Produtos de Investimentos Fundos de Investimentos O que é um Fundo de Investimento? Fundo de investimento é um condomínio, ou seja, todos os membros possuem.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“...objetivando a formulação de um esquema que seja adequado à maximização dos retornos dos proprietários das ações ordinárias da empresa, ao mesmo tempo.
Advertisements

MERCADO FINANCEIRO MERCADO MONETÁRIO E DE CRÉDITO:
Administração de recursos de curto e longo prazo – 1ª aula
“Investimentos – Parte 2 ”
“Investimentos - Parte 1”
Tributação São isentos do IR os ganhos líquidos auferidos por
Prof. Elisson de Andrade
O QUE É ? Trata-se de uma aplicação financeira criada por um grupo de pessoas que desejam investir seu dinheiro em ações das empresas, ou seja, tornar-se.
Tributação dos Fundos de Investimentos
Qual a principal objetivo dos RPPS ?
Administração de Recursos de Curto e Longo Prazo – 4ª aula ARECA05 –14/05/14.
0 MSD Prev Sociedade de Previdência Privada Revisão de Carteira Fevereiro, 2015 Marc ForsterMarcelo Guterman, CFA.
FORMAS DE INVESTIMENTO
RESUMO: PRINCIPIOS DE INVESTIMENTOS
SWAP.
Acho melhor contratar um especialista!!! Para simplificar o acesso do investidor ao mercado, as instituições financeiras organizam e administram fundos.
Ariela Diniz.  A relação entre as taxas de juros sobre títulos de dívida com o mesmo vencimento pode ser explicada por 3 fatores: ◦ O risco de default;
ANÁLISE DOS BALANÇOS EXERCÍCIO 2012 BALANÇO ORÇAMENTÁRIO BALANÇO ORÇAMENTÁRIO BALANÇO FINANCEIRO BALANÇO FINANCEIRO DEMONSTRAÇÃO DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS.
Mercado Monetário, Mercado de Crédito, Mercado de Capitais e Mercado Cambial.
Fundos de investimentos Condomínio de aplicadores financeiros; organização do pool de recursos através de fundo de investimentos permitem diversificação.
Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade VI Sociedades Corretoras.
Anna Beatriz Santos Varjao Elisangela Cristina Ortolan Ingrid Caroline Simielli de Araujo Alves Paolla Cardozo Wesley Rufino da Silva 1 Grupo 2 – Anna,
Equilíbrio financeiro e atuarial dos Regimes Próprios de Previdência Social - RPPS Marcello Lourenço de Oliveira Maceió-AL, 22 de junho de
APLICAÇÃO DOS RECURSOS DOS REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA SOCIAL março 2010.
Alexsandro Nakamura Gabriel Zuquermalio Gustavo Pimenta Pedro Hiladio Gloeden Ferreira.
Minicurso: A utilização dos recursos do cofinanciamento federal no pagamento das equipes de referência do SUAS: passo a passo Fundo Nacional de Assistência.
INTRODUÇÃO - SISTEMA FINANCEIRO.
CENÁRIO ECONÔMICO, ALOCAÇÃO DE ATIVOS E GESTÃO DE RISCOS Ricardo Weiss 25/09/2012.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 14.
CONTAS CONTÁBEIS. CONTAS É um recurso contábil utilizado para reunir sob um único item todos os eventos e valores patrimoniais (bens, direitos ou obrigações)
1 Out / 2010 BRASIL – FUNDOS IMOBILIÁRIOS Quadro Regulatório e de Fiscalidade.
LEGISLAÇÃO E EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA. Modelo Orçamentário Modelo Orçamentário é o conjunto de procedimentos padronizados que devem ser seguidos pelos entes.
Emissão dos Certificados de recebíveis objeto da Oferta Emissão de certificados de recebíveis do agronegócio, nominativos e escriturais com.
Audiência Pública Medida Provisória nº 663, de 2014 Mansueto Almeida – 15 de abril de 2015.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 10.
Setembro/2013 Regimes Próprios de Previdência Social Fundos de Investimentos Imobiliários.
Profa. Leonice Oliveira CONTABILIDADE CONTINUAÇÃO.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 15.
Universidade Federal do Pará Faculdade de Administração Curso de Especialização Gestão Empresarial Disciplina: O Público e o Privado na Economia Prof.
Conhecendo um Fundo Cota:Representa a fatia de cada investidor no fundo; Rentabilidade: Em %= ((A/B-1)x100) A=Último valor da cota; B= Valor que você pagou.
Gestão de Serviços Bancários. Sistema Financeiro Nacional ► Intermediador de Recursos no mercado ► Formado por um conjunto de instituições que existem.
1 O SPB Pós-implantação Luiz Fernando Figueiredo Seminário de Auditoria Interna e Compliance Nov
Sociedade em Conta de Participação Esta sociedade não possui patrimônio próprio e nem personalidade jurídica, pois este patrimônio e a personalidade jurídica.
Previdência Complementar. Economus BD com déficit equacionado e déficit adicional em torno de R$ 90milhões (valor dezembro /08) BD com déficit equacionado.
Crédito A operação de crédito é uma operação de empréstimo que sempre pode ser considerada dinheiro, sobre o qual incide uma remuneração que denominamos.
formas de remuneração do capital
RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA Arts.128 a 138 do CTN.
Capitalista Socialista Misto
ATIVO IMOBILIZADO De acordo com a Lei 6.404/76 na Seção III do artigo 179 inciso IV, este encontra-se no Balanço Patrimonial, Grupo de Contas do Ativo,
FIDC - Diagnóstico e Perspectivas Fundo de investimento – Perfil do Investidor Prof. Luciano Rosa 1 FUNDOS DE INVESTIMENTOS O PERFIL DO INVESTIDOR.
Conversíveis e Warrants Aline Lima Isabela Costanti – Cauê Pessotta – Renato Brasil
Política Monetária, Creditícia e Cambial e Impacto Fiscal de suas Operações Política Monetária, Creditícia e Cambial e Impacto Fiscal de suas Operações.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 16.
Sistema de Gerenciamento Administrativo Financeiro
Estrutura de Capital Profa. Carolina M Santos. Agenda Necessidades de recursos - curto e longo prazo Estrutura de capital - definição O que determina.
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária FEA-PUC-SP OPERAÇÕES DE OPEN MARKET São Paulo,
Trabalho de Finanças Compulsório e Taxas de Redesconto Grupo: 1NAS6 Ana Paula Lima Felipe Fanton Flávia Pereira Sonia A J Souza.
As Variações do Patrimônio Líquido
Prof. Manuel Perez Prof. Msc. Manuel PEREZ Martinez 3. LUCRO PRESUMIDO 2009.
Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova Daniel Ramos Nogueira
Rentabilidade de Títulos Públicos GRUPO Priscila Zitelli Leidiane Sardinha Dyana Anselmo.
Ativos financeiros ao valor justo contra resultado - FVTPL
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 6.
O setor externo Aula 11.
FINANÇAS ll 1NAS6 Grupo: Guilherme Kanada Henrique Mônico Tiago Bezerra.
ANÁLISE DE CRÉDITO PESSOA JURÍDICA
Consumo e Investimento Candido Neto, Diego Marques, José Mauro, Madson Kalil, Rayana França Wankley Ayrton e Wellison Nascimento. UNIVERSIDADE ESTADUAL.
Tópicos Especiais de Administração – ênfase Finanças 1/25 Exercícios sobre Hedge Mishkin, Frederic S. Moedas, Bancos e Mercados Financeiros. Rio de Janeiro:
Disciplina Economia 30 de março a 03 de abril. História da Moeda Escambo Moeda mercadoria Moeda simbólica Moeda escritural Moeda sofisticada.
Transcrição da apresentação:

Produtos de Investimentos Fundos de Investimentos O que é um Fundo de Investimento? Fundo de investimento é um condomínio, ou seja, todos os membros possuem os mesmos direitos e deveres.

Produtos de Investimentos Fundos de Investimentos Fundos de Investimentos Vantagens de aplicar em um Fundo de Investimento: - Acessibilidade ao mercado financeiro - Diversificação - Liquidez - Conveniência

Produtos de Investimentos Fundos de Investimentos Fundos de Investimentos Conceitos - Condôminos ou cotistas: São os participantes do fundo. Possuem uma parcela do patrimônio líquido (PL) do Fundo, proporcional ao número de cotas adquiridas.

Produtos de Investimentos Fundos de Investimentos Fundos de Investimentos Conceitos - Cota: É a parte ideal do patrimônio líquido. O valor da cota do fundo, em qualquer dia, é calculado pela divisão do PL deste dia e o número de cotas até então emitidas pelo fundo.

Produtos de Investimentos Fundos de Investimentos Fundos de Investimentos Conceitos - Patrimônio líquido: É o valor total das aplicações dos cotistas, acrescido dos rendimentos.

Produtos de Investimentos Fundos de Investimentos Fundos de Investimentos Fundos podem ser: - Fundo Aberto: o investidor pode comprar e resgatar cotas durante o prazo de existência do fundo, que é por tempo indeterminado. - Fundo Fechado: o cotista só pode resgatar sua cotas ao término do prazo de duração do Fundo que é pré-definido. O número de cotas emitidas permanece inalterada.

Produtos de Investimentos Fundos de Investimentos Fundos de Investimentos Fundos podem ser: - Fundo Exclusivo: Com apenas um cotista qualificado. Motivação: política de investimentos exclusiva; taxa de administração diferenciada.

Produtos de Investimentos Fundos de Investimentos Fundos de Investimentos Fundos podem ser: - De Carência: com um período durante o qual o investidor não pode solicitar o resgate dos seus recursos, sem que tenha alguma penalidade. Fundos podem ter qualquer prazo de carência desde que previsto no regulamento.

Produtos de Investimentos Clube de Investimento Clube de Investimento Conceito É um condomínio constituído por 150 pessoas físicas no máximo, para aplicação de recursos em títulos e valores mobiliários, podendo ser administrado por corretoras, distribuidoras e bancos de investimento.

Produtos de Investimentos Clube de Investimento Conceito É possível constituir um clube com mais de 150 pessoas, se todos forem funcionários ou servidores da mesma empresa. A carteira deve ser composta por 51% no mínimo em ações sendo o restante em renda fixa e derivativos.

Produtos de Investimentos Fundos de Investimentos Fundos de Investimentos Prestadores de Serviços Administrador: aquele que constitui o Fundo, sendo o responsável legal perante os órgãos reguladores. Deve ser uma pessoa jurídica autorizada pela CVM. Gestor: é aquele que decide sobre os investimentos do Fundo. Responsável solidário pelo fundo.

Produtos de Investimentos Fundos de Investimentos Fundos de Investimentos Prestadores de Serviços Custodiante: é o responsável por custodiar (guardar) os títulos e valores mobiliários do fundo. Distribuidor: é o responsável por colocar ou vender as cotas de Fundo aos investidores.

Produtos de Investimentos Fundos de Investimentos Fundos de Investimentos Propriedade dos Ativos dos Fundos de Investimentos Os títulos adquiridos pelos fundos de investimentos são de propriedade indireta dos investidores em condomínio e estes são os únicos beneficiários dos ganhos e os únicos que sofrem impacto pelas perdas. O gestor apenas substitui o investidor na escolha e aquisição dos títulos, mas o gestor não sofre qualquer impacto pelas perdas decorrentes dos riscos de crédito, impacto pelas perdas decorrentes dos riscos de crédito, de liquidez e de mercado.

Produtos de Investimentos Fundos de Investimentos Fundos de Investimentos Chinese Wall As instituições financeiras que possuem áreas de Asset Management devem ter as atividades de administração da organização, especificamente aquelas relacionadas à gestão dos recursos próprios (tesouraria), segregadas da administração dos recursos de terceiros (fundos e carteiras), de forma a prevenir potenciais coflitos de interesses.

Produtos de Investimentos Fundos de Investimentos Classificação CVM – Fundos de Investimento Renda Fixa – devem possuir, no mínimo, 80% da carteira exposta à variação da taxa de juros doméstica ou a um índice de preços, ou ambos. Não há restrição ao uso de derivativos.

Produtos de Investimentos Fundos de Investimentos Classificação CVM – Fundos de Investimento Curto Prazo – devem aplicar em títulos públicos federais ou títulos privados de baixo risco de crédito (pré-fixados, indexados à taxa SELIC ou DI, indexados a índices de preços) com prazo máximo a decorrer 375 dias.

Produtos de Investimentos Fundos de Investimentos Classificação CVM – Fundos de Investimento Referenciado – devem identificar o indexador no nome do fundo. 95% da carteira, no mínimo, deve estar atrelada ao índice; 80% do PL devem ser títulos públicos federais ou de R.F. privados de baixo risco de crédito; derivativos apenas para fins de hedge. a referência pode ser de qualquer natureza. ex. DI, SELIC, IGPM etc.

Produtos de Investimentos Fundos de Investimentos Classificação CVM – Fundos de Investimento Cambial- devem possuir, no mínimo, 80% da carteira em ativos relacionados diretamente à variação de preços da moeda estrangeira ou do cupom cambial. Não há restrição ao uso de derivativos.

Produtos de Investimentos Fundos de Investimentos Classificação CVM – Fundos de Investimento Ações – devem possuir, no mínimo, 67% da carteira em ações admitidas à negociação no mercado à vista de bolsa de valores ou entidade do mercado de balcão organizado. Não há restrição ao uso de derivativos.

Produtos de Investimentos Fundos de Investimentos Classificação CVM – Fundos de Investimento Dívida Externa – devem possuir, no mínimo, 80% de seu patrimônio em títulos representativos da dívida externa de responsabilidade da União. Os derivativos são usados apenas para proteção da carteira.

Produtos de Investimentos Fundos de Investimentos Classificação CVM – Fundos de Investimento Multimercado – devem possuir políticas de investimento que envolvam vários fatores de risco, sem o compromisso de concentração em nenhum fator em especial. Ex. DI, moeda estrangeira, inflação, prefixado, dívida externa e ações.

Produtos de Investimentos Pessoas físicas estão isentas de IR: - Vendas de ações no mercado à vista de Bolsa de Valores - Operações com ouro financeiro realizadas no mês for inferior a R$ ,00.

Produtos de Investimentos  Swap Operação negociada entre duas partes onde ocorre a troca, por um certo período, de: - Moedas (trocar R$ x US$; US$ x Yenes, etc.) - Taxas de Juros (pré-fixados x pós-fixados) - Indexadores (IGP-M x CDI, TR x IGP, etc.)

Produtos de Investimentos  Riscos do Swap - Riscos de Mercado: é composto pelos riscos de mercado dos indexadores envolvidos (risco do ativo do swap ser menor que o passivo do swap).

Produtos de Investimentos  Riscos do Swap - Riscos de Crédito: reduz-se à diferença entre as rentabilidades dos dois indexadores, pois é este valor que é devido no vencimento do contrato.

Produtos de Investimentos  Riscos do Swap - Riscos de Liquidez: Normalmente as operações de swap não possuem liquidez no mercado, a não ser que haja um acordo entre as duas partes do contrato.

Produtos de Investimentos  Tributação sobre o Swap - Base de cálculo: é o resultado positivo a ser recebido na data da liquidação. - Alíquota: depende do prazo do Swap. O resultado positivo é tributado e recolhido na fonte.

Produtos de Investimentos  Tributação sobre o Swap - Compensação de perdas: As perdas de swap não podem ser compensadas na apuração do resultado de renda variável. - Compensação de perdas: As perdas de swap não podem ser compensadas na apuração do resultado de renda variável. - Responsável pelo Recolhimento: a pessoa jurídica (que teve o resultado negativo), que está pagando o rendimento (a quem está tendo o resultado positivo), recolhe o IR na fonte e faz o pagamento líquido do resultado do Swap.