BREVE HISTÓRICO PL 8255/14: SNA – ASAGOL – ABRAPAC – ATT Iniciou como PLS 434/11 para alterar a lei. 7.183/84 (Regulamentação do Aeronauta) Autoria -

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aquecimento solar em Belo Horizonte Secretaria Municipal de Meio Ambiente SMMA/PBH Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência – CMMCE/PBH.
Advertisements

OTIMIZE A VISIBILIDADE DOS ATIVOS A falta de visibilidade dos ativos e dispositivos resulta em baixas taxas de utilização de equipamentos e em excesso.
Brasil Polo Regional de Resseguros Abril Conceito do Brasil como Polo Regional de Resseguros A atração de prêmios de fora de sua jurisdição para.
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
O TRABALHO E O MERCADO DE TRABALHO. Os países variam muito por apresentarem Características: Sociais Econômicas Políticas Institucionais.
. Lei /2012 CONSIDERAÇÕES GERAIS Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no RS.
Ministério das Comunicações. Telecomunicações e Redes Inteligentes ComandoControleMonitoramento MediçãoAutomaçãoGeração distribuída Necessidade de fluxo.
Preocupações e Desafios para os Empregadores Roberto Martins Santos/SP. Agosto/2014.
Enfermagem 30 horas: A conquista no Estado do Tocantins Profa. Msc. Enfa.: Dayana Franco 2012.
Incentivos para sustentabilidade: programas Finep Felipe Arias Fogliano de Souza Cunha (Área de Tecnologia para o Desenvolvimento Social)
CERCBA - Comissão de Especialistas de Reforma do Código Brasileiro de Aeronáutica Relato Voluntário e Criminalização Proposta de novo artigo e Art. 291.
8.º Seminário sobre Relações de Consumo – IBRAC Painel 3: Comércio eletrônico: desafios e perspectivas nas relações de consumo Paulo Arthur Lencioni Goes.
Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.
IDEALIZADO PARA CUIDAR.
Audiência Pública – Senado Federal Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania Brasília, 09/12/2014.
RAMOS DO DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA E DIREITO CONSTITUCIONAL.
Brasília-DF, 26 de novembro de 2013 Diagnóstico do Setor Aéreo Brasileiro e Alternativas para o Aumento da Competitividade - EMBRATUR.
CONTAS CONTÁBEIS. CONTAS É um recurso contábil utilizado para reunir sob um único item todos os eventos e valores patrimoniais (bens, direitos ou obrigações)
Acordo de Leniência Brasília, 17 de março de 2016.
Formação de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação, com especial enfoque para o Programa Ciências sem Fronteiras Isaac Roitman Núcleo de.
A OMPETRO E OS ROYALTIES. Royalties são um compensação financeira destinada às regiões impactadas pelas atividades petrolíferas com o objetivo de compensá-las.
Edital SENAI SESI de Inovação O SENAI – Departamento Nacional (SENAI-DN) e o SESI – Departamento Nacional (SESI- DN) disponibilizarão até R$ 23,6.
TERCEIRO PAINEL IMPACTOS DA ESCASSEZ DE MOTORISTAS NOS CUSTOS.
SINDAG – SINDICATO NACIONAL DAS EMPRESAS DE AVIAÇÃO AGRÍCOLA AVIAÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA.
Audiência Pública Medida Provisória nº 663, de 2014 Mansueto Almeida – 15 de abril de 2015.
Mauricio Correia de Barros. INTRODUÇÃO OBJETIVO METODOLOGIA RESULTADOS E DISCUSSÕES CONCLUSÕES.
Sugestões para discussão na consulta pública da Nova NR 12 Fórum Acidentes do Trabalho Análise prevenção e aspectos associados – 17/09/2009 Rodolfo AG.
Produtos de Investimentos Fundos de Investimentos O que é um Fundo de Investimento? Fundo de investimento é um condomínio, ou seja, todos os membros possuem.
“Cenários da Regulação do Setor Energético no Brasil Atual e Futuro” B RASÍLIA, 20 DE AGOSTO DE º Congresso Brasileiro de Regulação 17 e 20/08/2015.
Fatigue Risk Management System (FRMS) Sistema de Gerenciamento de Risco de Fadiga Brasília, 28 de abril de
Carlos Eduardo Sanches Assessor da Undime Impacto do Piso Salarial Nacional do Magistério.
JUDICIALIZAÇÃO QUAIS AS PRINCIPAIS CAUSAS E COMO O SISTEMA UNIMED ESTÁ SE PREPARANDO.
Crescimento verde inclusivo: Dilemas de políticas Pedro da Motta Veiga Sandra Polonia Rios Junho 2013.
AVANÇOS DO PL 4330 de 2004 CDEIC - Aprovado com Substitutivo CTASP - Aprovado com Substitutivo Comissão Especial – Aprovado com Substitutivo 23 de novembro.
INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL CENTRO DE EMPREGO DE BEJA DELEGAÇÃO REGIONAL DO ALENTEJO Rui Palma.
Comentários ao PL 5.807/2013 Novo Marco da Mineração Carlos Vilhena Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal Investimento e gestão: desatando.
DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO II. Jornada de Trabalho No princípio das regulamentações sobre jornada de trabalho, havia fixação de jornada de 10 horas.
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
Secretaria de Aviação Civil – PR PROJETO DE LEI DO AERONAUTA LEI 7.183/1984 Ministro Eliseu Padilha.
Politicas Ambientais. 6º Plano de Eficiência Energética 5º Comissão temporária sobre Alterações Climáticas 4º Acordo de Copenhaga 3º Convenção das Nações.
Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança Sami Hassuani Presidente AUDIÊNCIA PÚBLICA CRE- Comissão de Relações Exteriores.
9º Ciclo de Palestras e Debates Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, Senado Federal Contribuições para o Plano Nacional de Recuperação da Vegetação.
Comissão do Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle Senado Federal.
CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não.
GESTÃO FINANCEIRA ANÁLISE FINANCEIRA DA GOL LINHAS AÉREAS ACIONISTAS:
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
SOCIAIS/SUSTENTABILIDADE
Baldur Schubert, Médico. Representante da Organização Ibero-americana de Seguridade Social (OISS) no Brasil Saúde e Seguridade Social do Servidor 61º FONAC.
Estrutura e análise das demonstrações financeiras
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: MESA 2 - JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente.
FUNDAÇÃO ROTÁRIA José Carlos Carvalho Governador Coordenador Regional da Fundação Rotária Zonas 22 A e 23 A.
Trabalho de Finanças Compulsório e Taxas de Redesconto Grupo: 1NAS6 Ana Paula Lima Felipe Fanton Flávia Pereira Sonia A J Souza.
M M A LICENCIAMENTO AMBIENTAL IBAMA M M A. 1. IBAMA E SISNAMA Em termos quantitativos, os órgãos de meio ambiente dos Estados (OEMAS) são os principais.
Aula 3 Kalecki Profa. Eliana Tadeu Terci. Kalecki Recebe influência de Marx e Keynes, preocupado em entender a dinâmica econômica: desemprego, distribuição.
Audiência Pública Fosfoetanolamina Departamento de Ciência e Tecnologia Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos Ministério da Saúde –
Ministro Relator José Múcio Monteiro Brasília, 20 de março de 2012.
Curso de Jornalismo Investigativo: uma capacitação para organizações e ativistas locais Análise e filtro de dados: oficina prática Apresentação baseada.
O setor externo Aula 11.
CONFIABILIDADE NA MANUTENÇÃO Eng° José Wagner Braidotti Junior JWB Engenharia e Consultoria S/C Ltda. Outubro de 2010.
GEOGRAFIA Professor: Wilson Forti Maria Clara Samapaio Nº 14 8ºB Pedro Henrique Ambrósio Nº 18 8ºB Rafaella Montebello Nº 19 8ºB.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
Arquivos e Métodos de Acesso SEMTAS – IDECAM – 2015 Prof. Jefferson Ferreira Natal/2015.
SPS - ACORDO SOBRE A APLICAÇÃO DE MEDIDAS SANITÁRIAS E FITOSSANITÁRIAS SPS Agreement.
Comte. Tulio Rodrigues. “Jornadas de Trabalho, horários de sono e relatos de fadiga de pilotos da aviação civil brasileira” Dra. Daniela Wey (1), Comte.
Normas Técnicas de Transporte Aéreo de Cargas
Pesquisa de Satisfação. Como tomou conhecimento do Sicoob Cosmipa O resultado revelou que a maioria dos cooperados (54%) tomou conhecimento através de.
Disciplina Economia 30 de março a 03 de abril. História da Moeda Escambo Moeda mercadoria Moeda simbólica Moeda escritural Moeda sofisticada.
Pós-graduação em Políticas Públicas Introd. Pol. Macroeconômica Aula 4 O Balanço de Pagamentos Paulani & Braga (2000), cap. 5 Curado (2008), cap. 3.
UNIVERSO Curso de Engenharia de Produção Disciplina:Fontes Alternativas de Energia Modelos Energéticos Professora: Ana Paula Diniz.
Transcrição da apresentação:

BREVE HISTÓRICO PL 8255/14: SNA – ASAGOL – ABRAPAC – ATT Iniciou como PLS 434/11 para alterar a lei /84 (Regulamentação do Aeronauta) Autoria - Sen. Blairo Maggi Relatoria - Sen. Paulo Paim Aprovado por unanimidade na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) Hoje tramitando na nesta casa, lembrando que em 26 de Novembro de 2014, passou pela CVT o PL 4824/12 de autoria do Dep. Jeronimo Georgen e relatoria do Dep. José Stedile, com o mesmo texto e aprovado por unanimidade.

PORQUE APROVAR O PL 8255/14? Outro projeto (4824/12) com o mesmo texto aprovado nesta casa e nesta comissão Lei atual (7.183/84) Recomendação da Organização Internacional da Aviação Civil (OACI) desde 2011 para a aplicação do Gerenciamento de fadiga para a aviação (FRMS) UE, USA, Austrália e Canadá já aplicam os conceitos recomendados pela OACI 20% dos acidentes no mundo tem a fadiga com fator contribuinte

PORQUE APROVAR O PL 8255/14? Pesquisa de empresa brasileira apontou que 78% dos erros de pilotos tinha a fadiga como fator contribuinte CENIPA adota metodologia para investigação de acidentes aeronáuticos desde 2014 (Comissão Nacional de Fadiga Humana - CNFH apresentou ao Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos - CNPAA) Porque não estamos falando em nos adiantarmos, e sim corrigirmos fatores nocivos à segurança de voo e a sociedade, já somos retardatários

PORQUE APROVAR O PL 8255/14? BRASIL LEI ATUAL PR Á TICAS INTERNACIONAIS At é 06 madrugadasM á ximo 03 madrugadas Sem limites de madrugas consecutivas S é rie de regras mitigat ó rias Jornada de 11 horas Jornada conceito FRMS 8 à dias fora de casa, at é 6 dias consecutivosEm m é dia 17 dias 06 dias em escala de voo, 01 folga ú nicaBloco de folgas, mitiga a folga ú nica Commuting m é dio 03 horasCommuting m é dio 15 min. 02 aeroportos por base contratual01 aeroporto por base

PORQUE APROVAR O PL 8255/14? Uso do sinto de segurança nos automóveis Aumentou a segurança? Quantas vidas o sinto de segurança salvou? (lei 7.183/84)

PORQUE APROVAR O PL 8255/14? E depois do Airbag e Freios ABS? O PL 8255/14 é o "airbag e freios ABS“ do usuário do transporte aéreo Há quanto tempo já existia o Airbag e Freios ABS? Há quanto tempo o mundo fala em FRMS? Quantas vidas salvaremos? Se falamos em segurança e dignidade no trabalho, falamos em sustentabilidade!

PRODUTIVIDADE Porque os aeronautas estariam preocupados com a produtividade? Os salários dos aeronautas são compostos por, em média, 50% de produtividade Um impacto significativo na produtividade, seria sentido imediatamente pelo próprio aeronauta

COMO MANTER A PRODUTIVIDADE? Situação atual

COMO MANTER A PRODUTIVIDADE? Missão dos aeronautas: O que foi flexibilizado no PLLei atualPL 8255/14 Limite de horas mensais85/235/850 - mês/trim/ano90/900 mês/ano JornadasMáximo 11 horas diáriasDe 9 à 12 FRMSRígido na leiPrevisão de flexibilização em necessidades específicas Resultados FRMSAlto nível de absenteísmoRedução 34% redução absent. Sazonalidade produtivaNão considera12/10 folgas meses de alta Ajustes Jurídicos/ reserva / tempo de solo Grande passivo trabalhistaElimina o passivo

COMO MANTER A PRODUTIVIDADE? Missão dos aeronautas: Aumentar a eficiência e a produtividade Otimizar software de confecção de escalas Diminuir tempo de solo e voos improdutivos Renegociação de seguros das aeronaves

COMO MANTER A PRODUTIVIDADE?

CENÁRIO ECONÔMICO Cenário econômico na contra-mão da economia para 2015 Variação cambial acima da média? Mas, a variação do petróleo que corresponde em média à 37% dos custos, também teve uma variação, só que negativa Já está aprovado o Pdar (Programa de desenvolvimento da aviação regional) Câmbio variou positivamente de, em média, R$ 2,40 em 2014, para R$ 3,00 em 2015 Petróleo teve queda de aproximadamente U$ 110 em 2013, para U$ 55 em 2015

CENÁRIO ECONÔMICO Variação da taxa de câmbio: -Cada ponto percentual impacta em 60 millões para as empresas aéreas Variação do petróleo: -Cada ponto percentual impacta em 180 milhões para as empresas aéreas Custo total das empresas aéreas aproximadamente 35 bil ano - Resultado aproximado de 3 bil de economia para 2015

CENÁRIO ECONÔMICO

CONCLUSÃO O que está sendo requerido é recomendação e defendido por órgãos renomados no mundo da aviação como a OACI, IATA, IFALPA. Existem as medidas compensatórias, desde que cada parte faça sua parte, precisa-se sair da zona de conforto para reinventar a maneira de fazer, ou copiar de quem o faz Os conceitos do projeto trazem segurança aos usuários e sustentabilidade às empresas a médio e longo prazo Se achamos que investir em segurança caro, experimentemos um acidente.

Texto.....

Muito obrigado!