Projeto Literário e de Desenho Categoria: Cidadania na Educação Objetivo: Estimular diante do espaço educacional a pesquisa e a criatividade, na busca.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ADOÇÃO DA POLÍTICA DE ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO A Experiência da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca ENSP/Fiocruz CRICS9 Autores: Ana.
Advertisements

MISSÃO Fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o.
Principais resultados do Censo da Educação Superior 2014 BRASÍLIA – DF | NOVENBRO 2015 Censo da Educação Superior 2014.
SENGE-PR Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná.
Maio/2012 Perfil dos Participantes Compilação das Respostas dos Questionários Paula Barreto BNDES.
Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das APAEs do Estado do Paraná (FEAPAEs/PR) Gestão: 2012/ 2014 Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das.
ORIENTAÇÕES PARA OS MUNICÍPIOS DO SEMIÁRIDO
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
FORMAÇÃO CONTINUADA. Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Ma. Maria Aparecida H. Turnes (UNIVALI) Ma. Maria Aparecida.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Bases Legais e Concepção A perspectiva orientadora da educação de jovens e adultos (EJA), em grande parte implementada nos.
Formação do professor da EB Ainda parte do problema.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
OUVIDORIA: uma prática de fortalecimento da gestão democrática e da garantia de direitos educacionais Teresa Jussara Luporini Zélia Maria Lopes Marochi.
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação Acessuas Trabalho e BPC Trabalho Santa Catarina.
IDEALIZADO PARA CUIDAR.
Currículo e Ensino de Ciências. Utopia Finalidade da educação Objetivos Valores Concepções de educação Não neutralidade do currículo, interesses, contexto.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Residência Pedagógica e processos de valorização e formação de professores para a educação básica: impasses e desafios Comissão de Educação, Cultura e.
Aula 5 e 6: CF de 1988: artigos de educação.  Retomada da aula anterior  Discussão dos artigos da CF 88.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
Boletim informativo Programa Saúde na Escola (PSE) ADESÃO PSE 2014/15 O prazo para adesão ao PSE 2014/15 foi prorrogado até o dia 06/06/14 no Portal do.
O Projeto Político Pedagógico é...
CURRÍCULO E DIVERSIDADES: EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS E EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS NOS CURSOS DE BACHARELADO E TECNOLOGIA.
A Educação Ambiental e a Escola como Espaço Educador Sustentável
Fórum Nacional de Educação Seminário Nacional - O PNE e o futuro da educação brasileira 25/06/2015 Mesa de debate: O PNE e a Qualidade da Educação Prof.
COMISSÃO DE ESTUDO SOBRE IMPLANTAÇÃO DO HORÁRIO DE TRABALHO PEDAGÓGICO – LEI 11738/2008.
1 Guia Melhores Empresas – 2012 Revista Você S/A | FIA.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
INDICADORES DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola tem condições de intervir para melhorar sua qualidade conforme.
Avaliação Pedagógica Política Nacional do Livro Júnia Sales Pereira Coordenadora Geral de Materiais Didáticos Secretaria de Educação Básica Ministério.
Curso de Gestão Democrática CENTRO MUNICIPAL DE ESTUDOS E PROJETOS EDUCACIONAIS JULIETA DINIZ – CEMEPE Júnia Alba Gonçalves Iraídes Reinaldo da Silva.
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE SOCIOEDUCADORES MATO GROSSO DO SUL Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP Secretaria de Estado de Trabalho.
“Instrução do Projeto de Lei da Câmara nº 37, de 2013 “Dispõe sobre Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas” Leandro Fialho MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/
Instrutivo para Recrutamento e Seleção da Equipe Regional 2011 PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – PIP/CBC IMPLEMENTAÇÃO DOS CBC – ANOS FINAIS DO ENSINO.
Cidades Sustentáveis Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Gerência de Gestão Ambiental Urbana e Territorial conceito,
COMUNICAÇÃO SOCIAL COM A CRIAÇÃO DE CARTILHA “CUIDANDO DO NOSSO LIXO” Silvia Mayumi Shinkai de Oliveira Autora Ana Paula da Silva Pinto Chamareli Coautora.
EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença. ESCOPO  Programa de âmbito nacional;  Portaria MF/MEC Nº 413 /2002;  Secretarias Estaduais de Fazenda.
Em 1909, o Presidente Nilo Peçanha criou 19 escolas de aprendizes artífices; Estas escolas tinham um caráter assistencialista e eram destinadas a “amparar.
O Observatório de Favelas atua como uma rede sócio-pedagógica, com uma perspectiva técnico-política, integrada por pesquisadores e militantes vinculados.
INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DO FUTEBOL. Porto Ferreira Futebol Clube, fundada em 1912 por um grupo de esportistas, tem por finalidade principal promover e.
Qualificação Profissional, Colocação no Mercado de Trabalho Competitivo e o Processo Escolar Apresentação: Maria Helena Recalcatti.
“Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei n° , de 25 de junho de 2014,
Empreendedorismo e Plano de Negócios. Profa. Bruna Panzarini.
18ª Reunião do Conselho Deliberativo 01 de julho de 2011.
Núcleo Telessaúde SC Integra o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde.
23ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL “Uso responsável da internet” Lema: Navegar sempre mas com Responsabilidade.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Programa Saúde na Escola “Uma Rede de Corresponsabilidades na Atenção Básica”
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: MESA 2 - JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente.
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa
INSTITUCIONAL Treinamento de Formação Básica Fev-14INSTITUCIONAL Fev-14.
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO – processo de formação do ser humano e de preparação para a vida em sociedade. EDUCAÇÃO FISCAL EDUCAÇÃO FISCAL - amplo projeto educativo.
Portarias nº e 1.083, ambas de 24 de maio de 2014
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
MINISTÉRIOS Na Escola. Principais Objetivos 1 - Criar Pequenos Grupos ou Classes Bíblicas 2 - Explorar as potencialidades dos educandos dando-lhes a oportunidade.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
Inserir empreendedorismo em todos os níveis da educação formal, no ensino público e privado, desenvolvendo no Paraná uma cultura empreendedora.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE SOMBRIO,
24/6/20161 Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do CDES e de 71 Organizações da Sociedade.
(Resolução SEE/1.506/10) O que é um Colegiado Escolar? - Recomposição do Colegiado. Competências do Colegiado Escolar. COLEGIADO ESCOLAR (Resolução SEE/1.506/10)
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE A CRÔNICA ALÉM DA SALA DE AULA Ana Paula Fidelis RUFINO (UFRN)
Comissão Permanente de Capacitação Proposta de Trabalho
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA REUNIÃO COM CONSELHO FECAM SECRETÁRIO MARCO TEBALDI LAGES, 16 JUNHO DE 2011.
Transcrição da apresentação:

Projeto Literário e de Desenho Categoria: Cidadania na Educação Objetivo: Estimular diante do espaço educacional a pesquisa e a criatividade, na busca por ampliar a integração entre escola e sociedade. Justificativa: A educação não tem uma fórmula pronta a seguir. A fórmula é criada, desvendada a cada passo em que estimulamos os educandos e estes, por sua vez, têm seus conhecimentos prévios que devemos levar em consideração para acrescentar nessa “fórmula” do educar, assim como a história da comunidade em que está inserido, trazendo assim a motivação necessária ao processo de ensino-aprendizagem.

Nesse sentido, a Unimed Oeste do Paraná, através dos seus recursos financeiros, humanos, tecnológicos e políticos, assume compromissos e adota uma postura de responsabilidade frente à sociedade. Dessa maneira, pautamos nossa atuação sob a ética, adotando posturas e comportamentos socialmente responsáveis aliados a sustentabilidade. Para tanto, acrescentamos o Artigo 115 – A no Estatuto Social da Cooperativa, que destaca: “A cooperativa respeitando os valores e princípios do cooperativismo passará a exercer sua função dentro da sociedade inserida, incluindo a responsabilidade social dentro da sociedade inserida, incluindo a responsabilidade social como forma de gestão estratégica e de negócios, com o intuito de contribuir de forma ética e transparente para ajudar a melhorar as condições ambientais nos municípios da sua área de abrangência. (2009:42).” Projeto Literário e de Desenho

- Resultados Obtidos: Divulgação da Marca Unimed; Incentivo à produção artística e escrita nas cidades de abrangência da área de ação da cooperativa, integração entre escola e sociedade. Investimento: 20 mil reais (Divulgação, premiação, Cerimonial e impressão dos calendários). - Não executamos pesquisas relacionadas ao projeto. - Dificuldades: Convencer os 12 municípios pertencentes a área de ação da Unimed Oeste do Paraná em participar do Projeto. - PÚBLICO ALVO: Alunos devidamente matriculados nas escolas municipais e particulares, situados nas doze (12) cidades (Céu azul, Matelândia, Ramilândia, Medianeira, Serranópolis, Missal, Itaipulândia, Santa Helena, Santa Terezinha de Itaipu, Diamante do Oeste, Vera Cruz do Oeste, São Miguel do Iguaçu) da área de ação da Unimed do Oeste do Paraná, que estejam cursando ensino de pré-escola, classe especial (para os municípios que tem essa categoria) e de 1ª ao 5ª ano. - METODOLOGIA: Diante dessa perspectiva, o projeto é apresentado aos municípios primeiramente por e- mail em seguida serão feitas visitas, pois a cada ano as mudanças se restringem ao tema e premiação. A partir desse contato aguardamos a adesão ou não das secretarias e escolas particulares. Projeto Literário e de Desenho

- O Tema em 2014 foi: “ O legado Social da Copa do Mundo”. Aproveitamos sempre um tema de destaque naquele ano. Em anos anteriores já forma abordados temas como violência no trânsito, eleições, drogas, poluição, entre outros. - Os 02 melhores trabalhos de cada município em redação e desenho são encaminhados para a Unimed (as secretarias e escolas particulares se reúnem e dispondo de uma comissão de profissionais (01 psicólogo, 01 professor de artes e outro de português) que escolherão (02) dois trabalhos de cada categoria, em cada município. - Os trabalhos são identificados por números, ocultando nomes, escola e cidade, visando à credibilidade do projeto. Sendo assim, os trabalhos são encaminhados para a UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná instituição que faz a escolha dos 12 (doze) desenhos e 12 (doze) textos, que são expostos no calendário 2015 da Unimed Oeste do Paraná, que é distribuído em toda a nossa área de ação.

- Foi realizada a cerimonia com a premiação para os 24 alunos vencedores e professores com o lançamento oficial do calendário Para os 24 (vinte quatro) alunos de todas as categorias foram oferecidos transporte e ingressos para o Parque DreamLand. - Para os professores foram oferecidos transporte, jantar na Rafain Churrascaria Show. - Para as escolas dos vencedores, são oferecidos subsídios para compra de material didático. Obs.: os prêmios variam a cada ano (Livros, Assinaturas de Revistas Educativas, Computadores para as Escolas, Jogos Educativos) PARCEIROS DESTE PROJETO: - Seguros Unimed; - UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná; - Secretarias de Educação dos municípios e escola particulares da área de ação da cooperativa.

“A educação tem caráter permanente. Não há seres educados e não educados, estamos todos nos educando. Existem graus de educação, mas estes não são absolutos”. Paulo Freire

Dr. Mauricio Garcia Diretor Superintendente OBRIGADO