PROPOSTA DE PROTOCOLO PARA AVALIAÇÃO ORTOPÉDICA DA CRIANÇA RECÉM-NASCIDA NO HOSPITAL MARTAGÃO GESTEIRA Autores: Fernando Cal Garcia Filho; Marina Bastos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ATENDIMENTOS CONJUNTOS COM OUTRAS ESPECIALIDADES DA SAÚDE PARA A REAL FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Kubo.
Advertisements

PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.
Fundamentos de Lógica e Algoritmos: Apresentação Técnico em Informática Cleone Silva
PROJETO NASCER SAUDÁVEL Prefeitura Municipal de São Domingos/SC Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social.
PROJETO DE CAPACITAÇÃO E ESTÍMULO À REALIZAÇÃO DOS EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DO SIPEC.
Unimed ABC - Nº de vidas: MEDICINA PREVENTIVA 1.Promoção e Prevenção de Saúde: (equipe multidisciplinar) Gestantes Ginástica Adaptada Obesidade.
UNASP CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA 1- A metodologia Observação meticulosa e sistemática da natureza e fenômenos naturais → primeiras indagações.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
ENSINO DE ORIENTAÇÃO, SOB QUAIS CONDIÇÕES? AUTORES: MAURICÉIA SILVANA BATISTA/UFRN – ANA BEATRIZ DE BRITO/UFRN –
A PSICOLOGIA E A INVESTIGAÇÃO DE SUSPEITA DE ABUSO SEXUAL INFANTIL MARÇO/2016.
AULA DO DIA 23 DE ABRIL DE 2013 MESTRADO EM EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TECNOLOGIAS DISCIPLINA – METODOLOGIA DA PESQUISA PROFESSORAS – KÊNIA E MIRZA MÉTODO METODOLOGIA.
REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM METASÍNTESE: ATUALIDADES.
Introdução a Pesquisa Científica
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
Métodos de Avaliação Osteomioarticular Caso Clínico: Quadril – Respostas Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional Profa. Dra.
INDICADORES DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola tem condições de intervir para melhorar sua qualidade conforme.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MURÇA (152778) Escola Básica e Secundária de Murça (346305)
Tecnologias Educativas I Docente: Fernando Costa Discente : Érica Simões.
Seminário “O PNE e o futuro da Educação Brasileira" Luiz Dourado CNE.
SERVIÇO SOCIAL Carla Letícia Raupp Ramos CRESS nº 2930/12ª R Cláudia Leal CRESS nº 2528/12ª R Jerbbera Joplyn de Souza CRESS nº 5171/12ª R Instituto São.
PERCEPÇÃO DA DOR PELA CRIANÇA, ACOMPANHANTE E ENFERMEIRO NUM SERVIÇO DE URGÊNCIAS PEDIÁTRICAS FERNANDES, Ananda 1 ; FERREIRA, Maria Antónia 2 ; CRAVO,
Escreva aqui o título e o subtítulo do seu TCC Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Insira a data.
Florianópolis, novembro de 2013
Programa Capital Criança: Vacinação nas maternidades de Florianópolis – BCG e Hepatite B Enfermeira Msc. Marcia Sueli Del Castanhel – Coordenadora do Programa.
PREVENÇÃO DA EXCEPCIONALIDADE APAE DE FRANCISCO BELTRÃO.
GESTÃO DO PAIF.
Capacitações em Acolhimento e Classificação de Risco Concórdia 24 e 25 de Julho/14.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
COOKIES DE CHOCOLATES ENRIQUECIDOS COM FARINHA DA CASCA DE LARANJA XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 19 a 22 de Outubro de Florianópolis/SC.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
AVALIAÇÃO EPIDEMIOLOGICA ENTRE O GENO VALGO E OS PÉS PLANOS NAS CRIANÇAS TRATADAS NO AMBULATÓRIO DE ORTOPEDIA DO HOSPITAL INFANTIL MARTAGÃO GESTEIRA Autores:
AUTORES: Fernando Cal Garcia Filho; Lucas Cortizo Garcia; Laíse Mota Torres; Fernanda Cortizo Garcia; Rui Godoy Maciel; Maria Beatriz Cortizo Garcia.
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Análise de Marcha na Paralisia Cerebral
*Hospital Martagão Gesteira
Autores: Fernando Cal Garcia Filho; Natália de Azevedo Modesto; Rui Godoy Maciel; Lucas Cortizo Garcia; Fabio Matos; Fernanda Cortizo Garcia.. TRATAMENTO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Equipe: Nome dos Estudantes TÍTULO DO TRABALHO CIDADE.
Professora Celina Camargo Introdução ao Estudo das Deficiências
Prevenção secundária do câncer de mama: desempenho de um ambulatório de oncologia. Ciências Biológicas / Ciências Médicas e da Saúde Kelly Chris Machado.
PREVALÊNCIA DE COMORBIDADES NO MUNICÍPIO DO MEIO OESTE CATARINENSE - VARGEM – SC E INTERVENÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR Secretaria de Estado da Saúde.
MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,
Projeto Multiplicadores Unimed Piracicaba Responsável: Simone Gonçalves Barreto Categoria: Capacitação.
AVALIAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DO PÉ TORTO CONGÊNITO RESISTENTE (PTC R) NO HOSPITAL MARTAGÃO GESTEIRA. Autores: Fernando Cal Garcia Filho; Gustavo Silva Santos;
Introdução do processo em enfermagem no curso técnico em enfermagem João Carlos Alves dos Santos.
CURITIBA – PR Comparação da Marcha na Distrofia Muscular de Duchenne e na Distrofia Muscular Congênita utilizando índices da Análise Tridimensional.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
EPIDEMIOLOGIA DAS FRATURAS TRATADAS NO CENTRO CIRÚRGICO DO HOSPITAL MARTAGÃO GESTEIRA AUTORES: Fernando Cal Garcia Filho; Fabio Matos; Lucas Cortizo Garcia;
Noções de amostragem Bioestatística. É a ciência que fornece os princípios e os métodos para coleta, organização, resumo, análise e interpretação de dados.
Marina Aparecida Pereira Fonseca
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES COM PARALISIA CEREBRAL SUBMETIDOS A TRATAMENTO CIRÚRGICO PARA CORREÇÃO DE PÉ TORTO NO SERVIÇO DE ORTOPEDIA DO HOSPITAL.
AVALIAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DA DOENÇA DE LEGG – CALVÉ – PERTHES NO HOSPITAL MARTAGÃO GESTEIRA Autores : Fernando Cal Garcia Filho; Isaura Luiza Marques de.
ALVARO PEREIRA. A apresentação do percurso da pesquisa Detalha o caminho percorrido pelo pesquisador na coleta e na análise dos dados e encontra-se dividido.
REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA PRODUÇÃO CIENTÍFICA:
REESTRUTURAÇÃO DO CURSO DE GESTANTES COMO ESTRATÉGIA PARA ADESÃO AO PROJETO PARTO ADEQUADO AUTORES: DARÓS, J. T.; MENEGHIN, M. C.; TEIXEIRA, M. A. S.
Angelica dos Santos Vianna defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg ANAMNESE OCUPACIONAL 21 de agosto.
SISPRENATAL WEB.
CONTROLE DOS AMBIENTES E CONDIÇÕES DE TRABALHO COM RISCOS RELACIONADOS À SAÚDE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS LINO ALEXANDRE MÉDICO DO CEREST-HORIZONTE-CE.
AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA TERAPÊUTICA, GUIADA PELA ESCADA ANALGÉSICA DA OMS, SOBRE A QUALIDADE DE VIDA DO PACIENTE COM DOR ONCOLÓGICA Autores: MESTIERI,
PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRATUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA Controle da Hipertensão Arterial com grupos de intervenção educacional.
Índice A empresa Parceiros Metodologia Benefícios Práticas Internas para Melhoria Contínua Dados Cadastrais Nossa Localização BETEL COMERCIAL E LOGÍSTICA.
Maria Izabel de Freitas Filhote defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg ANAMNESE OCUPACIONAL.
ESTABELECIMENTO DA IDADE DENTÁRIA PELO MÉTODO DE DEMIRJIAN EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES INFECTADOS PELO HIV. PEROTTA, M.*; GLEISER, R. Disciplina de Odontopediatria.
Indicadores de Saúde Conceito
Avaliação dos indicadores de prescrição e de acesso a medicamentos no sistema único de saúde de um município da região da AMUREL Juliana Medeiros de Souza.
Residência Multiprofissional em Saúde Mariana Rossi Bonacasata Renata Bittencourt Braga Pedro Vitor Mobiglia Marques.
Prestação de Contas do 1º Quadrimestre de 2016 da SAÚDE Dr. ROGER HUNGRIA DE PAULA Gestor Municipal PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMA SECRETARIA MUNICIPAL.
Estudo de utilização de medicamentos em idosos residentes na área de cobertura do Serviço de Apoio Integrado a Saúde (SAIS) PATRÍCIA LUIZ DE ARAÚJO (PUIC);
Comunicação de Resultados de Pesquisa Propriedade Intelectual Plágio Ética em Pesquisa Prof. Eduardo R. Hruschka * Slides elaborados com base nos originais.
Janaina Rodrigues Pitas Formadora do CEFAPRO Primavera do Leste
III OFICINA DE FORMAÇÃO E QUALIFICACAO EM SAÚDE DO TRABALHADOR Diálogo com os atores da prática Rio de Janeiro, 27 de Junho de 2016.
Transcrição da apresentação:

PROPOSTA DE PROTOCOLO PARA AVALIAÇÃO ORTOPÉDICA DA CRIANÇA RECÉM-NASCIDA NO HOSPITAL MARTAGÃO GESTEIRA Autores: Fernando Cal Garcia Filho; Marina Bastos Tenório de Albuquerque; Rui Godoy Maciel; Lucas Cortizo Garcia; Fabio Matos; Fernanda Cortizo Garcia.

INTRODUÇÃO Importância da avaliação ortopédica precoce Pediatras ou neonatologistas têm o primeiro contato A avaliação ortopédica inclui: - informações sobre pré-natal - informações sobre o parto - exame neurológico - exame ortopédico

Inspeção geral FIGURA 1: Palpação da fontanela FIGURA 2: Inspeção da coluna FIGURA 3: Palpação da clavícula

A B FIGURA 4: Pé Torto Congênito.A. Ante-pé não encosta uma superfície imaginária. B. Pé Torto irredutível bilateralmente

Ortolani A B FIGURA 5: Manobra de Ortolani. A. Flexão dos joelhos a 90°, terceiro dedo sobre o trocanter maior e o polegar sobre o trocanter menor. B. Abdução da coxa

AVALIAÇÃO ORTOPÉDICA DA CRIANÇA RECÉM-NASCIDA NO HOSPITAL INFANTIL MARTAGÃO GESTEIRA Barlow FIGURA 6: Manobra de Barlow em quadril esquerdo. Flexão do joelho a 90°, polegar ao longo da parte medial da coxa e dedo indicador lateralmente ao longo do eixo do fêmur

Reflexo de preensão palmar e plantar FIGURA 7: Preesão palmar FIGURA 8: Preensão plantar

Reflexo de Moro FIGURA 10: Reflexo de Moro. Abdução e extensão dos membros superiores FIGURA 9: Reflexo de Moro. Elevação discreta dos troncos

Reflexo tônico-cervical FIGURA 11: Reflexo tônico-cervical incompleto

OBJETIVO Orientar os médicos, pediatras e neonatologistas para sistematização da propedêutica ortopédica direcionada e sequenciada, a fim de aperfeiçoar o exame do Recém-Nascido, minimizando as falhas nas detecções de problemas ortopédicos.  

Material e Método Amostragem: A amostra foi de conveniência composta por pacientes atendidos no serviço de ortopedia do Hospital Infantil Martagão Gesteira, no período de Agosto a Novembro de 2014 - Critério de Inclusão: Crianças com até 28 dias de nascidas atendidas no HIMG Procedimentos e Instrumentos de coleta de dados: Foram tiradas fotografias do exame ortopédico do RN, respeitando os aspectos éticos e preservando a identidade do paciente

DISCUSSÃO Sabemos que as técnicas de exame utilizadas estão exaustivamente descritas na literatura (RODRIGUES, M. M., 2008, ARONSSON, D.D.,2005; SANTOS, A. M. N. et al., 2008.)   No entanto, poucas são as fontes na literatura que abordam a importância da sistematização da avaliação ortopédica precoce do recém-nascido como rotina.

DISCUSSÃO DDQ Quanto mais cedo o diagnóstico for dado, maior será o sucesso do tratamento (GUARNIERO, 2010) Schott relata que o tratamento precoce proporciona níveis de 95% de bons resultados comprovando a importância desse estágio Utilização das manobras de Ortolani e Barlow, juntamente com a análise de fatores de risco, antecedentes e exames de imagem são preponderantes para que isso ocorra (SCHOTT, 2000; DOBASHI, E. T. et al., 2013)

CONCLUSÃO Por tudo exposto, acreditamos que ao descrevermos e ilustrarmos as etapas da avaliação ortopédica, destacamos a importância de se investigar de forma sistemática e precoce doenças do sistema osteo-neuro-muscular, contribuindo desta forma na melhoria da qualidade e atenção do Recém-Nascido