Módulo 1: Aula 1: Por que estudar Doutrina Espírita? O que é o Estudo da Doutrina Espírita Objetivos do Estudo da Doutrina Espírita Características do.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dinamização da Campanha Permanente
Advertisements

ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA
Revisão / Retrospectiva 2009
ESDE – IMPORTÂNCIA E CONCEITOS
LIÇÃO 6 - O AVANÇO CIENTÍFICO Prof. Lucas Neto. INTRODUÇÃO.
Lançamento em Curitiba do Livro JESUS E VIDA Nesta bela e inspirada obra da lavra da Veneranda Joanna de Ângelis, através da psicografia de Divaldo Franco,
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
Otimismo gera Saúde. Ser saudável Hoje, para ser considerada saudável, uma pessoa não precisa apresentar apenas uma higidez física e mental, ela tem que.
Filosofia. Os valores  Juízos de realidade (fato) X Juízos de valor;  Teoria dos valores = axiologia;  Valor  afetividade  não- indiferença;  Os.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Introdução O principal objetivo deste projeto é analisar a obra “O Segundo Sexo” de Simone de Beauvoir,
1- Bíblico Oriental 2- A Ocidental.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
4 DE JUNHO DE 2016 A vontade do Filho do Homem Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos.
UMA VISÃO DE FÉ: SEGREDO PARA O SUCESSO DO LÍDER I Co
 Discente: Fernanda Maria Da Silva  Docente: Dra. Giovana Gomes Albino  Disciplina: Didática  Curso: Licenciatura em Física.
Trabalhando com Recreação. Vinicius Cavallari – Vani Zacharias
21 DE MAIO DE 2016 Os ensinos do Filho do Homem E dizendo ele essas coisas, todos os seus adversários ficaram envergonhados; e todo o povo se alegrava.
Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA.
Curso de Gestão Democrática CENTRO MUNICIPAL DE ESTUDOS E PROJETOS EDUCACIONAIS JULIETA DINIZ – CEMEPE Júnia Alba Gonçalves Iraídes Reinaldo da Silva.
Síntese: Platão e Aristóteles PPGE- UEPG PROFESSORA GISELE MASSON.
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC Pontos Principais da Doutrina Espírita
PRINCÍPIOS PARA DIRECIONAR A PROGRAMAÇÃO DA ESCOLA SABATINA Pr. Jorge Mário de Oliveira MPES – Associação Paulistana da IASD Adaptado da Revista Enriquecendo.
EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS. FILÓSOFOS GREGOS Leucipo (450 a. C.)  pensamento filosófico Viveu por volta de 450 a. C. (à de anos atrás) e dizia.
Centro Espírita Allan Kardec ESDE (Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita) 2º ANO SEGUNDA AULA DIA 13 DE ABRIL DE 2015 Módulo I – Vida no Mundo Espiritual.
Coordenação de Assistência Estudantil (CDAE) e Coordenação Pedagógica (CDPD)
INTER-REGIONAL  ESPIRITIZAR  QUALIFICAR  HUMANIZAR.
POSITIVISMO E SUA INFLUÊNCIA NO MUNDO MÓDULO 4. Augusto Comte ( ) é tradicionalmente considerado o pai da Sociologia. Foi ele quem pela primeira.
Caminhos da Inovação “ A CIÊNCIA NO FUTURO DA SAÚDE E DOS ESPORTES” “O papel da Educação de Base no Desenvolvimento da Saúde e dos Esportes: Desafios para.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Os sete saberes necessários à educação do futuro
Qual a Importância do Líder Para as Organizações ? Que Características Deve Possuir o Líder Ideal ? Você Possui Características de Liderança? Como Desenvolver.
1 CONCEITO DE ÉTICA Cida Sanches. 2 Ética: vem do grego “ethos” que significa modo de ser ou caráter. Conjunto sistemático de conhecimentos racionais.
Módulo III – Fundamentos Gerais de Segurança do Trabalho
Estudo Evangelho no LarEstudo Evangelho no Lar Estudo mensal de setembro/2012Estudo mensal de setembro/2012.
PRÁTICA SIMULADA II Aula 1 – Apresentação do Plano de Ensino Profª. Andréa Cleto.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 3 Metodologias de Auditoria Tema 4 – Realização de auditorias Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
Grupo Espírita Guillon Ribeiro | Escola de Evangelização de Pacientes
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS AUTORES DE LIVROS EDUCATIVOS.
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
Falsos Cristos e Falsos Profetas ESE Cap XXI
7 Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós. 8 De todos os lados somos pressionados,
AULA 6 - Povo: traços característicos e distintivos
O DESAFIO DA QUALIDADE NA EVANGELIZAÇÃO ESPÍRITA INFANTO- JUVENIL O termo QUALIDADE e seus usos no campo das ações sociais A questão da QUALIDADE e a prática.
Aula 2: O foco no processo de aprendizagem organizacional ● A essência da “organização que aprende”
Liberdade de Pensar e Liberdade de Consciência
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR PHILIPPE PERRENOUD
MINISTÉRIOS Na Escola. Principais Objetivos 1 - Criar Pequenos Grupos ou Classes Bíblicas 2 - Explorar as potencialidades dos educandos dando-lhes a oportunidade.
O QUE É FILOSOFIA?.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
Módulo II A Codificação Espírita. Objetivo Geral
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Orçamento Empresarial Aula 04. Relação com outras áreas Periodicidade Plano de projetos Aquisição de uma máquina, construção de fábrica contrato de fornecimento.
COINF Evangelização Espírita Infantil.. O Que é o Processo Ensino - Aprendizagem ? 2. “O Processo de ensino-aprendizagem está centrado no educando.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
Pesquisa Científica “É um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer.
Área de Projecto ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO DE HOLANDA Ano Lectivo 2009/2010.
Trabalho e Sofrimento Psíquico
A Paz do Senhor! Estamos no 2º trimestre de 2016 e o tema da revista é Fruto do Espírito, tendo o Pastor Israel Maia, Presidente da Assembleia de Deus.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
Natureza da Ciência e do Espírito Científico RUIZ, João Álvaro. Natureza da Ciência e do Espírito Científico. In: Metodologia Científica. Guia para Eficiência.
Universidade e Pesquisa Importância da disciplina no 3º grau
MODELOS PEDAGÓGICOS … mais que pedagógicos... As avaliações que fazemos, metodologias e recursos pedagógicos que utilizamos não são alheias a nossa abordagem.
Docente: Marcos Camara de Castro Discente: Louise Gomes Wiezel.
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Sócrates e o nascimento da filosofia - Sócrates foi um ateniense que viveu no séc V a.C durante a “Idade de Ouro” e não.
OFICINA DE MÉTODO CIENTÍFICO
Celso Favaretto. Pesquisador, Doutor em Filosofia, concentração em estética, pela Universidade de São Paulo. Foi professor de Filosofia e Estética em.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

Módulo 1: Aula 1: Por que estudar Doutrina Espírita? O que é o Estudo da Doutrina Espírita Objetivos do Estudo da Doutrina Espírita Características do Estudo da Doutrina Espírita O gosto pelo saber Estudar Kardec para entender Jesus Implementação e funcionamento do Estudo da Doutrina Espírita na Casa Espírita Aula 2: Pedagogia de Jesus Pedagogia do Amor Didática do Mestre PROGRAMA DO CURSO

Módulo 2: O Coordenador de Grupo de Estudos Aula 1: Necessidade da formação pedagógica do coordenador Características do coordenador O Conhecimento da Doutrina Espírita A afetividade Aula 2: Como Estudar Fidelidade doutrinária Métodos práticos Bibliografia para o estudante da Doutrina Módulo 3: Aprender a Fazer Aula 1: Metodologia Planejando e Preparando aulas Manejo de Classe Aula 2: Didática Criatividade Dinamizando aulas Técnicas de ensino

“Vivemos os dias tormentosos anunciados pelas Escrituras. Experimentamos as glórias da ciência e da tecnologia, do pensamento, da arte. No entanto, caminhamos pela senda de espinhos que assinalam sofrimentos, reduzindo a criatura humana à violência, ao despautério, à loucura.” Bezerra de Menezes. Reformador, edição especial maio/2003, pg. 33 e 34

“Ao espiritismo compete a tarefa indeclinável de espalhar nova luz sobre a humanidade inquieta e atormentada.” Vianna de Carvalho. À luz do Espiritismo. “Há muita angústia aguardando a contribuição espírita, e muita loucura necessitando de socorro espírita.” Vianna de Carvalho. Reflexões Espíritas. Cap. 28

“O espiritista possui nos conteúdos doutrinários, os instrumentos hábeis para mudar a situação que vivemos, por intermédio da educação das gerações novas, da autoeducação, mediante a transformação moral que se deve impor e também dos esclarecimentos que tornam-na capaz de mudar as estruturas perturbadoras da sociedade.” Bezerra de Menezes. Reformador, edição especial maio/2003, pg. 33 e 34

ESPIRITIZAR, QUALIFICAR E HUMANIZAR “Quando os ensinos espíritas forem bem compreendidos, examinados, absorvidos pelos homens, estes mudarão o comportamento social, em razão da modificação moral que cada ser se imporá, erguendo-se uma comunidade pacífica e justa, a espraiar-se, generosa, por toda parte, auxiliando a transformação da Terra, regenerada e luminosa, que seguirá no rumo da destinação que a espera como aos seus habitantes, hoje em lutas cruentas e rudes, por haverem abdicado das armas do amor, da mansidão e da fraternidade". Vianna de Carvalho, Enfoques espíritas, pag

ESPIRITIZAR, QUALIFICAR E HUMANIZAR “Algumas pessoas parecem enganadas quanto ao verdadeiro objetivo e o caráter da Sociedade. Permiti-me recordá-los em poucas palavras. (...) Esse objetivo é, essencialmente e, pode dizer-se, com exclusividade, o estudo da ciência espírita. O que queremos, antes de tudo, não é nos convencer, pois já o estamos, mas instruir-nos e aprender o que não sabemos.” Allan Kardec Revista Espírita de abril de 1860

ESPIRITIZAR, QUALIFICAR E HUMANIZAR Acrescentemos que o estudo de uma doutrina, qual a Doutrina Espírita, que nos lança de súbito numa ordem de coisas tão nova quão grande, só pode ser feito com utilidade por homens sérios, perseverantes, livres de prevenções e animados de firme e sincera vontade de chegar a um resultado. Allan Kardec. O Livro dos Espíritos. Introdução, item VIII.

A verdadeira Doutrina Espírita está no ensino que os Espíritos deram, e os conhecimentos que esse ensino comporta são por demais profundos e extensos para serem adquiridos de qualquer modo, que não por um estudo perseverante, feito no silêncio e no recolhimento. Porque, só dentro desta condição se pode observar um número infinito de fatos e particularidades que passam despercebidos ao observador superficial, e firmar opinião. Allan Kardec. O livro dos Espíritos. Introdução, item XVII.

Nunca, porém, dissemos que esta ciência fosse fácil, nem que se pudesse aprendê-la brincando, o que, aliás, não é possível, qualquer que seja a ciência. Jamais teremos repetido bastante que ela demanda estudo assíduo e por vezes muito prolongado. Allan Kardec. O Livro dos Espíritos. Introdução, item XII.

Por isso é que dizemos que estes estudos requerem atenção demorada, observação profunda e, sobretudo, como aliás o exigem todas as ciências humanas, continuidade e perseverança. Anos são precisos para formar-se um médico medíocre e três quartas partes da vida para chegar-se a ser um sábio. Como pretender-se em algumas horas adquirir a Ciência do Infinito?

Ninguém, pois, se iluda: o estudo do Espiritismo é imenso; interessa a todas as questões da metafísica e da ordem social; é um mundo que se abre diante de nós. Será de admirar que o efetuá-lo demande tempo, muito tempo mesmo? Allan Kardec. O livro dos Espíritos. Introdução, item XII.

Um curso regular de Espiritismo seria professado com o fim de desenvolver os princípios da Ciência e de difundir o gosto pelos estudos sérios. Esse curso teria a vantagem de fundar a unidade de princípios, de fazer adeptos esclarecidos, capazes de espalhar as ideias espíritas e de desenvolver grande número de médiuns. Considero esse curso como de natureza a exercer capital influência sobre o futuro do Espiritismo e sobre suas consequências. Allan Kardec. Obras Póstumas. Projeto ENSINO ESPÍRITA

"Cabe, pois, aos espíritas, responsáveis pelo Movimento Espírita, uma ampla tarefa de divulgação das obras básicas da Doutrina, promovendo um estudo sistemático, com chamada de atenção para os aspectos que estão colocados à margem, com graves prejuízos para a assimilação correta dos princípios e bases do Espiritismo e de sua missão. Angel Aguarod. Mensagem psicofônica recebida por Cecília Rocha, em 1976 ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA

Estudar o Espiritismo de forma metódica, contínua e séria, contemplando os aspectos filosófico, científico e religioso, com programação fundamentada nas obras básicas da Doutrina Espírita. ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA OBJETIVO

Para o indivíduo: Estimular o desenvolvimento de uma consciência ética através do conhecimento espírita e da vivência do Evangelho ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA OBJETIVO ESPECÍFICO Para o Centro Espírita: Contribuir para a preparação de colaboradores espíritas esclarecidos e comprometidos com a Doutrina Espírita

Para a Doutrina Espírita: Colaborar na divulgação e na análise criteriosa dos postulados espíritas, conforme nos ensina Allan Kardec, em Obras Póstumas: “Este curso teria a vantagem de fundar a unidade de princípios.” ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA OBJETIVO ESPECÍFICO

Facilita a reforma íntima Unidade de princípios Fé raciocinada Oradores bem preparados Equipe de trabalhadores comprometidos com a causa Valoriza o estudo metódico Gosto pela leitura e estudo Homens de bem Sociedade mais justa, solidária e fraterna ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA CONSEQUÊNCIAS E BENEFÍCIOS