História da administração. A palavra administração vem do latim ad (direção para, tendência) e minister (subordinação ou obediência), isto é, aquele que.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Administração – Principais correntes
Advertisements

A TEORIA DA BUROCRACIA MAX WEBER ( ).
Introdução à Administração
INDYU Equipe:Tiago magalhães Jefferson Vinicius Hugo Guilherme André.
Definição de Comportamento no Behaviorismo Radical  Compromissos filosóficos, dinâmica do comportamento, eventos- estados-processos: relação organismo.
Gestão de Pessoas I Unidade II – O Papel do Agente de Mudança Prof.ª Adriana Bortolon Carvalho Cardoso
Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo Teoria Geral da Administra ç ão Fundamentos da Gestão do Esporte e do Lazer.
O Público e o Privado na Economia Contemporânea Professor: Dr. Rinaldo Ribeiro Moraes UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS.
PROGRAMA DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL - PCEDR BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS.
Slides 3 – Prof. Isaak – Gestão corporativa de negócios ESTRUTURA & HIERARQUIA As mudanças na estrutura organizacional existem para satisfazer a necessidades,
Estrutura Organizacional
Frederick Winslow Taylor ( ) – EUA De origem de família enriquecida pelo comércio com a Índia. Estudou em Harvard, abandona os estudos para trabalhar.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Este material é para uso somente em sala de aula. Nenhuma parte deste documento deve ser distribuída, citada ou copiada.. Taquara, 14 de outubro de 2015.
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
Gerência de Projetos. Benefícios Obtidos com GP Benchmark de problemas mais comuns em projetos.
Escolas Fundadoras da Administração: Fayol
Felipe Moreira. contexto MÉTODO DE CONVENCER OS OUTROS A FAZEREM O QUE FOI PLANEJADO. “CONSEGUIR QUE OS OUTROS FAÇAM O QUE É NECESSARIO EM VEZ DE VOCÊ”.
REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM METASÍNTESE: ATUALIDADES.
Metáfora 1 Imagens da Organização Cap. 2 As organizações como máquinas Gestão Ambiental Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo.
Teoria da Contingência Prof. Me. Wesley Vieira Borges
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
O Sistema e a Contingência Luciano Thomé e Castro.
Universidade do Estado de Santa Catarina DEPS – Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Estudo de Tempos e Métodos Estudo de Tempos e Métodos.
Adriano Mendonça Dante Guilherme Diego Juvêncio Eduardo Coelho Márcio R. Oliveira CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA.
SOCIOLOGIA WEBERIANA Prof. Saulo Carvalho. Karl Emil Maximilian Weber ( ) Entre os fatores de importância incontestável estão as estruturas racionais.
ERGONOMIA É o estudo da adaptação das
Introdução à Administração
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
Teoria das organizações -Profº Maximiano Pôrto
Normalização ISO 10002:2005 Tratamento de Reclamações
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
Sociologia das Organizações Janiara Medeiros 10/03/2010.
Fundamentos do Comportamento Organizacional I AULA : capítulo 10: Liderança e confiança LIDERANÇA E CONFIANÇA CAPÍTULO 10.
PROFª DRª GECIANE PORTO CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS ORGANIZAÇÃO, GERÊNCIA E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO NEGÓCIO.
MÉTODOS DE PROCEDIMENTOS
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL – 2007 UFRJ / Instituto Brasil PNUMA Prof. Ricardo L.P. de Barros SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA Definições Certificação.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Slides 1 – Prof. Isaak – Gestão corporativa de negócios IMPORTÂNCIA DAS ORGANIZAÇÕES NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA 1 – Por que estudar as organizações ? Homem.
INICIAÇÃO AO ESTUDO DA ADMINISTRAÇÃO Eng. Mecânica EM10P18 Daniel Tronto RA: A535JF-1 João Henrique de Godoy RA: GRUPO 1 Prof. Dra. Simoni M.
Gestão das organizações. O que é uma organização? Organização: “Grupo social em que existe uma divisão funcional do trabalho e que visa atingir através.
A Teoria dos Sistemas Abertos e a Perspectiva Sociotécnica das Organizações Luciano Thomé e Castro.
UEMS – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Professora: Msc.:Marta Sulema M.González Biolchi.
Psicologia aplicada ao trabalho
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
Teoria Geral de Sistemas
1 ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Profª. Graziela Fátima Pereira CRA/MG
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS BIBLIOTECÁRIOS Professora Ana Paula Soares.
Fundamentos da Administração
Administração Mercadológica Profa. Liliane Martins Cabral
Pesquisa Científica “É um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer.
Avaliação de Desempenho É uma apreciação sistemática do desempenho do indivíduo na função, assim como do seu potencial de desenvolvimento. Permite: Localizar.
ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO.
Fundamentos da Administração
R EENGENHARIA E M ODOS DE P RODUÇÃO. Taylorismo O que é: Também conhecido como Administração Científica, o Taylorismo é um sistema de organização industrial.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerência e Organização.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
TGA – Teoria Geral de Administração Teoria Geral da Administração CAPÍTULOS 1.A GLOBALIZAÇÃO E SEUS EFEITOS 2.GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS 3.ADMINISTRAÇÃO.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
1 Direção e Liderança 2 Direção atividade técnica de determinar, comandar, orientar e essencialmente decidir na consecução de obra ou serviço.
Avaliação de Desempenho AGREGANDO PESSOAS RECOMPENDANDO PESSOAS DESENVOLVENDO PESSOAS MONITORANDO PESSOAS MANTENDO PESSOAS APLICANDO PESSOAS.
Teoria da Burocracia.
Teoria Geral de Administração Introdução Abordagem prática.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social
ADMINISTRAÇÃO BÁSICA.
Organização, Sistemas e Métodos Aula 2 – Conceitos (continuação)
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

História da administração

A palavra administração vem do latim ad (direção para, tendência) e minister (subordinação ou obediência), isto é, aquele que presta um serviço a outro.

Hoje, a tarefa da administração foge da definição inicial e sua tarefa é interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional através do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, afim de alcançar os objetivos da maneira mais adequada

A teoria geral da administração começou com o que chamamos de “ênfase nas tarefas” (atividades executadas pelos operários em uma fábrica) com a administração científica de Taylor.

 Cada uma das teorias administrativas buscaram privilegiar uma destas cinco variáveis:  Tarefas  Estrutura  Pessoas  Ambiente  Tecnologia

2

Administração Cientifica surgiu nos Estados Unidos em 1900 Clássica surgiu em França em 1916 Burocracia surgiu na Alemanha em 1930 Relações Humanas surgiu nos Estados Unidos em 1933

Todas as teorias apresentadas são válidas e surgiram como uma resposta para os problemas empresariais mais relevantes em sua época e todas foram bem sucedidas. De certo modo são aplicáveis aos dias de hoje e o administrador precisa conhecê-las para ter a sua disposição alternativas interessantes para cada ocasião. Por exemplo, a moderna indústria automobilística utiliza em suas linhas de montagem os mesmos princípios da Administração Científica, enquanto os gerentes se preocupam com a Teoria do Comportamento Organizacional.

Pode se dizer então que a tarefa básica da administração é fazer coisas através das pessoas, com os melhores resultados. A administração é a própria atividade organizacional e tornou-se vital e indispensável. Em uma sociedade de organizações, onde a complexidade e a interdependência das organizações são o aspecto crucial, a administração avulta como fator chave, tanto para a melhoria da qualidade de vida quanto para a solução dos problemas mais complexos que afligem a humanidade hoje.

No início do século XX dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos a respeito da Administração. Um era americano, Frederick W. Taylor e desenvolveu a Escola da Administração Científica; aumento da eficiência da indústria através da racionalização do trabalho do operário). O outro era europeu, Henri Fayol, desenvolveu a chamada Teoria Clássica, preocupada em aumentar a eficiência através da estruturação e disposição dos órgãos componentes das organizações e suas inter- relações. Estas duas orientações juntas formam então o que chamamos de Abordagem Clássica ou Tradicional da Administração. Aborgagem Clássica da administração

11 Abordagem Clássica da administração Abordagem Clássica da Administração Científica Teoria Clássica Taylor Fayol Ênfase nas Tarefas Ênfase na Estrutura

 Antes de Taylor ◦ Sistema de Iniciativa e Incentivo ◦ Baixa produtividade ◦ Baixos salários  Importância de Taylor: ◦ Pioneirismo: análise sistemática de organizações ◦ Ciência, em lugar de empirismo ◦ Harmonia de interesses entre patrão e empregado ◦ Alta produtividade ◦ Altos salários Administração Científica

A preocupação em criar uma Ciência da Administração começou com a experiência concreta e imediata do trabalho de operários e com ênfase nas tarefas. No primeiro período de sua obra Taylor voltou-se exclusivamente para a racionalização do trabalho dos operários. Filme Tempos Modernos Administração Científica

A Organização racional do trabalho se fundamenta nas seguintes análises do trabalho operário: Estudo dos tempos e movimentos Fragmentação das tarefas Especialização do trabalhador Buscava-se a eliminação do desperdício, da ociosidade operária e a redução dos custos de produção. Nesta fase, a única forma de se obter a colaboração do operário era através de incentivos salariais e prêmios de produção. O salário era a única fonte de motivação.

A teoria Burocrática e a sua origem As origens da burocracia remontam à época da antiguidade, quando o ser humano elaborou e registou os seus primeiros códigos de normatização das relações entre o Estado e as pessoas entre pessoas. Contudo, a burocracia tal como existe hoje, teve origem nas mudanças religiosas verificadas após o Renascimento. Representante – Max Weber Ênfase – Estrutura organizacional Conceito de Empresa – Organização formal, constituída por um sistema social e por um conjunto de funções especializadas

A teoria Burocrática e a sua origem Princípios: - Caráter formal das organizações - Caráter racional e divisão do trabalho - Impessoalidade das relações - Profissionalização - Competência Técnica - Rotinas e procedimentos estandardizados - Separação entre propriedade e administração

A teoria Burocrática e a sua origem Caraterísticas: A empresa baseia-se na racionalidade (adequação dos meios aos fins) a fim de garantir o máximo de eficiência. Objetivo: Máxima eficiência Críticas: - Excesso de racionalismo - Conservadorismo das normas - Sistema fechado - Desconhecimento da organização informal - Abordagem descritiva e explicativa

Teoria das Relações Humanas A Teoria das Relações Humanas nasceu da necessidade de corrigir-se a forte tendência da desumanização do trabalho surgida com a utilização de métodos rigorosos, científicos e precisos, aos quais os trabalhadores eram forçosamente submetidos. Assim, a Teoria das Relações Humanos veio adequar-se aos novos padrões de vida do povo americano. Representante – Elton Mayo Ênfase – Nas pessoas Conceito de Empresa – Organização formal composta por um sistema social e por um conjunto de papéis.

Teoria das Relações Humanas Princípios: - Delegação da autoridade - Autonomia do trabalhador - Confiança e Abertura - Dinâmica de grupo

Teoria das Relações Humanas Características: - Níveis de produção em resultados da inversão social - Comportamento do indivíduo determinado pelo grupo - As pessoas desejam obter conhecimento e aprovação social Objetivo: Democratizar e humanizar a gestão Críticas: - Não abarca outras realidades, para além da social - Abordagem em sistema fechado