celso Vasconcellos)

FUNÇÕES DO PLANEJAMENTO Focalizar e antecipar as atenções em finalidades e ações educativas concretas. Propiciar a organização do trabalho didático do professor.

FUNÇÕES DO PLANEJAMENTO Servir de apoio para tomada de decisões visando o aperfeiçoamento do processo educativo. Dar coerência às ações da escola aproximando os ideais políticos e educacionais descritos na Proposta Pedagógica.

CARACTERÍSTICAS DO PLANO UNIDADE – todas as atividades convergem para a obtenção dos mesmos objetivos. CONTINUIDADE – todas as etapas do trabalho são previstas sequencialmente, uma oportunizando a continuidade da outra.

FLEXIBILIDADE - possibilidade de ocorrência de alterações e reformulações sem prejuízo do andamento da ação. OBJETIVIDADE - fundamentação na realidade para o qual foi elaborado. PRECISÃO E CLAREZA - com informações e indicações exatas que não deixam margens a pensamentos dúbios.

PLANEJAR ENVOLVE COMO? QUESTIONAMENTO SOBRE MODO DE O QUÊ SERÁ FEITO? PENSAR POR QUÊ? QUAIS OS RESULTADOS? QUANDO? PARA QUEM? ONDE? COM QUEM? QUANTO? 9

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO “O projeto pedagógico exige profunda reflexão sobre as finalidades da escola, assim como a explicitação de seu papel social e a clara definição de caminhos, formas operacionais e ações a serem empreendidas por todos os envolvidos com o processo educativo.” Ilma Passos de Alencastro Veiga

PLANEJAMENTO DO ENSINO Tomada de decisão sobre a educação em sala de aula possibilitando melhores resultados e, em consequência, maior produtividade. Plano de curso, plano quinzenal, plano semanal ou plano de aula. Unidade nas formas de apresentação do Plano - atentar p/ a sobrecarga do trabalho do professor (evitar burocracia).

ITENS MÍNIMOS DO PLANO DE AULA Competências e habilidades Conteúdos Atividades a serem desenvolvidas / Metodologia Avaliação da aprendizagem Observações – do professor

COMPETÊNCIA A competência favorece a capacidade de: MOBILIZAR CONHECIMENTOSHÁBITOS ATITUDES INFORMAÇÕES UTILIZAR ESQUEMAS PARA DESENVOLVER RESPOSTAS INÉDITAS, CRIATIVAS ENFRENTAR DETERMINADAS DIVERSAS SITUAÇÕES

HABILIDADES SÃO INSEPARÁVEIS DA AÇÃO, MAS EXIGEM DOMÍNIO DE CONHECIMENTOS; ESTÃO RELACIONADAS: AO SABER FAZER OU A AÇÃO MENTAL A AÇÃO FÍSICA

e A INTERDISCIPLINARIDADE CONTEÚDOS O É NECESSÁRIO QUE O DOCENTE SEJA CRITERIOSO NA SELEÇÃO E NA ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS A SEREM MINISTRADOS EM SALA DE AULA. DOIS PRINCÍPIOS QUE ORIENTAM A FORMA COMO ELES SERÃO MINISTRADOS: A CONTEXTUALIZAÇÃO e A INTERDISCIPLINARIDADE

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS/METODOLOGIA A ORGANIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DA AULA PELO PROFESSOR É FUNDAMENTAL PARA QUE AS COMPETÊNCIAS/HABILIDADES E OS CONTEÚDOS SEJAM ABORDADOS DE MANEIRA QUE TODOS OS ESTUDANTES TENHAM UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. POR ISSO, É PRECISO DEFINIR COM CLAREZA

A METODOLOGIA COMPÕE-SE DE DIFERENTES SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM ESCOLHIDAS PELO PROFESSOR, CONFORME SUA ORIENTAÇÃO TEÓRICA exige a especificação de como o professor irá articular o conhecimento prévio do estudante A metodologia deve ser apresentada com muita clareza Deve indicar os movimentos didático-pedagógicos que estarão presentes no desenvolvimento das atividades. Deve ser realizada conforme sua orientação teórica de grupos, com projetos ou pesquisa

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO PLANO DE AULA, A AVALIAÇÃO É UM COMPONENTE DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA QUE O PROFESSOR ESTABELEÇA, DE MANEIRA CLARA E PRECISA, INSTRUMENTOS E MECANISMOS QUE PROPICIEM O ACOMPANHAMENTO CONTÍNUO E SISTEMÁTICO DO PROCESSO, COM VISTAS À APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES E DO ENSINO DO PROFESSOR. SE DIVIDE EM 3 MODALIDADES : DIAGNÓSTICA SOMATIVA FORMATIVA

CAMPO DE OBSERVAÇÕES NO PLANO DE AULA Este campo, de uso do professor, destina-se ao registro de questões relevantes sobre o conhecimento do aluno, levantadas no processo de implementação do planejamento, assim como as alterações didáticas para melhoria do resultado do desempenho dos estudantes.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS LUCKESI, Carlos Cipriano. Avaliação da Aprendizagem Escolar. 18. ed. São Paulo, Editora Cortez, 2006. VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico – elementos metodológicos para elaboração e realização. 12. ed. São Paulo, Libertad Editora, 2004. LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola- teoria e Prática. 4. ed. Goiânia, Editora Alternativa, 2003. VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org). Projeto político-pedagógico da escola:uma construção possível. 13. ed. Campinas, São Paulo, Editora Papiros, 2001.