ESTRATÉGIAS ALTERNATIVAS DE APRENDIZAGEM Helena Tonet.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TENDÊNCIAS ATUAIS NA INVESTIGAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA Luís Guerra
Advertisements

ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO EXÉRCITO REALIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Como selecionar, avaliar e desenvolver pessoas
CONCEITUANDO APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO
DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS Administração de Recursos Humanos
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
Síntese das problemáticas Desafios Recomendações
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
Palestrante: Isamir Machado de Carvalho
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Formação por competências
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
“Duas cabeças pensam mais do que uma”
IV – Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Carreiras, Organizações
Angela Becker – Palestra Motivacional Ensino Médio
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DOS DIPLOMADOS DO IST
PROCESSO DE APRENDIZAGEM.
PROCESSO DE APRENDIZAGEM.
SEMINÁRIO REABILITAÇÃO NOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
UMA VISÃO SISTÊMICA DO USO DA NOÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM CURSOS A DISTÂNCIA Gianna Oliveira Bogossian Roque Marcos da Fonseca.
Similitudes e dissonâncias no percurso de formação: a gestão pedagógica no exercício da docência no Ensino Superior.
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
Desenvolvimento de Pessoas Métodos de Desenvolvimento
APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO -2010
Escola Politécnica da USP
Trabalhando com Grupos
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
PERFIL DO EDUCADOR João M Lucas Coimbra, Março de 2013.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
SALTO INCREMENTAL DO SENAI: Programa Nacional de Educação a Distância
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
APRENDIZAGEM E GESTÃO DO CONHECIMENTO.
Estratégias de Aprendizagem no Trabalho (EATs)
Construção de Itens de Avaliação de Impacto em Profundidade

Instituição de Ensino São Francisco
OPEC III - LUCILA PESCE - EAD e o universo do trabalho
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
Laboratório de desenvolvimento de habilidades de gestão de pessoas e de equipes.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Apresentação do Professor
Capítulo 1 A administração hoje.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
Jéssica Silva Oliveira RA
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na.
PSICODIAGNÓSTICO Jorge Luiz de Sales.
Profa. Dra. Léa das Graças Camargos Anastasiou
Avaliação de Desempenho e Desenvolvimento Maria Júlia Pantoja.
Formação continuada ANO 2015
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS E ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL.
Transcrição da apresentação:

ESTRATÉGIAS ALTERNATIVAS DE APRENDIZAGEM Helena Tonet

COMPETÊNCIAS Competências representam combinações sinérgicas de conhecimentos, habilidades e atitudes, expressas pelo desempenho profissional, dentro de determinado contexto organizacional. (Durand, 2000; Nisembaum, 2000; Santos, 2001) Competências são reveladas quando as pessoas agem diante das situações profissionais que enfrentam.

VISÃO DE LE BOTERF (1999) Três dimensões Conhecimento HabilidadeAtitude A aplicação conjunta das três dimensões que a caracteriza a uma situação de trabalho. Competência evidenciada C – H – A

CONHECIMENTO Conjunto de informações reconhecidas e integradas pelo indivíduo dentro de um esquema preexistente, que lhe permite “entender o mundo” e influencia o seu julgamento e comportamento. (Durand, 2000; Davenport e Prusak, 1998) Saber que a pessoa acumulou. Lembranças armazenadas na memória. (Bloom e outros, 1979)

HABILIDADE Capacidade de fazer uso produtivo do conhecimento, usá-lo em uma ação. (Durand, 2000) Habilidades intelectuais (Bloom e outros, 1978; Gagné e outros, 1988) Habilidades motoras ou manipulativas abrangem processos mentais de organização da informação exigem coordenação neuromuscular

ATITUDE Aspectos sociais e afetivos em relação ao trabalho. (Durand, 2000) Estados complexos do ser humano que afetam o comportamento, determinando a escolha de um curso de ação. (Gagné e outros) Efeito da atitude é ampliar a predisposição para algo.

COMPETÊNCIA E APRENDIZAGEM Chave da aprendizagem individual (Pestalozzi) Cabeça Mão Coração Conhecimentos Habilidades Atitudes Cognitivo Psicomotor Afetivo Dimensões da competência (Durand) Domínios de objetivos educacionais (Bloom) Figura: As relações conceituais entre aprendizagem e a competência Fonte: Bradão, Guimarães e Borges-Andrade (2001)

APRENDIZAGEM E COMPETÊNCIA APRENDIZAGEMCOMPETÊNCIA Meio ou processo pelo qual se aprende a competência Manifestação do que foi aprendido Escores de testes Nova forma de realizar a tarefa MUDANÇA

EXIGÊNCIA DO CONTEXTO Para vencer a competitividade a organização tem que ser qualificada e também qualificar as pessoas, oferecer ambiente qualificante. QUALIFICANTEQUALIFICADA

A APRENDIZAGEM SUPÕE TRÊS FATORES (Le Boterf, 1999) Interesse do indivíduo Ambiente de trabalho e estilo de gestão facilitadores Sistema de formação

QUESTÕES ATUAIS Práticas de formação continuam no formato tradicional. Por que não associar novas formas de aprender? Resposta: Trilhas de aprendizagem Vida profissional e social oferece múltiplas oportunidades de aprendizagem.

TRILHAS DE APRENDIZAGEM São caminhos alternativos e flexíveis para promover o desenvolvimento pessoal e profissional. (Freitas, 2000)

APRENDER É DIFERENTE DE ENSINAR

Tipo 1 Situações cuja finalidade principal e tradicional é o treinamento. Cursos presenciais dentro ou fora da empresa; Cursos a distância; Seminários; Viagens de estudo; Substituição temporária de um superior hierárquico; Condução de grupo de trabalho; Rodízio de funções; Leitura de livros, manuais e rotinas. Consultas a especialistas; Intercâmbio de práticas; Realização de projetos com defesa diante de uma banca; Acompanhamento por tutor ou alguém mais experiente; Trabalho em parcerias com consultores externos; Participação em reuniões profissionais externas; Criação de manuais pedagógicos; Jantares de trabalho. Concepção de novos equipamentos ou de processos; Missões específicas (auditoria, avaliação); Condução de projetos; Exercício da função de tutor; Trabalho temporário em outro posto de trabalho; Alternância entre funções operacionais e genéricas. Tipo II Situações criadas para serem formadoras, mas que não são consideradas treinamento. Tipo III Situações de trabalho que podem tornar-se oportunidades de desenvolvimento. (Le Boterf, 1999) OPÇÕES DE APRENDIZAGEM

RAZÕES DE ADOTAR ESTRATÉGIAS DIFERENCIADAS Pessoas são diferentes / situações também; Diferentes tipos de aprendizagem; Diferentes estilos de aprendizagem; Interesses e motivação diferentes; Inclusão em ambientes e culturas diferentes; Aprendizagens anteriores diferentes.

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS (Gardner, 1993) Linguística Lógico-matemática Visual-espacial Cinestésica Musical Interpessoal Intrapessoal

ADOÇÃO DE PRÁTICAS DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO Observação Análise Síntese Indução Dedução Hipótese Pressuposto Categorias Relações

OBRIGADA PELA ATENÇÃO! HELENA TONET (061)

SITUAÇÕES / OPORTUNIDADES Filmes / peças teatrais/ exposições Visitas à livrarias e sebos Visitas a museus / casas de cultura Mudança de rotinas associadas ao tema Aplicação de conhecimentos de outras áreas Uso de novos recursos ALTERNATIVAS DE APRENDER SOBRE UM TEMA

SITUAÇÕES / OPORTUNIDADES Discussão do tema com diferentes públicos Encenar / simular soluções / estudo de casos Descrever fatos / dados pela negação Solucionar o problema (aprender com a solução) Pedir a outros que solucionem o problema e observar a solução encontrada. ALTERNATIVAS DE APRENDER SOBRE UM TEMA