Qualidade de vida e sintomas depressivos em pacientes renais crônicos submetidos à hemodiálise Rosario BP 1, Parcias SR 2 ( 1-Bolsista PUIC, medicina 2-Prof.Drª.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ATENDIMENTOS CONJUNTOS COM OUTRAS ESPECIALIDADES DA SAÚDE PARA A REAL FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Kubo.
Advertisements

Violência Domestica e Familiar contra a Mulher: uma realidade a ser enfrentada Elivete Cecília de Andrade - Curso de Serviço Social Campus Sul – Tubarão.
Aula 5 Bioestatística. Estatísticas para uma variável.
CARTILHA DE APOIO COMPUTACIONAL AO CÁLCULO Área de Conhecimento: Ciências Exatas e da Terra Autor: Christian Wagner Programa: PUIP Curso: Engenharia Civil.
Fator de risco e efeitos adversos dos pacientes em tratamento para o HCV nos municípios de Tubarão e Criciúma Ciências da Saúde ALEXANDRE DA ROSA (PUIC);
Unimed ABC - Nº de vidas: MEDICINA PREVENTIVA 1.Promoção e Prevenção de Saúde: (equipe multidisciplinar) Gestantes Ginástica Adaptada Obesidade.
SANEAMENTO, SAÚDE E EDUCAÇÃO EM MUNICÍPIOS CEARENSES: UMA ANÁLISE COMPARATIVA JOSÉ GARCIA ALVES LIMA CARLOS VANGERRE DE ALMEIDA MAIA MARIA JANAINY COSTA.
UNASP CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA 1- A metodologia Observação meticulosa e sistemática da natureza e fenômenos naturais → primeiras indagações.
Administração Rural: Uma análise da Depreciação Ciências Agrárias/Agronomia Autor: Victor Boppré (PUIC 2008) Orientador Prof. M.Sc. Sílvio Tiago Cabral.
Flexibilidade do tempo de trabalho. Tempo de trabalho Tempo de trabalho: qualquer período durante o qual o trabalhador está a desempenhar a actividade.
Propriedades psicométricas da versão Portuguesa do Adolescent Pediatric Pain Tool (APPT/PT) Coimbra, Junho 2013 PTDC/CS-SOC/113519/2009 Luís Batalha, Ananda.
QFD: Desdobramento da Função Qualidade
ESTUDO TRANSVERSAL.
Aula 5. Teste de Hipóteses II. Capítulo 12, Bussab&Morettin “Estatística Básica” 7ª Edição.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Daniel Ramos Nogueira Metodologia do Trabalho Científico #07 1.
Bullying se refere às agressões verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, exercidas por um ou mais indivíduos causando dor e angústia, para intimidar.
Introdução CARRARA-ANGELIS, MOURÃO, FÚRIA, 1999 A deglutição é definida como processo que resulta no transporte do alimento da boca ao estômago. PreparatóriaOralFaríngeaEsofágica.
A CONTRIBUIÇÃO DOS ESTABELECIMENTOS FARMACÊUTICOS NA PREVENÇÃO E NO MANEJO DAS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS: O CASO DE UMA CIDADE DO SUL DE SANTA.
3. CRESCIMENTO ECONÓMICO, PRODUTIVIDADE E NÍVEL DE VIDA Economia II – Estes materiais não são parte integrante da bibliografia da unidade curricular.
Mecânica Teórica Introdução e conceitos básicos da Mecânica Teórica:  Campos de Física Teórica;  Objecto de estudo;  Métodos da mecânica teórica; 
Projeto de Iniciação Científica ZOOTERAPIA Bicudo, G.B.C. Castilho, I.T. Christofoletti, M.M. Colégio Claretiano de Rio Claro, Rio Claro, São Paulo Introdução.
CONHECIMENTOS DA EQUIPE DE ENFERMAGEM SOBRE PREVENÇÃO DE ÚLCERAS POR PRESSÃO Profa. Doutoranda Nariani Souza Galvão. Acadêmica de Enfermagem: Maria Alice.
USO RACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ILUMINAÇÃO FORÇA MOTRIZ (ACIONAMENTOS) Lineu B Reis 2010.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
AVALIAÇÃO DA PRESENÇA DE ACOMPANHANTE DURANTE AS SESSÕES DE QUIMIOTERAPIA NO INSTITUTO BRASILEIRO DE CONTROLE DO CÂNCER (IBCC) Autores: Kawata M.F., Kawamura.
Autores: Fernando Cal Garcia Filho; Natália de Azevedo Modesto; Rui Godoy Maciel; Lucas Cortizo Garcia; Fabio Matos; Fernanda Cortizo Garcia.. TRATAMENTO.
Título do Trabalho: PERFIL DAS CIRURGIAS PLÁSTICAS REALIZADAS NO HOSPITAL SOCIMED E NO HOSPITAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE TUBARÃO – SC. Circe da Cunha.
Prevenção secundária do câncer de mama: desempenho de um ambulatório de oncologia. Ciências Biológicas / Ciências Médicas e da Saúde Kelly Chris Machado.
LDB E A PSICOLOGIA Profª Cristina Pinho.
Aptidão física funcional do trabalhador idoso Engenharia e Ciências da Saúde Joice Kuhnen (graduanda) Profas. Ana Regina Dutra e Anna Quialheiro A. da.
Avaliação Psicomotora em Idosos, residentes no Lar dos Velhinhos em Tubarão-SC, durante o segundo semestre de 2008 e primeiro semestre de Ciências.
Relação entre a medida clínica da espasticidade pela escala de Ashworth e os achado da cinética em pacientes com paralisia cerebral GMFCS I, II e III Lauro.
CONSUMO DE ÁLCOOL EM GESTANTES ATENDIDAS NA REDE MUNICIPAL DE ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE EM TUBARÃO, SC – UNISUL (PUIC), CIÊNCIAS DA SAÚDE - MEDICINA. MARIA,
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
Projeto de Pesquisa em Psicologia Social – PPPS MÉTODOS DE COLETA DE DADOS na Pesquisa Qualitativa 06/06/2011 2o Bimestre.
ANÁLISE SEMIOLÓGICA DO DIAGNÓSTICO MÉDICO: QUANDO O SILENCIAMENTO SIGNIFICA Campus Tubarão – Medicina – Programa de Ciências da Linguagem REIS, Talita.
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE GESTANTES ATENDIDAS NOS ESF DO MUNICÍPIO DE SÃO LUDGERO NO ANO DE Ciência da Saúde, Nutrição, Tubarão. Introdução.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL – 2007 UFRJ / Instituto Brasil PNUMA Prof. Ricardo L.P. de Barros SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA Definições Certificação.
Escalas de Demência Aula 1 Bateria Breve
TESTES DIAGNÓSTICOS 1 Epidemiologia Analítica. CASO CLÍNICO (1) Passo 1: Queixa principal e HPP Homem de 61 anos, comerciário, atendido na UPA QP: tosse.
INCIDÊNCIAEPREVALÊNCIA. POPULAÇÃO DE RISCO Medidas de ocorrência de doenças – estimativa correta do número de pessoas em consideração – apenas pessoas.
ASPECTOS RENAIS DO IDOSO
Fases da Pesquisa Científica  tema = assunto que se deseja estudar e pesquisar. Deve ser preciso, específico, e escolhido de acordo com o interesse, as.
AVALIAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DA DOENÇA DE LEGG – CALVÉ – PERTHES NO HOSPITAL MARTAGÃO GESTEIRA Autores : Fernando Cal Garcia Filho; Isaura Luiza Marques de.
Avaliação da qualidade de medicamentos antihipertensivos distribuídos pela Prefeitura Municipal de Tubarão, Ciências Farmacêuticas BIANCHIN, M. D.; KÜlkAMP,
Padronização da Análise de Urina Requisição do Exame  Orientação ao Paciente  Coleta do Material  Entrega do Material  Conferência do Material  Transporte.
Angelica dos Santos Vianna defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg ANAMNESE OCUPACIONAL 21 de agosto.
IDADE PARA CONTROLE ESFINCTERIANO EM CRIANÇAS: EXPECTATIVAS E INTERVENÇÕES DOS PAIS. TUBARÃO, SC – UNISUL (PUIC), CIÊNCIAS DA SAÚDE - MEDICINA. FIDELIS,
Profa. Claíde Abegg / Rosane Davoglio
ARGUMENTAÇÃO. Não há o que discutir e argumentar, onde reina o consenso. É exatamente o dissenso seu campo de atuação. Lineide Mosca, 2006.
ESTÁGIO OBRIGATÓRIO arquitetura e urbanismo
AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA TERAPÊUTICA, GUIADA PELA ESCADA ANALGÉSICA DA OMS, SOBRE A QUALIDADE DE VIDA DO PACIENTE COM DOR ONCOLÓGICA Autores: MESTIERI,
PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRATUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA Controle da Hipertensão Arterial com grupos de intervenção educacional.
Maria Izabel de Freitas Filhote defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg ANAMNESE OCUPACIONAL.
ESTABELECIMENTO DA IDADE DENTÁRIA PELO MÉTODO DE DEMIRJIAN EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES INFECTADOS PELO HIV. PEROTTA, M.*; GLEISER, R. Disciplina de Odontopediatria.
Curso de Jornalismo Investigativo: uma capacitação para organizações e ativistas locais Análise e filtro de dados: oficina prática Apresentação baseada.
Sistema para agendamento e controle de pacientes para a Clínica Escola de Fisioterapia (CEF) da Unisul Ciências Exatas e da Terra Johannes S Silveira Ferreira.
Maira de Souza Flôr: bolsista do PUIC; acadêmica do Curso de Psicologia, Campus Norte, Pedra Branca. Anita Bacellar: orientadora do PUIC; docente do Curso.
1 Rule-Evolver n Ferramenta desenvolvida para Evolução de regras em Bases de Dados por Algoritmos Genéticos n CBuilder n Estrutura modular n Características.
EFEITO DO TRATAMENTO CRÔNICO COM LÍTIO NA ATIVIDADE MOTORA DE RATOS WISTAR. 1BOING, L.S., 1GRALA, C.G., 1DAL-BÓ, M.B., 1MEDEIROS, V.S., 1AGNOLETTO, G.J.,
Indicadores de Saúde Conceito
Avaliação dos indicadores de prescrição e de acesso a medicamentos no sistema único de saúde de um município da região da AMUREL Juliana Medeiros de Souza.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Campus Capão do Leão Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos Curso de Licenciatura em Química Recepção.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Amarante, J 1. Maia, A 1. Moreira, J 1. Ferreira, A 1. Serra, N 1 1 Instituto Politécnico da Guarda – Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto.
AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE COMPREENSÃO DE TEXTOS EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS Introdução O objetivo deste estudo foi verificar a compreensão textual de estudantes.
O principais resultados encontrados foram: Propriedades pesquisadas em 8 municípios: São Ludgero, Gravatal, Tubarão, Treze de Maio, Jaguaruna, Laguna,
Estudo de utilização de medicamentos em idosos residentes na área de cobertura do Serviço de Apoio Integrado a Saúde (SAIS) PATRÍCIA LUIZ DE ARAÚJO (PUIC);
HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Odontologia Disciplina de Epidemiologia Geral.
Transcrição da apresentação:

Qualidade de vida e sintomas depressivos em pacientes renais crônicos submetidos à hemodiálise Rosario BP 1, Parcias SR 2 ( 1-Bolsista PUIC, medicina 2-Prof.Drª Neuroanatomia, Orientadora, Campus Tubarão) Introdução A insuficiência renal crônica (IRC) pode ser caracterizada pelo resultado de lesões irreversíveis e progressivas provocadas por doenças que tornam o rim incapaz de realizar suas funções. A hemodiálise, enquanto um procedimento de apoio à função renal, consiste na remoção de substâncias tóxicas e excesso de líquido por uma máquina de diálise, em um procedimento cuja duração leva de 2 a 4 horas, exigindo que o paciente se desloque para a unidade de tratamento numa freqüência de 2 a 4 vezes por semana, alterando de maneira singular seu cotidiano e com isso sua qualidade de vida. Kovac, Patel, Peterson e Kimmel (2002) destacam que a depressão é a desordem psiquiátrica mais comum em pacientes em estágio final da doença renal (ESRD) tratados com hemodiálise, sendo que a extensão do efeito depressivo ao longo do tempo tem como conseqüência a mortalidade. Além disso, a depressão ocasiona diminuição da imunidade e diminuição dos cuidados pessoais diminuindo a aderência aos tratamentos e dietas. Quase metade de todos os pacientes em diálise refere sintomas depressivos. Mas em menos de 25% deles os sintomas são graves o suficiente para um diagnóstico de transtorno depressivo maior (TDM). A avaliação de qualidade de vida relacionada à saúde é um modo de análise de todos os aspectos que merecem ser considerados na avaliação dos pacientes e tem se tornado uma ferramenta importante, particulamente como uma variável capaz de verificar o impacto da doença, saúde e tratamento. O Inventário de Depressão Maior é um questionário contendo 10 itens que avaliam os sintomas de depressão de fácil aplicação e entendimento, serve como rastreio desta comorbidade e como todos os questionários jamais substitui a entrevista e o exame clínico. O questionário sobre qualidade de vida WHOQOL- Bref é uma versão abreviada composta pelas 26 questões que obtiveram os melhores desempenhos psicométricos extraídas de sua versão extensa com 100 questões. Assim diagnosticar precocemente a depressão em pacientes com doenças crônicas é de suma importância no que diz respeito à mortalidade e morbidades associadas à diálise. Ainda a aderência ao tratamento está relacionada com todo um complexo comportamental do paciente em relação à sua doença e é influenciada diretamente pelo bem-estar físico e mental do doente crônico. Objetivo Avaliar a relação entre qualidade de vida e sintomas depressivos em pacientes renais crônicos submetidos à hemodiálise na Clínica de Doenças Renais de Tubarão - SC. Metodologia Foi realizado estudo transversal observacional descritivo em 30 pacientes com diagnóstico de insuficiência renal crônica em programa de hemodiálise na Clínica de Doenças Renais de SC no período de setembro à dezembro de Foram incluídos neste estudo pacientes maiores de 18 anos, que estejam em diálise por no mínimo de 6 meses. Foram excluídos pacientes que possuam alguma condição sistêmica grave. A estes pacientes foi aplicado na mesma ocasião o questionário MDI e WHOQOL-breef. À todos os pacientes foi entregue e solicitado que assinem o termo de consentimento livre e esclarecido, este trabalho está sendo submetido à aprovação do comitê de ética e pesquisa da Unisul – CEP. Os dados foram analisados através do programa estatístico SPSS versão Resultados A amostra foi composta por 30 pacientes, com idade média de 52, 5 anos, sendo 63% do gênero masculino e 37% do gênero feminino. A maioria dos pacientes era casado(75,9%) e aposentado (73,7%).A escolaridade média foi de 7,35 anos. O tempo médio de diálise foi de 3,7 anos e todos os pacientes realizavam 3 sessões semanais de diálise. A pontuação média pelo MDI foi 14,1(mediana, moda). A presença de síntoma depressivo foi observada em 37% (n=11) da amostra, enquanto 63% (n=19) não apresentou esses sintomas. Esta prevalencia de sintomas depressivos se aproxima ao descrito trabalhos anteriores. A maioria da amostra referiu 89,6%(n=26) apresentou boa qualidade de vida quando avaliados pelo WHOQOL- breef, contrastando com 10,3%(n=6), apenas um indivíduo não completou totalmente o questionário. Quando estes mesmos individuos foram indagados sobre sua qualidade de vida 68,9%(n=20) referiu boa qualidade de vida e para 31%(n=9) uma qualidade de vida ruim foi referida, apresentando significancia estatística (p< 0,05). Figura abaixo: Conclusão Em nossa amostra foi possível concluir que os sintomas depressivos estavam presentes em menos da metade dos pacientes, bem como a grande maioria apresentava, apesar da hemodiálise crônica, uma boa qualidade de vida. Apoio Financeiro: Unisul Causas que levaram à IRC : p = 0,041 Bibliografia: 1-KIMMEL, P.L. - Depression I Patients with Chronic Renal Disease. What we Know and What We Need to Know. J Psychosm Res 53:951-6, KIMMEL, P.L.; PETERSON, R.A.; WEIHS, K.L. et al. – Multiple Measurements of Depression Predict Mortality in a Longitudinal Study of Chronic Hemodialysis Patients. Kidney Int 57:2093-8, ROSARIO, BP; Parcias SR; Souza BC; Laus FF; Iwersen AS; Sakae TN; Xavier AJ. Validação da versão em português do Inventário de Depressão Maior (MDI). Trabalho de conclusão de curso, Relação entre qualidade de vida e sintomas depressivos. Pearson 0,455