Aula 5 Imagens da Organização Cap

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Aula 5 Imagens da Organização Cap Aula 5 Imagens da Organização Cap. 4 As organizações como cérebros: aprendizagem e auto-organização Gestão Ambiental Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo

As organizações como cérebro Processadores de informações Capacidade para aprender Sistemas holográficos Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo

As organizações como cérebro Sistemas de informação Sistemas de comunicação Sistemas de tomada de decisões Processadores de informações Inteligência de redes Organizações virtuais Operações “just in time” Comércio eletrônico “As redes de computadores são capazes de tornar realidade possibilidades organizacionais que, há apenas algumas décadas, não passavam de um sonho”. Herbert Simon Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo

As organizações como cérebro Organizações que aprendem Aprender a aprender Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo

As organizações como cérebro Organizações que aprendem Aprendizado de circuito único e de circuito duplo Perceber / monitorar o ambiente █ aprendizagem de circuito único █ aprendizagem de circuito duplo Comparar as informações sobre o ambiente com as normas operacionais Questionar se as normas são adequadas Iniciar ação adequada https://fi.google.com/about/ https://www.youtube.com/watch?v=zz_3oq34f5Q&feature=youtu.be&t=6 Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo

As organizações como cérebro Organizações que aprendem Sistemas de retroalimentação (feedback) positivo e negativo + ∞ Aceleração infinita Ciclos de retroalimentação positiva Feedback positivo Equilíbrio Ciclos de retroalimentação negativa Feedback negativo - ∞ Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo

As organizações como cérebro Aprender a aprender (1923 – 2013) Reg Revans

As organizações como cérebro Organizações que aprendem Perscrutar e antecipar mudanças “ações de uma organização capaz de aprender mudam o ambiente em que ela existe” (p. 106). Questionamento, desafio e mudanças das normas vigentes “O desafio consiste em garantir que as dimensões estratégicas e operacionais estejam sincronizadas” (p. 107). Gerenciar o caos criativo ↔ erro válido Encorajar a organização emergente “visão, normas, valores, limites ou ‘pontos de referência’ são diretrizes para o comportamento” (p.109) Cultivar a habilidade para desafiar normas “Ringi” : processo que suscita o desacordo para criar consenso. Estabelecer limites para viabilizar uma estrutura emergente “Deixar claro o que não fazer” (p. 114) http://redeglobo.globo.com/como-sera/videos/t/o-tema-e/v/o-tema-e-felicidade-no-trabalho/3641080/ Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo

As organizações como cérebro Organizações como sistemas holográficos Qualidades do todo se desdobram nas partes; Capacidade de se auto-organizar e se regenerar Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo

As organizações como cérebro Princípios da organização holográfica Construir o “todo” nas “partes” Princípio 2: A importância da redundância Organização Holográfica Princípio 5: Aprender a aprender Princípio 4: “Especificações mínimas” Princípio 3: Requisito da variedade Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo

Limitações e Vantagens da metáfora do cérebro Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo Limitações e Vantagens da metáfora do cérebro Metáfora prescritiva e normativa: diretrizes para a criação de organizações capazes de aprender Informática = evolução da inteligência: redes de interação Novo princípio de auto-organização *liderança difusa; hierarquia, estrutura e desenvolvimento estratégico = fenômenos emergentes Estimula a lidar com paradoxos (abertura para o novo) Conflitos entre requisitos de aprendizado organizacional e realidades de poder e controle *exige mudança de mentalidade e de estrutura de poder Metáfora pode se tornar uma ideologia *aprender por aprender?  

Data de entrega do trabalho escrito Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo (carolinalopesaraujo@yahoo.com.br) Monitores Cap. 2 Organizações como máquinas Cristianne, Helen Corrige: Felipe Almeida, Georges, Luana, Nathalia 29 mar Cap. 3 Organizações como organismo Alysson, Débora, Isadora, Juliana, Nathália Corrige: Eduardo, Fabricio, Larissa, Leonardo, Tainá, Tiago Lustosa 05 abr Cap. 4 Organizações como cérebros Bruno Costa, Erika, Georges, Luana, Matheus, Marcos Henrique, Corrige: Caio, Denise, Isadora, Jhenifer, João Emanuel, Rafaela Oliveira. 12 abr Cap. 5 Organizações como culturas Agreny, Ana Carolynne, Denise, Larissa, Maicon, Tainá, Rafael Corrige: Guiarony, Helen, Daurana 19 abr Cap. 6 Organizações como sistemas políticos Arnor, Rafaela Barbosa, Rafaela Bastos, Tiago Lustosa Corrige: Agreny, Bruno, Debora, Maicon, Vitor 10 mai Cap. 7 Organizações como prisões psíquicas Eduardo, Filipe Froes, Leonardo, Lucas, Vitor Corrige: Alysson, Ana Carolynne, Arnor, Rafaela Bastos, Thais. 17 mai Cap. 8 Organizações como fluxos e transformação Caio, Felipe Almeida, Guiarony, Jhenifer, Thais. Cristianne, Juliana, Marcos Henrique, Rafael, Rafela Barbosa. 24 mai Cap. 9 Organizações como instrumentos de dominação (face repulsiva) Daurana, Fabricio, João, Rafaela. Corrige: Erica Mendes, Filipe Froes, Lucas, Matheus. 31 mai Data de entrega do trabalho escrito Maurício Wheslhes Maurício Wheslhes Prova: 03 maio de 2016 Menelle Évile Menelle Évile