João Abeid Filho. A Companhia Águas de Joinville é uma empresa de saneamento básico e atua no sul do Brasil, no município de Joinville. Segundo o censo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1.
Advertisements

CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS
Prof. Antônio César Pinheiro Cotrim
Meio ambiente e desenvolvimento
O Estado e o BNDES no apoio à
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
O BPC na interrelação da previdência e a assistência social
COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE
CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS: 8 ANOS DE CONQUISTAS
O campo da Psicologia no CRAS
Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBAS (Entidades que atuam na Assistência Social)
Profª Maria Cecilia Ziliotto
PREFEITURA MUNICIPAL DE SAPUCAIA DO SUL
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Atividades (Como?) Atividades que promovam o desenvolvimento do convívio familiar, grupal e social; mobilização para a cidadania; Estimulem e potencialize.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para a Área da Assistência Social “Resolução CNAS nº. 16/2010”
Prof. Adjunto I Curso de Serviço Social
“Entidades e organizações de assistência social”
Protocolo de Gestão Integrada
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família
Proteção Social Básica
SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL - SEADES ANÁLISE DOS 102 PLANOS MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO ESTADO DE ALAGOAS
I CICLO DE DEBATES UNIVERSITÁRIOS, Universidade, Segurança e Sociabilidade. Dias: 10, 11 e 12 de novembro de Local: Auditório da Reitoria Horário:
SANASA: UM OLHAR ALÉM DAS CONTAS
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
Correspondentes no Brasil Desempenho social & Avaliação de Resultados.
Política Nacional de Habitação
CONCITIBA Advogada Sheila Branco Coordenadora Administrativa do CONCITIBA 1ª REUNIÃO CÂMARA TEMÁTICA DE HABITAÇÃO – CTHAB 26/março/2014 Sala Redonda.
PROF. MARIA CECILIA ZILIOTTO
A PSB E PSE/PETI NO PIAUÍ: REALIDADE E DESAFIOS
A Politica de Assistência Social
Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC CENTRO DE REFERENCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIALPAIF.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Ministério Público do Trabalho
SUAS - Sistema Único da Assistência Social
DIREITO PREVIDENCIÁRIO
CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS E UNIDADES PÚBLICAS
MAIO 2010.
EIXO 4: GESTÃO DOS SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS IX CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ARABELLA MENDONÇA ASSISTENTE SOCIAL.
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
Centro de Referência de Assistência Social
Audiência Pública: Projeto de Lei n /2014 Paulo Cesar Marques da Silva 25 de agosto de 2015.
Telma PREFEITA 13 Desenvolvimento para todos. Apresentação Antes de propormos um debate com os jovens sobre o futuro da cidade (mundo), devemos atentar-nos.
DISCIPLINA: SEGURIDADE SOCIAL I (POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL)
OS DEZ DIREITOS SOCIOASSISTENCIAIS
Ações pactuadas por situação no Eixo da Assistência Social – out./ Inclusão.
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação 2015 X Conferência Estadual de Assistência Social Balanço SUAS Gestão Estadual Diretoria de Assistência.
REFERÊNCIA E CONTRARREFERÊNCIA
As redes socioassistenciais e as relações público-privadas Aula #4
ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CRAS
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, TRABALHO E HABITAÇÃO.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
I ENCONTRO ESTADUAL DE GESTORES MUNICIAIS DE ASSIST Ê NCIA SOCIA L DE MINAS GERAIS Belo Horizonte, 29 de fevereiro de 2016 A Regionalização dos Serviços.
Serviço de Proteção em Estado de Calamidade Pública e Situação de Emergência Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS X Fórum Nacional.
A IMPORTÂNCIA DA REGULAÇÃO PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA GESTÃO DO SANEAMENTO BÁSICO Luiz Antonio de Oliveira Junior.
O projeto Profissão Catador objetiva: Contribuir com a construção de alternativas coletivas para a organização dos Catadores de Cruz Alta, através da.
Conferência Regional Nordeste de Ciência, Tecnologia e Inovação TECNOLOGIAS SOCIAIS: Instrumento de Geração de Emprego e Renda.
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae.
Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S. Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S ESTA LEI FICOU 15 ANOS TRAMITANDO ATÉ SER FINALMENTE.
AGÊNCIA REGULADORA DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO DAS BACIAS DOS RIOS PIRACICABA, CAPIVARI E JUNDIAÍ (ARES-PCJ)
Empresa Brasileira de Planejamento em Saneamento - EBPS Proposta de criação da Empresa Brasileira de Planejamento em Saneamento - EBPS FRENTE NACIONAL.
Encontro Paranaense dos Gestores Municipais do SUS
Aspectos Jurídicos Afetos ao Saneamento Rural no Brasil Profª.Drª.Sheila Pitombeira.
DIREITO À ASSISTÊNCIA SOCIAL E PESSOA IDOSA
METODOLOGIA DE TRABALHO COM FAMÍLIAS
Transcrição da apresentação:

João Abeid Filho

A Companhia Águas de Joinville é uma empresa de saneamento básico e atua no sul do Brasil, no município de Joinville. Segundo o censo de 2010, esse município possui habitantes. É uma empresa jovem, com uma década de existência, 315 funcionários diretos e atualmente conta com ligações de água e ligações de esgoto.

NÚCLEO DE ATENDIMENTO SOCIAL - NAS CENÁRIO Demanda de clientes com perfis de vulnerabilidade social; Novos empreendimentos do programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal; Atendimento aos clientes com dificuldades de mobilidade. Ações começaram a ser estruturadas a partir de 2011 e em janeiro de 2014, foi criado o Núcleo de Atendimento Social - NAS.

NAS: OBJETIVO GERAL Gerir os processos de atendimento social presencial e em campo para clientes em vulnerabilidade social e/ou com problemas de mobilidade, garantindo, assim, o cumprimento das resoluções e regulamentos internos da Companhia de Saneamento, com foco na recuperação de clientes clandestinos e redução da inadimplência, garantindo aos clientes atendimento justo e com compromisso social.

NAS: OBJETIVO GERAL O trabalho do NAS contribui para a efetivação de alguns dos princípios fundamentais do marco regulatório do Saneamento (Art. 2 º )*: – [...] – V - adoção de métodos, técnicas e processos que considerem as peculiaridades locais e regionais; – VI - articulação com as políticas de desenvolvimento urbano e regional, de habitação, de combate à pobreza e de sua erradicação, de proteção ambiental, de promoção da saúde e outras de relevante interesse social voltadas para a melhoria da qualidade de vida, para as quais o saneamento básico seja fator determinante; – [...] – VIII - utilização de tecnologias apropriadas, considerando a capacidade de pagamento dos usuários e a adoção de soluções graduais e progressivas; (BRASIL, 2007) * Lei Federal nº , 05/01/2007. Estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico.

NAS: ATIVIDADES 1. VISITAS SOCIAIS Abertura de ordem de serviço chamada “Visita Social/Atendimento Pró-acessibilidade”. Objetivo: evitar o deslocamento do cliente nos postos de atendimento. Instituições sociais externas, como Secretaria de Assistência Social, CRAS, Centro de Convivência do Idoso, entre outros, também encaminham clientes ao Núcleo. A visita domiciliar possibilita a apreensão da realidade social dos clientes, contribuindo para pautar a intervenção adequada a cada situação.

NAS: ATIVIDADES 2. GESTÃO DA TARIFA SOCIAL A gestão pelo NAS possibilita o maior conhecimento sobre o processo de concessão do benefício, tornando possível a identificação de distorções e garantindo maior qualidade à prestação do serviço, tanto do ponto de vista dos clientes beneficiados, quanto do ponto de vista empresarial: o benefício é direcionado a quem dele de fato tem direito.

NAS: ATIVIDADES 3. PRÓ-ACESSIBILIDADE O cliente idoso, acamado ou deficiente pode solicitar atendimento em sua residência através de nosso atendimento telefônico. Além do atendimento domiciliar, são realizados eventos de capacitação sobre acessibilidade com a parceria de instituições de deficientes para os atendentes dos postos de atendimento, assim como para os atendentes da central de atendimento telefônico. Através de banco de dados, clientes selecionados são acompanhados mensalmente para que ações sejam tomadas em caso de possibilidade de corte.

NAS: ATIVIDADES 4. RECUPERAÇÃO DE CLIENTES INADIMPLENTES E/OU CLANDESTINOS São oferecidas soluções adequadas para cada situação específica, em busca do êxito na negociação. São abatimentos no valor da dívida para clientes que se enquadrarem nos critérios do benefício da Tarifa Social e condições especiais de parcelamento. A análise é realizada a partir da situação socioeconômica do cliente, condições de pagamento ofertada e histórico do cliente.

NAS: ATIVIDADES 5. ATENDIMENTOS A CONDOMÍNIOS POPULARES MINHA CASA MINHA VIDA (MCMV) Acompanhamento às situações relacionadas à água e esgoto e apoio em ações socioeducativas para condomínios verticais do Programa Minha Casa Minha Vida - Recursos FAR. É praticado o relacionamento estreito com os síndicos e atendimentos in loco. O Núcleo realiza também o cadastramento de famílias, enquadramento na Tarifa Social, visitas domiciliares para resolução de questões como inadimplência, possíveis vazamentos, faturamento, entre outras.

NAS: ATIVIDADES CONDOMÍNIOS ATENDIDOS PELO NAS – PROGRAMA MCMV CONDOMÍNIO IRMÃ MARIA DA GRAÇA BRAZ – Jd. Iririu famílias CONDOMÍNIO JOÃO BALICIO (ainda em construção) – Paranaguamirim famílias CONDOMÍNIO PROCURADOR LUIS BERNARDO WUST COSTA – Jd. Iririu famílias CONDOMÍNIO RUBIA KAISER A - Jd. Paraíso – 320 famílias CONDOMÍNIO RUBIA KAISER B - Jd. Paraíso famílias CONDOMÍNIO TRENTINO 1 – Boehmerwald famílias CONDOMÍNIO TRENTINO 2 – Boehmerwald -288 famílias Total famílias em atendimento e mais 100 previstas para famílias x economias

NAS: TEIA SOCIAL

Ordens de Serviço 1002 – Visita Social/Pró-acessibilidade Foram encerradas 286 Ordens de Serviço 1002 no ano de Dessas, 87% encontram-se ativas, ou seja, em situação regular de consumo de água e adimplência. NAS: RESULTADOS

Resultados alcançados em Retorno: R$ 269,02 por OS atendida Não temos o objetivo maior de recuperação de dívidas, mas, conseguimos recuperar pendências financeiras através da aproximação com o cliente em campo.

NAS: RESULTADOS

Leitura individualizada ou subfaturas para Condomínios baixa renda

NAS: RESULTADOS Os resultados atestam o sucesso da nova organização nas atividades sociais. O NAS atende sua função de possibilitar o atendimento ao cliente, respeitando, sobretudo, àqueles com limitações socioeconômicas e de acessibilidade para que tenham assegurados os direitos de acesso aos serviços de saneamento em canais de comunicação coerentes e inclusivos.

OBRIGADO! CONTATOS: Alessandra Oechsler João Abeid Filho Julia Rech Sincero