Processos Decisórios Aula Apresentação do Plano de Ensino. 2. Unidade 1 – Definição de Processos Decisórios
Plano de Ensino Ementa; Objetivos Gerais; Objetivos Específicos; Conteúdo Programático (parte I e II); Estratégias de Trabalho (expositiva e trabalhos em grupos); Avaliação: NP1, NP2, SUB e EXAME. As NP1 e NP2 serão compostas por 30% de atividades e 70% de prova (12 questões, sendo 9 testes e 3 discursivas); Bibliografia (básica, virtual e complementar).
Conteúdo Programático Parte I – O Processo Decisório; Unidade 1 – Definição de Processos Decisórios 1.1. A função do administrador; 1.2. Administradores e a tomada de decisão; 1.3. Tipos de decisão. Bibliografia: capítulo 4 do livro Administração: Teoria e Prática no Contexto Brasileiro. Sobral, Filipe e Peci, Alketa. Ed. Pearson.
1.1. A função do Administrador - Estamos sempre tomando decisões na vida pessoa e profissional; - A função principal do administrador é decidir; - A qualidade das decisões determina o desempenho das empresas; - Uma indecisão é, por vezes, muito mais prejudicial para a organização do que uma má decisão; - Mas tomar decisões não é tarefa fácil; - Caso introdutório: A entrada da Mercedes-Benz no Brasil.
1.1. A função do Administrador - A tomada de decisão é parte essencial do trabalho do administrador; - Dificuldade em prever o futuro: a decisão é tomada num ambiente de incerteza; - Dificuldade de reverter uma decisão errada: muitas vezes são feitos investimentos, às vezes altos, nas tomadas de decisão. - Conceito de decisão: “escolha entre alternativas ou possibilidades com o objetivo de resolver um problemas ou aproveitar uma oportunidade”.
1.1. A função do Administrador - Associada a cada alternativa de decisão está a incerteza de suas consequências e impactos; - Isso tem levado o homem a uma busca de novas ferramentas e modelos para ajudá-lo a decidir; - Chester Barnard – introduziu a tomada de decisão no campo da administração. A partir dele, o administrador passou a ser visto como alguém que não só delibera, como também põe em prática as soluções para os problemas;
1.1. A função do Administrador - Herbert Simon e Henry Mintzberg: lançaram as bases do estudo do processo decisório em administração; - Desde o trabalho de Barnard, a tomada de decisão passou a ser encarada como a essência do trabalho de um administrador; - As decisões são tomadas no contexto das quatro grandes funções da administração: a) Finanças; b) Marketing; c) Recursos Humanos; d) Produção.
1.1. A função do Administrador Finanças: Quais são os objetivos financeiros da organização? Que investimentos devem ser priorizados? Como devemos financiar a atividade da organização? Qual a política de distribuição de dividendos?
1.1. A função do Administrador Marketing: Qual é a estratégia de distribuição mais adequada aos objetivos da organização? Que tipo de incentivos devemos usar com a equipe de vendedores? Que tipo de campanha publicitária é mais adequada para esse produto? Como podemos avaliar e controlar o desempenho da equipe de vendedores?
1.1. A função do Administrador Recursos Humanos: Que política salarial deve ser instituída na organização? Devemos ter um processo de recrutamento interno ou externo? Qual o estilo de liderança mais eficaz? Que ações de treinamento são necessárias para aumentar a produtividade?
1.1. A função do Administrador Produção: Que fornecedores devemos utilizar? Qual volume de produção devemos planejar para o próximo mês? Como podemos organizar o layout de produção para otimizar o processo? Qual o sistema de controle do processo produtivo mais adequado para garantir a qualidade dos produtos?
1.2. Administradores e a tomada de decisão - Cada situação de decisão pode ser organizada em uma escala que vai da completa certeza à completa incerteza de acordo com a disponibilidade de informação sobre cada alternativa e seus resultados: a) CERTEZA – toda a informação necessária para a tomada de decisão se encontra disponível; b) RISCO – não é possível prever com certeza os resultados de cada alternativa, mas há informações para estimar a probabilidade de acerto: c) INCERTEZA – informação sobre as alternativas e suas consequências é incompleta.
1.3. Tipos de Decisão Certeza Risco Incerteza Nível Operacional Nível Estratégico Decisão Programada Decisão Não Programada
1.3. Tipos de Decisão - Decisões PROGRAMADAS – são para situações repetitivas e estruturadas, determinadas por abordagens específicas para as quais a organização já desenvolveu mecanismos de atuação e controle; - Esse tipo de decisão é uma resposta a problemas organizacionais recorrentes e serve para resolver situações simples ou complexas, desde que sejam bem estruturadas e definidas; - Exemplo: quando um lote de produtos não passa no controle de qualidade.
1.3. Tipos de Decisão Métodos para tomadas de decisões programadas 1) Regras – normas explícitas para uma situação estruturada. Exemplo: um supervisor sabe como proceder quando um empregado chega atrasado ou falta ao serviço; 2) Procedimentos – série de etapas sequenciais e inter-relacionadas que devem ser seguidas para responder a uma situação bem estruturada. Exemplo: manuais de qualidade; 3) Políticas – orientações genéricas sobre como proceder em situações recorrentes, mas pouco estruturadas.
1.3. Tipos de Decisão Métodos para tomadas de decisões programadas 1) Regras – normas explícitas para uma situação estruturada. Exemplo: um supervisor sabe como proceder quando um empregado chega atrasado ou falta ao serviço; 2) Procedimentos – série de etapas sequenciais e inter-relacionadas que devem ser seguidas para responder a uma situação bem estruturada. Exemplo: manuais de qualidade; 3) Políticas – orientações genéricas sobre como proceder em situações recorrentes, mas pouco estruturadas.
1.3. Tipos de Decisão - Decisões NÃO PROGRAMADAS – são soluções específicas para resolver situações desestruturadas e pouco frequentes, para as quais a informação é incompleta e ambígua; - São normalmente decisões que, por sua importância para a organização, exigem que se desenvolva uma resposta customizada; - Exemplo: abertura de nova fábrica, entrada em um novo mercado ou lançamento de um produto.