Gênero e Sexualidade e direitos humanos infanto-juvenis Antonio Sardinha Jornalista, especialista em Direitos Humanos e Mestre em Comunicação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UMA QUESTÃO A SER PENSADA DENTRO DAS INSTITUIÕES
Advertisements

Brasil, sexualidade e demografia:Onde estamos?
Relações de Gênero e Sexualidades na Educação
A homossexualidade é um tema que envolve vários assuntos como os direitos humanos, direitos cívicos, politica, religião e outros mais.
Comportamento do Consumidor Prof Rosana Augusto1.
CURSO DE FORMAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA, ACESSO À ÁGUA E CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO FGP / SAN – ÁGUAS – CISTERNAS / 2011 PROJETO CISTERNAS NAS ESCOLAS E A.
1 Família, a base para cidadania. 2 3 A configuração de família no seu surgimento está atrelada ao casamento monogâmico, heterossexual, ao modelo patriarcal.
Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
Talcott Parsons | Teoria sistêmica
Filosofia. Os valores  Juízos de realidade (fato) X Juízos de valor;  Teoria dos valores = axiologia;  Valor  afetividade  não- indiferença;  Os.
Adolescência e Principais problemas de saúde na puberdade História, Conceitos e Características DISCIPLINA HSM-130 CICLO DA VIDA II Graduação em Nutrição.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Introdução O principal objetivo deste projeto é analisar a obra “O Segundo Sexo” de Simone de Beauvoir,
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
O Papel das Organizações do Terceiro Setor e sua relação com o Estado e demais setores Márcia Moussallem IATS – Instituto de Administração para o Terceiro.
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO. O processo de monitoramento e avaliação (que deve ser estruturado e sistemático) do POL tem como objetivo fundamental produzir.
Profa. Ma. Ana Lúcia Antônio – SAS/SEJUSP Prof. Me Leandro Araújo –OMEP/CEDCA A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA E SEUS REFLEXOS NA SOCIOEDUCAÇÃO Profa. Ma. Ana Lúcia.
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
Brasília, 27 de agosto de 2012 Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e o Plano Decenal – Audiência Pública - Publicidade.
A POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
O Projeto Político Pedagógico é...
REDE DE APOIO - refletirmos sobre o contexto em que estamos inseridos e as relações que podemos estabelecer a partir desse lugar no qual, nos relacionamos.
 Discente: Fernanda Maria Da Silva  Docente: Dra. Giovana Gomes Albino  Disciplina: Didática  Curso: Licenciatura em Física.
Avaliação Pedagógica Política Nacional do Livro Júnia Sales Pereira Coordenadora Geral de Materiais Didáticos Secretaria de Educação Básica Ministério.
GESTÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL NA PERSPECTIVA FREIREANA Eliete Santiago UFPE/DAEPE Cátedra Paulo Freire/UFPE.
Prefeitura Municipal de Itajaí ESF Costa Cavalcanti Estimulando o protagonismo e empoderamento de um grupo de mulheres da comunidade do Costa Cavalcanti.
FORMULAÇÃO de projeto de trabalho profissional
A cultura e suas transformações, ou seria imposições?
Brasil sem homofobia Programa de combate à violência e à discriminação contra GLBT e de promoção da cidadania homossexual Giovanna Zimmermann Tamara Nassar.
Aula 6: Outros capitais: capital cultural - Bourdieu
Aula 03 – Filosofia 3º ano. Prof. Flaviana.
O Jornalismo no Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
ÉTICA E MORAL
Adolescência: uma perspectiva crítica
Educando após o divórcio ” Manual para pais divorciados Autor: Philip M. Stahl, Ph.D.
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
EIXO 3 PROTAGONISMO E PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES Fomento de estratégias e mecanismos que facilitem a participação organizada e a expressão.
Alguns problemas sociológicos
VIRGINIA SATIR O Terapeuta deve especular sobre a relação do casal. Esta é a 1ª coisa que o terapeuta deve verificar, pois para ela a terapia de família.
18ª Reunião do Conselho Deliberativo 01 de julho de 2011.
Educação e Arte. Desenvolver programas educativos junto às comunidades circunvizinhas a sede da Escola Ecológica para a construção da consciência planetária,
Aula 2.b. IED Bloco I Objetivo: apresentar idéias básicas, porém extremamente relevantes, para o estudo do Direito.
LDB E A PSICOLOGIA Profª Cristina Pinho.
Atividade racional que transforma o meio natural
O DESAFIO DA QUALIDADE NA EVANGELIZAÇÃO ESPÍRITA INFANTO- JUVENIL O termo QUALIDADE e seus usos no campo das ações sociais A questão da QUALIDADE e a prática.
Segurança pública e Violência
M ÚSICA NA ESCOLA : POR QUE ESTUDAR MÚSICA ? P
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções
Teoria Geral de Sistemas
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO FUNDAMENTAL.
O QUE É FILOSOFIA?.
Atividade 1 – Parte I Atividade 1 – Parte I Somos todos seres sociais.
Identidade de Gênero e Orientação Sexual.
Bases Biológicas do Comportamento. Adaptação Processo lento, que envolve muitas gerações de indivíduos de uma mesma espécie.
Finalidades e princípios constitucionais da educação. QUARTO CAPÍTULO DO CURSO DE DIREITO EDUCACIONAL.
Fundamentos da Administração
REFÉNS DA GEOGRAFIA DO PREÇO DESATRES NATURAIS E AMBIENTAIS.
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
XIII Seminário Internacional de Educação Novo Hamburgo Espaço de Sociabilidade e Cultura da Paz Direitos Humanos, escola e sociedade Como lidar com a violência.
Liberdades individuais e coerção social.. O mundo e suas leis. Quando nascemos já encontramos o mundo pronto, com suas leis, suas regras de funcionamento,
O RIENTAÇÃO E DUCACIONAL. S EXUALIDADE Relações de Gênero.
Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DOCENTE Erika dos Reis Gusmão Andrade Rosália de Fátima e Silva DEPED/PPGEd/UFRN 1.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE A CRÔNICA ALÉM DA SALA DE AULA Ana Paula Fidelis RUFINO (UFRN)
PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS A Sociologia como forma de consciência.
2. A sociologia e a dinâmica das relações sociais: ferramentas conceituais e caminhos interpretativos 2.1 – A dimensão social da ação individual: em busca.
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
Transcrição da apresentação:

Gênero e Sexualidade e direitos humanos infanto-juvenis Antonio Sardinha Jornalista, especialista em Direitos Humanos e Mestre em Comunicação

Conceitos e Pressupostos Sexo, gênero e orientação sexual não são a mesma “coisa” -Foge da concepção biológica, natural -Individual e privada São conceitos históricos e culturais inseridos nas relações políticas e sociais de toda sociedade

Gênero seria um óculos que uso para olhar as pessoas a partir do sexo biológico que elas carregam. Nascemos machos e fêmeas e nos tornamos homens e mulheres

As diferenças anatômicas entre homens e mulheres (ter um pênis ou uma ter vagina, por exemplo) não teriam nenhuma significação valorativa em si mesmo, não fossem os arranjos de gênero vigentes na nossa sociedade

Qual o problema nisso... A idéia que temos de homens e mulheres nos determinam como homens e mulheres devem se comportar, agir, pensar e viver. Há um “jeito” de ser homem e um “jeito” de ser mulher.

GÊNERO – construção social que por meio de relações de poder dizem o que é próprio/função/comportamento para o macho e a fêmea Sexualidade – Sexualidade é muito mais do que isso, é a energia que motiva a encontrar o amor, o contato e a intimidade (OMS). Vivenciamos a sexualidade quando construímos (e por isso precisamos ter autonomia) a nossa sexualidade (a partir da relação criativa que cada um estabelece entre desejo afetos, comportamentos e práticas na RELAÇÃO corpo, gênero e a vivência dos desejos e afetividades )

O entendimento é que os direitos sexuais incluem o direito à afirmação das diferentes possibilidades de expressão sexual e o direito de decidir de maneira autônoma pelo uso do próprio corpo, oferecendo garantias à afirmação de diversas formas de identidades sexuais e expressão sexual ao longo da vida (VILLELA e ARILLA, 2003).

Questões problemas A heteronormatividade (Louro, Junqueira) SEXO – GÊNERO-SEXUALIDADE (vivência) Há um padrão dito correto/certo/aceito para ser homem e mulher e de estabelecer relações afetivas que é constantemente VIGIADO/CONTROLADO

O que é a homofobia, a violência e o preconceito? Um dispositivo da sociedade para manter a vigência da norma Quem opera o dispositivo? Os atores sociais que estão nas instuições, inclusive escolares

O medo, a culpa e a vergonha acompanham a vivência dos que fogem da “norma”. A invisibilidade + associada a indiferença consentida + mais visibilidade distorcida tornam ainda mais dolorosa, penosa e difícil a existência de meninos e meninas LGBTs

Os papéis da rede de proteção Direitos à sexualidade é um direito humano pensado sob a ótica infanto-juvenil Rede de garantia de direitos percebem/realizam recorte gênero-orientação sexual no contexto da promoção e defesa de direitos Papel das políticas públicas infanto-juvenis no combate a vulnerabilidades por gênero e sexualidade

Problema-debate Como as políticas públicas infanto-juvenis lidam com a questão de gênero e sexualidade na perspectiva geracional? A rede de proteção conhece/pensa a vulnerabilidade por gênero e orientação sexual no contexto das vulnerabilidades ?