Edição Teoria e técnica de edição de impressos. Plano de Ensino – M1 105/08 Plano de ensino + o processo de edição 212/08O processo de edição 319/08Exercício.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EDIÇÃO Universidade Veiga de Almeida -> Comunicação Social
Advertisements

Pedagogia, Licenciatura Recursos Pedagógicos, Tecnológicos e Multimídia – Professora Mariângela Ziede – 2012/2 Ananda Sonali Andressa Kopriva Bruna Bernardino.
técnicas de humor criativo
Como elaborar um trabalho de pesquisa
Por que o jornal na escola?
GRUPO OPERATIVO GESTANTES
Fundamentos do Jornalismo  O trabalho jornalístico tem o objetivo de captar e tratar a informação.  O tratamento dependerá do veículo, seja.
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
HISTÓRIA EM QUADRINHOS
Projetos para as Famílias Rita Massarico Kawahala André Luís Kawahala Jovem Família Família & Namoro.
Diferentes tipos de mídia e de texto IFRN – Campus Natal Cidade Alta Curso de Produção Cultural Seminário de orientação à prática profissional Professor:
P OEMA - PROCESSO COMO LINGUAGEM REVOLUCIONÁRIA Projeto Ação Social & Literatura.
Programas do Livro Camila de Oliveira COARE/CGPLI.
EXPERIÊNCIA DO FILOSOFIA. Histórico A Olimpíada Internacional de Filosofia (International Philosophy Olympiad ou simplesmente IPO) é uma olimpíada de.
Orientação Escolar e Profissional Escola Secundária Inês de Castro 2015/ º ano! E AGORA? E AGORA?
Bruna Giglio e Giovana Castro 9 m 1 Produção Textual Professora : Karla Faria.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E ADMINISTRATIVAS.
M ICROSOFT W ORD 2007 C OMANDOS Disciplina - Intermática Prof.ª Andréia Vieira do Nascimento.
III ENCONTRO MARANHENSE
NORMAS ABNT PARA TRABALHOS ACADÊMICOS
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Sul Lógica & Aritmética Aluno: Edgar Abreu.
O PAPEL DA MÍDIA NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES Lynara Ojeda PAIR CAPACITAÇÃO DA REDE LOCAL Ladário, 10 de maio de.
ROGÉRIO SAMPAIO - ASSESSOR DE IMPRENSA - CNPL Comunicação Sindical.
Prof. João Ricardo Andrêo Programação p/ INTERNET - HTML 31/5/ :38 1 Este parágrafo em fonte Courier Este parágrafo em fonte Cambria e tamanho 20px.
AULA DO DIA 23 DE ABRIL DE 2013 MESTRADO EM EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TECNOLOGIAS DISCIPLINA – METODOLOGIA DA PESQUISA PROFESSORAS – KÊNIA E MIRZA MÉTODO METODOLOGIA.
XVII Encontro Nacional do CONGEMAS Estruturas, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social.
Conselho Editorial do Ministério da Saúde 36ª Reunião Ordinária do Conselho Editorial do Ministério da Saúde Brasília, 11 de agosto de 2009.
COMISSÃO DE ESTUDO SOBRE IMPLANTAÇÃO DO HORÁRIO DE TRABALHO PEDAGÓGICO – LEI 11738/2008.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
O quê? Quando? Quem? Como? Onde? Porquê?. Uma Reportagem (notícia) Novidade Enfoque: O que se sabe? O que não se sabe?
Curso de Gestão Democrática CENTRO MUNICIPAL DE ESTUDOS E PROJETOS EDUCACIONAIS JULIETA DINIZ – CEMEPE Júnia Alba Gonçalves Iraídes Reinaldo da Silva.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
Seminário Instituto Unibanco Maria Helena Guimarães de Castro outubro de 2005 O papel da pesquisa na formulação de políticas educacionais.
Os impactos ambientais e os problemas sociais Dionelma da Conceição Silva Sousa Santarém – Pará Março 2016.
Gêneros textuais – Gêneros do discurso Professor: Marcel Matias.
Pearson Education Sistemas Operacionais Modernos – 2ª Edição 1 Sistemas Operacionais IESP - FATEC-PB Prof: Gustavo Wagner
Média, Moda e Mediana Prof.: Adeilton Silva..
A principal característica do ENEM é a utilização de questões interdisciplinares, em que, além dos conteúdos, é avaliada a capacidade de o aluno “saber.
Universidade do Estado de Santa Catarina DEPS – Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Estudo de Tempos e Métodos Estudo de Tempos e Métodos.
Conjuntos: Não existe uma definição formalizada do que vem a ser um conjunto. O que temos é uma idéia ou uma noção do que vem a ser um conjunto. De uma.
Marketing e Comunicação Junho Revista Cameron Especificações (Gráfica Serafinense) 44 páginas + capa Impressão: off set Papel capa: couche liso.
Arte gráfica CLICAR Sabe-se pouco sobre Gutenberg, apenas que nasceu na cidade alemã de Mogúncia entre 1393 e 1405, filho de um comerciante de Mainz.
COMO FAZER UM TRABALHO ESCRITO. 1.PLANEAMENTO 2.ESTRUTURA 3.FORMATAÇÃO 4.IMPRESSÃO 5.ENCARDERNAÇÃO.
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
Instituto de Educação a Distância Interativa Coordenação Acadêmica: Prof. Wander Garcia.
Prover, com pautas ousadas, inovadoras e imparciais, informações de qualidade para os leitores, sempre priorizando os interesses, fatos e personagens.
Sessão de Formação. Programa da Sessão de Formação Introdução ● História do projecto ● Mais-valias da plataforma Plataforma ● Formatos finais ● Integração.
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
PRÁTICA SIMULADA II Aula 1 – Apresentação do Plano de Ensino Profª. Andréa Cleto.
Programação p/ INTERNET - HTML Prof. João Ricardo Andrêo 2/6/ :46 1 TABELAS A TAG é utilizada para apresentação de dados no formato de tabelas (apresentação.
COMITÊ DE CULTURA E ESPORTE - COCESP - Eliana de Mattos Carvalho Chefe do COCESP.
Elaboração de referências Prof. Adalberto Matoski.
II JUNIC II SEMINÁRIO DE PESQUISA
População brasileira Indicadores das características da estrutura da brasileira Idade e gênero – Pirâmide Etária escolaridade – Taxa de analfabetismo.
CAFÉ TENDÊNCIAS dias 7 e 8 de Abril. AGENDA - dias 7 e 8 de Abril CAFÉ TENDÊNCIAS 8h30 às 9h0030’ Divisão dos participantes por grupos de Tema de Discussão.
ESCOLHA DE LIVROS (PNLD – 2014) DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS ANA CAROLINA SOUZA LUTTNER Coordenação de Apoio às Redes de Ensino.
PROCESSO DECISÓRIO E NEGOCIAÇÃO PROF. RUY ROBERTO RAMOS.
PLANEJAMENTO 2012 Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.
ESTÁGIO OBRIGATÓRIO arquitetura e urbanismo
Projeto de Terminologia da Saúde Biblioteca Virtual em Saúde Ministério da Saúde.
Unidade I Estatística Descritiva Profª. Maria Ester Domingues de Oliveira.
1 Jornadas PedagógicasIST – Lisbon |©Ana Carvalho e Ana Póvoa| 2016 Metodologia de análise de estudo de caso em sala de aula e sua avaliação Ana Carvalho.
PLANO DE TRABALHO EM PERÍCIA CONTÁBIL
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Ana Virginia R. Veríssimo Processo Administrativo Planejamento.
Marco muitíssimo significativo a edição 2000 do JB News. São dois mil dias seguidos e ininterruptos que este periódico eletrônico está na web desde.
Gerenciamento das comunicações do projeto Gestão de Projetos Acadêmicos: Felipe Schafaschek, Marcos Vieira, Victor Chiesse.
PROJETO DE PESQUISA ACADÊMICA ROTEIRO Curso: Gestão de Eventos - UNIFACS Profs.Aroaldo Haffner e Rúbia Almeida 2008.
Ensino do e pelo mapa Lúcia Cavalieri
Desenho Arquitetônico
PEDRO A. BARBETTA – Estatística Aplicada às Ciências Sociais 6ed. Editora da UFSC, Estatística Aplicada às Ciências Sociais Sexta Edição Pedro Alberto.
Transcrição da apresentação:

Edição Teoria e técnica de edição de impressos

Plano de Ensino – M1 105/08 Plano de ensino + o processo de edição 212/08O processo de edição 319/08Exercício de avaliaçãoXPeso 1 426/08Quem é quem na redação 502/09Simulação de edição 609/09Prova 1XPeso 2

Plano de Ensino – M2 716/09 A composição da página do jornal 823/09Títulos de jornal e revistas 930/09Exercício de títulosXPeso /10 O texto da notícia 1121/10 O texto da reportagem 1228/10Prova 2XPeso 2

Plano de Ensino – M3 1304/11 Os manuais de redação 1411/11Preparação estudo de caso 1518/11Preparação estudo de caso 1625/11 Entrega + apresentação de manuais XPeso 1 e /12SEMANA DE BANCAS 1809/12DEVOLUTIVA

Bibliografia DINES, Alberto. O papel do jornal: tendências da comunicação e do jornalismo no mundo em crise. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Artenova, c1977. ERBOLATO, Mario L. Técnicas de codificação em jornalismo: redação, captação e edição no jornal diário. São Paulo: Ática, LAGE, Nilson. Estrutura da noticia. São Paulo: Ática, LAGE, Nilson. Linguagem jornalística. São Paulo: Ática, MARTINS FILHO, Eduardo Lopes; O Estado de São Paulo (Jornal). Manual de redação e estilo. São Paulo: Moderna, O Estado de São Paulo, NOBLAT, Ricardo. A arte de fazer um jornal diário. São Paulo: Contexto, NOBLAT, Ricardo. O que é ser jornalista: memórias profissionais de Ricardo Noblat. Rio de Janeiro: Record, SOUSA, Jorge Pedro. Elementos de jornalismo impresso. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2005.

O processo de edição O caminho que a notícia percorre em 24 horas

Ponto de partida Leitura diária dos jornais: Atualização da pauta feita no dia anterior; Cobertura de eventual furo; Avaliação de erros/ausências.

Largada de repórteres Distribuição de pautas aos repórteres que chegam ao longo do dia; Escala/jornada diária do jornalista; Cobertura de pauta prevista/interatividade/atualização conforme os fatos – pautas caem e novas surgem.

1ª reunião - previsão 10 horas – participam: chefe de reportagem Secretário de redação Editores/subeditores Fotografia Arte

Objetivo Informar a seção gráfica e comercial sobre a previsão de páginas a serem ocupadas

Um dia de apuração Processo interativo – pautas caem, pautas surgem Direção da cobertura Preparação das páginas/organização e planejamento Recolhimento de material de agência

A redação das matérias Conforme os repórteres chegam, relatam a seus editores e ao chefe de reportagem e escrevem seu material conforme o espaço previsto.

2ª reunião - acerto 17h – participam chefe de reportagem Secretário de redação Editores/subeditores Fotografia Arte Direção de redação Capistas

Processo de fechamento/baixamento Diagramador + editor Hierarquizar as matérias – diagramar, titular e utilizar os demais componentes de composição da página Cada página tem hora certa para baixar para a gráfica: o caderno

Gráfica Fotolito Chapa metálica Impressão Corte e dobra Acabamento Distribuição

Como é feita uma revista Mundo Estranho - Abril

O processo de impressão

Processo de impressão de revista Setor de Imposição, onde as páginas digitais são agrupadas para que possam formar os cadernos.

Processo de impressão de revista Setor de Cópia, onde são produzidas as chapas que servirão como matrizes na impressão Offset.

Processo de impressão de revista Setor de Galvano, onde os cilindros de cobre são preparados para a gravação e para a Impressão Rotogravura.

Processo de impressão de revista Nessas máquinas os cilindros são gravados através de minúsculos diamantes pontiagudos que perfuram o cobre.

Processo de impressão de revista Antes do cilindro gravado seguir para a impressão Rotogravura, ele passa por um teste para que pequenos problemas possam ser resolvidos, essa é a máquina que realiza esse teste.

Processo de impressão de revista Antes do cilindro gravado seguir para a impressão Rotogravura, ele passa por um teste para que pequenos problemas possam ser resolvidos, essa é a máquina que realiza esse teste.

Processo de impressão de revista Essa é uma máquina de Impressão Rotogravura, na parte inferior ficam a alimentação de papel, o painel de controle e a saída dos cadernos.

Processo de impressão de revista Na parte superior ficam as 8 unidades impressoras, 4 para cada lado do papel e uma para cada cor (Amarelo, Magenta, Ciano e Preto).

Processo de impressão de revista Máquina de impressão Offset, o papel passa por 4 unidades impressoras e em cada uma delas recebe uma cor (Preto, Ciano, Magenta e Amarelo).

Processo de impressão de revista Depois que todas as cores foram impressas o papel passa por um forno e é cortado e dobrado para que o caderno seja formado.

Processo de impressão de revista Setor de corte, onde as capas são cortadas antes de seguirem para o acabamento final.

Processo de impressão de revista Setor de dobra, onde as capas, pôsteres e outros elementos são dobrados antes de seguirem para o acabamento final.

Processo de impressão de revista Máquina de acabamento em lombada canoa, onde os cadernos e a capa são unidos por grampos e a revista é refilada.

Processo de impressão de revista Na expedição as revistas são colocadas em caminhões que seguem para todo o Brasil.