Orientações sobre os Sistemas Corporativos do Estado.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SICONV Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasses
Advertisements

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA. PORTAL DA TRANSPARÊNCIA.
Controladoria-Geral da União Secretaria Federal de Controle Interno - SFC Seminário sobre o Marco Legal das Organizações da Sociedade Civil (PLS 649/2011)
Portal da Transparência Municipal Conteúdo básico a cargo do município Base: Decreto Federal nº 7.185/2010 Sistema Integrado de Administração Financeira.
MARCO LEGAL DO CONTROLE INTERNO PREVENTIVO NO ESTADO DO CEARÁ
O modelo OS do Espírito Santo e a gestão e controle das organizações qualificadas Flávio Alcoforado
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO PARAÍBA 22/01/2009. PORTAL DO GESTOR Credenciamento dos gestores e técnicos Envio de dados e documentos Solicitação de correção.
Legislação Aplicada à Contabilidade Pública
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
Sistemas Corporativos do Estado de Minas Gerais
PROJETO PORTAL DE COMPRAS GOVERNO
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
Novidades na estrutura do art. 48 da LRF
Portal dos Convênios – SICONV
Maio de 2012 Impactos das NBCASP

Plano Plurianual: desafios e perspectivas
Estado de Santa Catarina PREFEITURA MUNICIPAL ITUPORANGA
PROGRAMAÇÃO OPERATIVA DE 2008
SEPLAG ORIENTAÇÕES SOBRE A PROGRAMAÇÃO OPERATIVA DE 2008 E PROCEDIMENTOS PARA EXECUÇÃO DOS PROJETOS DO MAPP.
PLANEJAMENTO E COODENAÇÃO GERAL
ORÇAMENTO DE INVESTIMENTO
O Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas PROPAR ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.
Palestrante: Secretário Federal de Controle Interno
LEI ORÇAMENTARIA ANUAL
Iniciativa: Pacto pela Transparência Municipal Projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios Secretaria Executiva: Instituto Ethos.
Câmara Municipal de Olímpia Lei de Diretrizes Orçamentárias 2010
d i á l o g oPúblico O Controle Externo no TCE/RR
XVIII Encontro Anual da ANIPES Maceió 07/11/2013 Carlos Corrêa Leite Programa Transparência Paulista – plano de fomento à transparência municipal.
Secretaria do Meio Ambiente Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais Centro Administrativo Núcleo de Orçamento e Finanças ORÇAMENTO E FINANÇAS.
1 LEI DO ORÇAMENTO ANUAL - LOA Os orçamentos anuais estabelecem a previsão de receita e fixação da despesa para o período de um ano, denominado exercício.
MARCO REGULATÓRIO DAS OSC NO SICONV
Plano Plurianual Professor: Ednei Isidoro de Almeida.
II SEMINÁRIO INTERNO: Prestação de Contas de Transferências de Recursos Municipais.
Portal de convênios. Histórico Distribuição das Transferências Voluntárias O novo Sistema para Gestão de Convênios Diretrizes e pressupostos Características.
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
Plano Plurianual - PPA Governo do Estado de Roraima
Transferências Voluntárias da União setembro de 2008.
REDE SICONV Um novo paradigma nas transferências voluntárias da União
MUNICÍPIO DE PEABIRU AUDIÊNCIA PÚBLICA DIA: 18 de NOVEMBRO DE 2013 OBJETO: PLANO PLURIANUAL (PPA): 2014/2017 LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL (LOA): 2014.
Introdução à Gestão Pública
DEVER DOS ENTES FEDERATIVOS DE TRANSPARÊNCIA ATIVA E PASSIVA Thales Messias Pires Cardoso Procurador da República em Uberaba - MG.
Transparência Ativa: principais pontos. O Decreto 7.724/2012 (Art. 7º) estabelece um conjunto mínimo de informações que devem ser publicadas nas seções.
Estado e OSC Marco Regulatório Fundos Patrimoniaias Converj.
Sistema Integrado de Gestão
DISCIPLINA: Serviço Social de Política Social II Profª: Elisônia Carin Renk.
Secretaria Municipal de Planejamento Governamental e Orçamento Secretária Geral Diretoria de Planejamento e Orçamento Gerência de Convênios Gerência de.
EXIGE: Planejamento Transparência Controle RESPONSABILIZAÇÃO.
PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO PÚBLICO
GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
Prof. LUIZ GILBERTO BIRCK. Planejamento Orçamentário Público (24h) Módulo 4.
Reunião Geral de Ouvidorias 2016 Ouvidoria Geral da União Brasília, 16 e 17 de março de 2016 Gustavo Ungaro Ouvidor Geral do Estado de São Paulo A experiência.
SUMÁRIO Antecedentes Prestação de Contas Anual – 2009 Plano Anual de Auditoria – 2009 Sistema de Suporte à Execução de Auditorias – S2EPA.
1/12 Coordenadoria de Ações Estratégicas CAEST Apresentação 1. Coordenadoria de Ações Estratégicas – CAEST 2. Sugestões Planejamento Realizações.
Coordenadoria de Gestão de Ouvidoria - COUVI CONTROLE SOCIAL O que é? Participação da sociedade no planejamento, acompanhamento e controle das políticas.
Inovações Para um Brasil Transparente José Geraldo Loureiro Rodrigues Diretor de Sistemas e Informação EVOLUÇÃO DAS AÇÕES DE GOVERNO.
Papel da Controladoria-Geral da União na fiscalização dos gastos com recursos públicos Luiz Claudio de Freitas Coordenador-Geral de Auditoria da Área de.
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Orçamento Público Prof. MSc. Dayan Rios Pereira.
O SISTEMA SAGRES E SUA VANTAGEM PARA O SERVIÇO PÚBLICO – CONS. RONALD POLANCO RIBEIRO.
1/12 Orientações para o cumprimento da ordem cronológica de pagamentos Lei 8.666/93, art.5º INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/2014, TCE/CE.
SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL
Portal de convênios. Histórico Distribuição das Transferências Voluntárias O novo Sistema para Gestão de Convênios Diretrizes e pressupostos Características.
XXXII FÓRUM PERMANENTE DE CONTROLE INTERNO Controle Interno Preventivo  Resultados Obtidos  Agenda de Implementação.
Finanças e Planejamento Público Ementa. PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO PÚBLICO 1.Fundamentos e princípios orçamentários 2.Aspectos constitucionais do orçamento.
Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado - CGE/CE MISSÃO Zelar pela qualidade e regularidade na administração dos recursos públicos e pela participação.
1 COMPREENDENDO [COOMPREENDENDO O ORÇAMENTO PÚBLICO] O orçamento público é o contrato de tudo aquilo que o governo.
Coordenadoria de Acompanhamento da Gestão. Acompanhamento da Gestão Áreas de Atuação: Acompanhamento das Contas de Governo; Gestão do Sistema de Ética.
1 Parcelas sem IG. 2 Processo de Contratação e Pagamento (Lei 8.666/1993) Registro da IG - Licitação, Dispensa e Inexigibilidade (SACC); Realização da.
Transcrição da apresentação:

Orientações sobre os Sistemas Corporativos do Estado

1/13 PRINCIPAIS PROCESSOS CORPORATIVOS Sistemas Controle Interno PessoasContratosConvênios

1/14 PRINCIPAIS PROCESSOS CORPORATIVOS ProcessoSistemaNegócioResponsável Controle Interno E-Contas (Sistema de Prestações de Contas Anuais) Apresentação de contas anuais de gestão ao Tribunal de Contas do Estado do Ceará CGE E-Pasf (Sistema do Plano de Ação para Sanar Fragilidades) Cadastro de ações para mitigação de fragilidades CGE Sistema de Ouvidoria (SOU) e Acesso à Informação Cadastro de manifestações da sociedade e solicitação de informações CGE SACC (Sistema de Acompanhamento de Contratos e Convênios) Cadastro de Contratos, Convênios e Despesas sem Instrumento Contratual CGE SICONV/CE (Sistema de Convênios e Congêneres Cadastro de Parceiros, Seleção de Planos de Trabalho de convênios e congêneres CGE

CONTROLE INTERNO Sistema de Prestação de Contas Anuais (E-CONTAS) Ferramenta que auxilia na formalização e no encaminhamento por meio eletrônico das prestações de contas anuais de gestão ao Tribunal de Contas do Estado do Ceará. Prazo: 180 dias após o início do Exercício (29/06/2015) Legislação Lei Estadual nº12.509/95 Decreto Estadual nº30.224/2010 Instrução Normativa TCE/CE nº01/2011

CONTROLE INTERNO Sistema de Prestação de Contas Anuais (E-CONTAS)

CONTROLE INTERNO Sistema de Prestação de Contas Anuais (E-CONTAS) Providências 1. Designar responsáveis pela inserção de informações 2. Encaminhar solicitação de acesso à CGE 3. Endereço eletrônico: e-contas.cge.ce.gov.br

CONTROLE INTERNO Sistema do Plano de Ação para Sanar Fragilidades (E-PASF) Ferramenta que auxilia o acompanhamento da aplicação do Plano de Ação para Sanar Fragilidades (PASF), visando prevenir a ocorrência de eventos de risco e mitigar a possibilidade de recorrência de fatos constatados quando da realização de atividades da CGE que venham a comprometer a gestão dos Órgãos e Entidades. Legislação Decreto Estadual nº29.388/2008

CONTROLE INTERNO Sistema do Plano de Ação para Sanar Fragilidades (E-PASF) Providências 1.Instituir Comissão Gestora do PASF 2.Designar responsáveis pela inserção de informações 3. Encaminhar solicitação de acesso à CGE 4. Endereço eletrônico: e-pasf.cge.ce.gov.br

CONTROLE INTERNO Sistema de Ouvidoria (SOU) e Acesso à Informação Legislação Lei Estadual nº13.875/2007 Lei Federal nº12.527/2011 Lei Estadual nº15.175/2012 Decreto Estadual nº30.938/2012 Decreto Estadual nº31.239/2013 Ferramenta que permite o envio de crítica, denúncia, elogio, reclamação e sugestão de serviço, além da Solicitação de Informação, com a finalidade de assegurar o direito do cidadão à prestação de serviços de qualidade, ao acesso à informação e à ampliação do espaço de participação e controle social.

CONTROLE INTERNO Sistema de Ouvidoria (SOU) e Acesso à Informação Providências 1.Designar o Ouvidor Setorial 2.Designar Comitê Setorial de Acesso à Informação 3.Indicar responsáveis pela inserção de informações 4. Encaminhar solicitação de acesso à CGE 5. Endereço eletrônico: ouvidoria.ce.gov.br

CONTROLE INTERNO Sistema de Acompanhamento de Contratos e Convênios (SACC) Ferramenta utilizada para o cadastro dos contratos, despesas sem instrumento contratual, convênios, termos de ajuste e instrumentos congêneres. O sistema abrange também os instrumentos de receitas de recursos (convênios e financiamentos). Legislação Lei Complementar nº65/2008 (Sistema de Licitação do Estado) Decreto nº28.086/2006 (Sistema Estadual de Compras) Decreto nº28.087/2006 (Sistema de Registro de Preços) Decreto nº28.089/2006 (Regulamentação do Pregão)

CONTROLE INTERNO Sistema de Convênios e Congêneres (SICONV/CE) Legislação Lei Complementar nº119/2012 Decreto nº31.406/2014 (Divulgação, Cadastro, Seleção e Celebração de Convênios e Congêneres) Decreto nº31.621/2014 (Execução, Acompanhamento, Prestação e Tomada de Contas Especial) Ferramenta desenvolvida para a implantação do novo processo de transferência de recursos, disponibilizando o Cadastro Geral de Parceiros, as etapas de Execução, Acompanhamento, Fiscalização e Prestação de Contas de convênios e instrumentos congêneres.

1/114 PRINCIPAIS PROCESSOS CORPORATIVOS Os acessos aos sistemas corporativos de servidores públicos ativos e inativos e de colaboradores do Poder Executivo, bem como ao S2GPR, devem ser solicitados à Secretaria do Planejamento e Gestão (SEPLAG). ProcessoSistemaNegócioResponsável Pessoas SIGE-RH (Sistema de Gestão de Recursos Humanos) Informações dos servidores SEPLAG FOLHAWEB Informações da folha de pagamentos dos servidores públicos SEPLAG SISTER (Sistema de Controle de Serviços de Terceiros) Informações de terceirização SEPLAG S2GPR (Sistema Governamental de Gestão por Resultados) Orçamento Publico, Programação Financeira, Restos a Pagar, Empenho, Liquidação, Pagamento, Balanço Geral SEFAZ

PESSOAS Sistemas Informatizados SIGE-RH FOLHA FOLHAWEB S2GPR

1/116 PRINCIPAIS PROCESSOS CORPORATIVOS ProcessoSistemaNegócioResponsável Contratos LICITAWEB Cadastro e divulgação de licitações SEPLAG LICITAR Divulgação da fase externa das Licitações PGE SRP (Sistema de Registro de Preços) Planejamento e Atas de Registro de Preços SEPLAG COTAÇÃO ELETRÔNICA Realização de cotação para compras de até R$8.000,00 (oito mil reais) por Dispensa de Licitação SEPLAG O Sistema Licitar é aberto para consulta na internet. O acesso aos demais sistemas deve ser solicitado à Seplag.

1/117 PRINCIPAIS PROCESSOS CORPORATIVOS ProcessoSistemaNegócioResponsável Contratos SIAP (Sistema Integrado de Acompanhamento e Programas) Plano Operativo, Limite Financeiro, Parcelas para Empenho SEPLAG WebMapp (Sistema de Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários) Projetos e Ações Prioritárias SEPLAG SACC (Sistema de Acompanhamento de Contratos e Convênios) Cadastro de Contratos, Convênios e Despesas sem Instrumento Contratual CGE S2GPR (Sistema Governamental de Gestão por Resultados) Orçamento Publico, Programação Financeira, Restos a Pagar, Empenho, Liquidação, Pagamento, Balanço Geral SEFAZ O acesso ao SACC deve ser solicitado à CGE. O acesso aos demais sistemas deve ser solicitado à Seplag.

CONTRATOS Legislação Federal Constituição Federal Lei nº8.666/93 e Alterações (Licitações e Contratos) Lei nº10.520/2002 (Pregão) Lei nº8.429/92 (Improbidade Administrativa) Lei nº12.232/2010 (Serviços de Publicidade) Lei nº12.462/2011 (Regime Diferenciado de Contratação) Lei nº4.320/64 (Finanças Públicas) Lei Complementar nº101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal)

CONTRATOS Legislação Estadual Constituição Estadual Plano Plurianual (PPA) Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) Lei Orçamentária Anual (LOA) Lei nº14.306/09 (Portal da Transparência) Lei Complementar nº65/2008 (Sistema de Licitação do Estado) Decreto nº28.086/2006 (Sistema Estadual de Compras) Decreto nº28.087/2006 (Sistema de Registro de Preços) Decreto nº28.089/2006 (Regulamenta Pregão) Decreto nº28.396/2006 (Regulamenta a Cotação Eletrônica)

CONTRATOS Sistemas Informatizados Licitaweb Licitar SRP Cotação Eletrônica WebMapp SIAP SACC SIAP S2GPR

1/121 PRINCIPAIS PROCESSOS CORPORATIVOS ProcessoSistemaNegócioResponsável Convênios SIAP (Sistema Integrado de Acompanhamento e Programas) Plano Operativo, Limite Financeiro, Parcelas para Empenho SEPLAG WebMapp (Sistema de Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários) Projetos e Ações Prioritárias SEPLAG SICONV/CE (Sistema de Convênios e Congêneres) Cadastro de Parceiros, Seleção de Planos de Trabalho de convênios e congêneres CGE SACC (Sistema de Acompanhamento de Contratos e Convênios) Cadastro de Contratos, Convênios e Despesas sem Instrumento Contratual CGE S2GPR (Sistema Governamental de Gestão por Resultados) Orçamento Publico, Programação Financeira, Restos a Pagar, Empenho, Liquidação, Pagamento, Balanço Geral SEFAZ O acesso ao SACC deve ser solicitado à CGE. O acesso aos demais sistemas deve ser solicitado à Seplag.

CONVÊNIOS Legislação Federal Constituição Federal Lei nº8.666/93 e Alterações (Licitações e Contratos) Lei nº10.520/2002 (Pregão) Lei nº8.429/92 (Improbidade Administrativa) Lei nº4.320/64 (Finanças Públicas) Lei Complementar nº101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal) Decreto nº6.170/2007 e Alterações Portaria nº127/2008 e Alterações

CONVÊNIOS Legislação Estadual Constituição Estadual (Art.190-b, 190-c) Plano Plurianual (PPA) Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) Lei Orçamentária Anual (LOA) Lei nº14.306/09 (Portal da Transparência) Lei Complementar nº119/2012 (Transferências por meio de convênios e instrumentos congêneres) Decreto nº28.841/2007 (Programa de Cooperação Federativa) Decreto nº31.406/2014 (Divulgação, Cadastro, Seleção e Celebração de Convênios e Congêneres) Decreto nº31.621/2014 (Execução, Acompanhamento, Prestação e Tomada de Contas Especial)

SICONV/CE WebMapp SIAP SACC SICONV/CE SIAP S2GPR CONVÊNIOS Sistemas Informatizados

1/125